quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Anatel vai impedir que operadora cobre a mais caso ligação caia

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações decidiu alterar uma das regras do funcionamento das ligações móveis e, a partir de agora, chamadas sucessivas feitas do celular para um mesmo número serão consideradas uma só.

Para que isso ocorra, a ligação precisa ser refeita no prazo de 120 segundos. Assim, não importa quantas vezes a chamada cair, se ela for reestabelecida rapidamente, haverá uma única tarifa.

De acordo com a Anatel, não há limite para a quantidade de vezes que a chamada pode ser refeita. E a alteração vale para todos os tipos de planos, sejam eles focados na quantidade de chamadas ou no tempo de ligação - neste caso, serão somadas todas as tentativas para que seja feita uma única cobrança.

A nova regra será publicada "em breve" no Diário Oficial da União e, então, terá 90 dias para entrar em vigor. Isso só vale para ligações feitas por celulares, mas não importa se o destinatário for móvel ou fixo.

( Tecnologia ) Rumor: Microsoft prepara novo Windows com atualizações anuais

Microsoft pode estar deixando de lado sua política de lançamentos espaçados entre uma versão doWindows e a outra. Rumores apontam que a empresa, que lançou o Windows 8 há pouco mais de um mês, já trabalha no 'Windows Blue', como está sendo apelidado.

Com o Blue, com lançamento supostamente previsto para a metade de 2013, a companhia de Redmond estaria seguindo os passos da Apple e o Mac OS X. Em vez de ter grandes períodos de tempo entre os lançamentos, a empresa apostaria em custos mais baixos para a atualização do software, com evoluções mais leves.

Com isso, a Microsoft deve driblar um de seus principais problemas com o Windows, que inclusive acontece atualmente com o Windows 8. A cada atualização, a interface sofre alterações bruscas e evita que boa parte dos usuários migrem para o novo software.

Segundo fontes afirmaram ao The Verge, a Microsoft não deve abandonar o nome "Windows 8", que deve continuar sendo usado por um bom tempo, mesmo com a atualização para o Blue.

Um dos focos do Blue deve ser a sincronização do Windows Phone com a versão para desktop do sistema operacional.

A Microsoft, contudo, se negou a confirmar ou desmentir quaisquer detalhes sobre o Windows Blue.

( Noticias ) Projeto de construção de satélite em Ubatuba é destaque em revista internacional

A revista americana Geospatial Today publicou em setembro uma matéria na qual cita o projeto de construção de um satélite por alunos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, o UBATUBASAT. No ano passado, o projeto de Ubatuba também foi destaque na revista americana Satmagazine, nas edições de janeiro e outubro.

O projeto foi desenvolvido pelo professor de matemática, Cândido de Moura, no início de 2009, quando leu uma reportagem numa revista científica anunciando que a Interorbital, uma empresa americana, vendia kits educativos de satélites, os TubeSats. A partir daí, logo no início do ano letivo de 2010, o professor Cândido anunciou a ideia aos alunos, que logo concordaram em construir o satélite.

O UBATUBASAT

Com a doação de uma empresa de Ubatuba foi possível efetuar a compra do kit do satélite, que custou U$ 8 mil. Em abril deste ano nove alunos e quatro professores da escola Tancredo Neves, que trabalhavam na construção de um satélite artificial, visitaram as instalações da empresa americana "Interorbital Systems", em Mojave e o "Laboratório de Propulsão a Jato (JPL)" da NASA, em Pasadena, ambos nos Estados Unidos. O UBATUBASAT deverá ser lançado no final do primeiro semestre de 2013.

Novo satélite

O Projeto UBATUBASAT 2012 começou a ser desenvolvido na EM Tancredo de Almeida Neves, em agosto. Nessa segunda etapa, 134 alunos na faixa de 10 a 12 anos, da 6ª série do 1º grau, se inscreveram para participar e deverão receber treinamento por dois anos.

O satélite

O Tancredo 1, nome dado ao satélite, pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.

De acordo com Cândido de Moura, a Interorbital Systems adotou a ideia de ter um grupo jovem, sobretudo vindo de uma escola pública do Brasil, uma vez que a maioria dos interessados nos chamados TubeSats são alunos de pós-graduação em engenharia.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

( Noticias ) Ubatuba realiza Semana da Agricultura Orgânica

De 26 a 28 de novembro a Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba promove mais uma edição da Semana da Agricultura Orgânica, voltada para produtores, consumidores e demais interessados. Com o objetivo de divulgar e estimular a produção orgânica no município, o evento contará com uma programação diversificada, e acontecerá no Espaço Saudável, localizado na Praça Nóbrega e no Mercado de Peixes, sempre das 9 às 13h.

No Espaço Saudável poderá ser conferida uma exposição dos trabalhos da Smapa na área da agricultura orgânica, exposição que tem o objetivo de incentivar a alimentação saudável e fomentar a agricultura orgânica no município. Ainda no Espaço Saudável, os interessados também poderão participar de uma oficina de flan com a tecnóloga de alimentos da Smapa, Elizangela Rocha.

No Mercado de Peixes ficará instalada da plataforma educativa da Repsol, uma carreta onde técnicos ministrarão vários cursos de capacitação. Os interessados deverão comparecer no local para mais informações e inscrições, também das 9 às 13h.

( Noticias ) Governo do Estado contratará guarda-vidas temporários para a temporada de verão em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), que atuarão nas praias do Litoral Paulista durante a temporada de verão. Para Ubatuba serão contratados 60 guarda-vidas. As inscrições poderão ser feitas de 21 a 30 de novembro de 2012, pela internet no endereço eletrônico www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br , ou pessoalmente, das 9 às 18h na unidade do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, localizada na rua Guanabara, 18, Perequê-Açu, telefone (12) 3832-1290. O salário é de R$ 1,2 mil e os guarda-vidas atuarão nas praias até 31 de março.

Numa parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e Petrobrás, também serão contratados 30 guarda-vidas temporários. O processo seletivo da contratação já está em fase final e hoje 70 candidatos participam do treinamento. Os guarda-vidas irão atuar nas seguintes praias: Itamambuca, Praia Vermelha do Norte, Pereque-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba, praias com grande índice de ocorrências de afogamento.