sábado, 28 de janeiro de 2012

(Noticias) 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece em Ubatuba na próxima semana


Acontece na próxima semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Ubatuba, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento será realizado com os objetivos principais de debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e fortalecer a interação entre sociedade e governo, além de propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos e medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.

A população em geral que deseja participar do evento, poderá se inscrever no Calçadão da Avenida D. Maria Alves, no próximo dia 31, a partir das 9h, na tenda especialmente montada para esta finalidade. Também serão aceitas as inscrições feitas no próprio evento, no dia 2 de fevereiro, das 18h às 20h.

“Queremos contar com uma ampla participação da população. Ubatuba continua aprimorando a participação da população no governo municipal e com a realização deste evento, a transparência e a capacitação do cidadão para exercer melhor a sua cidadania serão intensificadas Quem acompanha as atividades do poder público tem maior controle sobre como e onde está sendo gasto seu dinheiro pago em impostos”, avaliou Délcio Sato, chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba e presidente da Conferência. A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social será realizada na Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Rua Amazonas, 595, Sumaré.

Programação

No dia 2, o evento se inicia às 18h, com o credenciamento, seguido da cerimônia de abertura e palestras. Já no dia 3, as atividades começam pela manhã, às 9h, com a formação dos grupos que discutirão os quatro eixos temáticos seguintes: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção. As prioridades eleitas serão encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão.

Confira a programação completa:

Dia 2/02/12

18h – Credenciamento.

19h – Cerimônia de Abertura.

19h30 – Palestra: Promoção da Transparência Pública e Acesso a Informação e Dados Públicos, com Alessandro Terra Palhares – Assessor de Tecnologia e Informação da Prefeitura Municipal de Ubatuba

20h – Palestra: Mecanismos de Controle Social, engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública, com Mohamed Hamadan el Ali, diretor do CONSEG – Conselho de Segurança Pública

20h30– Palestra: Diretrizes para a Prevenção e Combate à Corrupção, com Dr. Thiago Penha, Presidente da OAB de Ubatuba

21h– Palestra: A Atuação dos Conselhos de Pólíticas Públicas Como Instâncias de Controle, com Luis Claudinei Salgado - Secretário Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social

Dia 3/02/2012

9h – Recepção e identificação dos grupos temáticos.

9h30 às 12h – Oficina de elaboração e priorização de propostas dos grupos temáticos

14h às 18 h – Votação em plenária

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

(Noticias) Polícia Federal fecha empresa de segurança clandestina em Ubatuba


A Polícia Federal de São Sebastião fechou ontem (25) uma empresa de segurança privada clandestina no bairro de Itamambuca, em Ubatuba (226 km de São Paulo), no litoral norte de SP. A PF chegou ao local depois de denúncias de abusos cometidos por um grupo de seguranças formado por uma sociedade de amigos de bairro.

PF fiscaliza vigilantes de clubes da Grande São Paulo

Os vigilantes clandestinos usavam equipamentos como cassetete e rádios HT sem licença da Anatel, além de atuarem no bairro, realizando rondas e abordagens, como se estivessem vigiando um condomínio. Todo o material foi apreendido pela PF, e a sociedade de amigos foi notificada a encerrar os serviços de segurança privada.

Em 2011, a PF de São Sebastião já havia fechado outros dois grupos clandestinos de vigilância criados por associações de bairro. Segundo os policiais, as reclamações vem de moradores que se sentem ameaçados por não se associarem a essas entidades e pagarem as taxas cobradas, entre outras atividades, pela segurança privada.

(Noticias) Comitiva de Ubatuba assiste a encenação da fundação de São Vicente


Uma comitiva de 28 pessoas de Ubatuba, inclusindo o secretário de Turismo e Cultura, Maurício Petiz, assistiu a 30ª edição da encenação de fundação da cidade de São Vicente, na noite de segunda-feira, 23, na orla da Praia do Gonzaguinha. Os atores que irão participar da encenação da Paz de Iperoig, em Ubatuba, puderam ter acesso aos camarins do evento e ver de perto o trabalho que envolveu os mil e duzentos figurantes que fazem parte do espetáculo em São Vicente.

