quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

(Noticias Ubatuba) Workshop com presença de secretário estadual debate em Ubatuba prevenção a desastres naturais


A Prefeitura de Ubatuba promoveu na manhã desta terça-feira, 7, o 1º Workshop de Prevenção a Desastres Naturais, que contou com a ilustre presença do Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, que falou aos presentes sobre a Política Estadual de Defesa Civil.

O encontro reuniu cerca de 70 pessoas no auditório da Escola Tancredo Neves, e contou também com a palestra do administrador da Regional Norte, José Antônio Macário de Faria, sobre gerenciamento de áreas de risco da região norte de Ubatuba. Na sequência, sobre gestão de abrigos e assistência, plano de contingência e remoção, a palestra foi ministrada pelo 1º Tem PM Marcelo Kamada. Fechando o workshop, o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, falou sobre o Plano Municipal de Defesa Civil.

A chave é a prevenção

O workshop contou ainda com a presença do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite e do chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio Sato. “Este evento marca o início de um trabalho que tem que perdurar”, disse o vice-prefeito Para o Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, nunca se deu tanta importância para a questão da Defesa Civil como está sendo dada no governo Geraldo Alckmin e que o caminho certo é a prevenção. “A redução de desastres está associada à prevenção da vida humana, que não tem preço. Tivemos recentemente alguns desastres naturais como deslizamentos de morros em algumas cidades do Rio de Janeiro, com vítimas. É preciso mudar a cultura de popularização de áreas de risco. Isso leva tempo, mas é uma missão e toda missão tem que ser cumprida”, disse o Cel, que ressaltou a proximidade e bom entendimento com a Prefeitura de Ubatuba.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba quer mais participação popular e transparência na administração pública


A Prefeitura de Ubatuba realizou nos dias 2 e 3 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. Com ampla participação, foram desenvolvidas quase 30 propostas e as aprovadas em plenária serão encaminhadas e defendidas na Conferência Estadual pelos sete delegados de Ubatuba (Reginaldo Teodoro, Hermann Schmitt, Jakson Moreira Santos, Marco Antonio Reale, Robson Ortega, Élvio de Oliveira Damásio e Jaqueline Brito Tupinambá Frigi), eleitos entre os participantes. A etapa estadual vai acontecer em abril e as propostas mais votadas seguem para a Conferência Nacional em Brasília, prevista para maio.

Propostas prioritárias

A Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social foi realizada em dois dias, sendo que no primeiro foram ministradas palestras sobre os quatro eixos a serem discutidos: I – promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II – mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; III – a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e IV – diretrizes para prevenção e combate à corrupção.

No segundo dia, os grupos formados por pessoas da sociedade civil, do poder público e Conselhos Municipais discutiram e elencaram propostas a serem votadas em plenária e encaminhadas ao Governo do Estado, em abril e posteriormente ao Governo Federal para discussão. Entre as cerca de 30 propostas, destaque para algumas, como a criação de um programa de educação nas escolas que desenvolva a cidadania como ação contra a corrupção, curso de capacitação para conselheiros, participação do conselheiro em no máximo três Conselhos diferentes para que tenha disponibilidade de atuação, disponibilidade de dados sobre os Conselhos com acesso gratuito pela internet, criação de uma Ouvidoria on-line, entre outras.

Um grande trabalho visando mais transparência

Deste modo, a Prefeitura de Ubatuba iniciou um grande trabalho que visa oferecer ao cidadão ainda mais acesso às informações sobre os gastos e investimentos da administração. Esta proposta complementa as ações do prefeito Eduardo Cesar, que desde o início de sua administração vem pautando as ações do governo na transparência e na participação popular. “Em todas as decisões que envolveram interesses públicos, sempre procuramos atender as necessidades citadas pela própria população. Foi assim na construção do Plano Diretor Participativo, na elaboração do Plano Municipal de Habitação, no Fórum de Políticas Públicas e em tantas outras ações da nossa administração, como o fortalecimento dos Conselhos, a criação da Ouvidoria e a criação do Portal da Transparência”, afirmou o prefeito.

