sábado, 8 de setembro de 2012

( Noticias ) Reunião acerta últimos detalhes para realização do Simulado Nacional de Defesa Civil em Ubatuba


Representantes todas as Secretarias da Prefeitura de Ubatuba, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Sabesp estiveram reunidos na última terça-feira, 4, para acertar os últimos detalhes para a realização do Exercício Simulado de Defesa Civil, que acontecerá em Ubatuba no dia 22 de setembro, no bairro Perequê-Mirim.
O simulado é um exercício em que a população e as entidades de segurança se preparam para agir em casos emergenciais. Este será o primeiro exercício deste tipo realizado neste ano em todo o país e deve envolver cerca de 200 pessoas do bairro escolhido.
A escolha de Ubatuba para sediar o exercício foi anunciada pelo chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Benedito Roberto Meira durante a Conferência Municipal de Defesa Civil, em junho deste ano.
No caso de Ubatuba, após levantamento dos principais riscos que assolam o município, foi decidido que o exercício vai simular uma situação de escorregamento de encosta, a fim de treinar a população para situações que exijam remoção dos moradores, permanência em abrigo, atendimentos de emergência, etc.
O diretor do núcleo de gerenciamento de emergências da Defesa Civil Estadual, Marcelo Kamada, esteve mais uma vez coordenando a reunião, apresentando o cronograma do exercício e a função que cada entidade vai exercer no dia do simulado.
Kamada explicou aos presentes que já foi realizada uma abordagem com as pessoas da comunidade que vão participar do exercício e que serão removidas de suas casas para um abrigo, tudo simulando uma situação de emergência. “Todos que auxiliarem no exercício terão toda a assistência necessária e serão muito bem atendidos”, acrescentou Kamada.
O Exercício Simulado de Defesa Civil será realizado através de uma parceria entre a Defesa Civil do Brasil, Polícia Militar, Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Sabesp, Rener (Rede Nacional de Emergência de Rádio Amadores) e Prefeitura de Ubatuba.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

( Noticias ) Setor turístico aposta no Feriado da Independência em Ubatuba

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para o feriado da Independência, na sexta-feira, 7, a ocupação hoteleira chega aos 73%. Devido à pouca precipitação pluviométrica nos últimos 50 dias, os turistas devem aproveitar o clima para viajar para as cidades litorâneas.

A Sectur afirma ainda que a procura por hospedagem deve nos próximos dias, principalmente por casas de veraneio. De acordo com a previsão do CPTEC, o tempo em Ubatuba não terá nenhuma probabilidade de chuva e a máxima deverá atingir 32°C.

O Sindicato dos Hotéis, Restaurante, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores) informou que 60% de turistas já confirmaram as reservas, porém como é o primeiro feriado prolongado do segundo semestre deste ano, ainda tem muita gente que pode deixar para fazer a reserva em cima da hora. A expectativa, de acordo com José Carlos Sousa, secretário executivo do Sinhores, é que ultrapasse os 80%, haja vista que em 2011 a taxa de ocupação passou dos 78%.

A Federação Brasileira de Bancos informa que as agências estarão fechadas para atendimento presencial ao público no dia 7 de setembro, retomando o expediente no dia 10 de setembro. Quem tem conta de água e luz ou qualquer outro imposto a pagar com vencimento no feriado deve fazê-lo com antecedência. Por parte da Prefeitura Municipal, apenas os serviços essenciais funcionam.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

( Noticias ) Roda de Rock agita feriado de 7 de Setembro na Praça de Eventos de Ubatuba


O projeto Tim Roda de Rock, que contempla 15 cidades com shows gratuitos, chega a Ubatuba neste feriado do dia 7 de setembro. O evento acontece a partir das 20hs, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ubatuba junto ao Governo do Estado de São Paulo.

O início da Roda de Rock foi como uma brincadeira. Dois músicos - um cantor e um guitarrista - começaram a fazer um som, aos domingos, no bar de uma amiga. O encontro trazia rock’n’rol da melhor qualidade, feito de improviso, sem roteiro nem repertório a ser seguido. Aproveitando que “domingo é uma espécie de sexta-feira” para os artistas que trabalham na noite, outros músicos foram chegando - alguns amigos de longa data - para tocar aquele rock descontraído e se divertir. Logo chegaram mais um guitarrista, um percussionista, um baixista, um saxofonista e uma mesa teve que ser providenciada para acomodar tantos instrumentos, copos e pratos, inaugurando assim a Roda do Rock. A plateia de apreciadores também cresceu, o encontro virou assunto sério e o grupo ganhou o nome de Houdinis.

