sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

(Noticias) Sábados de janeiro terão evento de contação de histórias em Ubatuba

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro, a Fundart promove o evento “Férias com Histórias” – Lendas e Causos de Ubatuba – com a professora Mariza Taguada. Trata-se de um evento que tem o objetivo de divulgar as manifestações da cultura ubatubense e oferecer entretenimento, tanto para pessoas da própria cidade, como também para os visitantes. A professora Mariza Taguada, que fez especialização no Museu da Língua Portuguesa em oficinas realizadas pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desenvolve o trabalho de Contação de História em Oficina da Fundart, junto à Rede Municipal de Ensino, e se apresenta em eventos promovidos pela Fundação. O “Férias com Histórias” acontecerá todos os sábados de janeiro, sempre a partir das 18 horas, no Auditório do Sobradão do Porto, na Praça Anchieta, 38 – Centro. Informações na Fundart pelos telefones (12) 38337000/7001. O ingresso é de R$5,00.

(Noticias) “Festival Mazzaropi”


Com a celebração do centenário de Amacio Mazzaropi, a Prefeitura promove, com realização da Fundart, o Festival Mazzaropi – O Jeca do Brasil, que está acontecendo a partir do último dia 03 de Janeiro e seguirá até o dia 31, a partir das 20 horas no Auditório Fundart.
No próximo dia 29/01/12, pela manhã, teremos um workshop e a noite um show com o Filho do Jeca: André Mazzaropi. Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, teremos uma pequena exposição fotográfica contando a trajetória artística de Mazzaropi.

O evento tem parceria com a AJECA – Associação Cultural dos Amigos do Jeca, e a Fundart agradece a André Luiz Mazzaropi.

 MAZZAROPI – UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Durante mais de vinte anos, Mazzaropi foi um dos principais produtores do cinema nacional. Ator genial e empresário astuto, o comediante atuou em 32 filmes, tendo, antes, acumulado uma vasta experiência no circo, teatro, rádio e televisão.

Dentre os artistas populares brasileiros, Amácio Mazzaropi ocupa posição privilegiada. Artista que veio do circo, do teatro e do rádio, se engajou no cinema e produziu uma filmografia vasta e interessante, notável não só enquanto expressão da cultura popular, mas também enquanto filmografia em si. A produção artística de Mazzaropi destaca-se como contribuição especial para o cinema de grandes audiências, e pode ser chave fecunda para o estudo sobre a cultura popular.

Notabilizou-se, em sua inserção no meio cinematográfico, enquanto produtor de uma filmografia de sucesso comercial, feita também para atingir ao consumo de massa, com roteiro, plástica, figurino, música e fotografia influenciadas pela orientação da indústria cultural hollywoodiana, em alguma medida reproduzida pela Companhia Vera Cruz e recriada, depois, pela própria PAM (Produções Amácio Mazzaropi).

 * Texto extraído do livro “Mazzaropi – O Jeca do Brasil” de Glauco Barsalini

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

(Noticias) Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Os candidatos às vagas de empregos, devem comparecer à empresa com encaminhamento e currículo. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Confira as vagas para homens:

18 vagas diversas funções - com ou sem experiência, com mais de 18 anos (Itaguá)

20 vagas para diversas funções - com ou sem experiência, ter entre 18 e 30 anos

5 vagas para vendedor (a) – ter experiência em vendas e mais de 18 anos (Itagua e Centro)

2 vagas para panfletagem – com ou sem experiência, ter entre 18 e 30 anos, (Perequê-Açu)

2 vagas para atendente - com experiência atendimento, noções de informática, disponibilidade de horário, entre 18 e 30 anos

1 vaga para motorista - habilitação D e disponibilidade para viajar (Estufa 2)

3 vagas para serviços gerais - com ou sem experiência em reposição, morar próximo (Tenório)

1 vaga para copeiro/serviços gerais/ajudante de cozinha – com experiência nas funções e disponibilidade de horário (Itaguá)

