sábado, 10 de dezembro de 2011

(Tecnologia) Artista húngaro faz estátua de bronze em homenagem a Steve Jobs



 O artista húngaro Erno Toth trabalha em uma escultura de bronze de Steve Jobs, o cofundador da Apple morto em outubro. A obra prevista para ser finalizada no dia 20 de dezembro foi desenvolvida em parceria com a desenvolvedora de software Graphisoft, e a escultura deve ficar exposta na sede da empresa, em Budapeste.

A desenvolvedora atribui seu sucesso ao líder da Apple, que em 1984 adotou o software ArchiCAD nos computadores Lisa. ''A Apple nos deu dinheiro e computadores quando a Graphisoft era uma empresa muito nova, com recursos limitados'', diz um comunicado. Não foi divulgado o valor investido na escultura de bronze


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

(Noticias) Caravana da Saúde encerra atividades em 2011 atendendo o bairro da Estufa II


O bairro da Estufa II recebeu no sábado, 3, a última ação da Caravana da Saúde deste ano, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde.Desde o início da manhã, profissionais das mais diversas especialidades prestavam atendimento aos moradores do bairro na Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva. Os médicos e pediatras efetuaram 94 atendimentos. As unidades móveis de saúde bucal e da saúde da mulher também foram bem procuradas pela comunidade; em alguns casos acontecia o atendimento imediato em outros, agendamentos de consultas para tratamento. Muitas pessoas também puderam fazer aferição de pressão e testes de glicemia, além de receber dicas sobre nutrição e qualidade de vida, com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A equipe do Controle de Endemias prestou esclarecimentos sobre o combate ao mosquito da dengue, orientando os moradores sobre como evitar criadouros e outras formas de prevenção. A equipe de zoonose também marcou presença, oferecendo agendamentos para o programa de castração de cães e gatos.

Caravana em ação

O programa “Caravana da Saúde” foi realizado nos últimos três meses de 2011 com ações nos bairros Sesmaria, Corcovado e Estufa II, tendo como objetivo principal levar atendimento às pessoas que têm dificuldades em procurar as unidades do PSF durante a semana. “Sabemos que muita gente não tem acesso à saúde por motivo de trabalho. Mesmo com as visitas domiciliares, muitos moradores acabavam não sendo atendidos por trabalhar fora e a Caravana supre essa necessidade”, conta Sueli Nogueira, coordenadora da ação. “Em 2012 pretendemos iniciar o trabalho em março, logo após a temporada. Já estamos avaliando os bairros que poderão receber o programa, com base no trabalho feito pelos Agentes Comunitários de Saúde. Nossa idéia é levar a Caravana da Saúde ao maior número de pessoas, levando, além dos serviços, que muitas vezes não são prestados no dia a dia, informações visando a prevenção de doenças”, completou a coordenadora.
Fonte: Conheça Ubatuba


(Noticias) Terceira e última etapa do Circuito Ubatuba Pro Surf 2011 acontece neste final de semana


A praia Vermelha do Centro recebe a partir desta sexta-feira, 9, a terceira e última etapa do Circuito Ubatuba Pro Surf 2011. O evento conta com disputas em 14 categorias e 160 atletas estão inscritos para a competição, que segue até domingo, dia 11.

Nesta etapa também será realizado o “Surf no Calçadão”, projeto da AUS (Associação Ubatuba de Surf), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. O projeto tem como objetivo inserir o surfe e tudo o que o esporte agrega como a consciência ecológica e hábitos saudáveis a uma parcela da população que não tem um contato direto com este esporte.

O “Surf no Calçadão” acontecerá no quiosque da Secretaria de Saúde, no calçadão da Avenida Maria Alves, com um telão que transmitirá todas as emoções do Ubatuba Pro Surf ao vivo, e todos os transeuntes que passarem por lá poderão ainda interagir com o campeonato através de mensagens e concorrer a brindes.

O Ubatuba Pro Surf é realizado pela Associação Ubatuba de Surf e apresentado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Fonte: Conheça Ubatuba






(Noticias) Cetesb aponta bandeira verde em todas as praias de Ilhabela

Em todo o Litoral Norte, a Sabesp soma investimentos em andamento na ordem de R$ 80 milhões em obras de esgoto. Os empreendimentos, que serão entregues em 2012, integram o Programa Onda Limpa Litoral Norte.

