sexta-feira, 29 de junho de 2012

( Noticias ) Aluno da escola Esteves homenageado na Câmara Municipal de Ubatuba


Na ultima sessão da câmara municipal, por iniciativa do vereador Americano foi consignada na Ata de trabalhos daquela Casa de Leis, uma Moção de Congratulações ao jovem Rafael Akstein Zambon, aluno da Escola Estadual Esteves da Silva, pelo fato de ele ter conseguido destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas ao ganhar uma medalha na categoria que ele participou.No ato solene realizado na câmara estiveram presentes alem de seu pai, a diretora do Esteves, seu professor de matemática e o representante do grêmio estudantil da escola.
O vereador Americano acrescentou ainda que são alunos como Rafael que engrandecem o mérito do ensino em nosso município e que sua participação e premiação sirvam de exemplo à todos os alunos da nossa cidade de Ubatuba.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

( Noticias ) Filme rodado em Ubatuba será lançado no dia 28 de junho


Será lançado no dia 28 de junho, no Cine Porto Itaguá, o longa metragem “Ensaio sobre o Amor”, com direção de Thiago Barreto. O filme foi feito em Ubatuba, com elenco selecionado através de oficinas de interpretação.

“Acreditamos que com este projeto poderemos fomentar, de forma abrangente, a produção tanto deste segmento cultural como a capacitação de novos talentos. Nossa missão é atuar decididamente para que a cultura e a educação sejam instrumentos de promoção da cidadania e de inclusão. Nossas prioridades serão as ações de valorização da autoestima e da importância da união de todos para o bem comum”, afirma o diretor Thiago Barreto.

De acordo com o diretor, o filme “Ensaio sobre o amor” ocorre em um momento especial, quando a cidade de Ubatuba alcança altos índices de desenvolvimento turístico: “a produção de bens culturais precisa acompanhar esses níveis. Nas oficinas para cinema foi utilizado o método de coaching, que é um processo de desenvolvimento e preparação profissional. Queremos dar a oportunidade da população entrar em contato com a máquina do cinema, reconhecer seus valores e criar arte. Rodar um filme em Ubatuba fomenta a produção local, além de colocar o nome da cidade como produtora neste seguimento cultural”, acrescentou Thiago Barreto.

“Ensaio sobe o Amor” reflete de forma simples o cotidiano de pessoas dispostas a amar e se envolver até as ultimas consequências. Durante dois anos de pesquisas e preparação, Barreto levantou material, cenas e improvisações que levaram todos os 80 participantes a diversas reflexões sobre a vida e a capacidade de amar. Todo esse material foi lapidado até se chegar um núcleo de atores que protagonizassem esta trama.

O filme é uma realização da Barreto Filmes, Instituto EcoMund e parceiros de diversos setores como a Prefeitura de Ubatuba e iniciativa privada.

Sinopse

Quando um casal de jovens descobre o encanto do amor, uma tragédia abala as estruturas. Um amor reprimido entre dois amigos se transforma em ódio e veneno. Quando o excesso de proteção dos pais transformam seus filhos em bombas ambulantes. Quando a obsessão pelo sexo se transforma na droga que impulsiona o amante à sua loucura. Todas estas facetas estão distribuídas em personagens do cotidiano de um litoral distante e ao mesmo tempo tão próximo de nossa vida. John ama Cadu, que ama Lica, que entrega Cadu a liberdade e a amizade de Bia, que foge de casa para a morte e encontra seu grande amor. Logo adiante tem Alê que vê em Marcela o início de uma vida nova, mas em cima de Nita, a mãe de Bia é que Alê mostra seus dotes. Dotes, práticas, correrias, trambiques e macetes que são as especialidades de Alê, inclusive em ajudar seu amigo Fred a cuidar do corpo de uma garota “caliente”, coisas de internet. O filme foi gravado em 2010, com elenco de atores de oficinas e atores convidados. Confira o trailler no link http://www.youtube.com/watch?