O aniversário de 480 anos de São Vicente, a cidade mais antiga do Brasil, foi marcado pela encenação, um mega espetáculo com a participação dos atores Murilo Rosa, Emanuelle Araújo, Alexandre Slaviero, Matheus Nachtergaele e Nuno Leal Maia, junto a Marissol Dias, Elis Lucas e Damiana Albuquerque.

O evento de São Vicente é o maior espetáculo de areia de praia do mundo, realizado pela Secretaria de Turismo local. Neste ano, a encenação teve como tema “As profecias Maias”, contando a história da grande alteração que o mundo sofreria em 2012, que de acordo com àquele povo antigo, poderia ser o surgimento de uma nova era.


“Uma lição de cidadania”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba, Maurício Petiz, ao comentar o evento, que segundo ele, se supera a cada ano. “Em 2012, observamos recursos tecnológicos que agregaram muito ao evento e a participação do pessoal que vai fazer parte da nossa encenação foi fundamental para trazer para Ubatuba a experiência de São Vicente”, completou o secretário de Turismo e Cultura de Ubatuba.

(Noticias) Ubatuba adere a movimento contra crueldade aos animais


Cerca de setenta pessoas participaram, no último domingo, 22, da manifestação “Crueldade Nunca Mais”, em Ubatuba. O movimento contou com a participação de diversas cidades do Brasil e do mundo e Ubatuba não ficou de fora. A manifestação pacífica “Crueldade Nunca Mais” tem como objetivo cobrar uma lei mais rígida e punitiva para quem comete crimes de maus tratos contra animais. A petição oficial do movimento pretende coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo país, e já está sendo elaborada. A passeata contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e a participação da equipe do Centro de Controle de Zoonoses. Mais informações sobre o movimento acesse o site www.crueldadenuncamais.com.br .

Administração que mais fez pelos animais

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, afirma apoiar este tipo de iniciativa, que vai ao encontro de toda a política adotada em prol dos animais em sua administração. “Um movimento contra a crueldade com os animais conta com o total apoio da nossa administração, que sempre se preocupou em realizar ações neste sentido”.

Foi na primeira gestão do prefeito Eduardo Cesar que o canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi totalmente reformado, passando de um ambiente inadequado para um local limpo, mais amplo e que atende às normas exigidas para receber os animais.

Esta administração também foi responsável pelo número recorde de adoção de cães e gatos, impulsionado pela criação de um link no site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), onde os interessados podem procurar pelo animal que mais lhe agrada e preencher a ficha para adotá-lo. Apenas em 2011 foram realizadas 109 adoções, entre os animais doados diretamente no CCZ e os escolhidos através do site.

O trabalho da equipe do CCZ foi intensificado nos últimos anos no que diz respeito às castrações, que com a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos, puderam ser levadas até mesmo aos bairros mais distantes. Somente em 2011, o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 638 animais, sendo 366 cães e 272 gatos. O atendimento a denúncias envolvendo animais, como é o caso de cães abandonados ou animais de grande porte circulando em estradas e rodovias, é mais uma ação que tem demandado grande atenção da equipe do CCZ: no ano passado, 112 denúncias foram atendidas e 195 animais deram entrada no canil. Além de todas estas ações, o CCZ realiza ainda um importante trabalho de orientação e conscientização sobre a posse responsável e cuidado de animais.

“Desde 2005, quando assumimos a prefeitura, temos tido o cuidado de ter profissionais competentes e que têm amor pelo que fazem. Isso vem refletindo em melhorias consideráveis no trato com os animais. Certamente fomos a administração que mais se preocupou com isso em toda a história de Ubatuba”, diz o prefeito Eduardo Cesar.

(Noticias) Cadastro anual para o Mercado Municipal de Peixes segue até o final de fevereiro


A Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento informa aos pescadores e comerciantes do Mercado Municipal de Peixes, de acordo com o Decreto nº 5013/2009, que desde o dia 2 de janeiro até o dia 29 de fevereiro deste ano, está acontecendo o cadastramento/recadastramento para todos os pescadores artesanais de Ubatuba e os sete comerciantes oriundos do antigo Mercado de Peixes.

