sexta-feira, 8 de março de 2013

( Noticias ) Senai oferece dois tipos de cursos diferentes na área de computação em ubatuba.

Curso de Informática Básica - Diurno 
Programa Comunitário de Formação profissional - PCFP

TURMAS :

Turmas tarde - para jovem e adolescente - estudante tendo no mínimo 14 anos de idade e estar cursando no mínimo a 5º série (6º ano) do Ensino Fundamental.

Vagas

40 vagas diurnas (das 16h á 18h), sendo :

Turma de 2º, 4º e 6º feiras.

Turmas de 3º, 5º e 6º feiras.

Inscrições e Informações :

Local : Escola Mario Covas Junior (Ipiranguinha)

A Partir De : 08/03/2013

(Até o término das vagas)

Horário : das 16h ás 21h



Curso : Tecnologia Da Informação

Qualificação Profissional Operador De Microcomputador

TURMAS :

Turma noite - para jovens e adultos - só poderão se inscrever os maiores de 16 anos e que tenham concluído o ENSINO FUNDAMENTAL. Devem ter em mãos cópia do comprovante de conclusão, ou declaração de término de curso.

Vagas

20 vagas noturnas (das 19:00 ás 21h30 - de 2º a 5º feira)

Término Previsto para Julho de 2013

Inscrições e Informações :

Local : Escola Mario Covas Junior (Ipiranguinha)

A Partir de : 08/03/2013

(Até o término das vagas)

Horário : das 16h ás 21h



quinta-feira, 7 de março de 2013

( Noticias ) Exposição “A Mata Atlântica é Aqui” chega à Ubatuba no próximo dia 11

A partir do dia 11 de março, a Fundação SOS Mata Atlântica chegará a Ubatuba com o projeto A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante. A exposição ficará na cidade até o dia 24, na Praça de Eventos da Avenida da Praia, no Centro, com atividades gratuitas para o público de todas as idades. A programação será diária, sendo de segunda a sexta, das 9h às 17h e sábados e domingos, das 10h às 17h.

O caminhão, totalmente adaptado, conta com uma estrutura completa para realização de atividades interativas com o público, jogos educativos, vídeos, palestras, cursos, análise de água e oficinas. Escolas e grupos interessados podem realizar visitas monitoradas. Além disto, o projeto conta com uma estrutura preparada para receber deficientes físicos. Quem tiver interesse em se tornar um voluntário também pode participar. O objetivo é levar mais informações sobre a importância do Bioma e a influência dele na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental.

O projeto já percorreu 124 cidades e 17 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste nos seus três ciclos de funcionamento. Em seu quarto ano, o caminhão visitará mais 15 municípios das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, e Ubatuba é a 14a cidade desse roteiro. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br.


( Noticias ) Ação da Prefeitura para o Dia Internacional da Mulher terá Carreta da Saúde com realização de 700 mamografias

A Prefeitura Municipal está trazendo para Ubatuba a Carreta da Saúde, que estará realizando cerca de 700 mamografias em mulheres que já estão inscritas na lista de espera pelo exame pelo SUS. A ação é pioneira no município, e vem complementar as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Ubatuba.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, representando 23% do total de casos de câncer no mundo em 2008, com aproximadamente 1,4 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (458.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.

“A chegada da Carreta da Saúde é um grande presente para Ubatuba neste dia das mulheres, pois vem atuar na prevenção do câncer de mama, trazendo um exame extremamente necessário, porém historicamente demorado no município, que já registrou picos de até 3 anos na fila de espera” diz a Secretária Municipal de Saúde Ana Emília Gaspar.

A carreta ficará estacionada na praça de eventos da av. Iperoíg, entre os dias 8 e 18 de março, e no local também serão realizados exames como Coleta de Preventivo do Câncer (Papanicolau) e testes rápidos de Hepatite tipo C.

Mais ações

Dia 8, das 09h às 16hs, no calçadão central da cidade, cirurgiões-dentistas da Rede Municipal estarão realizando palestras educativas sobre saúde bucal, como higienização, escovação, a importância da saúde bucal na gravidez, em doenças como diabetes e a realização de campanha de prevenção de câncer bucal, com dicas importantes sobre os cuidados com fatores de risco e ensinando a fazer autoexame bucal para detecção de lesões suspeitas. A ação contará ainda com a presença de um ônibus do GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) de São José dos Campos, com consultório odontológico completo, onde serão realizados exames clínicos e encaminhamentos dos possíveis casos suspeitos para diagnóstico mais completo e tratamento dessas lesões.

O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) também estará sexta feira no calçadão, desenvolvendo Oficinas com Terapeutas Ocupacionais, Vivencia com Bola Suíça com Fisioterapeutas, Avaliação Física (calculo do IMC) com Ed. Físico e Nutricionista, Oficina de Auto Massagem com o Massoterapeuta e Reflexão sobre a “Ditadura da beleza” com as Psicólogas.

