sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

(Noticias) Cidadãos poderão se inscrever para participar da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social


Quem quiser participar da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, que vai acontecer nos dias 2 e 3 de fevereiro em Ubatuba, poderá se inscrever antecipadamente. A sociedade civil organizada (associações de bairro, entidades, etc) deverá realizar sua inscrição na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, situada a Rua Paraná, 217, centro, Ubatuba/SP, nos dias 23 e 24 de janeiro, em horário de expediente.

Já a população em geral poderá se inscrever no Calçadão da Avenida D. Maria Alves, no próximo dia 31, a partir das 9h, na tenda especialmente montada para esta finalidade. Também serão aceitas as inscrições feitas no próprio evento, no dia 2 de fevereiro, das 18h às 20h.

“Queremos contar com uma ampla participação da população e por isso estamos abrindo as inscrições antecipadamente. O cidadão que acompanha as atividades do poder público tem maior controle sobre como está sendo gasto seu dinheiro pago em impostos”, avaliou Délcio Sato, chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba e presidente da Conferência.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

(Noticias) Secretaria de Saúde realiza audiência pública para prestação de contas no dia 8 de fevereiro

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população a participar da Audiência Publica de Prestação de Contas das Atividades da Secretaria, referente ao quarto trimestre 2011. A audiência acontecerá no dia 8 de fevereiro ás 18h, na sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal de Ubatuba.

(Noticias) Ubatuba participa de passeata contra crueldade aos animais neste domingo, 22


No próximo domingo, 22, diversas cidades do Brasil e do mundo realizarão simultaneamente uma manifestação contra maus tratos aos animais e Ubatuba também fará parte do movimento. A manifestação pacífica “Crueldade Nunca Mais” tem como objetivo cobrar uma lei mais rígida e punitiva para quem comete crimes de maus tratos contra animais. A petição oficial do movimento pretende coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo país, e já está sendo elaborada.

Em Ubatuba, a passeata “Crueldade Nunca Mais” acontecerá às 10h, com saída da Praça 13 de Maio, em frente ao Supermercado Rosado. A participação é aberta a toda população. Mais informações sobre o movimento acesse o site www.crueldadenuncamais.com.br.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

(Noticias) Material reaproveitado vira brinquedo e diverte crianças em Ubatuba


Garrafas, madeira, borracha, ferro e plástico estão fazendo a alegria das crianças que visitam a exposição de brinquedos feitos através do reaproveitamento de materiais que virariam lixo. O responsável pela confecção dos brinquedos é o professor Sidnei Rocha. “Trabalhamos com o conceito da ecologia e procuramos levar isso para as crianças que nos visitam. Todos os dias temos muito movimento e mostramos que é possível fazer brinquedos legais com objetos que iriam para o lixo. Isso também incentiva as crianças a dar mais valor para as coisas”, conta Rochinha, como o professor é mais conhecido na cidade.

Aproveitando os mais variados tipos de objetos que seriam jogados fora e usando muita criatividade, foram confeccionados mesa de fliperama, minigolf, futebol de botão, jogo da velha, tabelas de basquete, gangorras, entre outros.

A exposição é realizada em parceria com o residencial clube Latitude 23, onde os brinquedos estão à disposição dos visitantes, na Avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, das 15h às 21h

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

(Noticias) Cadastro para castrações de animais passam a acontecer durante o Programa Caravana da Saúde


O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba, informa que a partir de agora o cadastro para castração de animais deverá ser feito apenas nos bairros, durante o Programa Caravana da Saúde.

O primeiro bairro a receber a unidade móvel onde os profissionais realizam as castrações será o Perequê-Açú, da próxima semana até o final de fevereiro. De acordo com a veterinária Jéssica Cisotto Rocha, neste período serão realizadas as cirurgias que já haviam sido agendadas desde o ano passado. Posteriormente, a Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos seguirá para o bairro do Corcovado, por onde o Programa Caravana da Saúde passou no final de 2011 e recebeu os cadastros para cirurgias e em seguida para a Estufa II.

