sábado, 23 de junho de 2012

( Noticias ) Secretaria de Obras realiza nivelamento de paralelos na Praça Exaltação à Santa Cruz


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras, está finalizando os serviços de retirada e colocação de paralelos para nivelamento da calçada no entorno da Igreja Exaltação à Santa Cruz, no Centro da cidade.

Os paralelos foram retirados, pois se encontravam em desnível, causando desconforto aos frequentadores da igreja e aos muitos transeuntes que por ali passam diariamente. Além da retirada e colocação dos paralelos para o nivelamento, foram refeitas as caixas de esgotos e tubulações.

A obra surgiu de uma solicitação do pároco Frei Avelar, durante uma reunião junto ao prefeito Eduardo Cesar. Pelo atendimento ao pedido, Frei Avelar agradece ao prefeito e ao secretário de Obras, José Roberto Júnior.

( Noticias ) Alunos fazem monitoramento de áreas em recuperação na Itamambuca


Alunos da Escola Municipal Honor Figueira, no bairro do Itamambuca e do Curso Técnico de Meio Ambiente da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, realizaram uma atividade de monitoramento das espécies plantadas na área do loteamento de Itamambuca, no último dia 6 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, que envolveu cerca de 80 crianças, teve como objetivo avaliar as áreas que estão em recuperação há dois anos. Foram avaliados indicadores técnicos como ataque de pragas, alturas das mudas e fitossanidade.
Cerca de 40% dos participantes já haviam contribuído com o projeto PRAver ITAMAMBUCA, na ocasião do plantio, há dois anos e 80% já tinham realizado o monitoramento dos 12 meses. Segundo Luis Gustavo, da Agrodrop, que coordenou as atividades, “a criançada abraçou novamente a ideia e trabalhou que nem gente grande”.

Cada aluno levou uma ficha de monitoramento desenvolvida pela Agrodrop e produzida pelas crianças da Oficina de Papel do Projeto Tamar.

A atividade também contou com o acompanhamento dos alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo, como parte da palestra realizada no dia 05 de junho, em formato de "Dia de Campo" do PRAver ITAMAMBUCA.

Monitoramento

O monitoramento é importante para avaliação do processo de enriquecimento do canteiro, e ao mesmo tempo funciona como atividade educativa e participativa para a comunidade. Na verdade é um eixo transversal do projeto, correspondente à educação ambiental com os alunos da Escola Municipal Honor Figueira, que aprendem e se envolvem literalmente na prática.

São parceiros institucionais do projeto: a Associação Amigos de Itamambuca (SAI), Plano de Gestão Ambiental (PGA) - Itamambuca, Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca (SAMITA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Brasil Surf Pro - Petrobras. Maiores informações sobre o projeto: www.itamambuca.org.br.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

( Noticias ) Exposição com objetos do gabinete de Clodovil continua aberta ao público até o fim de julho


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Clodovil Hernandes está apresentando a Exposição “Clodovil e o Poder”, no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa.

A exposição foi aberta com um coquetel para convidados na última sexta-feira, 15, quando muitas pessoas estiveram presentes, inclusive equipes de televisão, para prestigiar e conhecer os objetos do ex-deputado ali expostos.

“Esta é a primeira vez que o gabinete do Clodovil é montado. É um privilégio para Ubatuba mais uma vez sair na frente com esta exposição, apresentando o gabinete mais cobiçado do Planalto”, comentou Maurício Petiz, secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba e presidente do Instituto Clodovil Hernandes.

Petiz destacou a importância das parcerias para a realização da exposição, como por exemplo, o apoio que vem sendo dado pela Porto Seguro, que está oferecendo toda a parte de monitoramento e alarme no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa. “Este apoio está sendo fundamental para a segurança da exposição e agrega valor ao espaço, possibilitando a vinda de obras importantes para a nossa cidade”, comentou o presidente do Instituto Clodovil Hernandes.