1 vaga para ajudante de pizzaiolo/ajudante geral/pedreiro/carpinteiro – ter experiência nas funções (Itamanbuca)

2 vagas para barmam/garçom – com experiência nas funções, servir a francesa e disponibilidade de horário (Itaguá)

1 vagas para auxiliar de produção – ter entre 18 e 30 anos, com disponibilidade de horário e morar próximo (Sertão do Araribá)

1 vaga para vigia noturno - com experiência em carteira, ter mais de 25 anos e morar próximo (Lázaro)

1 vaga para serviços gerais – com experiência em hidráulica/elétrica/jardinagem e morar próximo (Lázaro)

3 vagas para garçom - com ou sem experiência, ter entre 18 e 35 anos (Praia Grande)

Vagas para mulheres:

18 vagas para diversas funções - com ou sem experiência, ter mais de 18 anos (Itaguá)

20 vagas para diversas funções - com ou sem experiência, ter entre 18 e 30 anos

5 vagas para vendedor (a) - com experiência em vendas, ter mais de 18 anos (Itaguá e Centro)

2 vagas para panfletagem – com ou sem experiência, ter entre 18 e 30 anos (Perequê-Açu)

3 vagas para recepcionista/balconista: experiência em atendimento e boa comunicação, ter entre 18 e 30 anos/ (Itaguá)

2 vagas para garçonete/auxiliar de banheiro - com ou sem experiência, ter mais de 18 anos (Praia Grande)

3 vagas para doméstica - com carta de referencia, ter mais de 30 anos (Itaguá)

3 vagas para auxiliar de cozinha - experiência em manipulação de alimentos/frituras

4 vagas para atendente de lanchonete: ter disponibilidade de horário, experiência em atendimento, entre 18 e 30 anos (Itaguá)

1 vaga para recepcionista/hostess/camareira/garçonete – com experiência nas funções e morar próximo (Itamambuca)

2 vagas para vendedora – com experiência no ramo de material de construção, ter mais de 20 anos (Jardim Carolina)

1 vaga para caseiro - com experiência e carta de referência, casal sem filhos e com mais de 35 anos (Itamambuca)

(Noticias) Projeto Teatro na Areia volta à cena nesta temporada


O Teatro na Areia, projeto realizado em janeiro de 2011 na praia de Itamambuca, em Ubatuba, volta à cena na alta temporada de 2012, desta vez na Praia Grande, região central do município. O objetivo é chamar a atenção do turista sobre a importância e a necessidade da preservação ambiental.

Sob a direção de Heyttor Barsalini, o casal de atores Isabelle Inglese e Alex Sander, da premiada companhia “Os Abençoados por Cunhambebe” (2º lugar na fase regional do Mapa Cultural Paulista 2011), realiza intervenções teatrais em meio aos banhistas, abordando, com humor e irreverência, o problema do lixo na praia. Em trajes exageradamente coloridos, os personagens chegam falando alto e, ao longo da cena, vão sacando de suas sacolas inúmeros itens de consumo, como salgadinhos industrializados, refrigerante, cerveja etc. A cada produto consumido, os atores jogam as embalagens na areia. Ao final da cena, um ator mirim recrimina a atitude dos dois, que, constrangidos, recolhem e levam embora o lixo que produziram. O esquete também trata de outras questões que envolvem cidadania, como som alto e cachorro na praia.

Para as idealizadoras do projeto, a jornalista e educadora ambiental Regina Teixeira, a artista plástica Flávia Cunha Fernandes e a organizadora de eventos e produtora cultural Camila Marujo, o Teatro na Areia é uma forma de entreter e conscientizar ao mesmo tempo, sem panfletagem. “Mensagens educativas por escrito nem sempre são lidas e, na maioria das vezes, descartadas inadequadamente, agravando ainda mais o problema que se quer combater”, observam.

Os esquetes na Praia Grande terão início no sábado, 31 de dezembro, e vão se estender por todos os domingos da temporada, até o carnaval. Estão previstas cinco encenações por dia, a partir das 15 horas. O projeto é patrocinado pela Atmosfera Desenvolvimento imobiliário.

