sábado, 3 de março de 2012

(Noticias) Governo do Estado entrega reforma na Casa de Farinha, em Ubatuba


Quilombolas, representantes da Prefeitura de Ubatuba e do Governo do Estado estiveram presentes na tarde da última quinta-feira, 1, na entrega das obras de restauração da Casa de Farinha, importante ponto histórico e turístico do município.

As obras foram realizadas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, através do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), órgão responsável pelo reconhecimento, titularização e assistência às comunidades quilombolas. A Casa de Farinha, antigo engenho de cana e álcool da Fazenda Picinguaba, foi construída no final do século XVIII e reformada em 1985 para produzir farinha. O Itesp investiu R$ 125 mil para restaurar o local, com a troca de materiais que estavam corroídos pelo tempo e implantação de concreto nas estruturas. Ainda serão realizados a construção de um dreno e muro para impedir que a água das chuvas inunde o local, o conserto da chaminé, manutenção na tomada d’água e reforma dos banheiros, com acesso para portadores de necessidades especiais.

“A reforma deste patrimônio histórico é um presente para Ubatuba, pois sabemos da importância deste local para a comunidade do quilombo da Fazenda Picinguaba”, disse o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, que agradeceu a parceria com a Prefeitura de Ubatuba e a comunidade local.

O vice-prefeito Rui Teixeira Leite e o chefe de gabinete, Délcio Sato estiveram presentes, prestigiando o Governo do Estado e a comunidade local. “Este é mais um exemplo de que a união entre o Estado, prefeitura e Câmara Municipal sempre traz bons resultados. Estamos aqui, representando o prefeito Eduardo Cesar, nos colocando à disposição das comunidades negras e quilombolas”, disse Sato.

Também estiveram presentes o administrador da Regional Norte, José Macário de Faria, o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, André Martius, representantes dos quilombos do Camburi, Caçandoca, Caçandoquinha e Itamambuca e vereadores.

Mantendo as raízes

A líder comunitária local, Laura de Jesus Braga, acompanhou o evento e agradeceu: “esta reforma estava sendo aguardada há anos e para nós tem um significado enorme, já que a Casa de Farinha é o cartão postal da nossa comunidade”.

O mestre quilombola da Casa de Farinha, Seu Zé Pedro, de 73 anos, disse estar muito contente: “fui criado aqui desde criança e aqui criei meus onze filhos. O que está sendo feito agora mantém nossas raízes e nossa cultura e o meu sonho é manter isso vivo”.

Um ponto histórico e turístico

A “Casa de Farinha” localiza-se no Sertão da Fazenda, na região norte de Ubatuba, próximo ao km 12 da Rodovia Rio - Santos e faz parte de um conjunto de ruínas de uma antiga usina de açúcar e álcool, construída no século XVIII. Atualmente a Casa de Farinha é utilizada pelos produtores locais da mandioca e também apreciada como objeto histórico. A visitação é aberta ao público.



sexta-feira, 2 de março de 2012

(Noticias) Ubatuba terá sarau literário no próximo sábado, 3


No próximo sábado, 3 de março, será realizado no Sobradão do Porto, em Ubatuba, um sarau literário. O evento, que terá início às 20h, contará com a apresentação do grupo de dança de rua Insanos, arte circense com a Cia Aries Marioto, grafite com Snoop , free- style com Tagarela, varal literário e apresentação de novos autores como Lucas Souza, Fernando Henrique e Etiene Araújo.

Haverá ainda mini palestra em libras sobre a história do papel com Christian de Moura e sorteio de livros. O sarau literário é uma realização do Grupo Setorial de Literatura da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), que tem como coordenadora Silmara Retti e como vice a professora Lourdes Moreira.

quinta-feira, 1 de março de 2012

(Noticias) Atuação do Corpo de Bombeiros impede tragédia de maior proporção em Ubatuba


Graças à atuação rápida e eficiente dos homens do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, o incêndio que destruiu a Farmaconde, no Centro da cidade na última terça-feira, 28, não deixou nenhuma vítima e não se alastrou para os comércios ao redor. As chamas que tomaram conta rapidamente do local, devido a grande presença de material inflamável, só foram controladas após a chegada dos bombeiros, que assim que receberam o aviso se locomoveram para o local. Os funcionários da farmácia conseguiram se retirar antes que as chamas se alastrassem , sem que houvesse nenhuma pessoa ferida, porém, o fogo foi suficiente para destruir todo o estabelecimento.