A exposição

Alvo da mídia e curiosidade de todos os brasileiros que visitaram o Congresso Nacional durante seu mandato (02/02/07 a 17/03/09), o Gabinete Parlamentar de Clodovil pela primeira vez desde a sua morte, estará fielmente montado e aberto à visitação pública na cidade. Todo mobiliário, objetos e curiosidades, como a mesa com a escultura de uma serpente, estofados com o Brasão da República, (impugnados no Leilão ocorrido em 12 de abril), todos os seus projetos de lei e objetos de uso pessoal estarão expostos.

A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de julho, das 14h às 18h no antigo prédio da Câmara Municipal, na Avenida Iperoig, 214, Centro de Ubatuba. A entrada é gratuita. Mais informações para o público sobre a exposição pelo telefone (12) 3833-9007. Para a imprensa, as informações podem ser obtidas através do e-mail marlipress@gmail.com ou pelos telefones 11-7135-7026 / 11-7896-2070 / ID 9*91998, com Marli Pó.



( Noticias ) Empresa em Ubatuba constrói bicicletário com pneus velhos


A empresa Sanepav Saneamento Ambiental em Ubatuba, responsável pela coleta de lixo no município, implantou recentemente em seu pátio um bicicletário feito com reuso de pneus velhos e doados para funcionários da empresa. O projeto foi desenvolvido pela orientadora ambiental da empresa, professora Cássia Leitão, com a ajuda de funcionários da própria unidade.

A instalação desse bicicletário faz parte de um trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido, através da conscientização da mudanças de hábitos. “Neste sistema, além de sua durabilidade ser maior, o custo é muito baixo, assim ajudando na preservação e colocando o material em reutilização para o homem na natureza”, explica Cássia Leitão.

Conscientização nas escolas

Desde 2005, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental junto às crianças, adolescentes e adultos, relativo à destinação dos resíduos sólidos e lixo doméstico. A conscientização é feita por meio de palestras, exibição de vídeos e oficinas que ensinam diversas formas de reutilizar materiais recicláveis em escolas municipais, estaduais e particulares.

As palestras e oficinas são ministradas pela orientadora ambiental, Cássia Leitão que, de maneira lúdica, mostra a necessidade de colocar em prática os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cássia fala sobre a importância de reciclar, demonstrando o tempo de decomposição de cada material, que pode levar milhões de anos, como é o caso do vidro. Também são mostrados produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como a torneira feita de PET e chinelos feitos de pneus.

Apesar da importância da separação do lixo, a ênfase da palestra e das oficinas é para a reutilização dos materiais. Durante a palestra, são dadas várias dicas de como aproveitar as embalagens de produtos industrializados. De forma criativa, garrafas PET viram vasos, pás, porta-trecos, bancos e brinquedos. Após as palestras, as professoras escolhem um objeto para aprender a fazer junto com as crianças.

Adultos também aprendem

As palestras e oficinas também podem ser feitas com adultos, por meio das comunidades e associações de bairro. Cássia explica que, além do benefício para o meio ambiente, os materiais reaproveitados podem gerar renda. “Muitas coisas bonitas e úteis podem ser feitas. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a empresa Sanepav, pelo telefone 3832-5460.”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

( Noticias ) Prefeito Eduardo Cesar entrega certificados para profissionais que atuam junto ao SAMU


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o secretário de Saúde, Clingel Frota, entregaram na última terça-feira, 19, os certificados do curso de capacitação pelo qual passaram os condutores e técnicos de enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ubatuba.
Nove profissionais receberam o certificado deste curso, realizado em Caraguatatuba, extensivo a todos os componentes do SAMU no Litoral Norte, com o objetivo de reciclagem profissional.
“É muito importante que os profissionais que atuam no atendimento das emergências estejam muito bem preparados e capacitados. Esta é também uma forma de valorização profissional destas pessoas que trabalham todos os dias com situações extremas”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Desde a implantação do SAMU em Ubatuba, em 2010, já foram realizados 15.550 atendimentos, sendo uma média de 25 ocorrências por dia.