( Noticias ) Ginástica Rítmica de Ubatuba é vice-campeã em torneio nacional


A equipe da Jê Academia de Ubatuba foi a segunda melhor equipe do Brasil no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado de 20 a 24 de junho em João Pessoa (PA). O evento, uma realização da Confederação Brasileira de Ginástica, contou com equipes dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do sul, Pará, Tocantins e Pernambuco. Ubatuba ainda ficou com o primeiro lugar no individual, com Beatriz Castro Mariano.

As classificações da Jê Academia foram as seguintes:

- 2º lugar geral por equipes: Soma do conjunto e dos individuais de cada categoria. 2ª melhor equipe do Brasil.

- Juvenil - aparelho arco e bola - (reuniu 96 ginastas)

1º lugar geral - Beatriz Castro Mariano

8º lugar geral - Stefany Toledo

34º lugar geral - Carmem Amaral

43º lugar geral - Milena Martins de Castro

- Adulto - Aparelho maças e fita – (reuniu 52 ginastas)

16º lugar geral - Mayara Ferreira

- Conjunto 2 arcos e 3 fitas – (reuniu 7 conjuntos)

2º lugar - Ginastas: Jéssica Parada Suguimoto, Camila de Campos, Mariana Justino, Myllena Rodrigues e Mayara Ferreira

( Noticias ) Projeto Blablablá Posithivo promove a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”


Até o dia 1º de julho pode ser vista no Casarão da Fundart a I Exposição Itinerante “Enamorando-se”, do Projeto Blablablá Posithivo. As peças são exclusivas e algumas foram produzidas especialmente para o evento, que também conta com a participação da artesã designer Elita Souza e das alunas Denise e Zuca, de Sergio Rossi, Márcia Sanches e Cia Teatral e Circense Aries Marioto.

Através de um ambiente temático, o Projeto Blablablá misturou produtos customizados com materiais educativos sobre prevenção à HIV/Aids. Bolsas de saco de cebola, cortinas de garrafa pet, pufs de pneus, camisetas com camisinhas, potes de remédios contra HIV/Aids pintados à mão, quadros, flores com meia de seda, caixinhas de costura feitas com potes de sorvete, espelhos com peças de computador, chapéus de embalagem de leite, galões de óleo que se transformaram em vasos e bicicletas antigas feitas artesanalmente por Zi, coordenador da Cia Teatral e Circense Aries Marioto. A exposição tem um toque personalizado, onde cada cantinho foi inspirado no tema “Enamorando-se”, que valoriza a autoestima ao som de músicas românticas dos anos 70 e 80 tocadas em discos de vinil.

Prevenção e preservação

Segundo a coordenadora do Projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, a exposição está sendo mais um aprendizado, pois prevenção tem tudo a ver com preservação e sustentabilidade. “Elita trouxe modernidade ao projeto, porque nada mais atual que transformar o "lixo" em luxo! Hoje consigo enxergar além do óbvio e me deslumbro com as inúmeras possibilidades de customização”, afirma Silmara Retti.

O quadro pintado por Sergio Rossi retrata o vírus HIV e foi matéria da Série AIDS, do Dr. Drauzio Varella no Fantástico. Elita Souza é artesã há mais de 30 anos e atualmente está participando do filme "O Filho do Mazzaropi" e Márcia Sanches é secretária executiva do projeto e ajudou na organização do evento.

A Cia Teatral e Circense Aries Marioto está à disposição das escolas para apresentação teatral com perna de pau, monociclo e malabares através do telefone 9152-0903 e no dia 13 de julho estarão no Quilombola do Camburi.

As pessoas interessadas em levar a exposição gratuitamente para escolas e comunidades poderão agendar com Silmara Retti, no telefone 9150-3448 ou Elita Souza, 9109-4754. O projeto recebeu convites para expor em São Paulo e Minas Gerais. A exposição é coordenada pela escritora Silmara Retti com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart.

