quinta-feira, 11 de abril de 2013

( Noticias ) Estudante de Ubatuba conquista prêmio internacional em feira de tecnologia

O estudante Isaias Campos Junior, de 19 anos, esteve com o Prefeito Mauricio, apresentando mais um prêmio que conquistou para Ubatuba, durante sua participação na 11ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que foi realizada em São Paulo, nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), entre os dias 12 e 14 de março.

Apresentando o projeto SISMAR (Sistema Integrado a Sensores de Monitoramento de Áreas de Risco), o jovem ubatubense levou o premio internacional da American Meteorological Society (Sociedade Americana de Meteorologia), juntando-se a lista dos 31 projetos premiados do estado de São Paulo, que foram selecionados dentre 1.898 inscritos de todo Brasil. A FEBRACE é considerada a maior feira brasileira de ciências e engenharia de estudantes pré-universitários. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

O projeto SISMAR foi desenvolvido pelo estudante, quando assistia pela televisão as cenas do deslizamento ocorrido em Angra dos Reis, em janeiro de 2010. “O objetivo principal do projeto foi criar um dispositivo de alerta à população moradora de encostas, onde os deslizamentos de terra são frequentes e podem ocasionar óbitos. Assim, a partir de um sinal luminoso e sonoro, os habitantes teriam tempo de sair de suas moradias e sobreviver a tal fato”, explica Isaías.

Mo momento, enquanto aguarda o chamado para iniciar um curso de Física, na Universidade Federal de Volta Redonda. o jovem se prepara para próxima feira que pretende participar, a Expo MILSET Brasil, uma feira internacional de ciências e tecnologia que acontecerá em Fortaleza. Segundo Isaias, esta feira credenciará estudantes para uma feira internacional que acontecerá em Dubai, mas ressalta que ainda precisa conseguir patrocínio para viajem até Fortaleza. Quem tiver interesse em patrocinar o jovem cientista, pode entrar em contato pelo telefone (12) 9242-5206 ou pelo e-mail sismar@hotmail.com.br.

Projeto SISMAR

Para construção do aparelho, Isaias utilizou uma barra de cano PVC e dentro dele revestiu-se uma placa metálica acompanhando seu contorno, colocando dentro da barra de cano uma barra de ferro. Foi feita uma rede elétrica simples, onde o cabo com polo foi ligado ao pêndulo. Na placa envolta ao cano há um cabo que leva direto ao dispositivo de alerta, ou seja, o sistema é como um interruptor convencional. A rede é ligada em um cabo que no caso vai ligado no pêndulo e ao acionar o sistema, quando encosta o pêndulo na placa, é levada energia ao sistema de alerta. “Percebi que era necessário um sistema que captasse ondas mecânicas geradas por possíveis acomodações de terreno ou erosões que podem ter como fato adjacente o deslizamento de terra, ou seja, algo como um medidor sísmico de fácil criação e funcionamento e de baixo custo já que o projeto foi originalmente criado para atender comunidades e vilas carentes”, explicou.

( Noticias ) Prefeitura e população discutem soluções para o lixo em Ubatuba

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba vem realizando desde o dia 18 de março diversas reuniões com a população, para discutir a construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

As duas primeiras reuniões que ocorreram nos bairros da Estufa II e Centro, contaram com a participação de mais de 160 pessoas. Entre vários assuntos, foram discutidas as formas com que o lixo vem sendo disposto para descarte; as dificuldades encontradas por coletores que vendem materiais recicláveis; o serviço e o alcance do caminhão da coleta seletiva e as inúmeras possibilidades de trabalho nesse mercado. Foi proposto a formação de cooperativas, a criação de ECOPONTOS e Centros de Triagem e também a implantação do serviço de Educação Ambiental para os munícipes e para os turistas.

Na ocasião foi apresentado o Plano do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Prefeitura, no qual participam as Secretarias de Obras, de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente além da Sanepav e da Emdurb. O Secretário Municipal do Meio Ambiente Juan, ressaltou que o Poder Público está trabalhando para a implementação da Coleta Seletiva, porém, se faz indispensável a adesão da população e a valorização e respeito aos catadores que levam a sério esta atividade.

Outras duas reuniões, que ocorreram no bairro da Maranduba e Lázaro, também contaram com a presença de representantes de associações, agricultores, comerciantes, professores e pais de alunos. Foram discutidos assuntos importantes para reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, como a educação ambiental, a adequação do destino do lixo eletrônico, o uso do lixo orgânico para compostagem a ser usada em hortas, a logística reversa, entre outros. A criação de cooperativas foi bastante debatida e destacada como uma ação importante no ordenamento da coleta seletiva, que irá permitr a saída de coletores da ilegalidade, promovendo a geração de renda e mais empregos para a população.

