sábado, 4 de agosto de 2012

( Noticias ) Ubatuba inicia Campanha de Vacinação Antirrábica na próxima semana


Tem início na próxima segunda-feira, 6 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica voltada para cães e gatos de estimação em Ubatuba. Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem tomar a vacina antirrábica. Fêmeas lactantes (amamentando) também devem tomar a vacina. Animais doentes, debilitados e em gestação não devem tomar a vacina.
A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, acontecerá em toda a extensão do município, até o fim de setembro, em postos fixos e volantes.
Durante o mês de agosto, postos volantes oferecerão a vacina, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, de norte a sul do município. Os postos volantes percorrerão todas as ruas do bairro, por isso há a necessidade de uma pessoa responsável aguardar a equipe de vacinação na residência durante todo o período.
Já em setembro, os postos fixos funcionarão em locais diferentes a cada semana, sempre aos sábados, das 8h30 às 16h30. Quem perder a vacinação em seu bairro deverá levar seu animal de estimação ao posto fixo mais próximo de sua residência (somente no sábado agendado) ou no Departamento de Vigilância em Saúde – Rua Alfredo Araújo, nº 34 – Centro (de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou nos sábados agendados).
Após o término da Campanha, o proprietário que tiver perdido a vacinação gratuita deverá vacinar seu animal de estimação em uma clínica veterinária particular, arcando com os custos.
A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos por adulto aos postos de vacinação com coleira, guia e nos casos de cães agressivos ou de raças consideradas agressivas com focinheira (estes cuidados previnem acidentes).
A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Claudia Ferraz, explica que a doença está sob controle em nossa região, mas a vacinação é muito importante. Hoje em dia, mais de 100 anos após Louis Pasteur ter desenvolvido a vacina contra a raiva, uma pessoa morre de raiva a cada 10 minutos no mundo (estima-se 55.000 mortes anualmente) e 10 milhões de pessoas recebem tratamento após exposição a animais suspeitos da doença.
Com relação à segurança da vacina, Cláudia Ferraz explica que o Ministério da Saúde importou as doses de vacina do Laboratório Merial (França), para atender as necessidades do país e Ubatuba também será contemplada. Esta vacina importada é de excelente qualidade, confere ótima proteção e tem pouca reação nos animais. “Devemos lembrar que todo produto biológico pode causar reações de hipersensibilidade local, como dor, vermelhidão, febre local, inchaço local ou generalizada, como febre, edema em face e apatia, que devem ser tratadas imediatamente com o médico veterinário.
Durante a campanha os veterinários da Prefeitura Municipal de Ubatuba estarão à disposição para auxiliar os proprietários de animais que tenham reações transitórias à aplicação da vacina, estes deverão entrar em contato pelos telefones (12) 3832-6810.
Confira abaixo a relação das datas e locais dos postos volantes e dos postos fixos:
Fase I – Postos Volantes:06/08 – Camburi, Picinguaba e Vila Cabeçuda
07/08- Praia da Fazenda, Fazenda da Caixa, Almada, Aldeia Boa Vista,  Praia do Ubatumirim e Praia da Justa
08/08- Praia do Estaleiro, Vila da Índia e Sertão do Ubatumirim
09/08 – Sertão do Cambucá, Vila Rolim, Puruba (Praia e Morro), Promirim (Praia e Morro)
10/08- Félix (Praia e Morro), Praia do Léo, Praia Vermelha, Barra Seca, Morro do Tiagão e Ranário
13/08 – Usina Velha e Casanga
14/08- Recanto Itamambuca, Condomínio Itamambuca (SAI) e Ressaca.
15/08- Pedreira Alta, Pedreira Baixa e Sertão do Sérgio.
16/08- Vila Sumaré, Sumidouro e Sesmaria
17/08 – Morro das Moças, Condomínios (Park Hills, Ubatuba Coutry, Vilas Azul, Rosa e Verde), Cachoeira dos Macacos, Horto, Figueira e Pipoca
20/08- Praia Grande, Tenório, Cais e Ponta Grossa
21/08 – Jardim Carolina, Jardim Samambaia e Marafunda
22/08- Rio da Prata, Rio escuro (sentido Sertão das Cotias) e Monte Valério (sentido Sertão das Cotias)
23/08- Sitieto, Colônia de Férias, Pé da Serra e Mato Dentro
24/08- Vila Mariana, Vila Sossego, Recanto Lagoinha, Lagoinha e Jardim Marissol
27/08- Caçandoca, Caçandoquinha, Praia do Pulso, Saco da Raposa, Araribá e Tabatinga
28/08- Toninhas e Enseada
29/08- Saco da Ribeira, Sunuga e Lázaro
30/08- Praia Dura, Praia Vermelha do Sul, Fortaleza, Sertão da Praia Dura, Folha Seca, Sertão do Ingá e Pedra Preta
31/08- Corcovado e Ipiranguinha – EMAUS E Vale do Sol
Fase II – Postos Fixos:
01/09/12 -Perequê Açú – EMEI
Perequê Açú – Posto da Guarda Municipal (Av. Padre Manoel da Nóbrega)
Perequê Açú – Terminal Turístico
Taquaral – E.M. José Simeão
Taquaral – P.A.S.
Centro – Departamento de Vigilãncia em Saúde (R. Alfredo Araújo, nº 34)
Centro – Centro de Saúde
Centro – Praça 13 de Maio (em frente a COMTUR)
Centro – Polícia Ambietal
22/09/12 – Itaguá – Campo de Futebol
Itaguá – Praça da Baleia
Estufa I – P.A.S.
Estufa II – P.A.S.
Estufa II – S.A.B.E.
Perequê Mirim – P.A.S.
Perequê Mirim – EMEI
Bela Vista – EMEI
Centro – Departamento de Vigilãncia em Saúde (R. Alfredo Araújo, nº 34)
29/09/12 – Ipiranguinha – Posto da Polícia Militar
Ipiranguinha – EMEI
Ipiranguinha Parque dos Ministérios (posto volante)
Maranduba – Unidade Mista
Maranduba – Posto da Polícia Militar
Sertão da Quina – P.A.S.
Rio Escuro – P.A.S.
Vila Santana – Mercado do Clóvis
Centro – Departamento de Vigilãncia em Saúde (R. Alfredo Araújo, nº 34)