( Noticias ) Festa da Mandioca no Sertão do Ubatumirim acontecerá no próximo mês


De 5 a 8 de julho acontece mais uma edição da Festa da Mandioca no Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba.  A programação conta com gastronomia, sorteio de prêmios, gincana cultural, arte e artesanato, além de shows musicais. Na gastronomia os destaques são as deliciosas comidas feitas à base de mandioca, como bolinhos, caldos, vaca atolada, farinhas e outros.
Nas atrações musicais estão Ciranda Elétrica (Paraty), Elaine e Banda, Jan Praieira, Naco e Daniel, Thuane, Moreno Overá (São Luiz do Paraitinga), Bado Todão e Ubacunhã, Grupo Concertada, Grupo Guaruçá, Gustavo Salinas e violão, Ibraim e Sara e Forró Taleza.  A Festa da Mandioca também contará com atrações infantis com a Cia Fulo de Bonecos, Grupo Guaruçá e o Boizinho das Conchas, Contação de Histórias com Leandro Medina, Andréa Soares e Chico Lu.
A Festa da Mandioca, que acontecerá no campo de futebol do Sertão do Ubatumirim, é uma realização da Associação do Sertão do Ubatumirim, com apoio da Prefeitura de Ubatuba.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

( Noticias ) 89ª Festa de São Pedro Pescador começa na próxima semana em Ubatuba


Começa no próximo dia 27, em Ubatuba, a Festa de São Pedro Pescador. Promovida pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), a festa acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 1º de julho. A programação contará com shows musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturna, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada. O show de encerramento da festa será com Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira. A programação da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:
Dia 27 – Quarta-feira
- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores. ABERTURA OFICIAL DA FESTA
- Concurso Rainha dos Pescadores
- Grupo de dança Swing do Axé
- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói
- Grupo Samba e Ousadia
- Banda Palace
Dia 28 – Quinta-feira
- Xapados
- Rafa Lins
- Jan Praieira
- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)
- Trem da Viração (música regional)
- João Ormond ( viola pantaneira)
- Banda Ramam
Dia 29 – Sexta-feira
- Procissão de barcos
- Missa Campal (no recinto do evento)
- Banda Pacto
- Anderson e Mayck
- Banda Psycos Jam
- Banda Level 5
- Banda Local
- Banda Complexo B
- Banda Pracaniz
Dia 30 – Sábado
- Grupo Consertada
- Banda Super Máfia
- Nilo Mariano
- Forró Goro
- Jorlan Lopes
- Banda Anti Danos
- Banda Marisol e os Mensageiros
Dia 1 – Domingo
- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)
- Corrida de Canoas (canoa caiçara)
- Ballet da Fundart (quadrilha)
- Grupo Impacto
- Grupo Exóticos
- Alandy e Derlei
- Grupo Juventude do Samba
- Cris Araújo
- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)
A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923, às 10h. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.

Fonte: http://jornalagitoubatuba.com.br/site/

terça-feira, 19 de junho de 2012

( Noticias ) Festival da Paz reúne milhares de pessoas em dois shows na Praça de Eventos de Ubatuba


De acordo com a organização do Festival da Paz de Ubatuba, ocorrido nos últimos dias 15 e 16, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. O show de André Valadão, no sábado, dia 16, foi o ápice do evento, levantando a multidão que foi prestigiar o grande cantor gospel. Na sexta-feira, dia 15, foi a vez de Paulo César Baruk se apresentar no Festival da Paz.

De acordo com o presidente do Conselho de Pastores de Ubatuba, Kerliab Soares, o evento atraiu todo tipo de público. “Primeiramente agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de louvar e adorar Seu Santo nome, junto com o povo desta cidade. Foram mais de 10 mil pessoas presentes, inclusive pessoas não evangélicas dizendo que foi muito bom ver o Pastor André Valadão e o Paulo Cesar Baruk aqui em Ubatuba. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a realizar essa festa, inclusive as Igrejas que estiveram presentes, fazendo ou não parte do Conselho de Pastores de Ubatuba, às pessoas que nos deram todo o suporte na estrutura, aos patrocinadores e a Prefeitura Municipal, que nos deu o apoio fundamental para a realização do evento. Deus tem muito mais para fazer nesta cidade e esta obra está só começando. Juntos vamos cada vez mais declarar que Ubatuba tem a benção do Senhor Jesus sobre ela. Deus abençoe a todos!”