Eduardo Cesar lembrou que a transparência administrativa esteve presente também nos momentos em que a sua honestidade foi colocada à prova. “Passamos por situações, como foi o caso da fraude no IPTU, em que coloquei minhas contas à disposição da Justiça e nada de ilegal foi encontrado. É justamente neste sentido que continuamos trabalhando, mostrando para a população que a nossa administração não tem o que esconder e por isso não tem medo de falar em combate à corrupção”, concluiu o prefeito.

O presidente da Conferência e chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, ressaltou a necessidade das próximas administrações também adotarem a transparência em suas ações. “Este é um grande movimento nacional pela transparência pública e Ubatuba não pode ficar de fora. A população tem o direito de acompanhar onde está sendo aplicado o dinheiro pago nos impostos, de forma simples e objetiva”.

Expectativa

Com as propostas apresentadas, o município de Ubatuba pretende participar das Conferências Estadual e Nacional, contribuindo para o combate à corrupção e incentivo ao planejamento, gestão, monitoramento e resultados da aplicação dos recursos públicos em todo o país. Assim como Ubatuba, várias outras cidades no Brasil aderiram à ideia, sendo que muitas outras propostas apresentadas por outros municípios poderão ser inseridas no “Plano Nacional Sobre Transparência e Controle Social”, passando então a fazer parte de nossa realidade.

Em Ubatuba várias ações já são realidade e muitas propostas poderão ser utilizadas a partir das conferências, fortalecendo ainda mais a participação popular nas decisões do poder público.

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba instala píer flutuante para melhoria no receptivo de navios de cruzeiros


A fim de proporcionar uma estrutura ainda melhor para o receptivo de navios de cruzeiros, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, concluiu a instalação do píer flutuante no Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, no Itaguá.

A conquista desta instalação começou em 2006, quando a Secretaria de Turismo de Ubatuba conseguiu uma verba destinada à implantação da infraestrutura para que fosse possível iniciar o trabalho das operações com navios de cruzeiros na cidade.

Desde 2008, quando Ubatuba começou a receber os navios, muitas adequações foram realizadas para bem receber os turistas destas embarcações, entre elas o processo de instalação do píer flutuante. Porém, com a vinda de um maior número de navios, e com maior quantidade de passageiros, foi detectada a necessidade de melhorar ainda mais a estrutura para atender aos cruzeiros.

Com o píer flutuante, Ubatuba passa a atender não só mais de uma lancha (ou tenders, como são chamadas as embarcações que realizam o transporte dos passageiros do navio ao píer), como também, aos barcos das empresas que oferecem passeios para os turistas. “Trata-se de um investimento estratégico e fundamental para a qualificação de Ubatuba perante os demais portos de escalas do Brasil”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

(Noticias) Ubatuba terá workshop sobre Prevenção a Desastres Naturais na próxima semana


A Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 7 de fevereiro o 1º Workshop de Prevenção a Desastres Naturais. O vai acontecer no auditório da Escola Municipal Tancredo Neves, a partir das 9h e contará com a importante presença do Secretário de Estado da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM Admir Gervásio Moreira, que ministrará uma palestra sobre a Política Estadual de Defesa Civil.

A iniciativa do evento é do administrador da Regional Norte, José Antônio Macário de Faria, que falará ao público presente sobre gerenciamento de áreas de risco da região norte de Ubatuba. Na sequência, haverá a palestra sobre Gestão de Abrigos e Assistência, Plano de Contingência e Remoção, com o 1º Tem PM Marcelo Kamada. Fechando o workshop, o secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, falará sobre o Plano Municipal de Defesa Civil.

A Escola Municipal Tancredo Neves fica na Avenida Rio Grande do Sul, 600, no Centro de Ubatuba.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

(História) Mergulho em Ubatuba


Ubatuba possui alguns dos melhores pontos de mergulho
do Litoral Norte que reúne as características de águas calmas, claras
e de temperatura agradável para mergulho livre ou com cilindro.

O pesquisador Jacques-Yves Cousteau, ganhou na Ilha Anchieta,
na praia do leste, a 10 metros de profundidade, uma homenagem em forma de
estátua, com 1,80 metros de altura, pesando 300 kg, colocada em 14 de
setembro de 1997 que atrai visitantes do mundo todo.