O valor da taxa de uso do box deve ser pago até 31 de março deste ano. Os documentos necessários, caso haja interesse, são: carteira da SEAP, título da Embarcação, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de saúde ocupacional, comprovante de registro no IBAMA (CTF – cadastro técnico federal), nº RGP, uma foto 3x4, comprovante de pagamento – 2011. É necessário apresentar as cópias junto à documentação original.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba e Projeto Blablablá Posithivo apoiam realização de peça teatral em Caraguá


A coordenadora do Projeto Blábláblá Posithivo, Silmara Retti, esteve na última semana, acompanhada pela jornalista, apresentadora, produtora cultural e ativista do movimento sobre Aids, Roseli Tardelli, em reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato. O objetivo do encontro era divulgar e pedir apoio para a peça teatral “Depois Daquela Viagem”, que terá apresentações gratuitas no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, em fevereiro. A peça, dirigida por Abigail Wimer e produzida por Roseli Tardelli, estreou em outubro do ano passado no Teatro do Sesc Consolação, em São Paulo e recebeu elogios da crítica, já tendo sido vista por mais de 4 mil pessoas.

O espetáculo conta a história de Valéria Polizzi, que escreveu sobre sua trajetória. O livro “Depois Daquela Viagem” foi editado em 1997 pela editora Ática e já vendeu mais de 300 mil exemplares.Valéria contraiu o HIV em relação desprotegida com seu primeiro namorado aos dezesseis anos.

Para a diretora de produção da montagem e editora executiva da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli, “o espetáculo segue cumprindo o papel de levar a mensagem de prevenção para todos em diferentes lugares, e respeito, solidariedade e cidadania para com as pessoas infectadas com o HIV".

Dois ônibus sairão de Ubatuba

O espetáculo, que conta com 14 jovens atores no elenco, terá duas apresentações gratuitas nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20h. A peça foi viabilizada no Litoral Norte com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, da Qualicorp, da Anglo American, do Senac, da Ong Blablablá Posithivo e da Fazenda Marafunda. Já a Prefeitura de Ubatuba vai disponibilizar gratuitamente dois ônibus (um em cada noite) para transporte das pessoas interessadas em ver a peça.

“A Secretaria acredita que uma das principais ferramentas para disseminar informações é a cultura, por isso a parceria para a apresentação da peça ‘Depois Daquela Viagem’. Queremos levar aos jovens informações de prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV”, disse o assessor para Gêneros e Etnias, Cássio Rodrigo.

Segundo Cássio, a ação torna-se ainda mais importante porque vai acontecer na semana anterior ao Carnaval. “Nesse período os jovens ficam mais vulneráveis às DST”. Esta é a primeira vez que o livro de Valéria Piassa Polizzi é adaptado para o teatro. Cenário e figurino são assinados por Márcio Medina e a iluminação foi feita por Domingos Quintiliano. Sobre ter seu livro adaptado para o teatro, Valéria relata: ”É gratificante saber que minha história, 13 anos depois de o livro ter sido publicado, continua ajudando a tratar da temática da aids, do preconceito e da adolescência".

Ao se falar de preconceito, a idéia fundamental do espetáculo é abordar a tolerância. Com relação ao HIV, a peça é um alerta para que os jovens não se exponham em relações sem camisinha.

Quem quiser ver o espetáculo aproveitando a disponibilidade dos ônibus cedidos pela Prefeitura de Ubatuba, pode reservar seu lugar com Silmara, pelo telefone (12) 9150-3448.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

(Noticias) Equipes de skate fazem tour em Ubatuba


Através de uma parceria entre a Yesk8 Produções e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, foi realizado no município nos dias 17 e 18 de deste mês, a tour dos atletas das equipes “Nobre Company e Four Family”, a tour "4 Nobre Family, onde os skatistas locais puderam presenciar dois dias de muito skate na cidade.

