sexta-feira, 23 de março de 2012

( Noticias ) Ubatuba terá representante na Tabuada Vanguarda 2012


Ubatuba já realizou sua seletiva para participar da Tabuada Vanguarda 2012. Na última segunda-feira, 19, aconteceu na EM Tancredo de Almeida Neves a seleção dos alunos das escolas municipais e estaduais de Ubatuba para a competição. Amanda dos Santos ficou em primeiro lugar na seletiva e irá representar Ubatuba na Tabuada Vanguarda.

Cerca de 25 escolas participaram enviando seus alunos que se destacam na área da matemática e que venceram as seletivas nas escolas. Os alunos das escolas estaduais que se destacaram foram Thiago Arcelino Cananéia e Mariele Rodrigues dos Santos. Ana Clara C. P. Rodrigues, da EM Padre José de Anchieta e Amanda dos Santos Souza, da EM Tancredo de Almeida Neves, foram as alunas que se destacaram nas escolas municipais.

quinta-feira, 22 de março de 2012

( Noticias ) Projeto Blablablá Posithivo conhece grupos que trabalham com atividades físicas voltadas à saúde dos portadores do HIV


Nesta semana a coordenadora do projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, acompanhada de Jamie Glazier, instrutora canadense de kickboxing, visitou a redação da Agência de Notícias da Aids, com sede em São Paulo e também em Moçambique.

Com iniciativa da editora executiva da Agência Aids, Roseli Tardelli, o Projeto Blablablá Posithivo também planeja, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Ubatuba, a criação de uma academia para os profissionais e voluntários do grupo. Segundo Silmara, esta academia é muito importante para a prevenção da lipodistrofia, má distribuição de gordura no corpo que pode acontecer com pessoas que vivem com HIV. “Eu já passei por isto e sofri muito na época porque a lipodistrofia mexeu com a minha autoestima. Precisei de apoio psicológico e fui a pioneira em Ubatuba a solicitar recursos que amenizassem o problema”, explica Silmara Retti.

Além da Agência de Notícias da Aids, Silmara visitou as instalações do Instituto Vida Nova, na zona leste de São Paulo, para conhecer a Academia Malhação Vida Nova e esteve reunida com a coordenadora do Instituto Cultural Barong, Marta McBritton.
O projeto Blablablá Posithivo agradece a Agência de Notícias da Aids, o Instituto Cultural Barong, o Instituto Vida Nova e a Prefeitura Municipal de Ubatuba por trazerem novas possibilidades para pessoas que vivem com HIV e principalmente para a sociedade como um todo, porque acreditam que a atitude faz toda a diferença.

Em breve o projeto disponibilizará produtos para comercialização como camisetas, pulseiras e adesivos. Os interessados poderão entrar em contato através do telefone 91503448, com Silmara.

( Noticias ) Blitz ambiental comemorou o Dia Internacional da Água em Ubatuba


No último domingo, 18, o Movimento de Ação Ambiental A.M.E. Ubatuba (Amigos e Monitores Ambientais de Ubatuba), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na Praça Alberto Santos, no bairro do Itaguá, uma blitz ambiental antecipando a comemoração ao Dia Internacional da Água, que tem como data oficial esta quinta-feira, 22.

A blitz contou com a colaboração de voluntários do movimento e distribuiu aos moradores e turistas mudas de palmito juçara (árvore nativa da região), copos de água mineral e panfletos explicativos sobre a importância da preservação da água e informações sobre o Projeto Plantio Voluntário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo os organizadores do evento, o “objetivo da ação foi chamar a atenção para a preservação da nossa água, conforme, o art. 4º da Declaração Universal dos Direitos da Água. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra”.

A grande preocupação com esse bem natural está relacionado à quantidade, pois apenas 1% de toda a água existente no planeta é apropriada para beber ou ser usada na agricultura. “E como sabemos, grande parte das fontes desta água estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem (ONU, 1992). E considerando que cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos, a ação buscou conscientizar e sensibilizar sobre a importância deste recurso natural”, explicam os organizadores.

