quinta-feira, 17 de maio de 2012

( Noticias ) Concurso Literário Ubatuba será lançado na próxima sexta-feira, 18


Na próxima sexta-feira, 18, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), fará o lançamento do Concurso Literário Ubatuba 2012, com um sarau litero-musical, a partir das 20h. O concurso é dividido nas categorias poesias, contos e textos teatrais.

Cada categoria do concurso homenageia uma personalidade ubatubense, sendo assim, o Concurso de Poesias leva o nome de “Idalina Graça”; o Concurso de Contos, de “Washington de Oliveira” e Concurso de Texto Teatral, “Tia Helô”, em homenagem à professora Heloísa Salles de Oliveira. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 21 de maio a 6 de setembro A premiação do concurso acontecerá no dia 26 de outubro.

Abertura
Na abertura será homenageado o renomado poeta Cassiano Ricardo, natural de São José dos Campos e único membro da região que pertenceu à Academia Brasileira de Letras. O compositor, violonista e cantor Joca Freire apresentará músicas que compôs para poemas de Cassiano Ricardo e o jornalista Júlio Ottoboni, especialista da obra do poeta, irá proferir palestra sobre o trabalho do importante autor. A abertura do Concurso Literário Ubatuba 2012 acontecerá no Sobradão do Porto, localizado na Praça Anchieta, 38, centro de Ubatuba.

Para participar

Podem participar escritores amadores ou profissionais que residam no Litoral Norte e no Vale do Paraíba. Os interessados poderão se inscrever em mais de uma categoria. As inscrições poderão ser feitas na sede da Fundart, situada na Praça Nóbrega, 54, antigo Fórum e também pelo site www.fundart.com.br . O regulamento completo estará disponível no site da Fundart a partir do dia 21 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (12) 3833 7000/7001.

( Noticias ) CCZ de Ubatuba inicia Campanha do Agasalho Animal 2012

Assim como os humanos, os animais também sofrem com a queda de temperatura e podem adoecer com o frio. Por este motivo, o Centro de Controle de Zoonoses de Ubatuba deu início à Campanha do Agasalho Animal 2012 "Aqueça um amiguinho". Quem quiser contribuir pode doar cobertores, toalhas, roupinhas para cães de qualquer porte e tapetes. A meta é conseguir pelo menos um cobertor e uma toalha para cada animal do canil. Jornais, lonas e papelão também são bem-vindos. Quem quiser ajudar pode entregar as doações na Rua Alfredo de Araújo, 34, Centro, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones 3834-3200 ou 3832-6810.

( Noticias ) Secretaria de Cultura e Turismo realiza palestra para estudantes em Ubatuba


A convite da direção da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, o secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba, Maurício Petiz, realizou na última semana uma palestra durante o evento que comemorou o Dia do Guia de Turismo.

Petiz explanou sobre as atividades da Secretaria e o planejamento de eventos, como a “Paz de Iperoig”, cujo núcleo principal de atores é formando por alunos daquela escola. Maurício Petiz, que também é presidente do Instituto Clodovil Hernandes, também conversou com os alunos sobre as intenções turísticas da instituição relacionadas ao imóvel de Clodovil na Praia do Léo. Os alunos tiveram a oportunidade de solucionar dúvidas e dar sugestões sobre o turismo em Ubatuba.

O professor e organizador do evento, Edson Chagas, coordenador do Curso Técnico de Turismo na Escola Tancredo Neves, parabenizou o secretário, não só pelo evento teatral que retrata a Paz de Iperoig, mas também pelas exposições que vêm acontecendo no Espaço Cultural “Agrício Neri Barbosa”, localizado no antigo prédio da Câmara Municipal.

Convention & Visitors Bureau

O presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau (UVCB), Luiz Felipe Azevedo, a convite do professor Edson Chagas, realizou uma apresentação sobre o que é a entidade e sobre os planos de futuro previstos para o município.

Foram abordados temas específicos, como a história da criação do Convention & Visitors Bureau no mundo e no Brasil, sua importância para o mercado e as responsabilidades prioritárias em Ubatuba.

