quarta-feira, 6 de junho de 2012

( Noticias ) Publicação sobre Ubatuba faz sucesso e já está em sua segunda edição


Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a “Roteiro BR”, publicação especializada na publicidade de roteiros turísticos, foi lançado o “Roteiro BR Ubatuba o Ano Inteiro”, que em seis meses já está em sua segunda tiragem, somando 50 mil exemplares.

No mercado há mais de 5 anos , a Roteiro BR, com versão em português e inglês, vem se destacando na mídia impressa nas ações de promoção do trade turístico, sendo o seu conteúdo de 70% institucional e 30% comercial. Sua ampla distribuição é o grande diferencial, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiânia e Distrito Federal.

“Estamos nos preparando para receber uma Copa do Mundo, um evento muito importante e principalmente com uma mídia muito forte, que mostrará todo potencial que temos para atender o turista do mundo todo. Neste trajeto de preparativos nós da empresa RoteiroBR estamos organizando quais as cidades com potencial para atender com qualidade esses visitantes, e temos certeza que Ubatuba será um destino de grande destaque e uma das principais a ser adequada para este grande evento”, considerou Malu Ribeiro, do departamento comercial da Roteiro BR.

Ubatuba convidada para participar de ação de marketing

A Roteiro BR foi convidada a participar de uma ação de marketing nas 90 lojas das livrarias Saraiva e Siciliano em todo Brasil, através de mesas temáticas “Guias de Viagem” entre os dias 15 de junho a 31 julho.

Foram selecionados cinco títulos para esta promoção e Ubatuba está entre eles, graças ao sucesso da cidade como destino turístico. O “Roteiro BR Ubatuba o Ano Inteiro” traz o melhor da cidade para todos os gostos: passeios, praias, trilhas, cachoeiras, história, cultura, calendário de eventos, gastronomia, opções de diversão noturna, compras, esportes e lazer, além dos melhores hotéis e pousadas, telefones úteis e dicas.

De acordo com Malu Ribeiro, “Ubatuba foi escolhida para participar desta promoção devido ao seu potencial turístico e esta escolha foi feita por análise da maior rede de livrarias do Brasil: a Saraiva e Siciliano. Esta escolha vem a ser uma resposta à cidade sobre sua estrutura turística, receptividade e qualidade e principalmente sua organização em relação a exploração de um turismo diferenciado, englobando o turismo esportivo, atrações, eventos, melhor idade, aventura, gastronomia e história. Isto é fundamental quando falamos de diversidade de atrativos, e mais, uma cidade que sabe explorar e muito bem suas belezas naturais”.

( Noticias ) Mutirão de limpeza “Remando pelo Indaiá” recolhe quase uma tonelada de lixo


Parte da programação do III Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, aconteceu no último sábado, 2, um mutirão de limpeza na praia do Perequê-Açu e Rio Indaiá, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, AUS, APA-LN, Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, ETEC Paula Souza e Fundação Florestal.

Surfistas e praticantes de Stand Up Paddle participaram da ação, retirando resíduos sólidos inertes que margeiam e flutuam nas águas do Rio Indaiá, em seu trecho mais próximo à foz. Mais de 70 participantes recolheram cerca de 15 sacos de 60 litros (aproximadamente 900 kg), contendo os mais diferentes tipos de lixo e microlixos, como pontas de cigarro e pedaços de isopor que estavam jogados na praia e no rio. Os proprietários de quiosques também participaram da ação, recebendo informações sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.

De acordo com os organizadores, a atividade não garante a qualidade daquelas águas, mas chama a atenção para a necessidade de gestão dos recursos hídricos, especialmente estes mais próximos à praia, que não só interferem na natureza, mas também na economia do município.

( Noticias ) V Festival da Cultura Japonesa começa nesta quinta-feira, 7, em Ubatuba


O V Festival da Cultura Japonesa em Ubatuba terá início nesta quinta-feira, 7, e será realizado na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 10 de junho, sempre a partir das 19h. O evento oferecerá ao público as delícias da gastronomia japonesa, como sushi, tempurá, yakissoba, guioza, entre outros, além de atrações culturais e tendas com produtos japoneses. Em suas atrações culturais, o Festival destaca as apresentações de “Taiko”, grandes tambores japoneses usados para expressar sentimentos, como alegria, ira, tristeza ou prazer. Também acontecerão apresentações de danças folclóricas e populares, além de artes marciais, como kung fu.

