sexta-feira, 30 de março de 2012

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba e entidades começam a planejar o III Festival da Mata Atlântica


Uma reunião realizada na última quarta-feira, 28, a convite da Secretaria de Meio Ambiente, entre os secretários de Meio Ambiente, Cristiane Gil e de Turismo, Maurício Petiz, e representantes de diversas entidades, começou a discutir os detalhes do III Festival da Mata Atlântica – Florestas, Rios e Mar, a ser realizado em maio em Ubatuba.

Durante a reunião, foram abordados os mais diversos aspectos do evento, tais como abertura, encerramento, atividades a serem realizadas, palestrantes a serem convidados, possíveis parceiros e métodos de trabalho.

O Festival da Mata Atlântica, que neste ano terá sua terceira edição, é um grande evento, realizado com o objetivo de levar educação ambiental e sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente.

Anualmente o Festival reúne escolas, entidades ambientalistas, Parques Estaduais, secretarias municipais, entre outros parceiros, oferecendo uma programação ampla com cursos, palestras, caminhadas, oficinas, apresentações musicais, trilhas e muitas outras atrações. Tudo no sentido de dar a devida importância à preservação ambiental.

A ideia é fazer que a cada ano o Festival se fixe como um grande atrativo turístico do município, oferecendo opções que chamem a atenção para a participação não só de moradores, mas também de turistas.

Ficou acertado que cada entidade participante levará suas propostas de atividades para uma próxima reunião, na qual será definida a programação completa do evento.

Estiveram presentes na reunião representantes das seguintes entidades: Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Secretaria de Educação (Escola Tancredo Neves, Escola Idalina Graça e EJA), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Turismo, empresa AGRODROP, AUS, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba e Área de Proteção Marinha do Litoral Norte.

( Noticias ) “2º Pedala Ubatuba” acontece no neste sábado, 31


Acontece neste sábado, dia 31, mais um passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de Ubatuba. O “2º Pedala Ubatuba” sairá da Praça Alberto Santos, no Itaguá. As inscrições serão feitas a partir das 14h30 no dia do evento. Para realizar sua inscrição e receber uma camiseta do evento, o ciclista deverá levar uma caixa de leite, (1 litro) que será doada para o Lar Vicentino e Lar Avivalista.

Também serão premiados a bicicleta mais antiga, o ciclista mais novo, o ciclista mais idoso, a família mais animada e o ciclista que estiver com o equipamento de segurança completo (havendo mais de um será feito um sorteio entre eles).

Antes do início do passeio, professores da Secretaria de Esportes e Lazer darão uma pequena aula de alongamento, assim como a Secretaria de Saúde montará estandes com aferição para avaliação física. A Coordenadoria de Trânsito levará para o evento a cidade mirim, onde as crianças serão orientadas sobre os significados das placas, faixas, entre outros fatores que fazem um trânsito mais seguro para todos.

A primeira edição do “Pedala Ubatuba” foi realizada no dia 11 deste mês, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e contou com a participação de mais de 150 pessoas.


quinta-feira, 29 de março de 2012

( Noticias ) Avenida Rio Grande do Sul, no centro de Ubatuba, também será reurbanizada


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras, apresentou aos comerciantes da Avenida Rio Grande do Sul na última segunda-feira, 26, o projeto de reurbanização desta importante via do centro da cidade. A reurbanização, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) será iniciada nos próximos dias e terá a duração de cerca de oito meses.

Durante a reunião, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, José Roberto Junior, falou sobre o projeto e esclareceu as dúvidas dos comerciantes.

Esta obra faz parte de um grande trabalho no centro da cidade, do qual faz parte também a reurbanização da Avenida Professor Thomaz Galhardo.

“Queremos fazer com que as principais ruas do centro ofereçam maior conforto, segurança e praticidade aos nossos moradores e turistas. Estamos investindo nestas obras na certeza de que obteremos excelentes resultados, a exemplo do que vem acontecendo em outras importantes vias que já reurbanizamos”, disse o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

A obra

A Avenida Rio Grande do Sul será reurbanizada em toda sua extensão. Da ponte do Rio Tavares até a Avenida Thomaz Galhardo, a Avenida Rio Grande do Sul será recapeada em asfalto quente. No sentido Thomaz Galhardo, até Avenida Dona Maria Alves, o trecho será pavimentado em asfalto quente. Toda a extensão da Avenida Rio Grande do Sul terá ciclofaixa com sinalização de lombofaixas, lombadas, placas e tachões.