Dos 83 pontos monitorados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em praias do Litoral Norte, apenas quatro estão com bandeira vermelha. A amostragem aconteceu entre 23 de outubro e 20 de novembro último.
Em Ilhabela, todas as praias monitoradas pela Cetesb receberam a “bandeira verde”, que indica boas condições de balneabilidade.
As praias monitoradas pela Companhia na cidade são: Armação, Sino, Viana, Pinto, Siriúba, Saco da Capela, Itaguaçu, Perequê, Ilha das Cabras, Portinho, Praia Grande, Feiticeira, e Curral.
Além de representar saúde e qualidade de vida para a população, praias e cachoeiras limpas são fatores fundamentais na hora dos turistas escolherem seu destino.
A Sabesp e a Prefeitura de Ilhabela firmaram uma parceria, que vem surtindo efeito na qualidade das praias. De 2009 até o momento foram liberadas para se conectarem a rede coletora de esgoto da Sabesp mais de 1.500 residências.
As obras de saneamento estão em ritmo acelerado no município e devem elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto para mais de 50% até julho de 2012. Em 2008, o índice era de apenas 8%.
Outras cidades
Segundo o relatório divulgado pela Cetesb, no período receberam bandeira vermelha as seguintes praias: Sahy e Prainha (São Sebastião), Itaguá (Ubatuba) e Prainha (Caraguá).
Em todo o Litoral Norte, a Sabesp soma investimentos em andamento na ordem de R$ 80 milhões em obras de esgoto. Os empreendimentos, que serão entregues em 2012, integram o Programa Onda Limpa Litoral Norte.





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Google lança função de reconhecimento facial e marcação de fotos


O Google lançará uma função que permitirá aos membros de sua rede social Google+ encontrar automaticamente e marcar as fotos publicadas pelos amigos e conhecidos de seus usuários.

A função "Find my Face" (Encontre meu rosto, em português) será adicionada ao Google+ nos próximos dias como uma opção a escolher, o que significa que seus membros terão que ativá-la.

Ao deixar que os membros ativem, o gigante da internet mostrou sua preocupação com a privacidade.

"Ao ativar 'Encontre meu rosto', o Google+ pode fazer com que as pessoas que você conhece selecionem seu rosto quando aparece em fotos", disse Matt Steiner, engenheiro da equipe de fotos do Google+, em uma mensagem no blog.

"Certamente, a pessoa tem o controle sobre que marcações aceitar ou rejeitar", explicou. "Esperamos que isto torne o processo de marcar fotos mais fácil", acrescentou.


(Noticias) Decoração natalina com material reciclado já está nas ruas de Ubatuba


Algumas ruas e prédios históricos de Ubatuba já estão decorados para o Natal. Por meio de uma ação da Prefeitura de Ubatuba, através do Fundo de Solidariedade, a decoração de Natal da cidade foi toda produzida com materiais reciclados, utilizando especialmente garrafas pets.

A ação contou com a parceria de diversas escolas municipais, estaduais e particulares do município, além da empresa Sanepav, que colocou à disposição do projeto a funcionária Cássia Leitão, que realiza projetos educacionais utilizando materiais recicláveis. Em outubro a funcionária do Gabinete da Prefeitura, Jaqueline Dutra, uma das idealizadoras do projeto, e a funcionária da Sanepav, realizaram oficinas nas escolas ensinando os professores a produzir guirlandas, bolas, velas, sinos, festão e flores. A partir daí, os professores ensinaram seus alunos, as pets ganharam formas e cores e agora compõem a decoração das principais ruas da cidade, praças centrais e prédios históricos.

“Queremos agradecer a participação de todos que colaboraram conosco na elaboração destes enfeites de Natal diferentes e ecologicamente corretos. Muito obrigada às escolas participantes, à Sanepav, à Guarda Mirim e a todos que trabalharam voluntariamente para colocar em prática esse projeto que vai ao encontro da visão sustentável da nossa administração”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Denise Cesar.

Decorados

Já foram enfeitadas a Avenida Professor Thomaz Galhardo, Rua Capitão Felipe, Avenidas Leovigildo Dias Vieira e Iperoig e Rua Guarani. O prédio do Sobradão do Porto, a Praça Anchieta e a Santa Casa também já receberam a decoração natalina produzida com garrrafas pets. Para produzir as guirlandas, festões, flores, sinos, árvores e bolas natalinas foram utilizadas cerca de 40 mil pets de 2 litros, atingindo uma tonelada de material reciclado. O trabalho contou também com ajuda de voluntários, de escolas municipais e estaduais (Olga Gil, Esteves, Deolindo, Anchieta e Tancredo) e das particulares Criar-te, Anglo, Taba e MV.

Ainda serão decoradas a Avenida Dona Maria Alves, o Calçadão, o prédio do antigo Fórum, Cadeia Velha e antiga Câmara Municipal.