(Noticias) “Artistas Plásticos de Ubatuba” Exposição abre dia 05/12 no Sobradão do Porto


Foto Ilustrativa

O Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, abre Exposição dos Artistas Plásticos de Ubatuba, no próximo dia 05 de Janeiro, no Salão de Exposições do Sobradão do porto, às 17 horas.

O Curador da mostra é o artista plástico Ademar Costa Simões, Coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. A exposição marcará a presença de vários estilos, salientando-se que o grupo de artistas locais, além de participar dos Salões de Belas Artes de Ubatuba, em nove edições, também se faz presente em vários salões em todo o estado de São Paulo. As obras estarão à venda.


(Noticias) 7º FESTIVAL DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS DE UBATUBA




Será nos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro

A Fundart realiza, com promoção da Prefeitura Municipal, o 7º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontece na praça da Matriz, a partir das 20h30. Serão duas eliminatórias, nos dias 16 e 17 de fevereiro, com final no dia 18. Trinta composições farão parte das eliminatórias e dezesseis disputarão a final.

O Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba já está com inscrições abertas e podem participar compositores residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba. As composições têm que ser inéditas. Regulamento e Ficha de Inscrição estão a disposição em nosso site: www.fundart.com.br. Informações pelos telefones: (12) 38337000/7001 – Fundart: Praça Nóbrega, 54.

OBS. As composições classificadas serão arranjadas e os horários e dias de ensaios serão comunicados oportunamente.

CARNAVAL HISTÓRICO

A partir de 2008 a Fundart criou o evento Carnaval Histórico, cuja realização se dá durante os dias de carnaval. Este ano começará em 18 de fevereiro, terminando dia 21, terça-feira.

Terminado o Festival de Marchinhas Carnavalescas, dia 17, já no dia 18, teremos a abertura do Carnaval Histórico, também na praça da Matriz, a partir das 21h30, com música ao vivo, onde é executado repertório que contempla as principais composições que marcaram a história do Carnaval brasileiro.

DOIS EVENTOS QUE SE COMPLETAM

O Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, promoção da Prefeitura e realização da Fundart, agora em sua 7ª edição, veio para reacender a chama local do tradicional carnaval brasileiro, quando o povo, na rua, expressa suas alegrias, tristezas e “tudo mais”, fazendo dos folguedos manifestações lúdicas, extravasando o sentimento popular através de composições que constituem crônicas bem humoradas a partir de fatos e personagens reais do cotidiano da cidade.

Na sequência temos o que convencionamos chamar de Carnaval Histórico, a partir de 2008, cujo repertório é constituído dos grandes sucessos que assinalam a história do carnaval brasileiro, fechando a grande festa onde homens, mulheres, jovens e crianças participam vivamente dessa confraternização sadia e descontraída, disse o presidente da Fundart, Pedro Paulo.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

(Tecnologia) Boneco super-realista de Steve Jobs chega ao mercado em fevereiro por US$ 99


Três meses após a morte de Steve Jobs, a empresa In Icons anunciou o lançamento de um boneco de Steve Jobs com 30 cm. A novidade está prevista para ser lançada em fevereiro de 2012 por US$ 99 (cerca de R$ 183) nos EUA e é bastante realista. O boneco vem com dois pares de tênis, dois pares de óculos, uma cadeira e duas maçãs (uma delas mordida). A Apple já conseguiu na Justiça que produtos parecidos (mas menos realistas do que esse Steve Jobs de brinquedo) fossem tirados do mercado


Boneco super-realista de Steve Jobs




(Noticias) Parcela única do IPTU de 2012 em Ubatuba vence dia 31 de janeiro


A Prefeitura de Ubatuba informa que em 2012, a cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) vencerá no dia 31 de janeiro, com descontos que variam de 10 a 20%. Foram emitidos cerca de 55 mil carnês, que começarão a ser distribuídos a partir da segunda quinzena de janeiro.
Neste ano o parcelamento poderá ser feito em 10 vezes, sendo que a primeira parcela vence no dia 10 de fevereiro e a última do dia 10 de novembro.
A Secretaria Municipal de Fazenda enviou cartas para os contribuintes informando estas novas datas. Até da data de vencimento, o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências Santander.