( Noticias ) Reunião discute criação de nova escola de vela em Ubatuba


Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 28, com o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, o secretário de Esportes, Fábio Medeiros, Manuel Marcos Castello, da TeamBrazil Windsurfing, Lucas Vieira Vilhena e José Ferreira da Silva Neto, da Academia Outdoor Fitness, discutiu a parceria para a criação de uma nova escola de vela em Ubatuba. A escola tem como objetivo formar crianças na vela olímpica, como preparação para as Olimpíadas Juvenis de Vela. As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 de abril. A Prefeitura de Ubatuba será parceira na escola de vela.

"Nossa intenção com este tipo de iniciativa é incentivar a prática dos mais variados esportes. No caso da vela, Ubatuba possui as condições necessárias para a prática, que pode se tornar mais um esporte a destacar atletas em nossa cidade", disse Sato.

quarta-feira, 28 de março de 2012

(Noticias Ubatuba) Estudante de Ubatuba autor de projeto inovador de alerta para deslizamento de terra participará da Rio+20


O estudante de Ubatuba, Isaias Campos Júnior, participará da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em junho deste ano, graças ao credenciamento oferecido pela Unesco por sua participação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) em março, em São Paulo.

Isaias desenvolveu no ano passado um dispositivo de alerta para deslizamento de terra. O projeto, que levou oito meses para ser concluído, já foi apresentado em diversas feiras de ciência. Só neste ano, Isaias já participou de uma feira militar em Belém, ficando em primeiro lugar com seu projeto, além de ter ido a Macaé (RJ), onde ficou com o segundo lugar.

Na última sexta-feira, 23, Isaias esteve na Prefeitura de Ubatuba e foi recebido pelo chefe de gabinete, Délcio Sato. Durante a visita, o estudante agradeceu o apoio que a Prefeitura vem dando ao seu projeto.

O aparelho

Isaias utilizou uma barra de cano PVC e dentro dele revestiu-se uma placa metálica acompanhando seu contorno, colocando dentro da barra de cano uma barra de ferro. Foi feita uma rede elétrica simples, onde o cabo com polo foi ligado ao pêndulo. Na placa envolta ao cano há um cabo que leva direto ao dispositivo de alerta, ou seja, o sistema é como um interruptor convencional. A rede é ligada em um cabo que no caso vai ligado no pêndulo e ao acionar o sistema, quando encosta o pêndulo na placa, é levada energia ao sistema de alerta. “Percebi que era necessário um sistema que captasse ondas mecânicas geradas por possíveis acomodações de terreno ou erosões que podem ter como fato adjacente o deslizamento de terra, ou seja, algo como um medidor sísmico de fácil criação e funcionamento e de baixo custo já que o projeto foi originalmente criado para atender comunidades e vilas carentes”, explicou.

(Noticias) Sindicomunitário chega a Ubatuba para apoiar Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias


No último sábado, 24, o Sindicomunitário (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias) realizou sua primeira reunião em Ubatuba e elegeu dois delegados para representar Ubatuba na defesa dos direitos da categoria.

Enilde dos Santos e Etevaldo Marinei Pereira foram os agentes eleitos para estar à frente deste novo sindicato, que chega ao município a fim de, junto ao poder público, promover melhorias a estes funcionários da saúde.

Cerca de 10 agentes comunitários estavam presentes e escutaram do presidente do Sindicomunitário, José Roberto Prebill, quais os objetivos do sindicato e como os agentes podem se beneficiar, tendo um órgão os respaldando para a conquista de seus direitos e cumprimento de suas obrigações.

“Estamos aqui para explicar o que é, como age e para que serve o Sindicomunitário. É muito importante que vocês tenham um sindicato próprio, só de agentes comunitários, pois vocês são uma categoria diferenciada”, explicou Prebill.

A diretora regional do Sindicomunitário, Marcelle Andreotti, também falou aos presentes, explicando sobre direitos e deveres e dizendo estar à disposição para quaisquer esclarecimentos e ajudas. “Os agentes muitas vezes se sentem perdidos, não sabem quais são seus direitos e com a vinda deste sindicato, faremos com que vocês estejam cientes do que podem ou não cobrar do poder público”.

A delegada eleita para representar Ubatuba, Enilde dos Santos, afirmou já ter tido uma conversa com o prefeito, na qual ele se prontificou a receber o novo sindicato e escutar as reivindicações dos agentes.

O advogado Ronibel Rezende Rodrigues, que representa o Sindicomunitário enalteceu o trabalho dos agentes: “vidas têm sido salvas devido à visita de vocês, que são verdadeiros anjos, enfrentam sol, chuva e vão nos lugares mais ermos visitar os pacientes”. E completou: “nosso objetivo é sermos a solução para os problemas e não criadores de mais problemas”.