Fonte: Conheça Ubatuba

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ubatuba divulga resultados da “Campanha Fique Sabendo 2011”


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o resultado das ações da campanha “Fique Sabendo 2011”, cujo objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da realização do exame anti HIV. Iniciada em 21 de novembro, a equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba, realizou 235 exames, sendo 95 em homens e 140 em mulheres (21 de gestantes). Um caso foi constatado (homem da faixa etária 14-19 anos) e encaminhado para tratamento. Com base montada no Calçadão da Avenida Maria Alves, além de atendimentos no PSF do Ipiranguinha e no Ambulatório de Infectologia, a campanha levou muita informação à população, com distribuição de folhetos e preservativos masculino e feminino, além de teatro de rua.

Teatro chama atenção para os riscos de contaminação

A apresentação da peça “Cobrindo a megera, de olho na fera” foi uma das ações mais prestigiadas do evento. Dezenas de pessoas dedicaram cerca de meia hora, no Calçadão da Avenida Maria Alves, para assistir à peça que contava a história de uma família, que precisa procurar ajuda. “A peça aborda diretamente o risco do contágio, tanto por HIV como por DST e o que fazer em caso de contaminação, tudo de uma forma bem humorada e com linguagem de fácil compreensão. As pessoas gostaram muito dessa abordagem sem meias palavras”, disse a coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites de Ubatuba, Marina Gregório.

Números de 2011

“De janeiro a novembro deste ano foram realizados, pelo Ambulatório de Infectologia, 1397 testes rápidos de HIV, tendo 20 casos positivos”, conta Marina Gregório. Nesses dados não entraram os exames da campanha “Fique Sabendo”.

Segundo Marina, a prevenção continua sendo o melhor remédio: “80% dos casos positivos são por relação sexual sem preservativo. A população pode encontrar preservativos masculinos e femininos gratuitamente em todas as unidades do PSF de Ubatuba, além da Unidade Avançada, no Calçadão. A faixa etária de maior concentração na procura do exame é de 20-34 anos com 55%, seguido pela população de 35-49 anos com 21%.”

Apesar do final da campanha, os exames continuam sendo realizados diariamente no Ambulatório de Infectologia, que fica na Rua Antonio Silva Balio, 44, no bairro Silop. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5353.





(Tecnologia) Hotel para gamers oferece Kinect como "ítem de série" nos quartos


Se você vai passar as férias longe de sua cidade natal, mas não quer abandonar o bom e velho video game na estante da sala, uma novidade promete ajudar e muito aos jogadores mais fanáticos.

Em parceria com a Microsoft, a rede de franquias de hotéis Accor criou um serviço que vai disponibilizar quartos interativos feitos especialmente para os clientes jogarem e terem uma experiência mais realística através do Kinect. A novidade estará disponível no Hotel Novotel Vaugirard Montparnasse, localizado em Paris (França).

Segundo informações do site Pop Sop, o espaço destinado para games possui uma TV de tela plana, um Xbox 360 e uma cama dobrável, para aumentar o espaço na hora da interação com os jogos do Kinect e outras telas para acessar notícias e informações. Quem estiver acompanhado de crianças, existe uma zona separada feita para elas, contendo games educativos.

Abaixo da TV, há um balcão com uma Microsoft Surface que vai permitir aos usuários participar de diferentes aplicações, através de uma "tabela multimídia". Entre os recursos disponíveis para essa tecnologia, está a possibilidade de acessar a internet.

A decoração também não poderia ser mais "nerd": almofadas geeks personalizadas com partes do teclado ("shift" e "espaço") ficam espalhadas pelo ambiente, e as cores, obviamente, são as que correspondem ao console de movimento: verde, marrom e branco. 

Quem se interessou, poderá fazer a reserva de um quarto pelo preço de US$ 272 dólares (cerca de R$ 490 reais), por noite. O "Espaço Kinect" será aberto oficialmente no dia 14 de fevereiro de 2012.

(Noticias) Ubatuba recebe nesta quinta-feira, 8, o navio de cruzeiro MSC Orchestra

Ao todo, Ubatuba receberá 18 escalas de navios de três diferentes empresas até março de 2012 