O que sei viu, desde então, foi rock verdadeiro e informal, sendo executado por músicos de talento e experiência, já amparados pelo equipamento necessário à roda e um repertório de mais de 200 músicas. Mas o clima de roda e o rock sem “firula” permaneceram como grandes atrativos. Os Houdinis estão há mais de dois anos, enchendo um baú de histórias e sempre colhendo gente para fazer parte desta trilha sonora. Os Houdinis e sua Roda de Rock já apresentaram shows e participaram de gigs em diversos espaços e agora estão no Projeto Tim Roda de Rock (15 cidades do interior de São Paulo, em agosto e setembro de 2012).

( Noticias ) Ubatuba recebe no dia 7 de setembro o maior sucesso do teatro brasileiro no Centro do Professorado


Ubatuba vai receber no dia 7 de setembro o espetáculo recordista absoluto de público no Brasil: a comédia “Trair e coçar é só começar”, de Marcos Caruso. O espetáculo vai acontecer no novo Centro do Professorado de Ubatuba / Teatro Municipal, iniciando assim a utilização do espaço para a apresentação de grandes peças teatrais.

Com 26 anos ininterruptos em cartaz, o espetáculo acumulou até agora um total de cerca de seis milhões de espectadores em quase nove mil apresentações desde sua estreia em 26 de março de 1986, no Rio de Janeiro.

Tendo como personagem principal a empregada Olímpia, a peça está em cartaz em São Paulo, desde agosto de 1989, de onde sai somente para fazer turnês pelo país. Apenas três estados do Brasil (Acre, Amapá e Rondônia) ainda não assistiram à montagem. Em 26 anos, 86 atores passaram pela peça, entre eles Suely Franco, Denise Fraga, Adriano Reis, Rômulo Arantes, José Augusto Branco, Ana Rosa, Alexandre Reinecke, Imara Reis, Roberto Arduin, Roberto Pirillo, Bruna Gasgon, Clarisse Abujamra, Mário Cardoso e Annamaria Dias.

No elenco atual, a famosa personagem, criada por Marcos Caruso, é interpretada por Anastácia Custódio. Completam o elenco de nove atores: Carlos Mariano, Jonathas Joba, Samantha Caracante, Carla Pagani, Mario Pretini, Carlos Martin, Siomara Schröder e Ivan de Almeida. A direção geral tem assinatura de Attílio Riccó e o atual diretor é José Scavazini.

Sinopse

A inspiração assumida de Marcos Caruso ao escrever “Trair e coçar é só começar” foi o gênero Vaudeville – a comédia ligeira baseada na intriga e no equívoco. Toda a trama se fundamenta em supostas infidelidades. Ao ver a patroa Inês assediada pelo síndico do prédio onde mora, a atrapalhada empregada Olímpia supõe que ela esteja traindo o marido Eduardo, apesar de eles estarem preparando a festa de 16 anos de casados. Depois, ela ouve uma piada de Eduardo sobre “as namoradas” dele e conclui que o patrão também trai. Na cabeça de Olímpia, Lígia, a melhor amiga de Inês, também está sob suspeita, assim como o marido dela, Cristiano. As conclusões apressadas da empregada começam a gerar uma série de quiproquós a ponto de, em dado momento, todos os personagens se envolverem numa confusão aparentemente sem saída. Convicta do princípio de que informação vale ouro, a esperta Olímpia começa a subornar seus patrões e os amigos deles. E a sucessão interminável de mal-entendidos se completa com a chegada de um vendedor de joias e de um padre.

Serviço

Os ingressos estão a venda a partir desta quarta-feira, 29, nos seguintes pontos: Rensz Calçados, DMA Beauty Saloon e bilheteria do teatro. O valor do ingresso é R$50 a inteira e R$25 a meia-entrada, válida para estudantes, professores, aposentados, maiores de 60 anos e funcionários públicos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

( Noticias ) Escola de Ubatuba realiza plantio de 100 mudas de árvores


A Escola Criar-te, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, realizou no último sábado, 25, o plantio de 100 mudas de árvores no bairro da Ressaca. O trabalho fez parte do Projeto “Sustentabilidade: Unidos Podemos Deixar Mundo Melhor!”, um grupo de ações que a escola já desenvolve com seus alunos, que ainda incluiu: reciclagem do lixo, arrecadação de óleo de cozinha, horta suspensa, limpeza de praias da cidade e plantio de mudas para reflorestamento. A escola agradece a participação da secretária do Meio Ambiente, Cristiane Gil, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental, que de acordo com a direção da escola, proporcionaram ao projeto experiências concretas, com a interação de alunos, familiares e comunidade, que com certeza não serão esquecidas na formação dessas crianças.

3 de setembro - Dia do Biólogo