Os comércios ao redor da farmácia incendiada permaneceram fechados durante toda a manhã da última terça-feira. Policiais militares garantiram o isolamento do local para a realização da perícia e a suspeita é que o fogo tenha iniciado devido a um problema no ar condicionado da farmácia, o que só poderá ser confirmado após investigação dos fatos.


Uma grande conquista


O comandante da base dos Bombeiros em Ubatuba, sub-tenente Nestor Gama Pinto, confirmou que o fato de haver uma viatura próxima ao local foi fundamental no controle do fogo. “Se não tivéssemos uma base tão próxima e fôssemos obrigados a esperar a chegada de ajuda de outra cidade, com certeza todo o quarteirão estaria comprometido, pois os comércios ali são muito próximos uns dos outros e sem isolamento. Seria uma reação em cadeia. Apesar dos prejuízos, a nossa vitória é não ter havido vítimas. O material pode ser recuperado depois”, disse Gama, que enalteceu também o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Sabesp e da Defesa Civil.


O prefeito Eduardo Cesar lamentou o ocorrido e agradeceu os homens do Corpo de Bombeiros. “Com este triste acontecimento pudemos ver a enorme conquista que foi a vinda de um Corpo de Bombeiros para Ubatuba. Graças ao empenho destes homens, não houve vítima e o fogo não se alastrou, o que seria uma tragédia ainda maior. Parabenizo e agradeço a atuação de todos”, disse o prefeito.




(Noticias) Alunos do Projeto Guri em Ubatuba serão atendidos pelo Dentista do Bem


O Pólo do Projeto Guri em Ubatuba recebeu na última terça-feira, 28, a visita do projeto Dentista do Bem. Coordenado em Ubatuba pela dentista Maria Cristina Silva Portes de Souza, o Dentista do Bem iniciou os trabalhos deste ano pelo Projeto Guri. Foi realizada uma triagem com 60 crianças examinadas e que agora terão suas fichas encaminhadas para a central em São Paulo. Na próxima semana as fichas deverão retornar para Ubatuba com a relação das crianças que receberão todo o tratamento odontológico gratuito pelo projeto Dentistas do Bem de Ubatuba. Logo após, os pais das crianças selecionadas participarão de uma reunião para autorizar o início do tratamento. Hoje em Ubatuba, 34 dentistas integram a Turma do Bem, que teve início na cidade em 2006 e já atendeu mais de 150 crianças.

A coordenadora do Projeto Guri de Ubatuba, Joana Lemos Schaefer, explica que no Projeto Guri as crianças recebem muito mais além de ensino musical. “Devemos acompanhar também as condições que afetam a vida das crianças, como saúde, lazer, assistência social, entre outros, que são diretrizes do nosso projeto”, afirma a coordenadora.

Projeto Guri

O Polo do Projeto Guri de Ubatuba funciona no Sobradão do Porto, no centro. O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, atendendo crianças de 6 a 18 anos, nos cursos de canto coral, percussão e violão. Além dos cursos oferecidos, os alunos também participam de atividades extras como pintura, debates, assistem à exibição de documentários e podem participar de empréstimos de livros e cds.

Dentista do Bem

A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada no Brasil em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O principal projeto da Turma do Bem é o Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita em escolas da rede pública ou em organizações sociais de todo o Brasil entre crianças e jovens de 11 a 17 anos. A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.

