sexta-feira, 15 de junho de 2012

( Noticias ) Ubatuba realizou com sucesso mais uma edição do Festival da Cultura Japonesa


Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho e o encanto do V Festival da Cultura Japonesa, realizado de 7 a 10 de junho na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba. Em 11 barracas, o público presente pôde degustar as delícias da gastronomia japonesa, como o sushi, tempurá, yakissoba, guioza, além de prestigiar atrações culturais e conferir tendas com produtos japoneses. O Festival da Cultura Japonesa destacou as apresentações de “Taiko”, tambores japoneses, que não puderam ser usados na sua total desempenho devido à água da chuva que altera a afinação do tambor.

Além de “Taiko”, o festival ainda contou com apresentações de danças folclóricas e populares, artes marciais, kung fu e show com os cantores Nobuhiro Hirata e Edgar Ishida Odori, Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil e Grupo Mandyusan.

Sucesso, apesar da chuva

“Graças a Deus, a população compareceu em todos os dias e posso destacar o sábado e domingo como excelentes dias, em que a festa esteve no seu clima máximo. As 11 barracas dos colaboradores estavam cheias e todos os shows ocorreram apesar da chuva. A festa envolveu mais de 100 pessoas colaboradorando e gente que se ofereciam para trabalhar por achar o ambiente muito bom”, afirmou o presidente da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), Nelson Assai.

O técnico mecânico Daniel Felipe de Souza Santos, morador no bairro do Corcovado, disse que a festa foi maravilhosa em todos os aspectos. “Chovia muito em todos os dias em que estive presente, mas o sorriso e a garra estampada na cara de cada pessoa ali trabalhando era contagiante”.

O Festival da Cultura da Japonesa teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).

Fonte: Conheça Ubatuba

( Noticias ) Ubatuba é escolhida para sediar simulado nacional de Defesa Civil


A Prefeitura de Ubatuba realizou na última segunda-feira, 11, a Conferência Municipal de Defesa Civil, que contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira. Durante a Conferência, o secretário anunciou a escolha de Ubatuba para a realização do simulado nacional de Defesa Civil, em setembro. O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais.

Com o tema “Atuando em defesa da vida humana”, o evento reuniu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Condec de Caraguatatuba e Grupamento dos Bombeiros Marítimos para discutir o sistema municipal de Defesa Civil e ações de prevenção e procedimentos a serem tomados em caso de situações emergenciais.

Ubatuba é exemplo

O Coronel PM Benedito Roberto Meira abriu os trabalhos com uma palestra na qual apresentou a estrutura do Estado no que diz respeito à Defesa Civil, citando diversos exemplos de atuação em casos de desastres, como inundações e deslizamentos e ações no sentido de redução de riscos, recuperação de áreas afetadas, alertas antecipados e avaliação de ameaças.

“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba em realizar esta Conferência, que é de suma importância para um município com tantas áreas de risco. Essa preocupação do prefeito e a elaboração do Plano Municipal de Defesa Civil são fundamentais”, observou o secretário chefe da Casa Militar, dizendo que Ubatuba serve de exemplo para outras cidades.

Em seguida, a funcionária da Comtur, Cláudia Paschoal, apresentou um breve resumo da modernização do sistema de Defesa Civil em Ubatuba e seus componentes, explicando como foram realizadas as oito reuniões que antecederam a Pré-Conferência e o papel de cada entidade na elaboração do Plano Municipal.

O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim foi o próximo a realizar uma apresentação, abordando o diagnóstico situacional do município. O secretário falou sobre os recursos e ferramentas que Ubatuba dispõe para utilização em casos emergenciais.

Interface com o meio ambiente e bem estar social

Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rafael Ricardi Irineu, ressaltou a interface da Defesa Civil com o meio ambiente, explicando que por vezes a legislação ambiental acaba dificultando as ações da Defesa Civil. O secretário deixou clara a intenção da administração agir sempre dentro da lei, mas pediu aos presentes que sempre seja usado o bom senso quando o assunto é o salvamento de vidas.

