quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

( Noticias ) Ubatuba realiza Força Tarefa na prevenção e combate à Dengue

A Secretaria de saúde realizou uma reunião para apresentar à Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN-SP) todas as Ações de Mobilização e Combate a Dengue, visto que todas as cidades do Litoral apresentam alto índice de infestação larvário do mosquito Aedes aegypti.

Para diminuir a infestação, foi organizada uma verdadeira “Força Tarefa“ que estará atuando até o dia 8 de Março, com a parceria entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, no sentido de visitar e vistoriar o maior número de residências ao longo do município. Durante a ação, os agentes vão informando sobre a situação preocupante e os cuidados necessários para evitar a Dengue. Em conjunto com esta ação, funcionários da Secretaria de Obras e da Empresa Sanepav trabalham na localização e eliminação de criadouros nas ruas e terrenos baldios. “É um esforço conjunto fundamental, pois a dengue é perigosa e o Litoral Norte já tem registros de circulação do tipo 4 da doença, que provoca a chamada dengue hemorrágica.

Os Agentes de Controle de Endemias já vistoriaram depósitos de reciclagem da região central e realizaram controle mecânico e químico nestes locais que apresentam condições mais favoráveis à proliferação do mosquito”, ressalta a secretária de Saúde de Ubatuba Ana Emília Gaspar, lembrando que a escolha das áreas de atuação e a metodologia utilizada nas ações estão embasadas em dados técnicos no Controle de Vetores. Somente neste mês de fevereiro, foram vistoriados 2.650 imóveis, nos bairros do Ipiraguinha, Estufa 1, Estufa 2 e Sesmaria. Já foram confirmados três casos da doença no Município, sendo realizada nebulização (aplicação de veneno) nos locais.

Outro ponto que Secretaria de Saúde priorizou foi à atenção no atendimento a pacientes suspeitos de dengue, bem como a maior agilidade nos resultados de sorologia. Segundo a Secretária de Saúde, Ana Emília Gaspar, testes NS1 (exame rápido que pode detectar a doença) serão colocados à disposição dos profissionais de saúde, bem como regionalizar o ponto de atendimento a suspeitos da doença, evitando assim sobrecarregar a Santa Casa. “Não podemos achar que é normal o paciente esperar horas para ser atendido, vamos buscar alternativas visando o melhor atendimento do nosso munícipe” afirma Ana Emília.

Além disso, a equipe de IEC- Informação, educação e comunicação do Controle de Endemias vem executando diversas ações educativas pela cidade. Entre os dias 9 e 12 de fevereiro (carnaval), faixas direcionadas aos turistas foram colocadas em 8 pontos da cidade, foram visitados cerca de 70 comércios (nas regiões Central, Centro norte, Centro oeste e Centro Sul), onde cartazes com alertas à população foram colocados e realizado um trabalho de conscientização dos funcionários e comerciantes. As equipes ainda distribuíram cerca de 600 kits com material educativo em algumas praias e comércios. Outra forma de alerta será um carro de som que estará percorrendo a cidade divulgando ações de prevenção e os cuidados com a doença. Algumas reuniões também serão planejadas, para que possa haver mais dialogo com as comunidades, igrejas, associações, etc., a fim de somar esforços no Combate a Dengue.

Jorge Ribeiro, Chefe de Divisão de Endemias, relata que em meados de janeiro, quando iniciou suas atividades a frente do Controle de Endemias, percebeu através dos dados de infestação que a situação era preocupante e, junto com a Equipe do COEN, traçou diversas ações emergenciais, com colaboração da VIEP, PSF, Secretaria de Obras, Sanepav e SUCEN, e desde então várias atividades estão em andamento. Ele afirma que esta união entre os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias esta sendo essencial neste momento, pois ambos conhecem a realidade e desafios do trabalho de campo.

“Somente trabalhando em conjunto, prefeitura e população, é que poderemos evitar os males desta doença. Lutar contra dengue, é lutar pela vida, proteja sua família, pois a dengue pode matar” finaliza Jorge Ribeiro.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

( Noticias ) Campeão olímpico de voleibol Marcelo Negrão visita jovens atletas em Ubatuba

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em conjunto com o Banco do Brasil, trouxe para Ubatuba neste sábado (16) a visita do campeão olímpico Marcelo Negrão, um ídolo do esporte nacional e ex-jogador da seleção brasileira de voleibol. A iniciativa faz parte do projeto “Embaixadores do Esporte”, criado em 2003 pela instituição financeira e que tem por objetivo promover a visita de atletas renomados por todo o Brasil.

Por conta da visita, foi organizado um jogo amistoso entre atletas das seleções sub-15 de São Sebastião e Ubatuba, aonde Marcelo Negrão participou como técnico, orientando as equipes e dando dicas sobre o esporte e qual caminho devem seguir, aqueles que desejam chegar ao nível profissional do esporte. "Só o treinamento não basta, tem que estudar muito, ter boa alimentação e muita dedicação para chegar ao topo" disse Marcelo Negrão aos jovens.

O Secretário de Esportes, Jose Carlos Savioli Papp, ficou muito satisfeito com o encontro, e ressaltou a importância em alimentar o espírito esportivo na região, principalmente entre os jovens atletas. Ao final da partida, Marcelo Negrão fez questão de autografar e distribuir camisetas para cerca de 300 pessoas que compareceram e prestigiaram o evento.

Estiveram presentes no local: Dr Marcelo Angelo - chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Ubatuba; Gerson Campos - Secretário de Turismo; Nelma Regina C. M. Almeida – Gerente da Agência do Banco do Brasil em Ubatuba; Percy Coelho - Apoiador e patrocinador dos times locais; entre outros.

                   
     

( Noticias ) Campanha de Prevenção DST/Aids distribui cerca de 150 mil preservativos durante o Carnaval

O Programa DST/AIDS/Hepatites, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o período do Carnaval a Campanha de Prevenção as DST/Aids, com trabalho educativo e preventivo, tendo como público-alvo a população sexualmente ativa, reforçando o uso do preservativo como medida de prevenção.

A Campanha do Carnaval deste ano teve como tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, e chamou a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação, conscientizando a população para a prevenção da doença, incentivando o uso da camisinha em todas as relações sexuais. A ideia é fazer uma comparação, mostrando que o uso do preservativo pode ser tão simples quanto outros hábitos comuns do dia a dia.

De acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, foram distribuídos nos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Ao todo, até o final do ano, serão entregues no país outros 700 milhões de preservativos. Somente para o estado de São Paulo, para o Carnaval, serão 11,9 milhões, sendo 2,9 milhões de preservativos para a capital. “Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”.

Em Ubatuba, foram duas equipes volantes divididas entre o bairro da Maranduba e o Centro, das 20:00 as 00:00 durante o período do Carnaval. Foram distribuídos 5000 kits (preservativo masculino e material educativo), 137.000 preservativos masculinos, 4.000 preservativos femininos e 2000 gel lubrificante intimo. No Centro, na Avenida Iperoig, havia um estande onde os munícipes e turistas retiraram preservativos, esclareciam dúvidas e recebiam informações sobre DST, AIDS.