O prefeito Eduardo Cesar e o secretário de Saúde, Clingel Frota, se colocaram à disposição do Sindicomunitário e em breve deve haver uma reunião para avaliar as demandas e buscar as devidas soluções.

terça-feira, 27 de março de 2012

(Noticias) Eduardo Cesar participa da posse do Conselho da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participou na última sexta-feira, 23, da posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O evento foi realizado em São Luiz do Paraitinga, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na RM Vale com recursos do Fundo de Desenvolvimento, a ser criado pelo Conselho. O Conselho é composto pelos 39 prefeitos da região e mais representantes do Governo do Estado.

Um novo momento

Eduardo Cesar, que faz parte do Conselho e participou ativamente do processo de criação da nova RM enquanto presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), avaliou a importância da ocasião: “vejo a criação da RM como um novo momento da nossa região; um momento de aproveitarmos, como prefeitos, as ferramentas que esta nova configuração nos trará para planejarmos melhor o desenvolvimento sustentável das nossas cidades. É hora de vermos nossa região como uma das mais importantes do país e trabalharmos para que ela seja realmente reconhecida desta forma, transformando isso em benefícios para nossos moradores”.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, além de deputados estaduais, como Carlinhos de Almeida e Padre Afonso Lobato.
“Nossa RM já nasce como a décima maior do país e a terceira do Estado, com uma localização privilegiada. Temos um parque industrial, cidades histórias e praias de belezas incomparáveis, com uma força de desenvolvimento fantástica, que representa 5% do PIB de todo o Estado”, disse o governador Alckmin, que aproveitou para anunciar para o próximo mês o início das obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios.

Alckmin recebeu ainda durante o evento uma camisa entregue pelo ex-jogador Zico, que esteve presente para divulgar seu projeto “Zico 10”.

Também durante a visita a São Luiz do Paraitinga, o governador autorizou o repasse de R$ 40 milhões para obras turísticas na região do Vale do Paraíba por meio do DADE e concluiu as assinaturas dos termos de adesão dos municípios da região ao programa Creche Escola, tornando o Vale do Paraíba a primeira região 100% atendida pelo programa.

(Noticias) Evento de Stand Up Paddle “Itaguá de Dia” reuniu cerca de 500 pessoas e chamou a atenção para balneabilidade do local


O “1º Itaguá de Dia”, evento de Stand Up Paddle (SUP), realizado no último sábado, 24, na praia do Itaguá, em Ubatuba, foi considerado um grande sucesso. Cerca de 500 pessoas participaram do evento, que reuniu atletas profissionais e amadores, turistas, amantes do esporte e pessoas interessadas na causa.

Na ocasião, além das competições de vela e SUP, aconteceu o lançamento da campanha “Itaguá Azul”, idealizada pela ONG APPRU (Amigos pela Preservação, Proteção e Respeito por Ubatuba). O objetivo da campanha é mobilizar a comunidade com a conscientização voltada para a recuperação da balneabilidade da praia do Itaguá, um dos principais cartões postais de Ubatuba, mas que recebe frequentemente bandeira vermelha da Cetesb.

A praia do Itaguá, além de sua beleza natural já consagrada, é ideal para a prática de diversos esportes aquáticos, entre eles o Stand Up Paddle, modalidade esportiva realizada com pranchas de fibra, onde o praticante permanece em pé e se utiliza de um remo para efetuar o deslocamento.

Competições

Os atletas participantes do “1º Itaguá de Dia” foram divididos em três diferentes competições da modalidade: categorias “racing”, individual e por equipes . O vencedor da prova principal, que contou com a participação de 47 praticantes, foi o atual campeão brasileiro, o paulista Luiz Carlos Guida, o “Animal”, de Ilhabela. Animal comandou ainda a equipe campeã, que contou com a participação dos bicampeões mundiais de rafting, Sérgio Prieto e Rafael Alexandre, e de Larissa Jardim. No feminino, vitória de Luciana Moller, também de Ilhabela.

Um dos destaques do evento foi a participação especial da Escola de Vela do Ubatuba Iate Clube do Saco da Ribeira. Destaque também para as mulheres de Ubatuba, que na categoria individual feminino levaram o segundo e o terceiro lugares.

Grande potencial

O “Itaguá de Dia”, realizado pela Atmosfera Empreendimentos Imobiliários, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, Ubatuba SUP e a agência de receptivo Discover Ubatuba, foi o primeiro evento organizado neste ano com o apoio do Ubatuba Convention & Visitors Bureau (UCVB). De acordo com o presidente do UCVB, Luiz Felipe Azevedo, o sucesso da etapa mostra que o local pode receber eventos ainda maiores. “Se desta vez mostramos este evento bonito, bem organizado e com a participação de dez equipes, isso significa que temos potencial para muito mais e na próxima poderemos ter o dobro ou o triplo de participantes”, disse Luiz Felipe, que aproveitou para parabenizar todos os envolvidos e o apoio decisivo da Prefeitura de Ubatuba.

