sexta-feira, 24 de agosto de 2012

( Noticias ) Grupo de Fandango de Ubatuba se apresenta em Festival Caiçara de Peruíbe

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, através do chefe da pasta, Maurício Petiz, indicou o Grupo de Fandango Ubatubanos para participar do 3º Festival Caiçara de Peruíbe “Da Raiz ao Fruto”, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto.

O Grupo de Fandango Ubatubanos se apresenta no dia 25, às 22h. O evento contará também com a participação de atrações culturais de cidades como Paraty, Iguape, Cananéia e Curitiba.

O advogado Rodrigo Palomares Domingos, de 29 anos, toca caixa e pandeiro, atualmente pescador, revela a sua paixão pelo Fandango, as letras e a musicalidade. “O festival em Peruíbe é um encontro que sempre reúne grandes nomes do Fandango, através do intercambio musical. É uma grande experiência para todos”, disse Domingos.

O Grupo de Fandango Ubatubanos é composto por oito integrantes que moram em alguns bairros da região norte do município: Ubatumirim, Promirim e Praia Vermelha. Domingos explicou ainda que o mesmo pessoal do Fandango é que faz a tradicional “Folia do Divino”, em vários bairros de Ubatuba.

Fandango

O fandango é um gênero musical e coreográfico fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos, nos roçados, nas colheitas, nas puxadas de rede ou na construção de benfeitorias, onde o organizador oferecia, como pagamento aos ajudantes voluntários, um fandango, espécie de baile com comida farta. Para além dos mutirões, o fandango era a principal diversão e momento de socialização das comunidades caiçaras, estando presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, quando os quatro dias de festa eram realizados ao som dos instrumentos do fandango.

A rabeca aparece em várias localidades, mas não é considerada essencial para o fandango, como a viola. Normalmente, ela é utilizada para tocar a melodia e para ornamentar os momentos em que não há canto nem tamanqueado. Ubatuba é uma das cidades que fabrica a rabeca artesanalmente nas mãos do artesão Mário Ricardo de Oliveira, que tem uma oficina no Sertão da Fazenda.

As cidades de Parati, Ubatuba, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e Cananeia e Iguape, no litoral sul de São Paulo, formam um conjunto de lugares nos quais o fandango está presente de modo marcante.

( Noticias ) Escola de Ubatuba realiza apresentações em comemoração ao mês do folclore


Na manhã desta quinta-feira, 23, alunos da Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Maranfunda, encerraram as atividades do mês do folclore com apresentações artísticas. Alunos da 1ª a 5ª séries participaram de apresentações de violino, flauta, bateria, teclado, violão, canto, lendas e parlendas. Esses alunos participam de projetos extracurriculares oferecidos pela escola no contra turno, que ainda incluem aulas de GRD, dança, basquete, futebol e atletismo.

Cada sala fez sua apresentação como trabalho de resgate e preservação das manifestações folclórico-culturais.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

( Noticias ) Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos será celebrado no Parque Estadual da Ilha Anchieta


O Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em parceria com a Comissão Pró-resgate Histórico da Ilha Anchieta  realizam, no próximo sábado, 25, a celebração do Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos. O evento terá início às 7h30, com um encontro na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, de onde um cortejo de veículos, levando a imagem de São Bom Jesus, seguirá rumo ao Saco da Ribeira, para dar início à Procissão Marítima, em direção à Ilha Anchieta, às 9h.
O evento é aberto ao público e gratuito. Apenas uma taxa de R$ 10,00 será cobrada, pelo transporte de escuna até o PEIA. Menores de 12 anos não pagam. Aos interessados em participar, recomenda-se que levem lanche, água, protetor solar, repelente e uma blusa, já que na volta do barco ao continente, às 16h, a temperatura pode estar mais baixa.
Após a chegada à Ilha Anchieta, por volta das 10h, será realizada uma Missa Campal,  ao lado da Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta, com cânticos de louvor e bênção. O evento prossegue até às 16h, com tempo livre para a visitação, banhos de mar, passeios e  brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Para demais informações, entrar em contato por meio do telefone (12)3832-1397 ou pelo correio eletrônico pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br.
Esta é uma comemoração histórica que era feita na metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.
Com 828 hectares de extensão, oito praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, a Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Além da famosa rebelião do presídio, o local também foi cenário de acontecimentos que fazem parte da história do Brasil.
Atualmente, a ilha é protegida e administrada pela Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual da Ilha Anchieta, que proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA). O PEIA faz parte da rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, mais conhecida como Fundação Florestal. Para saber mais, acesse www.fflorestal.sp.gov.br.
O Píer Saco da Ribeira fica na Avenida Plínio França, 85, Praia do Saco da Ribeira, no km 63 da BR – 101. A escuna disponível para o transporte dos participantes é a Mikonos, às 9h para ir e às 16h para voltar. Aos interessados em ir de forma independente, há outras escunas e embarcações, com horários e preços diversos.