Parceria com o Instituto Cultural BARONG

No último domingo, o projeto Blablablá POsithivo recebeu em sua sede provisória Denis Scotti Cofero, administrador de projetos em saúde nas ações de mercado social e coordenador das ações de campo do Instituto Cultural Barong e dos projetos de mercado social do preservativo. O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

Criado em 1996, com a característica de uma "Ong na Rua" foi pioneiro no conceito de "marketing social itinerante", buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.

A Instituição utiliza uma estrutura itinerante. Trata-se de um display moderno e com grande visibilidade dos materiais educativos e preservativos, atraindo assim a atenção dos transeuntes e reunindo, em consequência, um maior número de pessoas atendidas. Em alguns locais, quando há possibilidade, o Barong infla sua marca registrada, um inflável em formato de camisinha de 5 metros. Através desta parceria, estarão capacitando os integrantes do projeto Blablablá Posithivo e em agosto promoverão o I Evento de Prevenção e Hip Hop em Ubatuba.

Encontro de Capoeira

Neste final de semana acontecerá o VI Encontro de Roda da Amizade e da Capoeira, liderado pelo contramestre Leco do grupo de capoeira Arte Universal com batizado e troca de corda. O evento acontecerá de 29 de junho a 1º de julho no Ginásio de Esporte Tubão, e contará com a participação de mestres e alunos do Estado de São Paulo

MC Tagarela campeão de free style

MC Tagarela do DTPK CREW e Projeto Blablablá POsithivo foi consagrado campeão de free style no Sesc de São José dos Campos e representará o Estado de São Paulo no Circuito Brasileiro na Batalha Final dos Mcs, em Belo Horizonte. Tagarela vem se destacando na área do rap. Compositor da música “Guerreira”, feita em homenagem a escritora Silmara Retti, junto com Flamarion, Etiene, Ninho, Andreive, Lorens, Jorlan Lopes e Confector mistura diversos estilos musicais. O CD “Cada um Tem o Seu Lugar” estará disponível a partir de agosto nos principais pontos da cidade e será lançado no HIP HOP SAÚDE, em Guaratinguetá. Interessados em shows entrar em contato através do telefone 91722701, com Tagarela.

terça-feira, 26 de junho de 2012

( Noticias ) AUS premia campeões do Ubatuba Pro Surf 2011 e abre temporada 2012


Em noite de muita alegria, na última quinta-feira, dia 21, a Associação Ubatuba de Surfe (AUS) premiou os campeões municipais de surfe de 2011 e abriu o Circuito Municipal de Surfe 2012, que terá sua primeira etapa realizada neste fim de semana. Estiveram presentes na cerimônia atletas convidados, representantes da prefeitura, entre eles o secretário de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros e veículos de comunicação.

O presidente da AUS, Paulo Motta, comentou o quanto é gratificante suceder o ex-presidente Tadeu Pereira, que é sua fonte de inspiração. Motta também agradeceu à Prefeitura de Ubatuba, principal apoiadora do Ubatuba Pro Surf e lembrou que no próximo mês ocorrem as eleições da Associação, sugerindo a formação de novas chapas para fortalecer a modalidade radical mais popular no município.

Representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Alberto Jacob agradeceu aos presentes e fez um breve relato sobre a história da AUS e sobre a importância e atenção que a atual administração dá para o surfe, sendo a principal incentivadora das escolinhas e do Circuito Municipal.

O vice-presidente da AUS, Carlinhos Roberto, comandou a festa e realizou a entrega dos troféus aos campeões das 14 categorias, que fazem do Ubatuba Pro Surf o maior circuito municipal do mundo. Os troféus foram entregues por representantes da prefeitura de diversos setores que contribuem para o sucesso do campeonato.

(Fonte: AUS / Assessoria de Comunicação – PMU)

A seguir a relação dos campeões de 2011 e suas categorias:

Petit - Diego Aguiar

Estreante – Davi Toledo

Iniciantes - Alex Sandro

Mirim - Wesley Leite

Junior - Lucas Santos

Profissional - Gustavo Henrique

Open - Cleiton Felix

Master - Isaias Silva

Gran Master - Tadeu Pereira

Veteranos - Júlio Cesar (Demom)

Long Open - Fabio Tavares

Long Master - Ricardo Toledo

Feminino Pro - Suelen Naraisa

Feminino Iniciantes - Sandra Maria

segunda-feira, 25 de junho de 2012

( Noticias ) 35º Circuito Municipal de Surfe em Ubatuba está com inscrições abertas


De 29 de junho a 1º de julho a Praia Grande sedia a primeira etapa do Circuito Municipal Ubatuba Pro Surf, em sua 35ª edição. As inscrições para ranqueados podem ser feitas até o dia 22 de junho e para não ranqueados o período de inscrição é de 25 a 26 de junho. As próximas etapas serão disputadas nas praias Vermelhinha do Centro e Itamambuca, reunindo uma média de 200 atletas por etapa.

Serão realizadas diversas atividades paralelas de entretenimento, como gincanas ambientais e distribuição de brindes, sorvetes, açaí, frutas e cookies integrais para todos os atletas inscritos.

Serão premiados os quatro melhores de cada uma das 14 categorias com vários itens, como blocos de poliuretano, roupas, óculos, bicicletas e premiação em dinheiro para a Pro/Masculino e Feminino. Neste ano de 2012, o campeão da categoria Pro/Masculino e Pro/AM- Feminino, terão direito a três meses de treinamento físico na Academia Outdoor Fitness. Os outros 12 campeões das demais categorias ganharão um mês de treinamento funcional. O campeão da categoria Junior ganhará um curso de Inglês de um ano na escola Wizard, com tudo incluso (matrícula, mensalidade e material).

Alterações do circuito neste ano

Na categoria Pro/Masculino, as vagas passaram de 20 para 24, onde todos iniciarão a competição na mesma fase (sem a condição de pré-classificados). Na Open, de 24 para 16 vagas e na Long Master de 12 para 8 vagas. Os atletas das categorias Petit e Feminino Iniciante, ambas com limite de 12 vagas, continuam com inscrição e filiação gratuita. Para participar do Circuito Ubatuba Pro Surf, todos os atletas deverão estar em dia com a filiação AUS 2012.

O valor de filiação é de R$ 30,00 por ano (com direito a uma camiseta AUS) e o filiado ainda ganha descontos em vários estabelecimentos comerciais conveniados (Amigos do Surf). Os valores das inscrições são: Profissional R$60,00 e demais categorias R$40,00 com direito a uma camiseta exclusiva do evento.

Realização

A 35ª edição do Circuito Ubatuba Pro Surf 2012 é apresentada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba com organização e realização da Associação Ubatuba de Surf. Conta com o apoio: Wizard, Perfect Waves, Hotel São Charbel, Teccel, Marmot, Itamambuca Eco Resort, Rikwil, X-treme, Academia Outdoor Fitness, Parada Obrigatória do Açaí. São colaboradores: Huka Bikes, Empório Cerealista, Varejão Santa Rita, Frutverão, Sabesp e Mixirica Artes. Divulgação: PortalSurfcam, Revista Vitti e Tv Litoral. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Acompanhe “ao vivo” pelo www.aus.org.br e www.fpsurf.com.br

( Noticias ) Festa de São Pedro Pescador começa na próxima quarta-feira e terá show de Jair Rodrigues


A Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba terá início na próxima quarta-feira, 27. Promovida pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), a festa acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, até o dia 1º de julho. Em sua 89ª edição, a festa será a maior de sua história, com 35 shows musicais, apresentação do ballet da Fundart e show de encerramento com Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira. Pela primeira vez na história da Festa de São Pedro Pescador, todo o recinto do evento será coberto, abrigando a todos os frequentadores da festa, caso ocorram chuvas.

Mais atrações
Além disso, a programação ainda contará com manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada.

Serão 28 bandas locais além das convidadas, Trem da Viração, João Ormond, Banda Palace e Cris Araújo. Dezenove entidades filantrópicas estarão nas tendas de alimentação, além da tradicional tenda da Tainha na Brasa. Com participação da Paróquia Exaltação à Santa. Cruz, a missa campal será no palco da festa, às 16 horas do dia 29, após a procissão marítima que sairá às 15h da Barra dos Pescadores.

