terça-feira, 20 de agosto de 2013

Evento reune comunidades quilombolas de Ubatuba

Evento reune comunidades quilombolas de Ubatuba

 Através da parceria com a Fundação Instituto das Terras- a ITESP, aconteceu em Ubatuba no final de semana passado (16,17 e 18/8) a Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos, que tem como objetivo fortalecer e apoiar as comunidades quilombolas do Estado de São Paulo. O evento contou com representantes dos quilombos de Ubatuba: Camburi, Casanga, Caçandoca e Fazenda Picinguaba, que mostraram sua arte, suas comidas típicas e ainda muitas atrações culturais com o apoio da FundArt.

Na abertura do evento, além de autoridades locais, Ubatuba recebeu o Sr. Marco Pilla, Diretor Executivo do ITESP e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que em discurso colocou a questão das comunidades quilombolas que se encontram dentro dos Parques Estaduais e que as restrições das leis ambientais  prejudicam diretamente esta população. “É fundamental  que  a titularidade das terras quando inseridas em terras públicas sejam passadas a estas comunidades. Acreditamos que só assim devolveremos a plena cidadania  a estas comunidades e com o fortalecimento da agricultura familiar, garantir seu sustento.” ressaltou Pilla.

O Vice Prefeito de Ubatuba, Sergio Caribé entregou quatro kits para a montagem de padarias nos quilombos. Estes kits doados pelo ITESP fizeram parte de um curso de capacitação que atendeu os assentamentos da região de Ubatuba. “Devemos lutar para a manutenção e apropriação das terras destas comunidades. Temos muito que aprender com este povo que é  arquivo vivo da nossa história” finalizou Caribé.

As comunidades instaladas em terras devolutas (terras públicas estaduais) são tituladas pelo Estado e a situação dos remanescentes dos quilombos de Ubatuba é preocupação e foco da Prefeitura, que entende o direito destas comunidades a propriedade e necessidade da regularização de suas terras para a preservação de sua cultura como também garantir a subsistência destas famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

17º Circuito L23 Ubatuba de Águas Abertas – Etapa Maranduba

17º  Circuito L23 Ubatuba de Águas Abertas – Etapa Maranduba

Abertas as inscrições para a 2ª etapa da prova natatória do 17º  Circuito L23 Ubatuba de Águas Abertas – Etapa Maranduba no próximo dia 25 de agosto.

O Circuito acontece em 4 etapas e a primeira foi no dia 28 de abril na Praia do Lázaro com mais de 500 nadadores inscritos .

Esta é uma das competições mais tradicionais da região. A competição foi aos poucos ganhando corpo, e hoje recebe cerca de 550 atletas em cada etapa, que reúne os melhores nadadores do Litoral Norte e Vale do Paraíba disputando as provas, que acontecem nas mais belas praias do Litoral Norte. Além de atletas da região, foi registrado nos últimos anos a presença de nadadores da Capital, Grande São Paulo, regiões de Campinas e Bragança Paulista.

O Circuito L23 Ubatuba de Águas Abertas, é dividido em categorias a partir de 7 anos de idade, chegando a receber atletas com 70 anos, assim a prova oferece a opção de formação de novos atletas e a manutenção da atividade física/competitiva para os veteranos.

Cada etapa possui provas de 250, 500, 1.000 e 3.000 metros. A área de competição é demarcada com boias e tem o apoio do Corpo de Bombeiros e de salva-vidas, que acompanham os nadadores em todo o percurso. A produção do evento ainda possui barcos de apoio e ambulância.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.natatoriaubatuba.com.br e mais informações na Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba pelo telefone 3832-4061.

Fonte:  Assessoria de comunicação