(Noticias) Ubatuba recebe 1º Festival Off! de Cinema


Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, a primeira edição do Festival Off! de Cinema vai inaugurar um novo espaço de lazer e cultura no município, trazendo ao público o melhor do cinema brasileiro recente, com projeções ao ar livre. Nos dias 6 e 7 de janeiro, o público terá a chance de conferir na tela grande, alguns dos principais filmes brasileiros produzidos nos últimos anos, muitos deles premiados em festivais nacionais e internacionais. As exibições acontecerão na Praia Grande, no Quiosque Cantão.

Respeitando a vocação natural da região, e dedicada aos fãs e praticantes do surfe, a sessão do dia 6 de janeiro apresenta o documentário Fábio Fabuloso (2004), de Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antonio Ricardo. Premiado em dois dos mais importantes festivais de cinema do Brasil – o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Fábio Fabuloso é um retrato da vida e da carreira de um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos, o paraibano Fábio Gouveia. O filme reúne depoimentos de parentes, amigos e colegas, entre eles Teco Padaratz e Kelly Slater, e cenas antológicas do surfista em ação, revelando seu aprendizado e a poesia de sua perfomance sobre as ondas. O documentário é imperdível para todos que apreciam a arte do surf.

Já no dia 7 de janeiro, será a vez do longa-metragem de ficção Chega de Saudade (2008), de Laís Bodansky. Reunindo um elenco de primeiro time, formado por atores como Tônia Carrero, Stepan Nercessian, Cassia Kiss, Betty Faria, Leonardo Villar, Elza Soares, entre outros astros da música, da televisão e do cinema brasileiros, o filme é uma comédia delicada, com doses de drama, e que carrega o espectador para dentro de um baile no qual diversos casais, de diferentes idades, lidam com os encontros e desencontros do amor, em meio a situações ora alegres ora dolorosas. Saudado pelo público no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Chega de Saudade também recebeu prêmios internacionais na França e na Colômbia. O Festival Off! de Cinema é uma realização da Comunica Futuro e produção da Bazza Produções Sustentáveis, conta com patrocínio da OFF! e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Para mais informações: www.festivalcinemaubatuba.com.br.

Programação:

Dia 6/1 – sexta-feira

20h - apresentação do grupo de sanfoneiros

21h – apresentação do filme Fábio Fabuloso

Dia 7/1 - sábado

20h – apresentação do grupo de sanfoneiros

21h – apresentação do filme Chega de Saudade

(Noticia UOL) Milhares de pássaros mortos caem do céu no primeiro dia do ano




Cerca de 5.000 pássaros mortos assustaram os moradores da cidade de Beebe, no Arkansas, no primeiro dia do ano. As aves caíram sobre estradas, telhados e quintais de várias casas.
Toneladas de arenques mortos surgem em praia da Noruega

A causa ainda não está esclarecida, mas resultados preliminares indicam que os pássaros morreram por alguma razão física, indicando que as mortes não estavam relacionadas a alguma doença.

O caso não é inédito. Em janeiro de 2010, cerca de 3.000 aves morreram em condições misteriosas na mesma cidade.

As próximas análises se concentrarão em indícios químicos. Órgãos de proteção de animais acreditam que a morte dos pássaros podem ter sido provocadas por fogos de artifício usados nas comemorações da virada do ano.

As autoridades científicas locais acrescentaram que as mortes das aves não têm ligação com os mais de 85 mil peixes mortos por uma doença que atingiu a espécie e que surgiram perto de Ozark, no mesmo Estado.