O debate ainda não terminou e a Secretaria do Meio Ambiente convida todos interessados a participarem das próximas reuniões, que serão realizadas na Escola Gov. Mário Covas, no Bairro do Ipiranguinha, dia 10/04 às 18h30 e outra no Sertão do Ubatumirim, dia 13/04, em local e horário a serem confirmados.

terça-feira, 9 de abril de 2013

( Noticias ) Cetesb multa Petrobras em R$10 milhões por vazamento de óleo em SP


A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou nesta segunda-feira a Petrobras em 10 milhões de reais, por causa do vazamento de óleo no terminal marítimo da empresa em São Sebastião, na última sexta-feira. Segundo a Cetesb, o óleo denso, utilizado como combustível em navios, atingiu 11 praias dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte paulista.

O acidente aconteceu por volta das 17h30 da sexta-feira, por falha operacional, durante o abastecimento de um navio no píer, junto ao terminal da Transpetro, subsidiária da Petrobras, disse a nota da Cetesb. O total de óleo vazado não foi informado pela Transpetro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, por meio da assessoria de impresa, que a Petrobras tem até esta segunda-feira para apresentar um relatório sobre o vazamento e que uma eventual punição será decidida apenas após a análise do documento.

A Cetesb disse ainda que está oficializando a denúncia do crime ambiental ao Ministério Público Estadual, para subsidiar eventuais ações de competência daquela instituição. Procurada, a Transpetro disse que iria se manifestar mais tarde sobre a multa.

Em decorrência do vazamento, a Cetesb alterou a classificação de balneabilidade das praias atingidas, registrando-as como "impróprias" para o banho de mar. As praias atingidas são Pontal da Cruz, Deserta, Cigarras, Arrastão, Ponta do Arpoador, Porto Grande e Prainha, no município de São Sebastião. Também chegou até as praias de Massaguaçu, Cocanha, Capricórnio e Mococa, no município de Caraguatatuba.

Mais cedo, em nota, a subsidiária da Petrobras afirmou que concluiu, durante a madrugada, a limpeza das três praias de Caraguatatuba que foram atingidas por pelotas de óleo no fim da tarde de domingo.

Fonte: Terra

segunda-feira, 8 de abril de 2013

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba presente na Comissão de Produção Orgânica de SP

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, participou recentemente de reunião na Comissão de Produção Orgânica de São Paulo - CPOrg/SP, composta por entidades oficiais do Poder Público e Organizações Não Governamentais.

A participação dos representantes da prefeitura de Ubatuba, busca a ampliação e melhorias do programa de incentivo a produção orgânica no município, onde já existe uma OCS - Organização de Controle Social, chamada “Orgânicos Ubatumirim”, criada para analisar e fiscalizar a qualidade dos produtos oferecidos pelos agricultores familiares, liberando os mesmos para venda direta ao consumidor final. Segundo o Secretário de Agricultura e Pesca de Ubatuba, Maurici Romeu da Silva, o objetivo da secretaria é apoiar a produção dos alimentos orgânicos no município, incentivar e expandir a venda, inclusive para alimentação escolar.

Já pensando nas questões técnicas e necessárias para viabilização da produção orgânica no município, foi agendada para o mês de abril a visita do Fiscal Federal Agropecuário / Coordenador da CPOrg/SP - Marcelo Silvestre Laurino, onde serão discutidos assuntos relativos à fiscalização da produção dos alimentos orgânicos.

Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica

No dia 26 de março, foi oficializada na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, uma iniciativa da deputada estadual Ana do Carmo (PT) em parceria com o também parlamentar Aldo Demarchi (DEM), o projeto contou ainda com apoio de mais de trinta deputados. Uma das metas da frente é estabelecer comitês municipais, uma forma de disseminar a Agroecologia e cultura orgânica no território paulista. A deputada Ana do Carmo informou ao secretário Maurici Romeu, que virá pessoalmente ao município de Ubatuba, para discutir criação do comitê municipal.

( Noticias ) Estrada da Vila Picinguaba recebe operação tapa buraco

A Administração Regional Norte, por meio da Secretaria de Obras, deu inicio na última quarta-feira, a operação tapa buracos na estrada do bairro da Picinguaba. Segundo moradores, a referida estrada não recebia manutenção desde o ano passado.

A administração Regional Norte Informa à população que o serviço está sendo executado em caráter emergencial. “Infelizmente a gestão passada nos deixou sem máquinas, sem material e sem estrutura para realizar a manutenção viária da cidade. Para que isso seja resolvido são necessários trâmites licitatórios que ainda não foram totalmente concluídos. Mesmo assim, conseguimos uma estrutura mínima para tapar os buracos, com o objetivo de minimizar os transtornos sofridos pelas pessoas que utilizam a estrada diariamente”, explicou o administrador da Regional Norte, Leonildo Rolim, informando ainda que a estrada da Vila está dentro do cronograma e planejamento da regional para um serviço completo de Recapeamento que tão logo será realizado.