sábado, 18 de agosto de 2012

( Noticias ) Postos volantes oferecem vacina antirrábica nas regiões oeste e sul

Continua a Campanha de Vacinação Antirrábica voltada para cães e gatos de estimação em Ubatuba. Durante todo o mês de agosto, postos volantes estão oferecendo a vacina, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, de norte a sul do município. Nos próximos dias, os postos volantes percorrerão bairros da região oeste e região sul, além da Praia Grande, Tenório, Cais e Ponta Grossa. Os moradores dos bairros que não receberão os postos volantes (Pereque-Açú, Taquaral, Centro, Itaguá, Estufa I e II, Perequê-Mirim, Bela Vista, Ipiranguinha, Maranduba, Sertão da Quina e Vila Santana) devem aguardar setembro para vacinar seus animais no posto fixo mais próximo de sua residência.

Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem tomar a vacina antirrábica. Fêmeas lactantes (amamentando) também devem tomar a vacina. Animais doentes, debilitados e em gestação não devem tomar a vacina.

Postos fixos

A partir de setembro, os postos fixos funcionarão em locais diferentes a cada semana, sempre aos sábados, das 8h30 às 16h30. Quem perder a vacinação em seu bairro deverá levar seu animal de estimação ao posto fixo mais próximo de sua residência (somente no sábado agendado) ou no Departamento de Vigilância em Saúde – Rua Alfredo Araújo, nº 34 - Centro (de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou nos sábados agendados).

Após o término da Campanha, o proprietário que tiver perdido a vacinação gratuita deverá vacinar seu animal de estimação em uma clínica veterinária particular, arcando com os custos. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos por adulto aos postos de vacinação com coleira, guia e nos casos de cães agressivos ou de raças consideradas agressivas com focinheira (estes cuidados previnem acidentes).

Durante a campanha os veterinários da Prefeitura Municipal de Ubatuba estarão à disposição para auxiliar os proprietários de animais que tenham reações transitórias à aplicação da vacina, estes deverão entrar em contato pelos telefones (12) 3832-6810.

Confira a programação dos postos volantes nos próximos dias:

17/08 - Morro das Moças, Condomínios (Park Hills, Ubatuba Country, Vilas Azul, Rosa e Verde), Cachoeira dos Macacos, Horto, Figueira e Pipoca

20/08- Praia Grande, Tenório, Cais e Ponta Grossa

21/08 - Jardim Carolina, Jardim Samambaia e Marafunda

22/08- Rio da Prata, Rio escuro (sentido Sertão das Cotias) e Monte Valério (sentido Sertão das Cotias)

23/08- Sitieto, Colônia de Férias, Pé da Serra e Mato Dentro

24/08- Vila Mariana, Vila Sossego, Recanto Lagoinha, Lagoinha e Jardim Mariss

( Noticias ) Senai em Ubatuba oferece curso de boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos

O Senai, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, oferece no mês de setembro 32 vagas para o curso de boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos. O curso com duração de 12 horas, é totalmente gratuito, e será realizado nos dias 11, 18 e 25 de setembro, das 8 às 12h, no prédio da Secretaria de Educação, localizada na rua Gastão Madeira, 101, centro.

Para se inscrever o interessado deverá ter idade mínima de 14 anos, ter concluído a 6ª série do ensino fundamental, apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade, telefone e declarar baixa renda. Os menores deverão estar acompanhados de responsáveis. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Educação nos dias 21, 22 e 23 de agosto (ou até o término das vagas), das 9 às 11h e das 14 às 16h30. O sorteio das vagas será no dia 23 de agosto, às 17h.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

( Noticias ) Caravana da Saúde leva informações e entretenimento ao Perequê-Mirim neste sábado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Projeto Blablabla Posithivo e o Projeto Beira Mar do Instituto Cultural Barong, realiza nos dias 17 e 18 de agosto o evento Caravana da Saúde.

Desta vez, a programação será dividida em duas partes: a abertura no Centro do Professorado de Ubatuba, na noite do dia 17, com palestras sobre a Saúde do Homem e apresentações culturais voltadas para alunos da rede municipal e estadual. O evento também comemora os oito anos de atuação do Projeto, que a partir do próximo mês será denominado Instituto Cultural Blablablá Posithivo.

Já no dia 18, a partir das 13h, na Avenida Marginal, no Perequê-Mirim, o evento vai levar atividades esportivas, exposições das ONGs envolvidas, atendimento de saúde bucal, coleta de glicemia, aferição de pressão, massoterapia, cadastro para doação de sangue, cadastro para castração de cães e gatos, orientações sobre combate à dengue, distribuição de mudas e hortaliças, exposição de hortas suspensas, orientações nutricionais, distribuição de material educativo e informações variadas. A partir das 17h acontecerão as apresentações musicais de integrantes do Projeto Blablablá Positihivo.