( Noticias ) Campanha de Testagem para Hepatite C acontecerá no dia 23

O Programa DST/AIDS/Hepatites da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 23 a Campanha de Testagem para Hepatite C. Das 10 às 15h, no Quiosque do Calçadão da Avenida Dona Maria Alves, será ofertado teste rápido para Hepatite C.

O principal objetivo é rastrear a infecção pelo vírus da hepatite C por meio de testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se.

Para o teste, é feita coleta de uma gota de sangue. O resultado fica pronto em cinco minutos. Esse tipo de hepatite é uma doença inflamatória do fígado causada pelo vírus VHC. Ele é transmitido por sangue contaminado (transfusão, transplante de órgãos, agulhas, seringas, ferimentos, etc). A transmissão também pode ocorrer por contato sexual e de mãe para filho. Mais informações sobre a Campanha de Testagem para Hepatite C podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353.

( Noticias ) Entidades de Ubatuba recebem arroz arrecadado na Gincana da Solidariedade

A Escola Municipal Altimira Abirached está participando da Gincana da Solidariedade, promovida pela TV Vanguarda. A primeira etapa da competição aconteceu na cidade de Caraguatatuba, onde Ubatuba ficou com o terceiro lugar, arrecadando 9.500 quilos de arroz. Na tarde da última segunda-feira, 20, a escola contou com a presença de 21 entidades assistencialistas do município, que receberam o arroz arrecadado.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Cesar, esteve presente e parabenizou as entidades falando sobre a importância do trabalho de cada uma delas, principalmente pela dedicação em dar assistência às pessoas carentes. “Sabemos o quanto é importante participar da gincana e arrecadar doações para distribuir para as entidades. O alimento é de todas elas. Esperamos na próxima etapa arrecadar ainda mais do que esta quantidade de arroz”, disse Denise. As crianças da escola também participaram da entrega, com a presença das supervisoras de ensino Isabel Roseli, Sônia Righetto e a diretora Telma Cristina.

A próxima etapa da Gincana da Solidariedade acontece em São José dos Campos, no dia 1º de setembro.

As escolas municipais Tancredo Neves e Maria Josefina Giglio da Silva também já representaram Ubatuba na Gincana da Solidariedade.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

( Noticias ) Exposição Fotográfica continua aberta ao público até o dia 9 de setembro

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o grupo Fotógrafos de Ubatuba apresenta até o dia 9 de setembro, a exposição fotográfica “A Natureza em Fotos-Frases de Grandes Pensadores da Humanidade”, no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa. A exposição é aberta ao público, das 14h às 18h, na Avenida Iperoig, 214, Centro de Ubatuba.

Trata-se de uma oportunidade para que o público conheça um pouco do pensamento e biografia de alguns grandes pensadores da humanidade. O grupo Fotógrafos de Ubatuba produziu fotos com o tema natureza, inspiradas em frases de Monteiro Lobato, Leonardo da Vinci, Martin Luther King, Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Victor Hugo, Johann Goethe, Antoine de Saint-Exupéry, Antoine Lavoisier, Ernest Hemingway, Charles Darwin, William Shakespeare, Nicolau Copérnico e Francis Bacon.

Fotógrafos de Ubatuba

O Grupo Fotógrafos de Ubatuba é formado por moradores de Ubatuba, de diferentes idades e atividade profissionais, que têm em comum o gosto pela fotografia. Os seus integrantes são ex-alunos da Oficina de Fotografia Digital da Fundart e suas ações são agregadas como atividades culturais do Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo. O grupo foi fundado em outubro de 2011, coordenado pelo fotógrafo Ernesto Zambon, também, curador dessa exposição.

Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, será montado um estúdio no local, com vestiários e acessórios, e o público poderá ser fotografado por um dos integrantes do Grupo Fotógrafos de Ubatuba e, posteriormente, conferir o resultado no facebook.

Mais informações com Ernesto Zambon, pelos telefones: (12) 3833-3019 / (11) 97253-7305 ou pelo e-mail: e.zambon@uol.com.br .



( Noticias ) Escola Municipal Marina Salete realiza Mini Olimpíadas até o final deste mês

A Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no bairro do Perequê-Açu, promove até o dia 30 de agosto a quinta edição da Mini Olimpíadas. A cerimônia de abertura ocorreu no último dia 10 e contou com as apresentações da Nunes Academia de Karatê, Jê Academia e a participação da Banda Lira Padre Anchieta, que executou os hinos Nacional e de Ubatuba. Além disso, uma coreografia especial foi apresentada pelos próprios alunos da escola Mariana Salete. Encerrando a cerimônia foi acesa a tocha olímpica.

A V Mini Olimpíadas da escola Mariana Salete conta com a participação de cerca de 500 alunos, além de professores e funcionários da escola. O evento é uma iniciativa da EM Marina Salete, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.