O Festival da Cultura da Japonesa, que teve sua primeira edição em 2008, é uma realização da Anibra (Associação Nipo Brasileira de Ubatuba), com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).

Confira a programação:

07/06 – Quinta-feira

19h – Abertura – Lira Padre Anchieta

20h – Cantor Nobuhiro Hirata

20h30 – Taiko – Grupos de Ubatuba e Taubaté

21h - Cantor Nobuhiro Hirata

08/06 – Sexta-feira

19h - Cantor Nobuhiro Hirata

20h – Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil

21h - Cantor Nobuhiro Hirata

09/06 - Sábado

19h – kung fu

20 h - Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil

21h – Cantor Edgar Ishida

10/06 - Domingo

17h30 - Cantor Edgar Ishida

18h – Dança – Grupo Mandyusan

18h30 - Odori

19h – Ginástica

20h - Cantor Edgar Ishida

terça-feira, 5 de junho de 2012

( Noticias ) Ubatuba é o terceiro colocado nos Jogos Regionais do Idoso


A Melhor Idade de Ubatuba ficou com o terceiro lugar na classificação geral dos 16º JORI (Jogos Regionais do Idoso), realizado em Caraguatatuba de 30 de maio a 3 de junho e que contou com a presença de 30 cidades. Ubatuba participou com 83 atletas, disputando 14 modalidades. Agora, os atletas da Melhor Idade de Ubatuba que conquistaram medalhas de ouro e prata disputarão os JEI (Jogos Estaduais do Idoso), que acontecerão de 26 a 30 de junho na cidade de Oswaldo Cruz.

A cidade de São José dos Campos foi a campeã da disputa e o município de São Vicente ficou com o segundo lugar.

“O resultado superou nossas expectativas, sabíamos que conseguiríamos medalhas, mas o terceiro lugar foi uma grande surpresa. Agradecemos o desempenho de todos os atletas e professores que nos acompanharam na disputa”, afirma a coordenadora do projeto Atividade Física e Cidadania da Melhor Idade, Valéria Ferreira de Carvalho.

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a primeira-dama, Denise Cesar, acompanharam a delegação da cidade na abertura dos Jogos, ocorrida no último dia 31. “Sempre fazemos questão de prestigiar a nossa equipe da Melhor Idade, que desde o início de nossa administração tem recebido total apoio. Ficamos orgulhosos com um resultado tão expressivo e só temos que parabenizar e agradecer por levar o nome de nome de nossa cidade a tantos pódios”, disse o prefeito.

Os resultados foram os seguintes:

- Ouro no buraco masculino com a dupla Sebastião Ferreira de Carvalho e José Luiz Castro

- Ouro no tênis de mesa masculino com o atleta Kurt Ringgenberg

- Ouro na natação com Isabel Rodarte dos Reis (costas), Maria Célia Zambello (costas) e Luis Silveira dos Reis (crawl)

- Ouro na dança de salão com a dupla Wilson Alael Jannuzzelli e Maria Wanda Garcia

- Prata no tênis de mesa com Vera Lúcia de Oliveira Lopes

- Prata na natação com Jacy Cursino de Moura (crawl) e Maria Aparecida Santana (costas)

- Prata no tênis de campo masculino com Joel Nunes e Gert Muller.

- Prata no tênis de campo feminino com Luiza Sallas Parizi Nunes e Celeste Monteiro Cesar

- Bronze no atletismo feminino com Maria Ribeiro Machado

- Bronze para a equipe de voleibol feminino

Outros resultados

Por modalidades, Ubatuba também conseguiu bons resultados. No atletismo feminino (por equipe) ficou com o terceiro lugar. No dominó masculino a Melhor Idade de Ubatuba ficou em quarto lugar. Na modalidade damas/masculino Ubatuba ficou em oitavo lugar. No xadrez feminino Ubatuba ficou em sétimo lugar e no masculino alcançou a oitava colocação. Na natação (por equipe) masculino ficou em oitavo lugar e o feminino em primeiro lugar.

