quinta-feira, 19 de abril de 2012

( Noticias ) Prefeito Eduardo Cesar discute com taxistas melhorias para a categoria


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu nesta terça-feira, 17, o presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba, Walter José Vieira. O objetivo da reunião, que contou com a participação de cerca de vinte taxistas da cidade, foi discutir melhorias para a categoria, entre elas o aumento da tarifa, reivindicado pela Associação.

De acordo com Walter José Vieira, o prefeito os recebeu muito bem. “Como em todas as reuniões que já tivemos com o prefeito Eduardo Cesar, esta também foi excelente. Como sempre, ele nos tratou muito bem, com as portas abertas para os taxistas. Falamos sobre o aumento da tarifa, mostrando nossas necessidades, baseadas nos nossos gastos. Também falamos sobre fiscalização e outros assuntos, todos muito bem discutidos entre nós e o prefeito”, considerou o presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba.

Eduardo Cesar também avaliou positivamente o encontro: “foi uma reunião bastante produtiva. O taxista é um profissional liberal que merece nosso mais sincero respeito e que possui uma importância inquestionável para qualquer cidade, principalmente para um município turístico como é o caso de Ubatuba. Continuamos à disposição da Associação e esperamos conquistar as melhorias necessárias para que esta classe seja ainda mais valorizada e continue trabalhando com dignidade em nossa cidade”.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

( Noticias ) Coro do Conservatório de Tatuí emociona público na abertura da I Semana Ciccillo Matarazzo


A abertura da I Semana Ciccillo Matarazzo, evento promovido pela Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, foi marcada pela emocionante apresentação do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí. As canções entoadas pelo coro receberam aplausos calorosos da plateia que praticamente lotou o auditório da Unitau, na noite da última segunda-feira, 16.

O evento fez parte da programação da I Semana Ciccillo Matarazzo, que segue até o próximo dia 22, com diversas outras atrações. Também na última segunda-feira foi aberta a Exposição Universo II, uma Versão Poética, com telas da professora emérita da FEA/USP, Diva Pinho.

O objetivo da Secretaria de Cultura e Turismo ao realizar esta semana especial é valorizar e homenagear esta importante figura da história ubatubense. A programação ainda contará com exposições, oficinas gastronômicas e um amistoso de futebol no estádio que leva o nome de Ciccillo Matarazzo, que foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969 e foi um verdadeiro mecenas das artes e da cultura.

Confira a programação:

17/04 – terça-feira

14h - Oficina Gastronômica – Risoto de polvo - Chef Jose Roberto Assad

Local: Laboratório A&B da UNITAU – Campus Ubatuba

19/04 – quinta-feira

19h30- Apresentação Musical Du Choro Batucada

Local: Projeto Tamar

20/04 – sexta-feira

14h- Oficina Gastronômica – Cozinha Campagna - Chef Fabio Chiappetta

Local: Laboratório A&B da UNITAU – Campus Ubatuba

21/04 - sábado

15h – Amistoso de Futebol

Local: Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo

22/04 - domingo

Das 10h às 13h – Exposição de Carros Antigos


Local: Avenida Iperoig, 214, em frente a Secretaria de Turismo e Cultura

( Noticias ) Grande evento de skate acontece em maio, em praça de Ubatuba


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com a Yesk8 Produções e AM Produções, vai realizar no dia 13 de maio um grande evento na Praça Olavo Bilac, no Itaguá.

A principal atração será a competição de skate, sendo a primeira deste tipo a ser realizada em uma praça de Ubatuba. O principal objetivo, de acordo com o idealizador do evento, Elton Herrerias Junior, é a difusão do esporte, da cultura e da arte. “Queremos valorizar também a história desta praça e chamar a atenção para melhorias nas áreas de lazer”, conta Elton.

O evento “Skate na Praça” vai acontecer durante todo o dia, com início às 9h, com apresentação de atletas profissionais de skate, shows de hip hop, freestyle de MCs de Ubatuba e encerramento com bandas de rock locais. Ainda haverá oficinas de arte, tendas educacionais, exposição de obras de arte, palestras sobre sustentabilidade e responsabilidade social e blitz ambientais.

O evento também pretende valorizar a história de uma importante figura, que marcou a história da cidade, o advogado e empreendedor Lycurgo Barbosa Querido, responsável pela construção do monumento ao Cristo Redentor existente na Praça Olavo Bilac.

Na última semana foi realizada uma reunião entre os organizadores do evento, o secretário de Esporte e Lazer, Fábio Medeiros, o assessor de Assuntos Comunitários, Luiz Roberto Sant’anna de Paula e representantes da Secretaria de Obraspara discutir detalhes da programação.

( Noticias ) Equipe de fiscalização da Prefeitura de Ubatuba participa da “Operação Fecha Bar”


A equipe de fiscalização da Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba participou no último final de semana, 14 e 15 de abril, da ação conjunta “Operação Fecha Bar”. A ação, atendendo uma solicitação do Poder Judiciário do Juízo de Direito da Infância e Juventude de Ubatuba, contou com a participação da Guarda Municipal, Voluntários do Juízo, Conselho Tutelar e equipes da Polícia Militar.

Durante as vistorias, após denúncias de menores em bailes funks, dois estabelecimentos estavam fechados e um não oferecia atividade musical no momento da ação. Já no bairro do Ipiranguinha, verificando outra denúncia, a “Operação fecha Bar” identificou 23 adolescentes em um estabelecimento com baile funk, por volta das 3h. Os menores com idades entre 12 e 16 anos foram conduzidos à Delegacia de Polícia em um ônibus da Prefeitura de Ubatuba. O responsável pelo estabelecimento foi detido em flagrante e liberado após pagamento de fiança. O estabelecimento foi interditado pela fiscalização e só poderá ser aberto mediante a obtenção de toda a documentação exigida por lei.