Na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, Ubatuba recebe o navio de cruzeiro Orchestra, da empresa MSC Cruzeiros. Nesta temporada de navios, a cidade receberá escalas de três diferentes empresas: MSC Cruzeiros, Ibero Cruzeiros e Costa Cruzeiros, totalizando 18 escalas até o dia 29 de março de 2012.
O MSC Orchestra chega em Ubatuba por volta das 8 horas da manhã trazendo cerca de três mil turistas e mil tripulantes. Dos tripulantes, segundo Luiz Felipe Azevedo, presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, 25% são brasileiros e o restante de mais de 40 nacionalidades. “Ubatuba, juntamente com a MSC Cruzeiros, preparou, pela primeira vez desde que começou a receber os navios na cidade, uma área coberta de 300 m², onde os expositores - agências, lojas, locadoras de veículos e outros comércios -, podem receber os passageiros e a tripulação com todo conforto”, explicou Azevedo.
O presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau considera a temporada 2011/2012 muito especial: "É a primeira vez que iremos receber mais de uma empresa na mesma temporada. Estamos muito ansiosos, é verdade, mas devidamente preparados para atender às exigentes empresas que irão nos visitar”.
Para o prefeito de Ubatuba, trata-se de uma conquista ímpar: "A vinda de novas empresas para Ubatuba denota o reconhecimento de nosso profissionalismo para com os armadores. Isto nos abre uma perspectiva muito promissora para as próximas temporadas, com o aumento sustentável de escalas em nosso município”, reforça.


MSC Orchestra
Lançado em 14 de maio de 2007, o MSC Orchestra é uma das embarcações mais novas da frota MSC Cruzeiros. O segundo da "Categoria Musica", o MSC Orchestra oferece pista de cooper, vários tipos de bares, diversos restaurantes e pizzarias, brinquedoteca, clube para os adolescentes, cassino, teatro, além de uma ampla programação de shows, de entretenimento e de música.


Confira a programação com as datas das escalas em Ubatuba:

Dezembro:
08 - MSC Orchestra 
13 - Grand Mistral 
19 - MSC Orchestra 
20 - MSC Musica e Mistral (duas escalas no mesmo dia)
21 - Costa Victoria (pela primeira vez em Ubatuba) 
31 - MSC Orchestra


Janeiro:
29 – MSC Opera 

Fevereiro: 
14 – MSC Armonia
16 – MSC Armonia 


Março: 
01 - MSC Musica 
09 - MSC Orchestra 
11 - Grand Holiday (Ibero Cruzeiros)
16 - Armonia 
18 - MSC Orchestra 
29 - MSC Armonia (encerramento da temporada)

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU




Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Os candidatos às vagas de empregos devem comparecer à empresa com encaminhamento e currículo. Para mais informações, ligue: 3832-6038. 


Confira as vagas para homens:
25 vagas para operador de caixa, atendente, chapeiro, balconista e auxiliar de cozinha – de 18 a 25 anos, com ou sem experiência (Itaguá)
4 vagas para operadora de caixa, chapeiro, balconista e serviços gerais – ter disponibilidade de horário e experiência (Centro)
10 vagas para operador de caixa, balconista de frios, chapeiro e garçom – ter disponibilidade de horário e experiência nas funções (Itaguá)
1 vaga para motoboy - habilitação A, moto própria e experiência na entregas de gás e água (Mato Dentro)
4 vagas para cozinheira, garçom e auxiliar de cozinha – ter disponibilidade de horário e experiência na área relacionada - (Itaguá)
4 vagas para vendedor - experiência com vendas ou atendimento no mínimo 1 ano de 18 a 35 anos (Itaguá e Centro)
2 vagas para pedreiro e 3 para ajudante de pintura - referência anteriores (Itamambuca)
3 vagas para motorista - categoria habilitação D ou E - experiência de no mínimo 1 ano (Centro)
3 vagas para serviço braçal – ter entre 18 e 25 anos (Centro)


Confira as vagas para mulheres:
25 vagas para operador de caixa, atendente, chapeiro, balconista e auxiliar de cozinha – estar entre 18 e 25 anos com ou sem experiência (Itaguá)
4 vagas para mecânico de bicicleta e ajudante – com experiência estar entre 18 e 25 anos (Mato Dentro)
10 vagas para operador de caixa, balconista de frios, chapeiro e garçom – ter disponibilidade de horário e experiência nas funções (Itaguá)
2 vagas para caseiro - casal sem filhos com mais de 35 anos e carta de referência anteriores (Tenório)
2 vagas para camareira, 1 para faxineira e 1 para lavanderia – com experiência e referência anteriores (Praia das Toninhas)
2 vagas para operadora de telemarketing – com experiência em vendas e ter mais de 23 anos (Centro)
2 vagas para recepcionista – com experiência em hotelaria estar entre 18 e 25 anos
4 vagas para auxiliar de cozinha e garçonete – com experiência na função e disponibilidade de horário (Itaguá e Centro)
1 vaga para hostels (recepcionista) garçonete e faxineira – com disponibilidade de horário (Itaguá)
3 vagas para operadora de caixa e garçonete – com experiência e disponibilidade de horário (Toninhas)






