sexta-feira, 28 de setembro de 2012

( Noticias ) Estufa II recebe o Programa Caravana da Saúde neste sábado, 29

A Prefeitura de Ubatuba realiza neste sábado, 29, no bairro da Estufa II, mais uma edição do Programa Caravana da Saúde. Serão oferecidos aos moradores do bairro serviços como orientação nutricional, atendimento e palestra sobre a saúde bucal, vídeo e técnica de escovação, coleta de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre combate à dengue e coleta de exame preventivo. Além disso, serão atendidas as pessoas que já realizaram na Unidade de Saúde do bairro pré-agendamentos para fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, clínico geral e pediatra.

No período da tarde haverá a participação do Projeto Blablablá Posithivo, onde também serão ofertados testes rápidos de HIV e hepatites. A Caravana da Saúde será realizada na escola municipal Maria Josefina Gigglio da Silva, das 10 às 17h.

( Noticias ) Ubatuba terá Convenção das Tribos Esportivas neste sábado, 29

Neste sábado, 29, acontece em Ubatuba a I Convenção das Tribos Esportivas, comemorando o "Dia Municipal do Skate e dos Esportes Radicais". O evento tem como objetivo difundir as atividades esportivas e suas culturas no município. O Dia do Skate foi instituído em Ubatuba pela Lei 3448 de 20 de dezembro de 2011, do vereador Adilson Lopes.

Entre as atrações do evento estão a apresentação Cia Circense Aries Marioto, congratulação aos homenageados, apresentação de break com Insanos Crew, pocket show com o grupo "DTPK e convidados", freestyle, DJs Will leme e DownUP, entre outros. Também haverá a eleição da melhor foto e melhor vídeo de skate e a comemoração do primeiro ano do Jornal do Atleta. O evento é uma realização de Elton Herrerias Junior (Yesk8 produções), Angela Mendonça (AM Produções), Marcio Cebola (Jornal do Atleta), Phelipes Teruya (Spot Cyber Café) e Carlos Peralta (Representante Comercial).

Para mais informações acesse o blog do evento: www.convencaoesportiva.blogspot.com.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

( Noticias ) Simulado Nacional da Defesa Civil foi realizado com grande sucesso

O Simulado Nacional de Defesa Civil - Abandono Emergencial de Área de Risco, que aconteceu no bairro Perequê-Mirim no último sábado, 22, foi considerado um grande sucesso, tanto pelos representantes do Governo do Estado, como por representantes do município e população participante.

O exercício contou com a presença do diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Major PM Walter Nyakas Júnior, representando o coordenador estadual de Defesa Civil, Cel PM Benedito Roberto Meira.

Cerca de 300 pessoas se envolveram em uma simulação de ocorrência de chuvas fortes e deslizamentos de terra, que implicariam na necessidade de remoção preventiva de todos os moradores até que o local volte a ser seguro. Os participantes foram deslocados para um “abrigo”, que foi a Escola Municipal Maria da Cruz Barreto, onde foram realizadas palestras sobre o tema. O objetivo foi treinar população e órgãos de segurança para agir em casos de emergência. Este foi o primeiro exercício deste tipo realizado neste ano em todo o país. De acordo com o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, Marcelo Kamada, “o exercício foi um sucesso e se deu graças ao amplo envolvimento da comunidade, em conjunto com os diversos órgãos que participaram. A participação e o envolvimento de todos foi fundamental para atingirmos o objetivo”.

O Exercício Simulado de Defesa Civil foi realizado através de uma parceria entre a Defesa Civil do Brasil, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar, Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Sabesp, Rener (Rede Nacional de Emergência de Rádio Amadores), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e todas as Secretarias Municipais da Prefeitura de Ubatuba.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

( Noticias ) Produtores orgânicos de Ubatuba recebem certificação do Ministério da Agricultura


Cinco produtores orgânicos de Ubatuba do bairro do Ubatumirim receberam na tarde da última quinta-feira, 20, a declaração de produtores orgânicos de venda direta através de organização de controle social pelas mãos do engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também do coordenador da comissão de produtores orgânicos do Estado de São Paulo (CPORG), Marcelo Laurino. Agora, os produtores de Ubatuba, Dalva Aparecida da Silva, Maria Helena dos Santos, Manoel dos Santos (Manecão), Romão Mateus e André Garrafa Cardoso, podem comercializar seus produtos diretamente ao consumidor.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) informa que produtores interessados em participar do grupo organizado na produção de orgânicos do bairro do Ubatumirim devem entrar em contato com André Garrafa Cardoso. Já produtores rurais de outros bairros que desejam formar grupos, devem procurar a Smapa.