No dia 17, na Pista de Skate, na Praça Capricórnio, os atletas das marcas, junto ao líder do movimento skate na cidade Elton Herrerias Junior, concederam uma entrevista para a TV Aparecida falando sobre o skate e sua evolução, crescimento no mercado e sua participação em projetos paralelos e sociais. Na entrevista, Elton citou a evolução do esporte e falou também sobre seus projetos para 2012. Ainda na entrevista um dos alunos da "4 Fun Skate", Nuno Guimarães, teve um dia como repórter kids, fazendo coletas de imagens com a câmera Go Pro, no estilo skate ação.

No período da tarde, a equipe esteve presente na Mini Ramp do bairro do Ranário, onde fizeram uma sessão de duas horas junto aos skatistas locais que compareceram através do transporte público encaminhado pela prefeitura municipal. No início da noite foi realizado na pista pública a competição "Best Trick" que foi premiou as melhores manobras dos skatistas locais
No dia 18, os skatistas fizeram uma sessão de filmagens para o vídeo "Manobre" e para o vídeo de divulgação da tour que irá percorrer o Litoral Norte e Sul, o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana e Bragantina. Na festa de confraternização do encerramento evento estiveram presentes diversos jovens e personalidades da cidade, entre elas Silmara Retti, coordenadora do projeto Blablablá Posithivo e amigos, Luiz Roberto Santana de Paula, Assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura e Délcio Sato, Chefe de Gabinete da Prefeitura. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Yesk8 Produções, Trash Board Shop, Cabrero Foto e Video e a realização das marcas Nobre Company e Four Family.

(Noticias) Merendeiras da rede municipal e estadual de Ubatuba passam por segunda etapa de treinamento


Teve início nesta segunda-feira, 23, o segundo treinamento e capacitação das 145 merendeiras que atuam nas escolas do município. A abertura aconteceu na escola municipal Tancredo de Almeida Neves, às 8h. Durante a semana acontecerão os treinamentos descentralizados em três escolas: Olga Gil e Tancredo (Centro) e Maria da Cruz Barreto (Perequê-Mirim). Em julho do ano passado as merendeiras receberam a primeira etapa do treinamento.

Durante a programação serão ministradas palestras pelo diretor administrativo da Empresa Lavoro, George F. Augusto de Azevedo, da fisioterapeuta Karina Kisar Zanettin, do técnico em segurança no trabalho, Rafael de A. Oliveira com enfoque motivacional e outras abordando temas como, ergonomia, segurança e saúde no trabalho, higiene pessoal, manipulação de alimento, controle do estoque, apontamentos, controle de merenda e cardápios e ainda contará com várias dinâmicas. As nutricionistas Karina Vieira da Cruz, Laura Silva e Aline Fernandes, da empresa Lavoro, são as responsáveis pelos treinamentos.

Encerramento

O encerramento das atividades será na próxima sexta-feira, 27, também na Escola Tancredo, às 8h, quando as merendeiras receberão os certificados de participação e capacitação. A solenidade contará com a presença do secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, da Diretora do Departamento de Atenção ao Escolar, Fernanda Saporito Rivelino e demais autoridades da Secretaria de Educação.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba estuda apoio à troca de sacolas plásticas nos supermercados da cidade


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, esteve reunido na última semana com gestor da campanha “Vamos Tirar o Brasil do Sufoco”, Thiago Pietrobon. A campanha, que está sendo realizada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) e pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo conscientizar a sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolinhas descartáveis.

Durante a reunião, o prefeito se colocou à disposição para oferecer todo o apoio necessário para que Ubatuba também faça parte desta campanha. “Ofereço todo o meu apoio e comprometimento para dar andamento a este projeto de troca das sacolinhas plásticas pelas retornáveis em Ubatuba. Somos uma cidade que tem uma forte conotação ambiental e participar de uma campanha como esta vai ao encontro de toda a nossa política sustentável que estamos aplicando no município”, considerou Eduardo Cesar.

