sábado, 18 de maio de 2013

( Noticias ) Prefeitura retoma obra paralisada e nova creche no Taquaral será entregue neste ano

Ainda nesse ano a cidade de Ubatuba contará com uma creche nova e equipada, preparada para atender a demanda dos bairros do Taquaral, Sumidouro, Jardim Cracóvia e parte do Perequê-Açu. Segundo o departamento de engenharia da Secretaria Municipal de Educação, a obra deve ser concluída no próximo mês de novembro, estando à disposição da população já para o próximo ano letivo.

Ao assumir a prefeitura a nova gestão encontrou a construção paralisada e com menos de 30% dos trabalhos realizados. Nestes primeiros quatro meses de 2013, a Secretaria de Educação regularizou as pendências contratuais, normalizou os pagamentos da empresa responsável e quase dobrou a porcentagem de conclusão da obra, que atualmente está em cerca de 60%.

O secretário Marcelo Ângelo destaca o trabalho da nova administração ubatubense e ressalta o fortalecimento da parceria com o Governo Federal. “Essa é uma obra realizada com recursos da União e queremos mostrar para a presidente Dilma que Ubatuba não medirá esforços para cumprir os compromissos e fortalecer a parceria com o Governo do Brasil. Além de a educação infantil ser uma das prioridades defendidas pelo prefeito Maurício, a construção da nova creche servirá de exemplo para essa nova história que queremos escrever em Ubatuba, com uma relação cada vez mais próxima e próspera com o governo da presidente Dilma”, ressaltou Ângelo, acrescentando que, no início do segundo semestre, a obra já deve entrar em fase de acabamento.

A creche no Taquaral está sendo construída com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e custará cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com o projeto a unidade terá capacidade para atender 120 crianças, o que deve reduzir significativamente o déficit de vagas em creche na região.

( Noticias ) Caminhada e atividades marcam dia nacional da Luta Antimanicomial e do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Uma caminhada e diversas atividades educativas e culturais estão previstas para acontecer neste próximo sábado (18/05), em razão do dia Nacional da Luta Antimanicomial e do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Organizada pela Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), a manifestação começa a partir das 9h com concentração na Praça BIP, localizada na região Central da cidade.

A caminhada está prevista para sair 9h30, com chegada estimada ao Calçadão por volta das 10h30 deste sábado. No local, acontecerão simultaneamente atividades educativas e culturais, juntamente com o trabalho de informação e conscientização da população referente ao tema.

Entre as ações programadas estão a Capoeira do Instituto da Árvore, Capoeira da Fundart, Teatro de bonecos do Anderson, Grupo Ô de casa, do Ponto de Cultura Olhares de Dentro e o Grupo Musical de crianças e adolescentes do Projeto Namaskar. O fechamento do evento está previsto para as 14h, com uma aula de Tai Chi elaborada pela Secretaria de Esportes.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

( Noticias ) Novos agentes da Zona Azul recebem capacitação sobre turismo

Aconteceu quinta feira, dia 09 de maio, o Workshop de treinamento do primeiro grupo de selecionados para agentes de zona azul. Os cargos foram preenchidos após prova seletiva elaborada pela Comtur, que administra o serviço. Foram 100 candidatos inscritos no processo seletivo com 16 vagas. Ainda serão selecionados dois agentes para os cargos de coordenadores.

Durante o workshop de treinamento promovido em parceria entre a Comtur e a Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba (Setur), os novos agentes foram instruídos, inclusive, a serem voluntários como guias de turismo, pois muitos deles serão abordados por visitantes para responder questões relativas à cidade.

Segundo o Secretário de Turismo de Ubatuba, Gerson Peres Campos, estes agentes de zona azul são de grande importância para a difusão de informações sobre Ubatuba. “É comum vermos turistas e munícipes perguntando aos agentes de zona azul sobre endereços, serviços e informações em geral, então entendemos que a melhor forma é preparar este prestador de serviço para dar a resposta correta, além disso, várias categorias como frentistas, garçons e outros serão chamados para participar destes treinamento em turismo, em caráter de voluntariado, agregando valores e alinhando a comunicação eficiente de dados sobre o município”, explica o Secretário acrescentando que as informações recebidas no treinamento também servem como currículo aos agentes.

Outro aspecto fundamental para o reinício da cobrança de zona azul é que foi definido entre o Presidente da Comtur, José Lindolfo Candinho e a prefeitura municipal, que 50% dos recursos arrecadados sejam destinados imediatamente à Secretaria de Saúde. O restante será investido em melhorias nos pontos turísticos e acessos da cidade. Além disso, toda a arrecadação proveniente da zona azul estará disponível para conhecimento da população através do site da Prefeitura.

( Noticias ) SIPAT - 2013

Acontece em Ubatuba a SIPAT 2013 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).