O A.M.E. Ubatuba agradece ao apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Atol Celular, Assai Água e Gás, Pousada Meilihua, Crie Comunicação Visual e CBH-LN.

(Noticias) Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Vagas para mulheres:

2 vagas para ajudante de cozinha – com experiência na função e disponibilidade de horário – Itaguá

1 vaga para garçonete – com experiência na função e disponibilidade de horário – Itaguá

1 vaga para marketing – ter experiência em comunicação, mais de 18 anos, disponibilidade de horário e para viagem – Perequê-Açu

1 vaga para auxiliar de cozinha/cozinheira (o) – ter experiência em carteira de no mínimo 1 ano e morar próximo ao local – Maranduba

1 vaga para auxiliar administrativa – com noções básicas de contabilidade, experiência comprovada e 2º grau completo – Centro

1 vaga para corretora de imóveis – com experiência e devidamente registrada no CRECI - Itaguá

2 vagas para vendedora –com experiência de 2 anos em registro - Centro

2 vagas para garçonete – ter experiência na função e disponilidade de horário

5 vagas para costureira – ter experiência na função, possuir máquina industrial reta e overlok

2 vagas para vendedora/estoquista – ter mais de 25 anos, com experiência em atendimento e 2º grau completo – Centro

1 vaga para projetora – ter noções de promob autocad/planta baixa e decoração e 2º grau completo

1 vaga para recepcionista – ter experiência na função, mais de 18 anos, com noções de informática - Praia Grande

Vagas para homens:

2 vagas para ajudante de cozinha – com experiência na função e disponibilidade de horário – Itaguá

1 vaga para garçom – com experiência na função e disponibilidade de horário – Itaguá

1 vaga para corretor de imóveis – com experiência e devidamente registrado no CRECI – Itaguá

1 vaga para recepcionista – com experiência na função, mais de 18 anos, com noções de informática - Praia Grande

1 vaga para projetor – com noções de promob autocad/planta baixa e decoração e 2º grau completo

2 vagas para vendedor/estoquista – ter mais de 25 anos, com experiência em atendimento e 2º grau completo – Centro

1 vaga para cozinheiro/ajudante de cozinha/pizzaiolo/ajudante geral/serviços gerais/garçom

1 vaga para serviços gerais – manutenção/reparos – ter 2º grau completo – Centro

3 vagas para garçom – com experiência e 2º grau completo – Praia Grande

3 vagas para revendedor – com ou sem experiência – Estufa II

quarta-feira, 21 de março de 2012

(Noticias) Evento de Stand Up Paddle pretende chamar a atenção para balneabilidade no Itaguá


O Ubatuba Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, vai realizar no próximo dia 24 de março, o “1º Itaguá de Dia”, evento de Stand Up Paddle, modalidade esportiva realizada com pranchas de fibra, onde o praticante permanece em pé e se utiliza de um remo para efetuar o deslocamento. A prática, antes restrita a algumas localidades, virou moda e hoje em dia já possui milhares de adeptos no país.

De acordo com o presidente do Ubatuba Convention & Visitors, Luiz Felipe Azevedo, o evento tem como foco principal chamar a atenção para a praia do Itaguá, que é um dos melhores locais para a prática do Stand Up Paddle, mas recebe frequentemente bandeira vermelha da Cetesb, o que indica a balneabilidade imprópria. “O evento foi idealizado no sentido de levantar a importância de se permitir ações na região que levem à despoluição desta, que é considerada uma das mais belas vistas de todo o litoral brasileiro”, explica Luiz Felipe.

Nesta semana, estiveram reunidos representantes das Secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, Meio Ambiente, Coordenadoria de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Latitude 23, SUP e UCVB para acertar detalhes do evento.

