quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Visita ilustre de Paul Singer marca série de ações em prol das comunidades tradicionais de Ubatuba

O Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer esteve no município neste último sábado (14), para uma visita histórica, que marcou o início de uma série de ações inéditas em prol das comunidades tradicionais de Ubatuba.  Além da assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho, Singer também presenciou o anuncio de construção de uma Unidade de Saúde Comunitária na região Norte e o lançamento da “Cooperativa do Azul” no Quilombo da Fazenda, organizada pelos líderes quilombolas locais Seu Zé Pedro e Dona Laura.

“A carta de intenção é um importante passo no sentido de se estabelecer um política pública municipal com foco no desenvolvimento social e econômico solidário com o apoio do Ministério. É a primeira vez na história de Ubatuba que o Município recebe atenção deste peso e compromisso”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Sérgio Maida. O documento considera o desenvolvimento de organizações como associações e cooperativas, apoiadas pelo município, sendo promotoras de novos empreendimentos, especialmente nos setores de geração e distribuição de conhecimento, valorização da cultura e modos de produção associativos e solidários.

Segundo Paul Singer “O mercado financeiro é insaciável e imprevisível, não por causa das pessoas que trabalham nele, mas porque a lógica é perversa e um dos mais eficientes instrumentos de combate ao desemprego é a formação de cooperativas”.

O lançamento da “Cooperativa do Azul” é a prova da eficiência dos conceitos de economia solidária como mola propulsora de desenvolvimento social. O grupo reúne 38 cooperados, que se dedicam a atividades como o turismo de base comunitária e rural, artesanato e produção de farinha de mandioca, atividade remanescente dos escravos quilombolas da região. “É uma alegria ver a cooperativa finalmente dando seus primeiros passos. Um sonho de muitos anos se realizando” Comentou Dona Laura, representante da comunidade. Durante o evento foi servido um almoço produzido pelas mulheres da Cooperativa e que teve em seu cardápio a salada tradicional quilombola feita do coração da flor da bananeira.

Através de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso/ EIT e a Arcamultincubadora, o coordenador Oscar Zalla afirmou que a incubadora já está atuando e terá como objetivo o desenvolvimento pleno das atividades da Cooperativa e consequente geração de renda para seus associados. Com uma reunião desta envergadura e convidados como, Diogo Soares do Instituto Pólis, pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o coordenador do fórum das comunidades tradicionais da costa verde, Vaguinho, entre outros, Ubatuba passa a ser alvo de estudos e iniciativas de pesquisas na área de implantação e desenvolvimento do sistema de economia solidária.

Todo este processo teve início em novembro 2012, quando o então recém eleito Prefeito Maurício fez reunião no Quilombo da Fazenda, com a participação de Sergio Maida, a assessoria do Deputado Luiz Carlos Marcolino (PT), Jorge Abraão do IPEA, Leonardo Pinho da Ecosol, e um dos principais líderes deste movimento, o Professor David Calderoni (NUSPI/USP).

Segundo o Prefeito de Ubatuba este evento é histórico e inovador, tem credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. “Além de Paul Singer, recebemos a Professora Clarita Plantemberg da Universidade de Berlim, que dá a dimensão da importância deste encontro, que está alinhado com o compromisso desta gestão que é o olhar acolhedor e o fortalecimento das periferias e comunidades de Ubatuba, através da economia solidária.” Completou Mauricio.

Para o Secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Sergio Maida, Ubatuba não fornecia nenhum tipo de apoio ao cooperativismo e em apenas um semestre várias ações de fortalecimento de associações e cooperativas estão acontecendo, algumas criadas e outras reestabelecidas pela gestão. “Agora damos um importante passo para a cidade, que inclui o processo de implantação do Plano Municipal de desenvolvimento social e econômico, o fortalecimento da Incubadora e o desenvolvimento solidário do Município.”

Ubatuba e Paraty

Durante o encontro, o Prefeito Mauricio (PT) e o Prefeito de Paraty, José Carlos Gama Miranda, Casé (PT) assinaram também outra carta de intenções formalizando a parceria entre os municípios vizinhos para futuras ações em conjunto nas áreas de administração pública como, saúde, educação, cultura, meio ambiente, transporte, turismo e desenvolvimento social.



Fotos:



Seu Zé Pedro, o Prefeito de Paraty Casé e o Prefeito de Ubatuba Mauricio, durante evento no Quilombo da Fazenda



Fonte: 

Secretaria de Esportes e Lazer vai abrir 420 vagas para treinos de basquete

Dia 27 de setembro às 14 horas haverá a assinatura do contrato de parceria entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a AVEBESP – Associação dos Veteranos de basquete do Estado de São Paulo, no ginásio de esportes da EM Marina Salete no bairro do Perequê Açu.

O intuito desta parceria é dar oportunidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino de treinarem basquete no contra turno escolar, por meio do Projeto GIBI – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil, que estará contemplando cerca de 420 alunos em 6 escolas do município: EM João Alexandre do Sesmaria, EM Maria Josefina Giglio Silva da Estufa II, EM Nativa Fernandes do Sertão da Quina, EM Marina N. Salete do Perequê Açu, EM José de Souza Simeão do Taquaral e EM Mário Covas Júnior do Ipiranguinha.

O evento contará com a presença do Prefeito Maurício (PT), de Ricardo Neves do Projeto GIBI, do Secretário de Educação Marcelo Angelo e do Secretário de Esportes José Carlos Papp. Representantes das escolas contempladas com o projeto farão demonstrações de basquete e assistirão a um jogo festivo com atletas de Ubatuba.

Fonte: