sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

(Noticias) “Festival Mazzaropi”


Com a celebração do centenário de Amacio Mazzaropi, a Prefeitura promove, com realização da Fundart, o Festival Mazzaropi – O Jeca do Brasil, que está acontecendo a partir do último dia 03 de Janeiro e seguirá até o dia 31, a partir das 20 horas no Auditório Fundart.
No próximo dia 29/01/12, pela manhã, teremos um workshop e a noite um show com o Filho do Jeca: André Mazzaropi. Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, teremos uma pequena exposição fotográfica contando a trajetória artística de Mazzaropi.

O evento tem parceria com a AJECA – Associação Cultural dos Amigos do Jeca, e a Fundart agradece a André Luiz Mazzaropi.

 MAZZAROPI – UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Durante mais de vinte anos, Mazzaropi foi um dos principais produtores do cinema nacional. Ator genial e empresário astuto, o comediante atuou em 32 filmes, tendo, antes, acumulado uma vasta experiência no circo, teatro, rádio e televisão.

Dentre os artistas populares brasileiros, Amácio Mazzaropi ocupa posição privilegiada. Artista que veio do circo, do teatro e do rádio, se engajou no cinema e produziu uma filmografia vasta e interessante, notável não só enquanto expressão da cultura popular, mas também enquanto filmografia em si. A produção artística de Mazzaropi destaca-se como contribuição especial para o cinema de grandes audiências, e pode ser chave fecunda para o estudo sobre a cultura popular.

Notabilizou-se, em sua inserção no meio cinematográfico, enquanto produtor de uma filmografia de sucesso comercial, feita também para atingir ao consumo de massa, com roteiro, plástica, figurino, música e fotografia influenciadas pela orientação da indústria cultural hollywoodiana, em alguma medida reproduzida pela Companhia Vera Cruz e recriada, depois, pela própria PAM (Produções Amácio Mazzaropi).

 * Texto extraído do livro “Mazzaropi – O Jeca do Brasil” de Glauco Barsalini

Nenhum comentário:

Postar um comentário