Pelo mundo

Atualmente, o Projeto Dentista do Bem possui mais de 10 mil dentistas voluntários, sendo a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Está presente em mais de 700 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Mais de 200 mil crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e mais de 21 mil estão em atendimento. Todos os anos a Turma do Bem realiza a premiação Sorriso do Bem que, em 2011, chegou a sua 6ª edição. A dentista voluntária e coordenadora regional Maria Cristina S. P. Souza representou a cidade de Ubatuba na capacitação e no evento, pela terceira vez.

O coordenador regional trabalha para conseguir mais dentistas voluntários e realiza triagens em escolas públicas e instituições sociais. “Para que o Projeto Dentista do Bem cresça e alcance mais jovens, é importante ampliar a rede. Se você é dentista e quer atender pacientes do projeto, entre em contato com o coordenador de sua cidade, pelo telefone 3832-4705”, explica Maria Cristina. A coordenadora ainda orienta que representantes de escolas públicas ou instituições sociais que necessitam de atendimento odontológico, ou empresas que queiram apoiar o projeto, deverão entrar em contato pelo site www.turmadobem.org.br.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

(Noticias) Incêndio em Ubatuba: Prejuízos podem chegar a R$ 600 mil


Um incêndio assustou comerciantes da região central de Ubatuba nessa terça-feira. O fogo, que destruiu uma farmácia, atingiu também um prédio vizinho. Ninguém ficou ferido. Mas os prejuízos podem chegar a 600 mil reais. Imagens feitas por telespectadores mostram o início do incêndio.


Eram por volta de nove horas da manhã, e as chamas se alastraram rapidamente. Quinze minutos depois, quando os bombeiros chegaram ao local, todo o estoque já tinha sido consumido pelo fogo. A farmácia abrigava uma grande quantidade de produtos inflamáveis.


A Rua Hans Staden, na região central de Ubatuba, teve que ser interditada. Muitos curiosos acompanharam os trabalhos dos bombeiros. Polícia Militar, Defesa Civil e Sabesp prestaram apoio. Assim que o fogo foi controlado, foi possível ver que o calor intenso comprometeu a estrutura do prédio. A cobertura de zinco ficou retorcida e algumas paredes apresentam trincas.


Além da farmácia, uma loja vizinha também foi atingida pelo fogo. Parte do estoque foi queimado. Mas os funcionários e comerciantes da redondeza conseguiram controlar as chamas.


O trânsito foi liberado no início da tarde. Já a farmácia vai permanecer interditada. Um representante da empresa esteve em Ubatuba, mas não quis gravar entrevista. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.


( Fotos : Julio França )

(Noticias) Prefeito Eduardo Cesar anuncia pavimentação no loteamento Coqueirais, no Ipiranguinha


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última quinta-feira, 23, com aproximadamente 50 moradores do loteamento Coqueirais, no bairro Ipiranguinha, região oeste do município. O motivo do encontro foi o anúncio e assinatura da ordem de serviço da pavimentação de cinco ruas do loteamento, atingindo desta forma, 100% de ruas asfaltadas no local.

A pavimentação do loteamento Coqueirais faz parte de um conjunto de obras de infraestrutura na região oeste de Ubatuba, como por exemplo, a pavimentação da Rua da Cascata e a construção de pontes para melhorar o tráfego e organizar o trânsito na região.

(Noticias) 1º Mini Ramp Attack acontece dia 3 de março em Ubatuba


A “Yesk8 Produções” junto a “Am Produções” realiza, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e Fundart, o 1º Mini Ramp Attack. O evento acontece no dia 3 de março, no bairro do Ranário, próximo à praia de Itamambuca.
O 1º Mini Ramp Attack tem como ideal a inauguração da pista de skate do local, sob nova direção. O evento acontecerá no formato de “jam session”, e contará ainda com shows de hiphop com os grupos DTPK Crew, A Rapa do Sindicato, Joe Sujera, MC ND e Distúrbio Verbal. Também será realizada apresentações culturais com a CIA Teatro, o Circo Aries Marioto e Projeto Blablablá Posithivo e Amigos.