Além da presença da secretária da Smapa, Valéria Gelli, representado o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participaram do evento de entrega a Dra. Ana Maria Paschoal da Cruz, do MAPA, Antonio Marchiori, chefe da CATI de Ubatuba e Fábio Jose dos Reis de Oliveira, engenheiro florestal do Instituto de Permacultura (IPEMA).

Espaço Saudável

O “Espaço Saudável” é uma exposição que tem o objetivo de incentivar a alimentação saudável e fomentar a agricultura orgânica. É realizado às segundas e quartas-feiras, das 9 às 13h, na Praça Nóbrega, no centro de Ubatuba.

O espaço está aberto aos produtores rurais orgânicos do município e traz ao público exemplos de alimentos cultivados de forma natural, prestação de assistência técnica e esclarecimento de dúvidas com técnicos da Smapa. Os interessados devem se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Para participar do Espaço Saudável

Os produtores rurais interessados em participar devem ser comprovadamente agricultores familiares, residentes em Ubatuba há cinco anos ou mais. É preciso seguir as recomendações para produção sem agrotóxicos e receber assistência técnica da Smapa ou outros órgãos oficiais na produção.

Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento com Maria Izabel Pires Serrano. O cadastro deve ser feito da sede da Smapa, que está situada na Praça 13 de Maio, no centro. O produtor deve levar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Saúde e comprovante de residência.

( Noticias ) Campanha de Vacinação Antirrábica acontece em postos fixos nos dias 22 e 29

Neste mês de setembro, os postos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica funcionarão em locais diferentes a cada semana, sempre aos sábados, das 8h30 às 16h30. Quem perder a vacinação em seu bairro deverá levar seu animal de estimação ao posto fixo mais próximo de sua residência (somente no sábado agendado) ou no Departamento de Vigilância em Saúde, rua Alfredo Araújo, nº 34 - Centro (de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou nos sábados agendados).

Após o término da Campanha, o proprietário que tiver perdido a vacinação gratuita deverá vacinar seu animal de estimação em uma clínica veterinária particular, arcando com os custos. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos por adulto aos postos de vacinação com coleira, guia e nos casos de cães agressivos ou de raças consideradas agressivas com focinheira (estes cuidados previnem acidentes).

Durante a campanha os veterinários da Prefeitura Municipal de Ubatuba estarão à disposição para auxiliar os proprietários de animais que tenham reações transitórias à aplicação da vacina, estes deverão entrar em contato pelos telefones (12) 3832-6810.

Postos fixos da vacinação no dia 22/09, das 8 às 16h30:

Itaguá - Campo de Futebol

Itaguá - Praça da Baleia

Estufa I - P.A.S.

Estufa II - P.A.S.

Estufa II - S.A.B.E.

Perequê Mirim - P.A.S.

Perequê Mirim - EMEI

Bela Vista - EMEI

Centro - Departamento de Vigilância em Saúde (R. Alfredo Araújo, nº 34)

Postos fixos da vacinação no dia 29/09, das 8 às 16h30:

Ipiranguinha - Posto da Polícia Militar

Ipiranguinha - EMEI

Ipiranguinha Parque dos Ministérios (posto volante)

Maranduba - Unidade Mista

Maranduba - Posto da Polícia Militar

Sertão da Quina - P.A.S.

Rio Escuro - P.A.S.

Vila Santana - Mercado do Clóvis

Centro - Departamento de Vigilância em Saúde (R. Alfredo Araújo, nº 34)