Os destaques da apresentação foram as abordagens sobre as mudanças que o município vem sofrendo em prol do desenvolvimento turístico local e regional desde 2005 até os dias de hoje. Luiz Felipe Azevedo apresentou ainda o panorama de investimentos em reurbanizações e as implantações de equipamentos turísticos de primeira necessidade, como a Praça de Eventos da Avenida Iperoig, o Teatro Municipal, o Centro de Convenções, a vinda dos navios de cruzeiros, a sinalização turística e o reordenamento viário com a implantação do sistema cicloviário. “O que procuramos demonstrar através de fatos, é que a administração pública vem trabalhando de modo sério, consistente e focado. E o melhor é que graças a este trabalho, os alunos do curso de turismo agora podem enxergar um futuro claro na sua profissão”, explicou o presidente do UCVB.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

( Noticias ) Filipe Toledo vence a 1ª etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012


O surfista de 17 anos, Filipe Toledo, foi o campeão da etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Pro 2012, que terminou no último domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Filipe Toledo derrotou na bateria final o cearense Antônio Eudes (2º) e os conterrâneos Wiggoly Dantas (3º) e Renato Galvão (4º). De prêmio, o surfista de Ubatuba, filho do bicampeão brasileiro, Ricardo Toledo, faturou R$ 8 mil, além de mil pontos no ranking do circuito que definirá o melhor surfista de São Paulo na temporada.

Em 2011, ano em que se tornou profissional, Filipe Toledo já conquistou os títulos mundial sub-16 e sulamericano sub-20.

A competição, organizada pela Federação Paulista de Surf (FPS), define o campeão paulista e é válida para a formação do ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Luan Carvalho foi o atleta vencedor da Overboard Expression Session, disputa que premia o autor da melhor manobra e faturou R$ 1 mil de prêmio.

Um total de 136 surfistas, de 11 estados, participaram da prova de abertura do Maresia Paulista de Surf Pro 2012.

A primeira etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012 teve o patrocínio exclusivo da Maresia, tendo como parceiros as redes de lojas Overboard e Tent Beach, a agência de viagens Nias Tour e a marca de pranchas Wave Star. A realização foi da Federação Paulista de Surf, com apoio Governo do Estado de São Paulo - junto a Secretária da Juventude, Esporte e Lazer -, Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf (AUS).

Classificação da etapa

1º Filipe Toledo (Ubatuba)

2º Antônio Eudes (CE)

3º Wiggoly Dantas (Ubatuba)

4º Renato Galvão (Ubatuba)

5º Alex Ribeiro (Praia Grande) e Ricardo Ferreira (Praia Grande)

7º Gustavo Araújo (Ubatuba) e Luan Carvalho (Praia Grande)

Ranking do Circuito - Após 1 etapa

1º Filipe Toledo, 1.000 pontos

2º Antônio Eudes, 860

3º Wiggoly Dantas, 730

4º Renato Galvão, 670

5º Alex Ribeiro, 6 10

5º Ricardo Ferreira, 610

7º Gustavo Araújo, 555

7º Luan Carvalho, 555

9º Flávio Nakagima, 500

9º Marco Fernandez, 500

9º Gustavo Henriqeu (Ubatuba), 500

9º Ruda Carvalho (BA), 500

( Noticias ) Mães são homenageadas em café da manhã no Tubão


Cerca de 450 mães que integram o projeto Atividade Física e Cidadania da Secretaria de Esportes de Ubatuba, participaram na última sexta-feira, 11, no Tubão, de um café da manhã especial em homenagem ao Dia das Mães.

Além do café servido com bolos, pães, frutas, sucos e tortas, o evento também contou com música ao vivo com o cantor Sales e apresentações de dança do ventre da bailarina Sílvia Martinez.

As mães presentes também participaram de sorteios de vários brindes como flores, camisetas, canecas, perfumes, vales brindes para salões de beleza, entre outros. A organização do evento agradece a colaboração e doação de todos os patrocinadores. O evento foi uma realização do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba, Secretaria de Esporte e Lazer, através do projeto Atividade Física e Cidadania e contou com apoio das Secretarias de Cidadania, Educação e Saúde.