Nas praias Flamengo, Flamenguinho, Sete Fontes, Bonete e Saco das Bananas a vacinação será agendada com a comunidade.

Fonte: http://jornalagitoubatuba.com.br/site

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

( Noticias ) Ubatuba consolida-se como referência em observação de avesUbatuba consolida-se como referência em observação de aves

Ubatuba recebeu na semana passada mais uma visita técnica de gestores que desejam implantar a atividade de observação de aves em seus municípios. Desta vez a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu os representantes dos municípios que compõem o Consórcio do Rio Guandu, no Estado do Espírito Santo. Ao todo foram 13 pessoas representando 10 municípios.

O evento foi organizado pela empresa “Trip on Jeep”, de São Paulo. Para Magda Carvalho, responsável pela empresa, a visita foi muito importante. “Se estamos pretendendo fazer um trabalho sério, o estudo e a visita em Ubatuba é imprescindível, pois Ubatuba é referência nacional na observação de aves, seja pela diversidade, pelo turismo de base comunitária ou ainda, pela educação ambiental” disse Magda Carvalho.

A secretária de Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, recebeu o grupo no Itamambuca Eco Resort e colocou à disposição todo o trabalho realizado pelo município nesta área, deixando por conta do observador de aves Carlos Rizzo o acompanhamento do grupo durante a visita.

Roteiro

O roteiro elaborado procurou apresentar os mais diferentes usos e aplicações da observação de aves em Ubatuba. No primeiro dia, o grupo conheceu o Centro Cambucá de Observação de Aves, a trilha do Puruba, a trilha do condomínio Itamambuca e na parte da tarde a trilha do Itamambuca Eco Resort. No segundo dia, conheceram o projeto Dacnis, o Sertão da Folha Seca e o projeto do Sertão da Quina, incluindo um almoço com a comunidade.