Para finalizar o evento, o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, apresentou as ações do poder público para promover o bem estar social, lembrando que uma das primeiras atitudes do prefeito Eduardo Cesar ao assumir a administração foi o congelamento de áreas irregulares e de risco, freando o crescimento desordenado. Claudinei Salgado mostrou aos presentes o exemplo do bairro Vale do Sol, onde foi implantado o projeto de regularização urbanística e fundiária, beneficiando 212 famílias, entre as quais algumas que viviam em área de risco e serão removidas para um outro local, protegendo a vida das pessoas, que podiam vir a ser vítimas de algum desastre natural.

Por fim, foram aprovadas as propostas de cada eixo temático discutido na Pré-Conferência, para que assim possam ser encaminhadas ao Governo do Estado.


Fonte: Conheça Ubatuba

( Noticias ) Projeto Blablablá Posithivo participa de Camarote Solidário na Parada do Orgulho LGBT


O Projeto Blablablá Posithivo esteve presente na 10ª Edição do Camarote Solidário, idealizado por Roseli Tardelli, jornalista e diretora executiva da Agência de notícias da Aids no Brasil /Moçambique, em parceria com o Condomínio Conjunto Nacional.

Para cada convidado foram pedidos 6kg de alimentos, que serão doados para diferentes organizações não governamentais que atendem pessoas com HIV e Aids. Durante o evento realizado na Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo foram distribuídas 600 revistas sobre a história do Camarote. Uma apresentação musical da dupla DUOFEL com participação da cantora Klébi Nori animou o evento no Condomínio Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, um prédio da década de 50 e tombado em 2005.

A 10ª edição do Camarote Solidário já recebe centenas de ativistas, artistas, gestores públicos, jornalistas, entre outros convidados. Maria Clara Gianna, coordenadora de DST/Aids do Estado de São Paulo, envolvida com na organização do IX Congresso Nacional de Prevenção de DST/Aids, que acontece em agosto em São Paulo, também esteve presente, assim como a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio.

Da mesma forma, Gil Casimiro, técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, veio de Brasília especialmente para participar das atividades da Parada e marcar presença no Camarote. O Secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Marcelo Araújo, esteve pela primeira vez do Camarote Solidário, embora participe desde a primeira Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais de São Paulo).

Ao passar em frente ao Camarote Solidário, no Condomínio Conjunto Nacional, o trio que fechou a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) fez uma referência aos 10 anos do Camarote.

Em cima do trio, a coordenadora do Centro de Referência da Diversidade da Prefeitura de São Paulo, Irina Bacci, parabenizou a ação, tendo como resposta aplausos dos participantes da manifestação. Ela disse que o Camarote é uma referência no combate ao preconceito e ao estigma das pessoas vivendo com HIV e Aids.

O 14º e último trio da Parada trouxe uma campanha pela paz e pela valorização das famílias homoafetivas.

Cerca de 700 pessoas compareceram ao evento e Silmara Retti, junto com Sergio Rossi, coordenadores do projeto Blablablá Posithivo, aproveitaram a oportunidade para firmar parcerias e trocar impressões com outros amigos antigos, companheiros de luta e ativistas renomados como Beto Volpe, deputado federal Paulo Teixeira e a diretora teatral Abigail Wimmer. Ao lado de Eduardo Barbosa, coordenador Adjunto do Programa Nacional de DSTAids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, conversaram sobre os novos rumos do projeto Blablablá Posithivo, que pretende unir forças para adquirir uma sede própria. Eduardo Barbosa disse estar interessado em fazer uma visita a Ubatuba para conhecer de perto as atividades do projeto que acompanha e apoia desde o início. Durante o evento, Silmara e Sérgio usaram camisetas customizadas de camisinhas produzidas pelo projeto Blablablá Posithivo.