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba inicia reforma da Praça BIP

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana a reforma da Praça Benedito Inácio Pereira, mais conhecida como Praça BIP, no centro da cidade. Será realizada a reforma de toda a estrutura metálica da praça, que estava bastante comprometida devido ao tempo. Com esta obra a prefeitura atende uma antiga reivindicação de melhorias para o local, já que ali são realizadas as feiras livres aos sábados, além de outras atividades, como aulas de autoescola e vistorias da Polícia Civil.

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba entrega novo trator para produtores rurais


Produtores rurais e plantadores de hortas de Ubatuba receberam nesta quarta-feira, 30, mais uma grande benfeitoria da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a secretária da Smapa, Valéria Gelli, entregaram um trator zero km que estará à disposição dos produtores para ser utilizado, perante agendamento prévio. Também foram entregues implementos especiais para agricultura orgânica. Atualmente a Smapa já oferece serviço de preparação e conservação de solo e assistência técnica aos produtores. E o trator entregue hoje é o segundo viabilizado na administração do prefeito Eduardo Cesar.

“Estamos oferecendo aos agricultores mais este trator, que faz parte de muitas outras ações da Secretaria de Agricultura no sentido de dar melhores condições de trabalho aos produtores. Este trator era um sonho antigo que conseguimos realizar. Hoje, estes trabalhadores sabem que podem contar com a prefeitura, através da Smapa e do conhecimento da nossa secretária Valéria Gelli. A pesca e a agricultura nunca tinham recebido tanta atenção e carinho por parte de uma administração”, disse o prefeito, que ressaltou o trabalho com os produtos orgânicos, dizendo que assim estamos pensando nas próximas gerações e tornando Ubatuba referência no respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.

O agricultor da região sul de Ubatuba, conhecido como “Seu Cido”, agradeceu pela preocupação da administração em adquirir equipamentos específicos para a agricultura orgânica e que também podem ser utilizados pelos agricultores convencionais.

O vice-prefeito Rui Teixeira Leite e outros secretários municipais também prestigiaram a entrega oficial do novo trator.

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba inicia reurbanização da orla do Itaguá


A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, iniciou recentemente os serviços de reurbanização da Avenida Leovigildo Dias Vieira, via que margeia a orla do Itaguá, um dos principais cartões postais da cidade.

A obra contempla a colocação calçamento em paver em aproximadamente 500 metros, o que vai beneficiar a circulação de pessoas no local, muito utilizado para caminhadas e prática de exercícios físicos. Também serão feitas novas ciclovia e ciclofaixa, pavimentação em asfalto do espaço para estacionamento, canal de drenagem e colocação de mobiliário urbano, com lixeiras, bancos e rampas de acesso.

O profissional autônomo Mariel Fimessi Araújo declarou que devido às irregularidades na calçada, já ocorreram alguns acidentes. “A obra vai valorizar muito este espaço, que é muito procurado por turistas e moradores que gostam de fazer caminhadas e correr a beira mar”, comentou Mariel.

( Noticias ) Secretaria de Obras prossegue com construção de ponte na Maranduba


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem dando prosseguimento a mais uma importante obra: a construção da ponte sobre o Rio Maranduba (conhecida como Ponte do Padre). O perfil metálico da ponte tem 10 metros de comprimento por 24 metros de largura.

Na Rua Sargento Alcides de Oliveira, a Secretaria de Obras está realizando serviços para captação de águas pluviais e pavimentação asfáltica. “Com a nova ponte, os moradores da Maranduba poderão utilizar o local com mais tranquilidade, principalmente os estudantes que voltam da faculdade e moram nas redondezas”, disse o estudante Renato Danilo Souza Santos. “Uma estrutura metálica como essa vai contribuir com a comunidade do bairro e beneficiar todas as pessoas”.