O gestor da campanha “Vamos Tirar o Brasil do Sufoco” esclareceu como funciona o processo de troca das sacolinhas e em Ubatuba ocorrerá uma reunião com os proprietários de supermercados, quando será explicada toda a metodologia da campanha. A adesão é voluntária. “Já temos mais de cem municípios que aderiram à campanha e as cidades do litoral são as que mais sofrem com os impactos das sacolinhas no meio ambiente”, explicou Thiago Pietrobon. A campanha contabiliza atualmente a marca de 600 mil sacolas reutilizáveis e a retirada de 264 milhões de sacolinhas descartáveis do meio ambiente. Em Ubatuba, estima-se que cerca de 4,7 milhões de sacolinhas são distribuídas por mês, apenas para os moradores, sem contar com as que são oferecidas a visitantes durante a temporada de verão e feriados prolongados.

Marco Zero para o Estado de São Paulo

Ubatuba está seguindo o exemplo de diversas cidades do Estado. O próximo dia 25 de janeiro está sendo considerado o “marco zero” em São Paulo, com a substituição das sacolas plásticas descartáveis nos supermercados associados a APAS. A APAS acredita que até esta data todos os consumidores estarão conscientes e levarão suas sacolas reutilizáveis para as compras, ou caixas de papelão, ou carrinhos de feira.

As sacolas plásticas deixam uma trajetória de estragos: entopem bueiros, provocam enchentes, poluem rios e causam a morte por asfixia em diversas espécies de animais, contaminando o meio ambiente durante as centenas de anos que demoram para se decompor. Mais informações no site http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br .

(Noticias) Prefeito Eduardo Cesar dá boas-vindas às crianças participantes do programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”


Um total de 280 crianças foram recepcionadas pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado do secretário de Turismo, Maurício Petiz, na tarde da última quarta-feira, 18, antes de embarcarem a um passeio rumo ao Parque Estadual da Ilha Anchieta. As crianças estão fazendo parte do Programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”, sendo que 80 delas estão em Ubatuba desde a segunda-feira, 16.

Do grupo que está hospedado em Ubatuba, vieram crianças de duas cidades do interior paulista: Porto Ferreira e Pratania. Já as demais, são as que estão participando do Programa nas outras cidades do Litoral Norte. Durante toda semana, as crianças que estão em Ubatuba participaram de atividades de recreação na praia, palestras, visitas a monumentos históricos e animações turísticas.

Passeio à Ilha Anchieta

No dia em que Ubatuba tornou-se sede do Programa, as 280 crianças foram distribuídas em quatro escunas rumo à Ilha Anchieta. Já na ilha, elas foram contempladas com uma bela apresentação do que há no Parque, inclusive as ruínas do presídio desativado e, posteriormente, uma pequena trilha e mergulho, na Praia de Palmas. Muitos alunos viram o mar pela primeira vez e puderam apreciar todo o encanto e beleza da natureza.

No caminho, a emoção de observar a diversidade de animais, como saguis, capivaras, aves, além de muito encanto pela fauna marinha, tomou conta de todos. A maioria dos alunos não conhecia Ubatuba e muito menos havia andado de escuna.

O passeio teve o acompanhamento do secretário Maurício Petiz, dos representantes do Estado, Marcos Antonio Otero Marques e Eder Santos, da supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Roseli e do gestor do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Tasso Drummond. “É comovente ouvir o relato da experiência vivida por essas crianças. Ubatuba ofereceu o mar a eles, que não vão esquecer tão cedo as atividades que viveram nesses dias”, disse o prefeito Eduardo Cesar.

O Programa

O Programa “Turismo do Saber – Interior na Praia” leva crianças de 9 a 11 anos da Rede Pública de Ensino de cidades do interior para passar cinco dias de suas férias no litoral para conhecer o mar. O programa é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), a Secretaria da Educação e as prefeituras municipais. Nesta edição, o Litoral Norte recebeu estudantes das cidades de Anhembi, Aparecida do Norte, Bofete, Botucatu, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Conchas, Descalvado, Fernando Prestas, Itibirá, Ibitinga, Itatinga, Jambeiro, Lavrinhas e Lorena.