(Noticias) Abertas matrículas em Ubatuba para EJA e Projeto Travessia


Aulas terão início no começo de fevereiro 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba comunica que já estão abertas as matrículas para EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também para o Projeto Travessia (alfabetização e continuidade da escolaridade). Para se inscrever, o interessado deverá procurar uma unidade escolar que atenda os projetos, durante o horário letivo, apresentando os seguintes documentos: xerox de comprovante de residência e do RG e no caso de ser menor, estar acompanhado dos pais ou responsáveis. 
Na EJA as aulas acontecem de segunda a sexta-feira para alunos a partir de 15 anos e nas escolas Madre Glória e Tancredo Neves há aulas também de 5ª a 8ª série. Já no Projeto Travessia, também a partir de 15 anos, as aulas são ministradas três vezes por semana. Para os dois projetos, que atendem jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada, as aulas terão início no começo de fevereiro.


Escolas atendidas pelo EJA
João Alexandre (Sesmaria), Madre Maria da Glória (Ipiranguinha), Olga Ribas A. Gil (Centro), Maria da Cruz Barreto (Perequê-Mirim), Agostinho A. da Silva (Lagoinha), Iberê A. Pimentel (Picinguaba), Silvino Teixeira Leite (Marafunda), Fazenda da Caixa (Quilombo da Fazenda Picinguaba) e Tancredo de A. Neves (centro). 


Escolas atendidas pelo Projeto Travessia
Maria J. Giglio Silva (Estufa II) Professor José de S. Simeão (Taquaral), Governador Mário Covas (Ipiranguinha), Renata Castilho (Saco da Ribeira), Virginia Lefévre (Maranduba).

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU




terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ubatuba - PESM – Núcleo Caraguatatuba recebe doações para realização do Natal pela Paz


Ainda é possível fazer uma doação para contribuir com a alegria de uma criança neste natal. O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar está organizando uma comemoração de natal voltada para a comunidade e para as crianças que moram em seu entorno, no bairro Rio do Ouro, em Caraguá.  Com o tema “Natal Pela Paz”, o evento acontecerá no dia 18 de dezembro. Para que a festa seja alegre e farta para todos, o Núcleo Caraguatatuba está aceitando doações de brinquedos usados em bom estado e mantimentos para a confecção de lanches e bolos. Também serão aceitos voluntários na organização de brincadeiras, teatro, dança de rua, entre outras expressões artísticas. O “Natal Pela Paz” tem o objetivo levar aos jovens moradores do entorno que são os mais atingidos pela violência e exclusão social uma oportunidade de escolha pela paz. O evento faz parte do Programa de Interação Socioambiental do PESM, que visa aproximação entre a comunidade do entorno e o parque, além de criar instrumentos de comunicação e participação. As doações estão sendo recebidas na sede do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, que fica na Rua do Horto florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Também é possível fazer a doação em Ubatuba, no Escritório Regional da Fundação Florestal, que fica na Rua Esteves da Silva, 510, Centro. Para mais informações sobre como você pode ajudar, ligue para o telefone: (12) 3882-5999. Toda ajuda será bem vinda.

Dica do Gordinho - Olhar Litoral






(Tecnologia) Empresa lança dock de áudio com 10 mil watts de potência

Aparelhos como o iPhone e o iPod se consolidaram no mercado não apenas por suas próprias qualidades, mas também pelo conjunto de acessórios diponíveis para eles, como os docks. A empresa Behringer extrapolou um pouco o conceito, e criou o que possivelmente é o maior dock do mundo, o iNuke Boom.


Como o sugestivo nome indica, o dock para os aparelhos da Apple é um sistema de som extremamente potente com 10 mil watts de potência e com dimensões nada discretas:  2,4 metros de largura, 1,2 metros de altura e mais de 300 quilos. 
Como é de se esperar, o preço também é um número mostruoso: o dock será vendido por 30 mil dólares, e tem como objetivo chamar a atenção para o lançamento de uma linha de 50 produtos da linha Eurosound uma subdivisão da empresa, e dificilmente o iNuke Boom vai ser um "sucesso de vendas". O aparelho será exibido na CES 2012, então quem sabe tenhamos a chance de conhecer o aparelho. Na dúvida, já encomendamos alguns tapa-ouvidos.


(Tecnologia) Facebook contrata fundadores da Gowalla

Rede social anunciou que os principais executivos e funcionários do serviço de localização farão parte do time do Facebook a partir de janeiro.