( Noticias ) Copa de Supino em Ubatuba reuniu mais de 100 atletas


A 7ª Copa de Supino Tico Sapão, realizada em Ubatuba no último domingo, 27, reuniu mais de 100 atletas, representando cidades do Vale do Paraíba e do interior de São Paulo. O evento realizado ao lado da Pista de Skate, no centro, foi uma homenagem ao pai da musculação em Ubatuba, João Maria C. Toledo. A Copa Tico Sapão contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, União Paulista Atletas de Força, Arbitragem Federados e dos patrocinadores Nutrisport (proprietário Rodrigo), Pousada do Marcão, Opinião Calçados, Imobiliária Gobbo e Ceságua.

As colocações foram as seguintes:

Estreante 1 - Joanilson - 1º lugar

Estreante 2 - Luiz Carlos - 1º lugar

Feminino - Kely Cristina - 1º lugar

Categoria até 70kg - Moizés - 1º lugar

Categoria até 80kg - Tiago Giacomini - 1º lugar

Categoria até 90kg - Alex Cardoso - 1º lugar

Categoria Master - mais de 40 anos - Mazinho - 1º lugar

Categoria até 100kg - Fofão - 1º lugar

segunda-feira, 4 de junho de 2012

( Noticias ) Festival da Mata Atlântica de Ubatuba terá caminhada ecológica nesta terça-feira