As atividades começam às 8h, com aula de ioga e alongamento para os inscritos. Em seguida haverá uma clínica de Stand Up Paddle com especialistas e corrida de duplas em canoa de voga. As competições serão divididas em duas partes: por equipes (quatro pessoas tipo revezamento, usando a mesma prancha) e sprint (competição de mil metros individual, masculino e feminino). A premiação para o primeiro colocado será de R$ 2 mil na competição por equipes e R$ 300 mais kit para a competição sprint. Haverá ainda ações ambientais e distribuição de mudas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março, nos estandes da Atmosfera, Huka Bikes e Discover Ubatuba, todas apoiadoras do evento, ou através do email contato@discoverubatuba.com.br .

Itaguá Azul

Paralelamente ao evento de Stand Up Paddle, vai acontecer a Campanha Itaguá Azul, da ONG APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba), que em conjunto com alguns moradores e comerciantes está iniciando uma ação para que a praia do Itaguá volte a ser própria para banho.

A campanha aborda a conscientização para que seja realizada a ligação do esgoto no sistema de coleta da Sabesp, visita a imóveis com ligações factíveis, limpeza da praia e do jundu e distribuição de adesivos e camisetas para serem usados por pessoas que defendem esta causa. Mais informações através do link www.facebook.com/itaguaazul .


terça-feira, 20 de março de 2012

(Noticias) Feira das Nações já começa a ser discutida em Ubatuba


A 24ª edição da Feira das Nações já começou a ser discutida entre o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Maurício Petiz e o presidente do Rotary, Club José Luiz Marques. Eles se reuniram na tarde da última terça-feira, 13, na Secretaria de Turismo, onde debateram assuntos pertinentes ao evento. A feira acontece na Avenida Iperoig todos os anos no mês de outubro, na semana do aniversário de Ubatuba. O secretário Maurício Petiz sugeriu algumas novas atrações, como danças típicas de cada país e outros entretenimentos durante os 11 dias de festa.

A Feira das Nações é um evento gastronômico e que a cada ano vem ganhando maiores proporções. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, as pessoas saboreiam na Feira um pouco da culinária de cada país e as danças típicas irão proporcionar mais animação e despertar a curiosidade de todos a respeito do país representado. O presidente do Rotary José Luis Marques declarou ser muito importante a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.

(Noticias) Ubatuba marcou presença na etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente


A IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no último dia 13, em Taubaté, reuniu municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Onze municípios encaminharam suas propostas, levantadas durante a etapa municipal, para que fossem estudadas e reencaminhadas para a etapa estadual, mediante votação e debate dos conferencistas.

Para a delegada de Ubatuba, Line Mayer, que representou o Poder Público como profissional da Educação, foi de grande valia a participação ativa de Ubatuba, uma vez que as conferências constituem um canal direto para a democracia ao permitir que representantes do poder público e da sociedade civil articulem-se para elaborar propostas em consonância com sua realidade, seu interesse, bem como com as políticas públicas existentes. Ubatuba já tem presença confirmada na etapa estadual, a última antes da nacional, a ser realizada em Brasília no período de 11 a 14 de julho de 2012.

segunda-feira, 19 de março de 2012

(Noticias) Prefeitura busca apoio na Secretaria Estadual de Cultura para realização de eventos em Ubatuba


O secretário municipal de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, esteve reunido nesta semana com o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Um dos principais assuntos abordados durante o encontro foi a realização da segunda edição da Encenação da Paz de Iperoig, evento realizado pela primeira vez em outubro do ano passado, para retratar o primeiro tratado de paz das Américas, firmado entre índios e colonizadores em Ubatuba, em 1563. O secretário Maurício Petiz pediu apoio do Estado para a realização do espetáculo, considerado o maior teatro de areia do Litoral Norte de São Paulo.
Além desse evento, foi discutida a realização da Semana Ciccillo Matarazzo, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba para homenagear os 35 anos de falecimento do ex-prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho, que governou Ubatuba entre 1964 e 1969. A intenção é realizar em abril uma exposição, além de eventos com música, dança e gastronomia italiana.
Para a Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, trata-se de dois eventos importantes para a história do município e o apoio do Governo do Estado é fundamental para o sucesso das iniciativas.