Noticia UOL




(Noticias) Ubatuba e São Sebastião firmam convênio para o Praia Acessível


Ubatuba e São Sebastiao
Na última quinta-feira (29), Ubatuba e São Sebastião firmaram convênio com o Governo do Estado para o recebimento de cadeiras anfíbias, por meio do programa Praia Acessível. Essas cadeiras, que tem pneus especiais e não afundam na água, são utilizadas para o banho de mar de deficientes e idosos.
As cidades receberão 20 cadeiras (10 cada) que ficarão em postos instalados nas praias. Para usar, o deficiente precisa apresentar documento dele e do acompanhante e assinar um termo de responsabilidade. Monitores são responsáveis por transferir o deficiente da própria cadeira para a anfíbia e acompanhá-lo na praia.
Entre os critérios para a escolha das praias estão a presença de itens de acessibilidade como rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

(Noticias) Agenda Cultural de Janeiro Ubatuba



Dia 03 – Terça-feira
20h00 – Festival Mazzaropi – “A Banda da Velha Virgem” e “O Jeca e a Freira”
Auditório Fundart

Dia 04 – Quarta-feira
20h00 – Festival Mazzaropi – “Um Caipira em Bariloche””
Auditório Fundart

Dia 05 – Quinta-feira

17h00 – Abertura da Exposição dos Artistas Plásticos de Ubatuba

Sobradão do Porto


Dia 05 – Quinta-feira
20h00 – Festival Mazzaropi – “Portugal Minha Saudade”
Auditório Fundart

Dia 06 – Sexta-feira
20h00 – Festival Mazzaropi – “O Jeca e a Égua Milagrosa”
Auditório Fundart

Dia 07 – Sábado
18h00 – “Férias com Histórias” – Lendas e Causos de Ubatuba
Auditório Fundart

Dia 07 – Sábado
20h00 – Festival Mazzaropi – “O Jeca e seu Filho Preto”
Auditório Fundart

Dia 07 – Sábado

20h30 – Grupo musical “Sexteto Caiçara”

Praça Exaltação à Santa Cruz


Dia 08 – Domingo
20h00 – Festival Mazzaropi – “Zeca um Fofoqueiro no Céu”
Auditório Fundart

Dia 08 – Domingo

21h00 – Banda “Lira P. Anchieta”

Praça Anchieta

(Tecnologia) Zoológico dos EUA


O zoológico norte-americano de Milwaukee, em Wisconsin, passou a usar iPads para estimular mentalmente seus orangotangos. À princípio, os funcionários somente exibiam o iPad, sem permitir que os animais interagissem. ''A resposta positiva foi imediata'', conta a funcionária Trish Kan. Em seguida, os animais puderam também interagir com o tablet através das grades. ''Não podemos dar o iPad para eles, porque são muito fortes e poderiam destrui-lo em pouco tempo'', explicou



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

(Noticias) Ubatuba firma convênio com Governo do Estado para o Programa Praia Acessível


Representando o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, o secretário de Turismo, Maurício Petiz, esteve na última quinta-feira, 29, em Santos para assinar convênio com o Estado para receber as cadeiras anfíbias, através do programa Praia Acessível.
Essas cadeiras, que tem pneus especiais e não afundam na água, são utilizadas para o banho de mar de deficientes e idosos. Ubatuba receberá 20 cadeiras que ficarão em postos instalados nas praias. Para usar, o deficiente precisa apresentar documento dele e do acompanhante e assinar um termo de responsabilidade. Monitores são responsáveis por transferir o deficiente da própria cadeira para a anfíbia e acompanhá-lo na praia.

Entre os critérios para a escolha das praias estão a presença de itens de acessibilidade como rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento.

Solenidade

Durante a formalização do convênio, estiveram presentes o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas representando o Governador, o Secretário do Turismo, Márcio França, o Secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, Secretário-Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Antonio Pelegrino, Secretário -Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, além dos prefeitos de Santos, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Iguape. O programa foi lançado pelo Governo do Estado em fevereiro do ano passado, em Santos, Praia Grande e Ilhabela. Depois foram contempladas Guarujá, Bertioga e São Sebastião.

Fonte: Conheça Ubatuba