O evento terá início às 14h, com apresentação de atletas profissionais, sorteio de brindes e ações de sustentabilidade. Mais informações com Elton Herrerias pelo telefone (12) 96241591 e Angela Mendonça – 97448518.

Skate Delivery

Aconteceu na última segunda-feira, 27, a primeira palestra realizada pela Yesk8 Produções através do subprojeto “Skate Delivery”, no Gaiato de Ubatuba. O projeto visa levar o skate aos bairros através de palestras em escolas, associações, entidade e projetos, difundindo e skate e sua história.

Nesta primeira edição o evento o projeto aproveitou para divulgar o 1°Mini Ramp Attack. A Yesk8 Produções agradece a Prefeitura de Ubatuba, a "AM Produções", Luisa Tucat e Erica, supervisora do projeto Gaiato.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba inicia revitalização da Av. Professor Thomaz Galhardo, no Centro


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta segunda-feira, 27, a obra de revitalização de uma das principais ruas do centro da cidade, a Avenida Professor Thomaz Galhardo. O prefeito Eduardo Cesar realizou uma reunião, que contou com a presença de cerca de quarenta comerciantes da avenida, a fim de apresentar o projeto da obra e esclarecer possíveis dúvidas. “A Thomaz Galhardo, por ser a via de entrada no centro da cidade, merece uma atenção especial. Com esta obra, a exemplo de outras, como a da Rua Guarani, a avenida vai ganhar um novo visual, mais bonito, charmoso e atraente também para os turistas”, disse o prefeito.

A obra

O secretário de Obras, José Roberto Junior, apresentou o projeto aos presentes. Serão investidos cerca de R$ 1.178 milhões, com repasse do Governo do Estado. A obra prevê 7.300 metros quadrados de calçadas em paver (material usado nas cidades mais modernas do mundo), 52 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, 45 lixeiras de concreto, 80 postes coloniais de iluminação e 60 unidades de jardineiras para paisagismo. Também será implantado um semáforo com sinal sonoro para deficientes visuais no cruzamento com a Rua Hans Staden e uma lombofaixa em frente à Praça 13 de Maio. A previsão de duração da obra é de 12 meses, mas o prefeito afirmou que, se possível, pretende entregá-la antes do início da próxima temporada de verão. Não será necessária a interdição da via durante a obra.

Ouvindo os comerciantes

Os comerciantes presentes realizaram uma série de perguntas com relação à drenagem de águas pluviais, acessibilidade, adequação de calçadas e segurança, entre outros assuntos, sobre os quais o prefeito Eduardo Cesar respondeu um a um. “É muito importante que os comerciantes e moradores saibam exatamente o que vai acontecer. Por isso nos colocamos à disposição de qualquer pergunta”.

O proprietário da loja Cosmetic Center, Carlos Roberto Pereira Lima, disse que está bastante otimista com relação à obra de revitalização da rua onde possui seu comércio. “Eu gostei do projeto e acho que vai ficar muito bom. Acredito, inclusive, que esta obra pode incrementar o comércio local e trazer mais turistas para frequentar nossas lojas. Quando foram implantar as ciclofaixas, muitos foram contra, mas eu sempre apoiei, e o resultado foi ótimo, como deve ser o desta obra também”.

(Noticias) Farmácia pega fogo em Ubatuba


Na manhã desta terça-feira, por volta das 8h40, os bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência na Rua Hans Staden.

Segundo uma testemunha que trabalha na Câmara Municipal, ela ouviu um estouro muito alto, como se fosse uma bomba e de repente notou que a Farma Conde estava pegando fogo. Bombeiros e a Defesa Civil estão no local tentando combater as chamas que comprometeu toda a farmácia e pode estar se alastrando para os comércios do entorno. As causas do incêndio estão sendo apuradas. E não há relatos que houve feridos.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

(Noticias) Programa Informativo Litoral - Apresentador: Cassio Petreca - Vencedores VII Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba

Assista esse e outros programas pelo site:  http://www.tvlitoral.net

(Noticias) ACIU informa: Vagas de emprego


LOTERICA UBATUBA
Endereço: Av. Prof.Thomaz Galhardo, 1204 - centro
Telefone:
Contato: GUTEMBERG
E-mail: lotericaubatuba@yahoo.com.br
Vaga: 2 Operadora de Caixa
Descrição: Mulher maior de 18 anos, ensino médio completo, com experiência em vendas de e comunicativa.
Exigência: Levar currículo ou envia-lo via e-mail.