O Facebook confirmou a contratação dos principais executivos e funcionários da Gowalla. Em comunicado divulgado há ontem (5/12), a rede social diz que os fundadores da empresa de geolocalização, Josh Williams e Scott Raymond, "além de outros membros do time", serão funcionários das equipes de design e engenharia do Facebook a partir de janeiro.


No entanto, a rede social diz que não adquiriu a empresa, nem sua tecnologia ou o banco de dados.


Em um post, Willians anunciou o fim da empresa. "O Gowalla, como serviço, termina no final de janeiro. Planejamos oferecer um modo fácil de exportar seus dados de Passport, Stamp e Pin, assim como suas fotos," diz o comunicado.


A Gowalla tem cerca de 30 funcionários e 600 mil usuários. A  startup recebeu 8,4 milhões de dólares em investimentos de fundos em 2009.


(Noticias) Desmatamento na Amazônia cai 11% e atinge menor taxa em 24 anos


Brasília - Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento, em 1988. 

O número é calculado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. A taxa de 2011 é 11% menor que a devastação registrada pelo Inpe em 2010, de 7 mil km². Apesar da queda, a área desmatada na Amazônia Legal em um ano ainda é maior que o Distrito Federal ou quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. De acordo com o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, quase todos os estados da Amazônia registraram queda no desmatamento entre 2010 e 2011. Apenas em Mato Grosso e Rondônia os satélites verificaram aumento das derrubadas. Mato Grosso desmatou 1.126 km² no período, aumento de 20% em relação a 2010. Em Rondônia, o Inpe registrou 869 km² de novos desmates em um ano, área o dobro da desmatada no período anterior. No Pará, houve queda de 15% em relação a 2010, mas o estado ainda lidera o ranking anual de desmatamento, com 2.870 km² de florestas a menos entre agosto de 2010 e julho de 2011. O governo atribui à queda do desmatamento anual às ações de fiscalização e combate, reforçadas a partir de abril, quando o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), também do Inpe, mostrou aumento significativo do desmatamento, principalmente em Mato Grosso e Rondônia. “Os alertas do Deter desencadearam operações significativas que reduziram muito a incidência do desmatamento em Mato Grosso. Por causa dessa ação, verificamos que o desmatamento que em abril tinha indícios de que iria crescer, manteve-se por mais um ano em queda”, avaliou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, somente em Mato Grosso, as operações resultaram no embargo de 38,5 mil hectares de áreas desmatadas irregularmente. Em toda a Amazônia Legal, o número chega a 79 mil hectares embargados, além de 8 mil autos de infração aplicados, 350 caminhões apreendidos e 42 mil metros cúbicos de madeira em tora apreendidos.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pensador - Mahatma Gandhi

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.



Ubatuba - Diga não ao racismo


(Tecnologia) iPhone começa a ser produzido no Brasil em 16/12, diz Mercadante

Curiosamente, essa é a mesma data do lançamento nacional do iPhone 4S no país; ministro ainda afirmou que produção local do iPad não tem mais previsão de início.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, deu uma boa notícia para os fãs da Apple nesta segunda-feira, 5/12, ao anunciar que o iPhone deve começar a ser produzido no Brasil no próximo dia 16, de acordo com informações da agência Reuters. A medida deve baixar os valores do smartphone, que atualmente tem preços acima dos 1.500 reais no país. Curiosamente, essa é a mesma data em que acontecerá o lançamento nacional do mais recente smartphone da empresa no país, o iPhone 4S.

Mas nem tudo são flores, uma vez que o político também aproveitou a ocasião para jogar um balde de água fria em quem esperava por uma versão mais barata do iPad em breve. Apesar de ter anunciado o início da produção local do produto para este mês, a taiuanesa Foxconn, que cuida da produção de aparelhos da Apple, ainda não tem previsão de começar a produzir o tablet por aqui, informou o ministro -  assim, o tablet da Apple continua a receber tributação de cerca de 30%.

Vale lembrar que o início da produção do iPad no país já foi adiada algumas boas vezes, tendo mudado de novembro para julho, depois setembro, até chegar a dezembro, que foi descartada na tarde de hoje. Anteriormente, Mercadante chegou a afirmar que o atraso no início da produção se devia a falta de mão-de-obra qualificada para o trabalho. Em abril, a fabricante de Taiwan anunciou investimentos de 12 bilhões de dólares no Brasil.

Procurada pela Macworld Brasil, a assessoria da Apple Brasil diz que a empresa não comenta o assunto.



SEO - Optimização de Websites.