Em 2011, o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos atendeu 638 animais, sendo 366 cães e 272 gatos.

A castração

A cirurgia de castração é para animais com idade entre 3 meses e 8 anos e as fêmeas não podem estar no período entre 30 dias antes ou depois do cio. Animais com filhotes só podem fazer a cirurgia dois meses após o parto e fêmeas prenhas, animais com corrimentos, feridas na genitália ou sangramentos só podem ser castrados depois de tratados com médico veterinário particular. “Ao contrário do que as pessoas acreditam, a castração deve ser realizada antes do primeiro cio, fato comprovado em estudos que previne o aparecimento de tumor de mamas em 99,9% dos casos. Já em cadelas e gatas com várias crias o risco do surgimento do tumor aumenta”, explica Jéssica Cisotto Rocha.

(Noticias) Serviços de bem-estar continuam na Praça Alberto Santos, no Itaguá


Até o dia 18 de fevereiro, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Ubatuba continua oferecendo vários serviços de bem-estar na Praça Alberto Santos, no bairro do Itaguá. As ações, que ocorrem sempre às segundas e quartas-feiras, são desenvolvidas pelos profissionais do grupo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, terapeuta corporal, terapeuta ocupacional e psicólogo estão no local nessas datas, sempre das 8 às 12h e das 16 às 20h.

Outros serviços

Também são realizadas ações integradas de combate ao câncer, DST e dengue.
Para a terceira idade são realizadas avaliações físicas, orientação nutricional e orientação durante as atividades nos equipamentos que são disponibilizados na praça.

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba estabelece parceria com São Vicente para encenação da Paz de Iperoig em 2012


O secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba, Maurício Petiz, esteve em São Vicente na última sexta-feira, 13, reunido com o secretário de Turismo local, Renato Caruso. O objetivo do encontro foi ajustar os detalhes para uma parceria entre as prefeituras para as encenações que acontecem em ambos os municípios.

Em São Vicente, a Encenação Fundação da Vila de São Vicente acontecerá no próximo dia 22, data do aniversário da cidade. Esta será a trigésima edição do espetáculo. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, as cidades já estão trocando experiências desde já e 40 participantes da encenação da Paz de Iperoig em 2011 visitarão os bastidores do espetáculo em São Vicente, mantendo contato com atores, diretores, coreógrafos e toda equipe que participa da organização do evento, que é considerado o maior espetáculo de areia de praia do mundo. O transporte foi oferecido pela Secretaria Estadual de Turismo. Mais informações na Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, pelo telefone (12)3833-9007.

A Paz de Iperoig

A encenação da Paz de Iperoig em Ubatuba aconteceu pela primeira vez em outubro de 2011, em homenagem ao primeiro tratado de paz das Américas, celebrado entre índios e colonizadores. O evento fez parte do programa “Passos dos Jesuítas – Anchieta”, do Governo do Estado de São Paulo e contou com cerca de 150 atores locais, que representaram a vida dos índios antes e depois da colonização.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

(Noticias) Ubatuba recebe 80 crianças do projeto Interior na Praia


Crianças das cidades interioranas paulistas de Pratânia e Porto Ferreira chegam à Ubatuba nesta segunda-feira, 16, para participar do programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”, promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado. São 40 crianças de Pratânia e 40 de Porto Ferreira, alunos da rede pública com idades entre 9 e 11 anos, que ficarão em Ubatuba até a próxima sexta-feira, 20. Muitos estudantes terão a oportunidade de ver o mar pela primeira vez.

Para receber as crianças, as Secretarias de Turismo e Educação da Prefeitura de Ubatuba elaboraram uma programação com passeios nas praias (todos os dias), visita à Ilha Anchieta, ao Projeto Tamar e ao centro histórico da cidade. Todos os passeios serão acompanhados por monitores do projeto e da Prefeitura de Ubatuba.