Dando continuidade às atividades do III Festival da Mata Atlântica, que entra em sua última semana, acontece nesta terça-feira, 5, a caminhada ecológica da EMEI Idalina Graça. A caminhada vai acontecer a partir das 9h, com saída da escola, na Avenida Rio Grande do Sul, 157. O público alvo são os pais, alunos, comunidade escolar, população em geral. A caminhada é um dos pontos mais importantes do projeto da EMEI Idalina Graça que visa à conscientização e realização da coleta seletiva e a preservação ambiental.
Também nesta terça-feira, acontece o Encontro Ambiental, com exposição de todos os parceiros envolvidos no Festival, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades. O Encontro Ambiental acontecerá no Calçadão da Av. Maria Alves, das 10h às 14h.
O III Festival da Mata Atlântica de Ubatuba segue até o dia 9 de junho e nesta semana ainda haverá uma vasta programação com atividades como trilha fluvial, ação ambiental, contação de histórias, sarau, limpeza de praia, palestras, entre outras.
Confira a programação da semana e participe! 
05/06 (Terça-feira): 
Atividade: Encontro Ambiental – Exposição de todos os parceiros, doação de mudas, sementes, materiais informativos, oficina de papel reciclado, entre outras atividades.
Local: Calçadão
Horário: das 10h às 14h
Público Alvo: População em geral
Instituição: EMEI Idalina Graça
Atividade: Caminhada Ecológica
Saída: Av. Rio Grande do Sul, 157
Ponto de Encontro: Calçadão
Horário: 9h saída da Escola
Público Alvo: Pais, alunos, comunidade escolar, população em geral.
Resumo: A caminhada é um dos pontos mais importantes do projeto da EMEI Idalina Graça que visa à importância da conscientização e realização da coleta seletiva e a preservação ambiental.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Fluvial
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I das 9h às 12h, Turma II das 14h às 17 h.
Parceiros: Escola Gaia.
Público Alvo: acima de 6 anos
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Trilha Saco das taquaras (Costão Rochoso) estudo do meio e Palestra “O meio ambiente quer você por inteiro”
Local: Praia da Fazenda
Horário: 8 h.
Parceiros: Secretaria da Educação e Centro Educacional GAIA
Público Alvo: Escolas Municipais da cidade de Ubatuba.
Instituição: Projeto Tamar
Atividade: Cine Club Especial: ‘Dias de Caiçara’
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Ação Ambiental – todas as unidades escolares municipais desenvolverão uma ação ambiental propondo debate a comunidade do entorno.
Local: Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Horário: Período Letivo
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Comunidade Próxima
Secretaria Municipal de Educação
III Seminário Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente de Ubatuba
Local: EM Presidente Tancredo de Almeida Neves
Público alvo: Estudantil – infantil e juvenil das escolas municipais de Ubatuba
06/06 (Quarta-feira):
Instituição: Secretaria Municipal de Educação
Atividade: Contação de Histórias com a Professora Mariza Taguada com temas relacionados a Mata Atlântica: “O Tangará Dançador” , “O Desafabo do Bicho-Preguiça”, “O Causo do Curupira” e “A Lenda do Guapuruvu”.
Local: EM Olga Ribas de A. Gil
Horário: das 8h às 11 h.
Parceiros: FUNDART
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental.
Instituição: Escola Waldorf Jardim Primavera
Atividade: Sarau de Outono – Poesias, arte e música, com a temática ambiental e regional
Local: Restaurante e Pizzaria Orégano
Horário: A partir das 20h
Público Alvo: Público em geral
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Instituições parceiras: APA Marinha LN, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza de Praia.
Local: Praia do Itaguá.
Horário: das 8h às 12h
Público alvo: Alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba e Escola Municipal Altimira e população em geral.
Instituição: Agrodrop e PGA – Itamambuca
Atividade: Monitoramento de 24 meses do Projeto de Enriquecimento Ecológico em Itamambuca
Local: Trecho par do canteiro central da Avenida Itamambuca. Loteamento “Praia de Itamambuca”.
Horário: 10h
Parceiros: Escola Municipal Honor Figueira; Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves; Associação amigos de Itamambuca – SAI,  Associação Ubatuba de Surf – AUS e Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca – SAMITA
Público Alvo: Alunos da Escola Honor Figueira (responsáveis pelo plantio em 2010 e Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Tancredo
07/06 (Quinta-feira):
Instituições: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar
Atividade: Palestra Tamara, Marina e Laura Klink
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: 17:30 h.
Parceiros: Instituto Argonauta
Público Alvo: Estudantes, crianças,  ambientalistas e público em geral.
Informações – Aberta aos visitantes do Aquário de Ubatuba, gratuito sob agendamento.
08/06 (Sexta-feira):
Instituição: Projeto Tamar
Cine Club Especial: “Winter’ – filme é inspirado na impressionante história real de um corajoso golfinho e da compaixão de estranhos que se uniram para salvar sua vida..
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 20h
Parceiros: Celebreiros
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: Projeto Tamar
Teatro de Fantoche ‘FlorestAMar’
Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar
Horário: 18h
Parceiros: Grupo Pro-Fauna
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.
Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba
Atividade: Biolúdica: Contação de histórias na Praia da fazenda com seqüência de trilha para o saco das taquaras para a interpretação do costão rochoso. As pessoas deverão vestir de bermuda e tênis, trazer capa de chuva.
Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda
Horário: Turma I 9 às 12h, Turma II 14 às 17 h
Público Alvo: Livre
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e APA Marinha LN.
Instituições Parceiras: Instituto Argonauta, SANEPAV e Y3M Estação de Reciclagem.
Atividade: Limpeza Sub da área do Caizão e costeiro ao entorno
Local: Caizão e Costeira
Data: 08/06
Horário: 09h
Público Alvo: Mergulhadores e Público em geral
Informações: Entrar em contato com as instituições para participar.
Instituições: Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, APA Marinha LN e Instituto Argonauta
Atividade: Ciclo de Palestras Dia dos Oceanos
Local: Aquário de Ubatuba
Horário: Início 19h
Resumo: Sra. Maria Cecília Wey de Brito – Secretaria Geral do WWF Brasil = Palestra: Biodiversidade Marinha
Sra. Lucila Pinsard Viana  – Gestora da APA Marinha Litoral Norte = Palestra Área de Proteção Ambiental Marinha
Público Alvo: Estudantes das áreas afins e Público em geral
Informações: Aberta para os visitantes do Aquário de Ubatuba, gratuito sob agendamento.
09/06 (Sábado):
Show do cantor Luis Perequê.
Instituição: Projeto Tamar
Encerramento e confraternização do III Festival da Mata Atlântica
Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar
Horário: 19h às 22h
Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.