(Ubatuba) Operação conjunta entre prefeitura e polícias identifica moradores de rua

A Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Social e de Segurança Pública, contando ainda com o apoio da Polícia Militar e Civil, vem desenvolvendo trabalhos conjuntos com o objetivo de localizar, e dar atendimento aos moradores de rua que encontram-se em trânsito em Ubatuba. Durante as últimas operações foi identificado um número significativo de pessoas que pelos mais diversos motivos saíram de casa e hoje querem retornar, mas não possuem condições financeiras. A secretaria de Cidadania e Desenvolvimento tem proporcionado transporte para esse fim. Outros também procuram por ajuda, sendo em sua maioria dependentes químicos que, após receberem os primeiros atendimentos na secretaria de Cidadania, são encaminhados para entidades de tratamento sempre que solicitado. Para a secretaria de Cidadania, os trabalhos são contínuos e difíceis, e para o seu sucesso é necessária a participação de toda a população, indicando a secretaria de Cidadania sempre que for abordada por um morador de rua pedindo dinheiro e alimentos e, denunciando também sempre que perceber o transporte coletivo originário de outras cidades desembarcando mendigos em Ubatuba.

Ubatuba - Audiência pública esclarece serviços de urgência e emergência em Ubatuba




A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promoveu na última quarta-feira, 30, uma audiência pública na Câmara Municipal onde apresentou e debateu com a população a questão dos serviços de urgência e emergência do município. Foram feitas explanações sobre os pronto-atendimentos, pronto-socorro e o serviço de urgência móvel, o SAMU.

Na abertura dos pronunciamentos, o administrador da Santa Casa, Daniel Bicalho, apresentou um breve histórico da instituição e apresentou dados importantes sobre os custos de funcionamento do Pronto Socorro e os valores que são repassados pelos governos federal, estadual e municipal: “Usando o mês de outubro de 2011 como base, realizamos 17.706 atendimentos, destes, 10.133 eram procedimentos de emergência. O Ministério da Saúde nos repassa R$ 8,75 reais por procedimento, sendo que para cobrir os gastos, o repasse deveria ser R$ 26,39 por atendimento, ou seja, trabalhamos em outubro com mais de R$ 300 mil sendo custeados pelo município, enquanto o governo estadual não entrou com verba alguma”, explicou Bicalho.

Daniel Bicalho salientou também que a Santa Casa luta para receber um apoio maior do Governo do Estado. “Estamos nos mobilizando junto ao governo estadual para obtenção de recursos. A prefeitura arca com sua parte, que é a manutenção do Pronto Socorro, mas a parte ‘hospital’, é uma questão estadual e não vamos descansar enquanto não obtivermos o que é direito nosso”, completou.

Maior participação federal e estadual

Em sua explanação, o secretário de saúde, salientou a necessidade de uma participação maior dos Governos Federal e Estadual na questão do custeio do atendimento de urgência e emergência no município. “Estamos em uma linha de crescimento no número de atendimentos, mas precisamos buscar qualidade e para isso é necessária a participação de todos os envolvidos. Em nossos pronto atendimentos da Maranduba e do Ipiranguinha, custeamos mais de R$1,6 milhão/ano, sem a participação federal e estadual”.

SAMU

Em relação ao serviço de urgência móvel, o SAMU, o secretário de saúde afirmou que o serviço prestado pelo SAMU é de grande valia para a cidade. “As unidades foram acionadas 7164 vezes e salvamos muitas vidas, porém, por uma questão cultural, nem todas são de urgência e emergência, o que aumenta o custo do serviço”, esclareceu o secretário. Segundo o secretário, o governo federal não financia o serviço integralmente e quando faz o repasse ainda o faz com atraso: “O Ministério nos repassou 455 mil reais em agosto, porém esse valor refere-se ao repasse de 7 parcelas de R$ 65 mil, que foram pagas de uma só vez, referente ao serviços de janeiro a julho. Ou seja, nós bancamos integralmente o serviço durante o primeiro semestre e só fomos reembolsados em agosto. Fica muito difícil trabalhar dessa forma”, afirmou o secretário.

O secretário aproveitou para esclarecer a questão: “Não vamos devolver a Unidade de Suporte Avançado, mas sim, ampliar nossa rede de atendimento. Já protocolamos junto ao Ministério da Saúde o pedido de mais uma Unidade de Suporte Básico e duas motoambulâncias, que vão dar maior agilidade e rapidez ao serviço de urgência e emergência, reduzindo consideravelmente o tempo resposta aos chamados, principalmente na temporada de verão. Além disso, estamos acertando um acordo de cooperação com a Polícia Rodoviária Federal para utilização de seu veículo de resgate e remoção. Nosso principal objetivo é ampliar o atendimento e melhorar ainda mais a qualidade”, disse o secretário. Ao final foi aberto espaço para alguns questionamentos do público, que lotou as dependências da Câmara.