(Noticias) Espaço Cultural recebe nome em homenagem a caiçara tradicional de Ubatuba


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou na noite da última quinta-feira, 22, o Espaço Cultural Agrício Néri Barbosa, localizado no prédio da antiga Câmara Municipal. A inauguração oficial e descerramento da placa por parte do prefeito Eduardo Cesar aconteceram juntamente com a abertura da 1ª Mostra Cultural Mulheres de Ubatuba, realizada em homenagem ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete, Délcio Sato, do secretário de Cultura e Turismo, Maurício Petiz (responsável pela exposição), além da primeira-dama, Denise Cesar, secretários municipais e cerca de 100 pessoas que foram prestigiar e conhecer a exposição, que contou com aproximadamente 50 retratos de mulheres de Ubatuba, nos mais diferentes aspectos sociais e profissionais.

“Este espaço superou todas as expectativas e a exposição está fantástica, homenageando estas mulheres que lutam e fazem a diferença na nossa cidade. Além disso, o nome dado ao novo espaço foi muito bem escolhido, já que o Seu Agrício é um ícone da nossa cultura e da nossa sociedade”, falou o prefeito.

A presidente do APAE, Vilma Campana, foi uma das homenageadas e recebeu flores das mãos da primeira-dama, Denise Cesar, por estar aniversariando naquela data.

(Noticias) Prefeitura esclarece sobre funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses e do canil municipal


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba, após inúmeras reclamações, vem a público explicar o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses e do canil municipal. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).

O canil municipal de Ubatuba é administrado pelo CCZ, e tem por objetivo atender aos recolhimentos feitos por este órgão. Dra. Márcia Araujo, responsável técnica pelo canil, esclarece que o funcionamento do canil deve atender às legislações municipal, estadual e federal, às recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e à capacidade física e operacional do canil.

O canil atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h e como qualquer instituição, pública ou privada, possui regras de funcionamento. Os funcionários do canil só podem receber animais com autorização prévia da chefia. É possível obter orientações das médicas veterinárias pessoalmente, no período da manhã no canil e à tarde no Departamento de Vigilância em Saúde, onde se localiza a sede administrativa do CCZ. É recomendado que seja feito contato por telefone previamente, uma vez que com frequência são executadas ações externas.

Animais soltos

A grande quantidade de animais soltos em vias públicas, por terem sido abandonados ou por falta de controle e de supervisão, é reflexo da posse pouco cuidadosa ou da adoção irrefletida de animais de estimação com conseqüente abandono. Esses animais ficam expostos a riscos diversos e colocam em risco a saúde humana e a de outros animais.
“As ações de saúde pública e bem-estar animal devem caminhar juntas, por este motivo os canis municipais seguem a recomendação de recolhimento seletivo onde é priorizado o recolhimento de animais suspeitos ou portadores de zoonoses e animais agressivos, devido à impossibilidade de atender a todas as solicitações de recolhimento recebidas diariamente pelo CCZ”, explica ainda a veterinária Dra. Márcia Araújo..

Serviço:

Canil municipal de Ubatuba: Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17hs

Endereço: R. Pedro Lucindo da Silva, s/n – Bairro: Figueira.

Telefone: 3832-5734

Dep. de Vigilância em Saúde: Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17hs

Endereço: R. Alfredo de Araujo. 34 – Bairro: Centro.

Telefone: 3834-3200

segunda-feira, 26 de março de 2012

( Noticias ) Ubatuba já arrecada arroz para Gincana da Solidariedade 2012


A Gincana da Solidariedade 2012, promovida pela TV Vanguarda, já começou em Ubatuba. A EM Altimira Silva Abirached, no bairro do Itaguá, representa Ubatuba na competição. Nesse ano a disputa será entre as quatro cidades do Litoral Norte e a primeira meta é arrecadar arroz. Todas as escolas municipais de Ubatuba são postos de recebimento para doações de arroz. A disputa da etapa do arroz acontece no mês de agosto, entre Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba convida toda a população a participar, fazendo doações nas escolas. A Gincana da Solidariedade tem como objetivo arrecadar alimentos que são doados às instituições filantrópicas das cidades participantes.
Na última semana, a diretora da escola Altimira, Telma Cristina de Oliveira, assinou o termo de participação da escola no evento.