Ações preventivas do Projeto Blablablá Posithivo

Após a participação do projeto Blablablá Posithivo na 10ª Edição do Camarote Solidário, Silmara Retti e Sergio Rossi distribuíram preservativos e materiais educativos na praça da República, Centro de São Paulo, onde puderam observar de perto o comportamento de alguns grupos e casais que ainda comemoravam a Parada do Orgulho Gay. O projeto Blablablá Posithivo agradece a colaboração de Giorgina Bonfiglioli e Fernando Henrique, que ajudaram a organizar as estratégias de prevenção. Segundo Silmara Retti, foi uma experiência única e intensa, na qual tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar com as diversidades e inclusive com o preconceito.

Fonte: Conheça Ubatuba

terça-feira, 12 de junho de 2012

( Noticias ) PESM – Núcleo Picinguaba estimula interação entre alunos e comunidades tradicionais durante Festival da Mata Atlântica


O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba recebeu, durante o III Festival da Mata Atlântica, a visita de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, totalizando 96 crianças. Trilha fluvial, trilha sensitiva e contação de histórias foram algumas das  atividades vividas pelos estudantes no PESM – Núcleo Picinguaba. Mas o que mais chamou a atenção foi o intercâmbio cultural promovido pelo PESM, por meio de visitas e conversas com representantes das comunidades quilombola, indígena e caiçara. Terminado o festival, as atividades continuam disponíveis, mediante agendamento prévio, por meio de telefone ou e-mail.
Segundo a monitora ambiental do PESM – Núcleo Picinguaba, Jane Fernandes, o objetivo desta interação entre as comunidades tradicionais durante o Festival Mata Atlântica foi demonstrar a multiplicidade sociocultural brasileira e a sua relação com a natureza. “A nação brasileira é composta por cerca de 522 etnias. Cada um deles possui formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios tradicionais, além de recursos naturais, como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica. Mostrar essas diferenças para as novas gerações é uma forma de estimular a aceitação, o respeito e a convivência pacífica entre as pessoas.”
A roda de conversa contou com a participação dos patriarcas quilombola e caiçara, Sr. Zé Pedro, do Quilombo da Fazenda e do  Sr. Pú, da Vila de Pescadores,  respectivamente e do cacique Ailton, da Aldeia Boa Vista, que estiveram no PESM -Núcleo Picinguaba especialmente para conversar com os jovens. O enfoque da conversa foi a valorização das diferentes culturas e modos de vida de cada um. Para marcar este encontro cultural, foi realizado um jogo de futebol entre os alunos da GAIA versus meninos indígenas da Aldeia Boa Vista. As crianças também se uniram na execução de um ritual marcado pela “Dança dos Guerreiros.”
As escolas municipais Mario Covas e Madre Glória tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema de Manguezal, participando de uma trilha fluvial pelo Rio Fazenda. Os alunos também passaram pela experiência da Trilha Sensitiva, em que os monitores ambientais conduzem os visitantes de olhos vendados, por um percurso em que outros sentidos, como o tato, a audição e o olfato são estimulados. Para finalizar o passeio, os estudantes fizeram a Trilha da Rendeira com contação de histórias sobre o ecossistema e a história local.
Ficou interessado?
O PESM – Núcleo Picinguaba possui diversas opções de passeios, para quem gosta de se aventurar na Mata Atlântica ou para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a cultura local.. São nove trilhas em diferentes níveis de dificuldades, mais os roteiros histórico-culturais, que podem incluir apresentações de música e dança, além de rodas de conversa e gatronomia. Também está disponível roteiro de observação de aves e o incrível passeio de barco pelo Manguezal do Rio Fazenda. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (12) 3832-9011 ou pelo emailagendamento.picinguaba@gmail.com.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

( Noticias ) André Valadão se apresenta em Ubatuba no dia 16, durante o Festival da Paz