Objetivos

Entre os principais objetivos do evento estão a promoção da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, debate sobre os temas sexualidade, HIV/Aids, vulnerabilidade, preconceito e sensibilização sobre a prática sexual segura.

O evento também tem o objetivo de promover os talentos locais, com apresentações culturais e musicais. O projeto Blablablá Posithivo apresentará ainda a exposição Itinerante Enamorando-se com produtos customizados por Silmara Retti e a artesã designer Elita Souza. A arte do convite foi criada pelo desenhista designer Raphael Retti, que também é responsável pela nova campanha do Blablablá Posithivo, com camisetas e chinelos temáticos que serão levados ao Congresso Nacional de Prevenção ao HIV/Aids, em São Paulo.

Projeto Beira Mar

O projeto “Beira Mar”, desenvolvido pelo Instituto Cultural Barong, tem como objetivo divulgar a prevenção de DST HIV/Aids, gravidez não planejada, além do incentivo a prevenção de sífilis na gestação (gestantes e parceiros). Diversas estratégias são utilizadas durante a ação como performances teatrais e dinâmicas, oficinas de redução de danos, aconselhamentos face a face, sensibilização da comunidade, veiculação de informações através da distribuição de cartazes e folders educativos.

Programação completa

Dia 17/08 – Centro do Professorado de Ubatuba

19h - Cerimonial de abertura da Caravana da Saúde em parceria com o Projeto Beira Mar e o Blablablá Posithivo

19h30 – Cerimonial

20h - Dança de salão da melhor idade com Maria Vanda Garcia e Wilson Alael Jannuzzelli

20h20 – Cia Teatral e Circense Aries Marioto

20h50 – Palestra com Marta Mc Britton (curso superior de formação específica em Gestão de Projetos Sociais, cursando Serviço Social. Militante do movimento ONGs/AIDS desde 1995. Fundadora e co-autora do Instituto Cultural BARONG e atual Presidente da Instituição)

21h30 – Aberto para pergunta aos palestrantes

21h50 - Finalização com MC Tagarela - Campeão Estadual de Free Style e Jorlan Lopes

Dia 18/08 – Marginal do Perequê-Mirim, a partir das 13h

Apresentação da Cia Teatral Circense Aries Marioto

Apresentação do grupo Ubatuba Parkour

Apresentação do grupo de dança de rua Insanos Crew

Apresentação de Skate (Yesk8 e AM Produções)

Apresentação do grupo de capoeira Arte Universal

Apresentação da cantora gospel Etiene Araujo

Apresentação do cantor de MPB Jorlan Lopes

Apresentação do grupo DTPK Crew com lançamento oficial do D Cada um Tem o Seu Lugar

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

( Noticias ) Cia teatral e circense de Ubatuba faz turnê no Vale do Paraíba

A Cia Teatral e Circense Aries Marioto, parceira da Prefeitura Municipal de Ubatuba e do Projeto Blablablá POsithivo vem expandindo a arte circense por toda a região. Na semana passada representou Ubatuba em sua primeira turnê no Vale do Paraíba com apresentações de malabares, perna de pau, monociclo e uma peça inédita sobre prevenção à dengue. Em cada lugar que esteve, como na Praça da Bandeira de Caçapava, a Cia falou sobre a cultura de Ubatuba e homenageou a APAE e algumas pessoas da cidade como Elton Herrerias, DTPK Crew, Angela Mendonça, alunos e professores da escola Tancredo de Almeida Neves e a amiga e escritora Silmara Retti.

Segundo Aries Marioto, de 14 anos de idade, “é uma imensa alegria poder levar um pouco da nossa cidade para outros lugares, com muita diversão, contando sempre com a interação de adultos e crianças”.

A Cia é formada pelos palhaços Chico Lata e Vira Lata e o mágico Zii, que levam cultura, entretenimento e educação através do lúdico para escolas e comunidades.

( Noticias ) Escola de Ubatuba começa a desenvolver projeto para a construção de mais um satélite

O Projeto UBATUBASAT 2012 começou a ser desenvolvido na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba. Na tarde desta segunda-feira, 13, o professor e coordenador do projeto, Candido de Moura, explicou a todos os presentes no laboratório de ciências da escola o funcionamento do projeto. Durante a apresentação também foi exibido um vídeo institucional sobre as atividades no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), parceiro do programa. Nessa segunda etapa 134 alunos na faixa de 10 a 12 anos, da 6ª série do 1º grau, se inscreveram para participar e deverão receber treinamento por dois anos para a construção do satélite Tancredo 2.