COPAGAZ ESTUFA II
Endereço: Rua Ari Vieira 375
Telefone: 91172979
Contato: Aldo
E-mail: aldonweb@hotmail.com
Vaga: Motoboy (folguista)
Descrição: Cobrir folga do entregador uma vez por semana.
Exigência: experiência na entrega de água e gás.
Observações: Oferecemos refeição.


RESIDÊNCIA
Telefone: 12 8212 2571
Contato: Suzana
E-mail: suzana0808@gmail.com
Vaga: Empregada Doméstica
Descrição: Limpeza geral, lavar, passar e cozinhar. Registro em Carteira - Casal sem filhos - 2a. a 6a. feira
Exigência: Não Fumar
Observações: Experiência de 1 ano e ter carta de referência.

CASA DE FAMILIA
Endereço: COND UBATUBA COUTRY
Telefone: (12) 9192 4094
Contato: PATRICIA
E-mail: vagner.vianna@bol.com.br
Vaga: DOMÉSTICA PARA MORAR NO EMPREGO
Descrição: FAZER O SERVIÇO COMPLETO DE CASA. COZINHAR,GOSTAR MUITO DE CRIANÇA.ESTOU DANDO PREFERÊNCIA PARA QUEM FOR DE FORA DE UBATUBA OU MORE BEM LONGE, AJUDO NA PASSAGEM SE FOR PRECISO.TER ENTRE 25 E 35 ANOS,NAO TER FILHOS E NAO SER CASADA. ASSINO A CARTEIRA.
Exigência: LIGAR ANTES PARA MARCAR ENTREVISTA,SER CAPRICHOSA,GOSTAR MUITO DO QUE FAZ,SER RESPONSÁVEL,LEVAR O EMPREGO A SÉRIO.
Observações: AS CANDIDATAS DE FORA PODEM ENTRAR EM CONTATO.POR FAVOR SÓ LIGUE QUEM ESTIVER DENTRO DO QUE FOI PEDIDO ACIMA.

WALLI IMOVEIS
Endereço: Av. Atlantica, 174
Telefone: 1238354200
Contato: Walter
E-mail: imob@walliimoveis.com.br
Vaga: Corretor(a)
Exigência: Ser Credenciado, ter condução própria, ter experiência em plantões.

BLUES ON THE ROCKS
Endereço:
Telefone: 12)38327214
Contato: TIAGO OU CARLA
E-mail:
Vaga: FAXINEIRA/COPEIRA/COZINHEIRA/AJ.COZINHA
Descrição: VAGAS PARA MULHERES DE 18 A 35 ANOS.
Exigência: LIGAR PARA AGENDAR ENTEVISTA. 12)91853669 / 12)38327214.
CASA DE FAMÍLIA:
Telefone: 9144 0712
Contato: Clara
Vaga: Empregada Doméstica
Descrição: Mulher com idade entre 20 e 35 anos, que saiba lavar, passar e cozinhar.
Exigência:
Observações: Com registro em carteira.

CAMISARIA COLOMBO
Endereço: R: Maria Alves, 477
Vaga: Vendedores
Descrição: Ambos os sexos, com experiência em vendas, maiores de 27 anos, com disponibilidade de horário.
Observações: Levar currículo COM FOTO no local.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, acesse nosso site www.aciubatuba.com.br Você mesmo pode cadastrar a vaga disponível gratuitamente.
Qualquer duvida entre em contato conosco.
(12)  3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
A ACIU está localizada na Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro
Para se informar sobre todas as vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

Fonte: Ubatuba News