( Noticias ) Doações de arroz para Gincana da Solidariedade 2012 já podem ser feitas em Ubatuba

Ubatuba já está arrecadando arroz para a Gincana da Solidariedade 2012, promovida pela TV Vanguarda. A EM Altimira Silva Abirached, no bairro do Itaguá, é a representante de Ubatuba na competição. Todas as escolas municipais de Ubatuba são postos de recebimento para doações de arroz. A disputa da etapa do arroz acontece no mês de agosto, entre Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba convida toda a população a participar, fazendo doações nas escolas. A Gincana da Solidariedade tem como objetivo arrecadar alimentos que são doados às instituições filantrópicas das cidades participantes.

terça-feira, 17 de abril de 2012

( Noticias ) Cartunistas comemoram o Dia do Desenhista em escola municipal de Ubatuba


A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba, comemorou no último final de semana, 14 e 15 de abril, o “Dia do Desenhista” com a presença dos cartunistas Fernandes, Custódio e Gilmar, dentro do Projeto Caminhos do Traço. Foi o cartunista Fernandes quem fez os trabalhos do Castelo Ratimbum.

Foram convidados alunos das escolas municipais e alguns talentos foram descobertos, como o aluno Gustavo, da EM Mario Covas, no bairro do Ipiranguinha. De acordo com a organização do evento, o projeto foi muito bom para todos os alunos presentes, pois trouxe à tona a arte gráfica, cultura e possibilidades de profissionalização aos jovens. As crianças e adolescentes presentes se identificaram com as atividades do projeto, demonstrando motivação para o trabalho. A parceria com o Projeto Caminhos do Traço aconteceu devido a ajuda de Felipe Nunes, um estudante de Ubatuba do Colégio Objetivo, que já é personalidade na área, inclusive com livro editado e vários trabalhos.

Caminhos do Traço

O projeto Caminhos do Traço – Ampliando a visão sobre quadrinhos e Ilustrações, tem apoio do governo estadual por meio do PROAC. O objetivo do projeto é levar aos alunos e interessados de várias cidades do estado de São Paulo, conhecimento sobre histórias em quadrinhos, charges, tiras, caricaturas e ilustrações.

Esta iniciativa foi inspirada na crescente adoção, por governos e escolas, de livros de quadrinhos para atividade de leitura e estudo, pretendendo fazer justamente isso: dar mais ferramentas para o uso do material disponível.
O projeto foi dividido em quatro partes: exposição, palestras, oficinas e materiais de leitura. Mais informações a respeito do projeto na página http://caminhosdotraco.wordpress.com/projeto/.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba homenageia ex-prefeito, Ciccillo Matarazzo


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realiza de 16 a 22 de abril a I Semana Ciccillo Matarazzo. O objetivo é valorizar e homenagear esta importante figura da história ubatubense.

A semana contará com apresentações musicais, exposições, oficinas gastronômicas e um amistoso de futebol no estádio que leva o nome de Ciccillo Matarazzo, que foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969. No Espaço Cultural Agrício Néri Barbosa, no antigo prédio da Câmara Municipal, será montada uma exposição que irá retratar a vida de Ciccillo Matarazzo.

Confira a programação:

16/04 – segunda-feira

19h - Abertura com apresentação do Coro do Conservatório de Tatuí

Local: Auditório da UNITAU – Campus Ubatuba

21h – Abertura da Exposição óleo sobre tela - Diva Pinho

Local: Espaço Cultural Agrício Néri Barbosa

17/04 – terça-feira

14h - Oficina Gastronômica – Risoto de polvo - Chef Jose Roberto Assad

Local: Laboratório A&B da UNITAU – Campus Ubatuba

19/04 – quinta-feira

19h30- Apresentação Musical Du Choro Batucada

Local: Projeto Tamar

20/04 – sexta-feira

14h- Oficina Gastronômica – Cozinha Campagna - Chef Fabio Chiappetta

Local: Laboratório A&B da UNITAU – Campus Ubatuba

21/04 - sábado

15h – Amistoso de Futebol

Local: Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo

22/04 - domingo

Das 10h às 13h – Exposição de Carros Antigos

Local: Avenida Iperoig, 214, em frente a Secretaria de Turismo e Cultura

( Noticias ) Ipema lança livro sobre culinária juçareira


O Ipema (Instituto de Permacultura eEcovilas da Mata Atlântica), juntamente com a Akarui (Associação para Cultura, Meio Ambiente Cidadania), Petrobras e em parceria com o Projeto Tamar, lança no próximo dia 17 de abril o livro “Culinária Juçareira” e o DVD Projeto Juçara.

O evento vai acontecer a partir das 18h30, no casco acústico do Projeto Tamar, na Rua Antonio Athanásio da Silva, 273, Itaguá. Haverá apresentações dos Tambores da Fazenda e Fandango Caiçara.

O Projeto Juçara, que visa preservar a espécie, realizando o manejo sustentável da palmeira, teve início em abril de 2010, dando continuidade às ações que o IPEMA e a AKARUI já vinham desenvolvendo, tanto em Ubatuba quanto em São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Para saber mais sobre o projeto, veja www.projetojucara.org.br, ou pelo tel: (12) 3848-1801.