No campo cultural, a Fundart organizou uma agenda especialmente para o Dia Internacional da Mulher, que terá início às 20hs no Sobradão do Porto. Shows, danças e exposições de arte prometem animar a noite das mulheres em Ubatuba.

quarta-feira, 6 de março de 2013

( Noticias ) Secretaria de Turismo começa a implantar o Programa Praia Acessível em Ubatuba

Uma das primeiras ações do Secretário de Turismo de Ubatuba, Gerson Campos, foi desencadear uma serie de reuniões e estudos para que o Programa Praia Acessível começasse realmente a funcionar nas praias da cidade. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desde dezembro de 2011 assinou convenio com diversas cidades, inclusive Ubatuba, onde, segundo a Secretaria Estadual, foram entregues 13 cadeiras adaptadas para que os cadeirantes tenham possibilidade de entrar no mar, com toda dignidade e respeito que merecem.

Mas para que o programa fosse realmente iniciado no município, era necessário que a prefeitura organizasse uma equipe de monitores especializados no atendimento aos portadores de mobilidade reduzida. Até o anos passado, apenas uma cadeira foi disponibilizada no Posto de Salva Vidas na Praia Grande, mas além da praia ter muitas ondas e inadequada para o uso das cadeiras, o posto não dispunha de monitores específicos para tal atividade.

No dia 1º de Fevereiro de 2013, a Secretaria de Turismo recebeu Roque Eduardo Cruz, representando Marco Antonio Pellegrini, Secretário Adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que participou de reunião onde foram estabelecidas algumas estratégias e metas para o início do programa.

Neste sábado, 02 março, uma equipe da Setur vistoriou as cadeiras anfíbias, que posteriormente foram levadas para praia, onde foi realizado o primeiro treinamento para capacitar os monitores voluntário. A praia do Perequê Açu foi escolhida para receber a ação piloto do programa, que vai levar turismo e lazer com dignidade aos portadores de mobilidade reduzida em Ubatuba. Segundo a Secretaria de Turismo nas próximas semanas as cadeiras já serão liberadas para uso da população.


( Noticias ) Folia do Divino em Ubatuba


segunda-feira, 4 de março de 2013

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba e Petrobras realizam reunião sobre projetos de compensações ao Município

Nesta sexta feira (01) a Prefeitura de Ubatuba recebeu para uma reunião os representantes da PETROBRAS, da FUNDESPA – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas, e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Durante a reunião foram discutidos assuntos referentes ao PAPP - Programa de Ação Participativa para a Pesca, no município de Ubatuba, que estão em processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes. O PAPP é um programa de compensação da Petrobras que visa beneficiar os pescadores do litoral norte por conta da construção e instalação da Base de Gás do Campo Mexilhão.

Entre as iniciativas previstas para Ubatuba estão a dragagem da Barra do Rio Maranduba, construção de um rancho de pesca no Saco da Ribeira, construção da sede da colônia dos pescadores, doação de um carro para transporte de pescados da Picinguaba e cursos de corte e costura e mecânica de motor de centro e popa.

O prefeito Mauricio considerou a reunião muito positiva, pois agora com o interesse da prefeitura em firmar uma parceria entre as entidades, a expectativa é que as ações de compensação sejam entregues o mais breve possível à comunidade pesqueira.

O Secretário de Agricultura e Pesca, Maurici Romeu, e o Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rinaldo Santos, participaram da reunião, e também se disponibilizaram a acompanhar o andamento dos projetos.


( Noticias ) Centro de Controle de Zoonoses realiza castrações de cães e gatos em Ubatuba

O CCZ -Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Ubatuba informa que vem realizando castração de cães e gatos em sua Unidade Móvel de esterilização, que atualmente está atuando no bairro do Ipiranguinha, no estacionamento do Posto de Saúde.

Segundo boletim divulgado pela Dra Jessica Cizotto e Yone Vassimon, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, já foram castrados 199 animais, sendo 109 cães e 90 gatos. Ao todo, foram atendidas 161 famílias de 11 bairros. No momento, o serviço está contemplando somente os cadastros realizados em 2012, e, em breve, abrirá um novo processo de cadastramento.

“É importante ressaltar que o nosso trabalho de castração precisa ocorrer juntamente com a conscientização da população, pois, somente assim, conseguiremos combater o abandono e o excesso de animais de ruas em Ubatuba. É fundamental que os donos de animais não castrados não deixem seus cães e gatos soltos pelas ruas”, ressalta a veterinária Jessica Cizotto. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado junto a Superintendência de Proteção à Saúde, na Rua Alfredo de Araújo, nº 34 – Centro. Informações pelo telefone: 3832-6810.