Emdurb realiza tapa-buracos em ruas do Centro e Itaguá


A Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) de Ubatuba realizou nos últimos dias uma operação tapa-buracos em várias ruas da cidade. Cerca de oito braçais da Emdurb executaram os serviços utilizando massa asfáltica na rua Guaicurus e Avenida Brasil, no bairro do Itaguá. No centro a mesma operação tapa-buracos também foi realizada nas ruas Hans Staden, São Paulo e Esteves da Silva. Nos próximos dias outras ruas da região central e dos bairros Silop e Itaguá também receberão a massa asfáltica. A operação contou ainda com a utilização de um rolo compactador.

Fonte: Conheça Ubatuba

domingo, 4 de dezembro de 2011

(Noticias) Jogadores e artistas prestam homenagem a 'Dr. Sócrates'


A morte de Sócrates, durante a madrugada deste domingo, fez os tuiteiros lamentarem a notícia. Esportistas e artistas também foram às redes prestar prestar uma última homenagem e contar histórias com o ídolo - sempre citado com o tratamento de "doutor".
No futebol, jogadores e aposentados do gramado reverenciaram Sócrates. Ronaldo Fenômeno foi direto comentar a notícia em seu Twitter. "O dia começou triste. Descanse em paz Dr. Sócrates", escreveu o também ex-jogador do Corinthians. "Que notícia triste sobre a morte de Sócrates. Descanse em paz Dr. Sócrates", disse Lucas Leiva, volante do Liverpool.
O ex-jogador Neto disse que cresceu admirando Sócrates. "Estou muito triste. Morreu Sócrates. Um ídolo que cresci admirando. Uma pessoa inteligente que brilhou no esporte. Fique com Deus, Doutor!!!". Rivaldo, atual jogador do São Paulo, disse que a manhã foi triste. "Que triste acordar e saber que o Dr. Sócrates morreu, mas Deus sabe de todas as coisas, muita forca neste momento para sua família", escreveu.
Ex-goleiro do Corinthians, Ronaldo Giovanelli mostrou surpresa. "Meu Deus! Descanse em paz... Dr. da bola... Sócrates! ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES", afirmou. Elano, do Santos, mandou mensagem para a família do ex-jogador: "Descanse em Paz, Sócrates. E que DEUS conforte o coração de toda família".
O humorista Rafael Cortez, do CQC, lembrou de Raí, irmão mais novo de Sócrates, e mandou um abraço à família do ex-jogador: "Lamento a morte do Sócrates. Um abraço para a família e um especial pro Raí, irmão dele, um cara legal com quem convivi no curso de Filosofia da PUC". Rodrigo Vesgo, do Pânico na TV!, torce para que o Corinthians ganhe o Campeonato Brasileiro para homenageá-lo: "Tomara que o Corinthians ganhe hoje como homenagem a Dr. Sócrates! #luto".
Artistas da TV e da música também manifestaram pesar. Adriane Galisteu lembrou a partida decisiva da tarde deste domingo entre Corinthians e Palmeiras. "Meu carinho e respeito com o Eterno Doutor... Sócrates... Nação corintiana hoje 12 em campo...", escreveu.
A cantora Maria Rita lembrou que não abriu a boca quando o conheceu. "Só tive isso com ele e com Chico Buarque", disse. Ela diz que está "genuinamente triste" e que, hoje, é uma corintiana. O cantor Thiaguinho chamou-o de ídolo: "Acordei triste com essa notícia! É ruim perder ídolos... Descanse em paz, Sócrates! Jogava muito...".
Outros esportistas também lamentaram no microblog. "Doutor Sócrates, descanse em paz!!!", disse Bruninho, logo depois de conquistar com a Seleção brasileira masculina de vôlei uma vaga para as Olímpiadas de Londres. Falcão, jogador da Seleção de futsal, disse que o esporte está de luto. "Acordando com essa noticia triste, perdemos mais um ídolo do esporte, e de todas as torcidas, vai com Deus Dr. Sócrates #EsporteDeLuto", escreveu.
O ex-tenista Gustavo Kuerten lembrou que Sócrates gostava de tênis. "Muita Paz e Luz ao Sócrates e toda sua família. Adorava tênis, presente em várias Copas Davis. Deixa saudades, que Deus lhe proteja amigo!!!", disse.
Alguns fãs do futebol de Sócrates de outros países também lamentaram a notícia, como o jornalista esportivo Grant Wahl: "RIP Sócrates: jogador fantástico, capitão do legendário time do Brasil na Copa do Mundo de 82, doutor, pensador".