Ubatuba serve de exemplo

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, à noite, na avaliação da visita, todos estavam eufóricos com os resultados. Ana Paula Alves Bissoli, secretária executiva do Consorcio, foi enfática: “pelas palavras da Magda já imaginava a importância de conhecer Ubatuba, mas conhecer pessoalmente e vivenciar com as pessoas que nos foram apresentadas é inesquecível. Jamais imaginaria a observação de aves como ferramenta de inclusão ambiental como nós vimos no Sertão da Quina”.

Claudia Pimenta, responsável pela implantação da observação de aves nos municípios do Consórcio comentou: “conheci o trabalho de Ubatuba numa palestra do Carlos Rizzo no Avistar de 2010, quando ele apresentou o trabalho daqui. É impressionante como o trabalho evoluiu nesses dois anos!”.

Valdivino Peterle Pagotto, secretário de Meio Ambiente do município de Afonso Cláudio ficou impressionado com os números de Ubatuba. “A observação de aves em Ubatuba é uma realidade que devemos copiar, é um trabalho sério em pleno funcionamento. Em todas as trilhas que visitamos encontramos turistas de observação da Bélgica, Canadá, Estados Unidos e do Brasil. Nunca poderia imaginar isso tudo!”, disse o secretário.

Já Valcir Moreira Págio, secretário de Agricultura do município de Afonso Cláudio, deixou claro que o trabalho não se encerra com a visita em Ubatuba. “Queremos que vocês de Ubatuba venham até as nossas cidades para fortalecermos a parceria e enriquecermos nossas atividades. Gostei muito de conhecer Ubatuba, tanto que devo voltar este ano ainda”, completou Págio. Carlos Rizzo lembrou que no início do ano Ubatuba recebeu a visita dos gestores do INEA do Rio de Janeiro. “Agora com este grupo do Espírito Santo, vemos consolidado o sucesso do trabalho de Ubatuba com a observação de Aves”, finalizou Rizzo.




( Noticias ) Ubatuba conquista o segundo lugar nos Jogos Regionais

Depois de quatro anos disputando os Jogos Regionais na segunda divisão, Ubatuba conseguiu voltar à elite desta competição. Com muita raça, empenho e dedicação, a delegação de Ubatuba conquistou o vice-campeonato nos Jogos Regionais disputados em Caraguatatuba, o que deu direito ao retorno à divisão de elite.

A natação masculina e feminina conquistou o vice-campeonato, o futebol feminino ficou com o 4º lugar e o masculino, fazendo uma bela campanha, trouxe a medalha de ouro ao vencer o time da cidade de Itaquaquecetuba por 2 a 1.

O vôlei masculino, que vem exportando craques para outros times e até para a Seleção Brasileira, foi o vice-campeão. Já o basquete masculino foi campeão em grande estilo, vencendo a equipe de Cruzeiro, que foi campeã da Copa Vanguarda da modalidade.

A equipe de dama também conseguiu brilhar, conquistando o 1º lugar e as ginásticas rítmica e artística também foram campeãs. A equipe do xadrez feminino conquistou o tricampeonato e o futevôlei levou ficou em segundo.

Os atletas agradecem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, aos familiares e amigos que prestigiaram as competições. Nos Jogos Abertos, que acontecem em Bauru, a delegação de Ubatuba vai participar, buscando obter novamente bons resultados. O evento é o maior da América Latina.