Outra atração é o Cortejo Noturno de Canoas, no dia 27, às 19h, trazendo pelo mar a imagem de São Pedro. Após a Bênção da Capela, com o levantamento do mastro pela Guarda Mirim e a entronização da imagem de São Pedro, será aberta oficialmente a Festa. Logo após, ocorrerá Concurso Rainha dos Pescadores, que todo ano reúne público numeroso e muito animado.

A programação completa da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:

Dia 27 – Quarta-feira

- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores.

- Concurso Rainha dos Pescadores

- Grupo de dança Swing do Axé

- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói

- Grupo Samba e Ousadia

- Banda Palace

Dia 28 – Quinta-feira

- Xapados

- Rafa Lins

- Jan Praieira

- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)

- Trem da Viração (música regional)

- João Ormond ( viola pantaneira)

- Banda Ramam

Dia 29 – Sexta-feira

- Procissão de barcos

- Missa Campal (no recinto do evento)

- Banda Pacto

- Anderson e Mayck

- Banda Psycos Jam

- Banda Level 5

- Banda Local

- Banda Complexo B

- Banda Pracaniz

Dia 30 – Sábado

- Grupo Consertada

- Banda Super Máfia

- Nilo Mariano

- Forró Goro

- Jorlan Lopes

- Banda Anti Danos

- Banda Marisol e os Mensageiros

Dia 1 – Domingo

- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)

- Corrida de Canoas (canoa caiçara)

- Ballet da Fundart (quadrilha)

- Grupo Impacto

- Grupo Exóticos

- Alandy e Derlei

- Grupo Juventude do Samba

- Cris Araújo

- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)

A Festa

A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923, às 10h. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.

( Noticias ) Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Vagas para mulheres:

25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referência anteriores

20 vagas – Professora de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério

5 vagas – Zeladora - : Com experiência e ter carta de referência

5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência

2 vagas - Empregada Doméstica: com referências anteriores, acima de 28 anos.

1 vaga - Camareira: acima de 30 anos, com disponibilidade horário, morar próximo ao bairro da Enseada.

1 vaga - Faxineira: experiência e carta de referências anteriores.

1 vaga - Passadeira: experiência e carta de referências anteriores.

1 vaga – Cozinheira - com experiência e disponibilidade de horário.

1 vaga - Garçonete: com experiência e disponibilidade de horário

1 vaga - Saladeira e ajudante de cozinha: experiência comprovada e disponibilidade de horário

1 vaga- Vendedora: com experiência comprovada em carteira

1 vaga - Fiscal de loja: Com experiência na área.

1 vaga - Recepcionista: com experiência, de 25 anos com noções de computação.

Vagas para homens:

25 vagas - Auxiliar de Desenvolvimento Infantil: com experiência e carta de referências anteriores

20 vagas - Professor de Pedagogia: Ser formado na função ou ter o magistério

5 vagas – Zelador - : Com experiência e ter carta de referência

5 vagas - Serviços Gerais: Com experiência e ter carta de referência

1 vaga – Cozinheiro - com experiência e disponibilidade de horário.

1 vaga – Barman - com experiência e disponibilidade de horário.

1 vaga - Garçom: com experiência e disponibilidade de horário.

2 vagas - .Motorista: categoria habilitação D e disponibilidade para viajar

1 vaga - Montador de Móveis: experiência, de 20 a 38 anos com habilitação.

1 vaga - Vigilante - Experiência comprovada em carteira e habilitação A/B

1 vaga - Serviços Gerais – Experiência comprovada

2 vagas - Vendedor - com experiência comprovada em carteira

1 vaga - Corretor de Imóveis: possuir o CRECI e experiência.

1 vaga - .Fiscal de lojas: Com experiência na área.