O Festival da Paz é uma realização da parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Conselho de Pastores.

Fonte: Conheça Ubatuba

( Noticias ) Ubatuba leva cultura tradicional caiçara ao “Revelando São Paulo Vale do Paraíba”


A Prefeitura de Ubatuba e a Fundart levam manifestações do nosso imaterial do município ao “Revelando São Paulo Vale do Paraíba”, que acontece de 7 a 15 de julho, em São José dos Campos. Artesanato e comidas típicas, além dos grupos de Folia do Divino e de Folia de Reis participarão do grande evento, que recebe a visitação de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

O “Revelando São Paulo” é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. O encontro é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária produzida em diferentes regiões do Estado.

Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato característicos, além de contar com uma diversificada programação, que inclui apresentações folclóricas e artísticas. Também estão contempladas as devoções, representadas por atividades artísticas de grupos de violeiros, congadas e cortejos. Em todas as edições, serão reafirmados os compromissos com a construção da cultura de Paz e o respeito à diversidade.

Fonte: Conheça Ubatuba

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba prossegue com operação tapa-buraco em diversas ruas


A Prefeitura de Ubatuba, através de a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem realizando os serviços de tapa-buraco em várias ruas do município. Apesar de o tempo chuvoso ter atrapalhado os serviços, o trabalho continua para oferecer melhores condições de tráfego aos munícipes e visitantes.

Ainda receberão o serviço de tapa-buracos, de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, as seguintes ruas do Centro: Avenida Iperoig (esquina com a Rua Liberdade), Rua Dr. Esteves da Silva, Pires Nobre, Cunhambebe, da Saudade, Cel Ernesto de Oliveira, Mario Gomes, Minas Gerais, Av. Dona Maria Alves (próximo à Praça BIP), Rua Dom João III, Gastão Madeira e Maria Vitória Jean.

Nos bairros Silop e Sumaré, serão contempladas as ruas Baptista de Oliveira, Jango Teixeira e Manoel da Cruz Barbosa. No Itaguá receberão a operação tapa-buracos: Rua Guaicurus, Carlos Drummond de Andrade, Avenida Chico Santos, Rua Milton de Holanda Maia, Avenida Castro Alves, Rodrigues de Abreu e Bernardino Querido. No Parque Vivamar as ruas Goiás, Mar Adriático e Mediterrâneo também receberão o serviço.


Fonte: Conheça Ubatuba

( Noticias ) Prefeitura leva a moradores da região sul notícias sobre regularização fundiária


O secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e o vereador Osmar de Souza estiveram na última semana em duas importantes reuniões na região sul de Ubatuba. Ambos os encontros trataram de assuntos relacionados à habitação e regularização urbanística e fundiária.

Na Vila dos Baianos, o secretário foi dar a notícia de que a prefeitura autorizou o direito real de uso de uma área para a construção de 14 casas para remoção de famílias que hoje residem em imóveis que sofrem ação de demolição, por estarem localizadas próximas ao rio, em área de preservação ambiental.

Já na Vila Santana, cerca de 200 moradores estiveram reunidos para ouvir a notícia de que nesta semana a equipe da prefeitura estaria no bairro para começar o levantamento topográfico, passo inicial para o processo de regularização urbanística e fundiária do bairro. Claudinei Salgado falou aos moradores sobre o projeto, no qual constam arborização, área de lazer e outros benefícios. Com a regularização, os bairros podem receber recursos estaduais e federais para a implantação de diversas melhorias requisitadas pela população.

Fonte: Conheça Ubatuba