Outros resultados

- Capoeira masculino - 3º lugar,

- Bocha - 3º lugar,

- Ciclismo 7º lugar,

- Ciclismo feminino - 4º lugar,

- Karatê masculino - 6º lugar,

- Karatê feminino - 5º lugar,

- Tênis de Mesa masculino - 4º lugar,

- Xadrez masculino - 5º lugar

- Biribol - 6º lugar.

terça-feira, 31 de julho de 2012

( Noticias ) Pinguim é encontrado na praia de Camburi

No último dia 27 de julho, por volta das 16:00h, Policiais Rodoviários Federais resgataram um pinguim, nas proximidades do km 01 da BR 101, em Ubatuba/SP. Policiais da Unidade Operacional PRF da  Praia do Félix, km 32, BR 101, em Ubatuba/SP, foram acionados para  resgatar o pinguim que foi encontrado por moradores da Praia de Camburí. Chegando no local, o pinguim foi acomodado em uma caixa de papelão, forrada com jornais, providenciada previamente pelos Policiais. Foi feito contato com o Aquário de Ubatuba, que prontamente se colocou à disposição para receber o novo visitante.

Fonte: http://jornalagitoubatuba.com.br/site/

( Noticias ) Edição noturna do "Pedala Ubatuba" reúne cerca de duzentas pessoas nas ruas da cidade


A última edição do evento “Pedala Ubatuba” foi mais uma vez um sucesso, reunindo centenas pessoas em um grande passeio ciclístico noturno pelas ruas do Itaguá e Centro da cidade. A concentração aconteceu na Praça Alberto Santos (Praça da Baleia), no Itaguá, de onde os participantes partiram pedalando em grupo, chamando a atenção para a importância da prática de exercícios físicos, da sustentabilidade e da educação no trânsito.

O “Pedala Ubatuba” é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e conta com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

( Noticias ) ETEC de Ubatuba abre inscrições para processos seletivos


Entre os dias 30 de julho e 1 de agosto, estarão abertas as inscrições para processos seletivos da ETEC de Ubatuba – Centro Paula Souza. Os cursos técnicos disponíveis são com os seguintes componentes curriculares: Operações Imobiliárias III (Transações Imobiliárias), Aplicativos para Projetos (Informática), Análise de Programação (Informática), Gestão de Sistemas Operacionais II, III (Informática) e Redes de Comunicação de Dados / I e II (Informática).

As inscrições poderão ser feitas nos dias 30 e 31 de julho e no dia 1 de agosto, das 13h às 21h, na classe descentralizada de Ubatuba, na Avenida Castro Alves, nº 392 , no Itaguá. Mais informações pelo telefone (12) 3832-3441 e pelo site http://www.etecubatuba.com .

( Noticias ) Ubatuba vem conquistando bons resultados nos Jogos Regionais de Caraguá

A delegação de Ubatuba vem conquistando bons resultados nas competições dos Jogos Regionais, que acontecem em Caraguatatuba. Além do vice-campeonato no futevôlei e no tricampeonato no xadrez, o futebol masculino venceu Piquete por 2 a 0 na primeira fase e São Sebastião por 3 a 0, além de empatar com Arujá em 1 a 1 e vencer Ferraz de Vasconcelos nos pênaltis por 4 a 3. Nas quartas de final, Ubatuba enfrentou Francisco Morato e venceu por 1 a 0, se classificando para as finais.
Na natação nas categorias masculino e feminino, Ubatuba conquistou o vice-campeonato e no basquetebol as vitórias sobre Cruzeiro, Franco da Rocha e Cunha, favorece disputar as quartas de finais contra Paraibuna na noite desta quinta-feira. Nesta sexta, a equipe de damas livre disputa a medalha de ouro contra São Sebastião.
Ubatuba também conquistou o primeiro lugar por equipes na categoria sub-14 da Ginástica Artística, além dos destaques no individual geral, com excelentes resultados: Beatriz Meireles (primeiro lugar), Bianca Motta (segundo lugar). Nos aparelhos, os melhores resultados de Ubatuba foram: salto – Bianca Motta (primeiro lugar), Beatriz Meireles (segundo lugar) e Natalia Worth (terceiro lugar); paralelas assimétricas: Beatriz Meireles (terceiro lugar); trave de equilíbrio – Bianca Motta (primeiro lugar) e Beatriz Meireles (segundo lugar); solo – Beatriz Meireles (primeiro lugar) e Enidayra Rodrigues (segundo lugar). Lembrando que recentemente a ginástica artística de Ubatuba conquistou o segundo lugar no Torneio Nacional, em Curitiba.