O início do UBATUBASAT

O projeto desenvolvido pelo professor Cândido teve início em 2009, quando o professor leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite. Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil.

Em abril deste ano nove alunos e quatro professores da escola Tancredo Neves Ubatuba, que trabalhavam na construção de um satélite artificial, visitaram as instalações da empresa americana "Interorbital Systems", em Mojave e o "Laboratório de Propulsão a Jato (JPL)" da NASA, em Pasadena, ambos nos Estados Unidos.

O satélite

O Tancredo 1, nome dado ao primeiro satélite, pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias. De acordo com Cândido de Moura, a Interorbital Systems adotou a ideia de ter um grupo jovem, sobretudo vindo de uma escola pública do Brasil, uma vez que a maioria dos interessados nos chamados TubeSats são alunos de pós-graduação em engenharia.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

( Noticias ) Ubatuba participa de campanha estadual de vacinação de crianças

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promove a partir do próximo sábado, 18 de agosto, a campanha estadual de vacinação, que tem como objetivo colocar em dia a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos no município. Na campanha, que acontecerá até o dia 24 de agosto, serão conferidas as cadernetas das crianças e aplicadas as doses em atraso, caso seja necessário. Por isso, é obrigatório que os pais apresentem a caderneta de vacinação. Serão oferecidas todas as doses do calendário de vacinação, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

A vacinação em Ubatuba no dia 18 ocorrerá das 8 às 17h nos postos dos seguintes bairros: Itamambuca, Poruba, Taquaral, Perequê-Açu (2 unidades), Centro de Especialidades, Marafunda, Ipiranguinha, Horto, Estufa II, Sesmaria, Itaguá, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Folha Seca, Araribá, Sertão da Quina e Maranduba. As vacinas continuarão sendo oferecidas até o dia 24 de agosto nos postos onde há sala de vacinação.

( Noticias ) Santa Casa de Ubatuba vai ter UTI

Em breve, a população de Ubatuba poderá contar com um dos mais importantes serviços prestado por um hospital: uma Unidade de Terapia Intensiva, a UTI.

Já há algum tempo a cidade vem esperando por uma UTI, devido ao crescente número de habitantes e o consequente aumento de casos que necessitam de cuidados especiais. De acordo com a Secretaria de Saúde, até hoje, o Sistema de Saúde do Município vinha fazendo além do que podia para conseguir as transferências para os hospitais de referências nos mais diversos casos e dentro da possibilidade, desempenhando bem o papel.

“Com a nova administração da Santa Casa, essa tarefa ficará menos dispendiosa, pois com grande empenho, entregaremos a nova UTI do hospital nos próximos dias e em totais condições de atender à população”, explica Fernando Victorino, administrador da Santa Casa de Ubatuba. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve, juntamente com a secretária de Saúde, Solange Toledo, visitando as novas instalações. “Sabemos a importância vital de termos uma UTI no nosso único hospital. Esta é uma conquista sem precedentes para a nossa cidade e fico feliz e orgulhoso por ver que conseguimos realizar mais este sonho”, diz o prefeito.

Reforma e adequação

O setor que era conhecido como UT, uma unidade de cuidados especiais que dava o suporte necessário até que se fosse conseguida a transferência, ganhou uma reforma e total adequação às normas vigentes para passar a funcionar como Unidade de Terapia Intensiva.

Além de infraestrutura adequada, uma equipe multidisciplinar de profissionais de enfermagem e médicos com treinamento e habilitação específica, deverá atuar nas 24 horas de cada um dos 365 dias do ano, fazendo uso dos mais modernos equipamentos à disposição da saúde de Ubatuba.

“Quando cheguei à Santa Casa, uma das principais metas era justamente a de entregar uma UTI em franco funcionamento. Não tive dúvidas e com o apoio de todos, não medimos esforços para fazer o que fosse necessário. O resultado está aí, a UTI já é uma realidade”, comemora Fernando Victorino.

Com essa nova ala, a Santa Casa terá condições de cuidar simultaneamente de sete pacientes, que necessitem dos cuidados de uma UTI. E em breve ainda será entregue um novo centro cirúrgico, cozinha, refeitório e espaço para convivência de funcionários.

Recentemente a secretária de Saúde, Solange Toledo, esteve em reunião no Palácio dos Bandeirantes, com o governador Geraldo Alckmin, solicitando verbas para a Santa Casa de Ubatuba.