( Noticias ) II Conferência Municipal de Cultura aprova propostas para melhorias no setor


A II Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Ubatuba e Fundart, na última quinta-feira, 21, aprovou as propostas elaboradas na Pré-Conferência do dia 14 de junho. Entre outras questões, a Conferência teve como objetivo discutir a promoção do desenvolvimento sustentável com pleno exercício dos direitos culturais; a participação da sociedade; o planejamento e fomento de políticas públicas de cultura; o estabelecimento de condições para o desenvolvimento da economia da cultura, transformando-a em atrativo turístico; mobilização da sociedade para a importância da cultura e a revitalização das tradições, valorizando a cultura local, com preservação da cultura indígena, quilombola e caiçara.

Estiveram presentes representantes do poder público municipal, entre eles o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que coordenou a Conferência, e representantes dos diversos segmentos da cultura ubatubense.

Abrindo o evento, o diretor de produções teatrais, Fernando Moreno, falou sobre o momento ímpar que a cultura está vivendo atualmente no município. “Estamos passando por um processo bem interessante, que mostra a grande vontade de um movimento entre as pessoas que estão pensando em mudar a política da cultura em Ubatuba”, disse Fernando Moreno, que agradeceu pela visão democrática da atual gestão da Prefeitura de Ubatuba. “Estamos lutando não apenas para que sejamos inseridos no Sistema Nacional de Cultura para a vinda de verbas, mas para que os artistas locais possam ganhar a vida em Ubatuba”, concluiu.

A cultura como atrativo turístico

Um dos temas abordados na Conferência de Cultura foi “Preservar a diversidade cultural é um atrativo: a cultura é um insumo turístico”. O turismólogo Rodrigo Carlos Andrade realizou uma apresentação para falar sobre turismo cultural e ressaltou principalmente o Turismo de Base Comunitária, que inclui as várias atividades que dizem respeito a comunidades que recebem visitantes, apresentando seus costumes como atrações. Rodrigo enfatizou que Ubatuba possui todos os principais atrativos que o Ministério do Turismo descreve como culturais, mostrando o grande potencial do município neste segmento.

Identidade cultural

O presidente da Fundart, Pedro Paulo, falou aos presentes sobre o tem “Indentidade Cultural: preservar e promover a memória cultural”, abordando a importância da preservação e valorização da cultura local indígena, caiçara, quilombola e migratória. “Não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento cultural e sem cultura não há desenvolvimento humano”, citou Pedro Paulo.

Ao final da Conferência, foram lidas todas as propostas elaboradas e aprovadas pelos delegados eleitos. Com esta etapa finalizada, poderão ser constituídos o Plano Municipal de Cultura, bem como o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.

( Noticias ) Crianças de Ubatuba visitarão Serra Negra através do programa “Turismo do Saber”


O secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba, Mauricio Petiz, esteve na última quarta-feira, 20, na cidade de Mongaguá, reunido com todos os de secretários de Turismo das cidades do Litoral do Estado de São Paulo, para definirem juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo, as diretrizes do Programa Turismo do Saber para as férias de julho. O Programa Turismo do Saber visa proporcionar às crianças da rede pública de ensino a oportunidade de conhecer novos lugares dentro do Estado de São Paulo.

A cidade de Serra Negra será a anfitriã de Ubatuba e receberá as 40 crianças do município, que terão a oportunidade de visitarem os pontos turísticos daquela cidade sem custo algum para os pais, numa viagem que terá a duração de cinco dias.

As crianças sairão de Ubatuba no dia 23 de julho pela manhã e retornarão na sexta-feira, 27. Em janeiro deste ano Ubatuba recebeu crianças das cidades interioranas paulistas de Pratânia e Porto Ferreira que participaram do programa “Turismo do Saber – Interior na Praia”. Na ocasião, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário Maurício Petiz, acompanhou as crianças em uma visita à Ilha Anchieta.

“O Turismo do Saber é um grande programa do Estado, que tem levado crianças a conhecer realidades completamente diferentes daquelas que vivem em seu dia a dia. Em Ubatuba, por exemplo, muitas das crianças viram o mar pela primeira vez”, comentou o prefeito Eduardo Cesar.