Acontece em Ubatuba nos dias 15 e 16 de junho, mais uma edição do Festival da Paz, que trará este ano para a cidade um dos mais conhecidos cantores cristãos do Brasil, André Valadão, que vai se apresentar ao vivo, com banda, no dia 16. O evento terá início no dia 15, com o show do cantor Paulo César Baruk, outro nome bastante conhecido da música gospel.
O Festival da Paz, realizado através da parceria entre a prefeitura e o Conselho de Pastores de Ubatuba, estima reunir milhares de pessoas nas duas noites de shows, que vão acontecer na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Nesta quarta-feira, 6, uma reunião realizada na Prefeitura de Ubatuba acertou os últimos detalhes do evento, com a presença do presidente do Conselho de Pastores, Kerliab Soares e de representantes das Secretarias de Segurança, Turismo, Obras, Assuntos Comunitários, Gabinete e do Conselho Municipal de Turismo.

“Independente da crença de cada um este é um evento para todas as pessoas. Estamos convidando a população de Ubatuba a participar desta festa, com dois grandes nomes da música cristã brasileira, que têm reunido multidões por onde passam”, comenta o presidente do Conselho dos Pastores, Kerliab Soares.
Baruk começou na música ainda adolescente, integrando corais, bandas e orquestras como instrumentista. Aos dezoito anos já gravava em estúdio fazendo backing vocal em vários CDs evangélicos e seculares. Com bastante carisma, uma bela voz e muita sensibilidade, Baruk caminhou naturalmente para uma carreira solo.
Seus trabalhos, seja em seus próprios CDs, seja em participações nos discos de outros artistas, como músico, cantor, produtor ou arranjador, destacam sua competência, que resulta em extrema devoção ao Senhor.
Versatilidade, poesia, interpretações mergulhadas em sentimento, baladas inspiradoras e som contagiante. Estes são alguns dos ingredientes contidos nos trabalhos musicais realizados no decorrer da carreira deste expoente da música gospel brasileira.
Soul, funk, rock e R&B, são os ritmos usados por Baruk para louvar o Senhor. Baruk sabe usar, com total liberdade e domínio, cada um deles, aplicando muito bem todas as técnicas referentes a esses tipos de música.
André Valadão é um dos cantores cristãos mais conhecidos do Brasil. Há 11 anos é pastor e há sete segue carreira solo na música. Ao todo já vendeu mais de 1,5 milhão de CDs, mais de 200 mil DVDs e foi duas vezes indicado ao Grammy Latino. Recentemente recebeu o Troféu Promessas na categoria de “melhor cantor”, eleito por internautas de todo o Brasil.
O estilo jovial de André Valadão tem sido diferencial para alcançar pessoas por onde tem passado com muita alegria e irreverência. Estima-se que o cantor tenha passado por mais de 700 cidades e também em outros países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Portugal, Espanha, entre outros. André Valadão é recorde de público em diversas feiras, eventos e exposições por todo o país. Em sete anos de carreira André Valadão gravou dez CDs solo, sendo Disco de Ouro e Platina em todos eles, inclusive seu novo CD Aliança que é disco de ouro mesmo antes do álbum.



( Noticias ) Praia do Cruzeiro receberá etapa Circuito de Águas Abertas no próximo domingo, 17


No próximo domingo, 17, a praia do Cruzeiro, no centro de Ubatuba, sediará a 2ª etapa do 16º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, a partir das 10h. A prova, que será dividida em 58 categorias, terá percursos entre 250 e 3.000 metros. Cerca de 450 atletas deverão participar desta etapa, segundo organização do evento. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.natatoriaubatuba.comunidades.net, até às 16h do dia 13 de junho.

O 16º Circuito Ubatuba de Águas Abertas é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e conta com o apoio Governo do Estado de São Paulo, Sabesp, Aspem, Otto Motos, Probike, Cimenthuba, Casa Fernandes Magazine, Tachão de Ubatuba, Djalma Auto Peças, Assai Distribuidora de Água e Gás, Quiosque Cantão, Academia Winner e Arcooper
As próximas etapas do 16º Circuito de Águas Abertas serão disputadas nas praias da Maranduba e Enseada.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818 ou pelo e-mail eventos.smel.ubatuba@hotmail.com.

Fonte: http://jornalagitoubatuba.com.br/site