sexta-feira, 1 de junho de 2012

( Noticias ) Estudantes visitam Parque Estadual da Ilha Anchieta durante III Festival da Mata Atlântica


O Parque Estadual da Ilha Anchieta recebeu, nesta quarta-feira, 30, cerca de 50 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Silvino Teixeira Leite, localizada no Bairro Bela Vista. As crianças participaram de atividades lúdicas, ambientais e histórico-culturais em um dia diferente para a maioria deles, que nunca tinham feito um passeio de barco ou conhecido uma ilha. O evento faz parte do III Festival da Mata Atlântica, que está acontecendo em Ubatuba, de 25 de maio a 09 de junho.
As crianças foram recebidas com dinâmicas para integrar o grupo e alongar o corpo, como preparo para as atividades. Em seguida, o grupo seguiu para uma pequena caminhada até a Praia de Palmas, em que os monitores ambientais deram ênfase para a interpretação ambiental do ambiente marinho, passando pelo costão rochoso, vegetação de restinga e Mata Atlântica. Os alunos puderam conhecer um pouco sobre a formação geológica de uma ilha e tiveram a oportunidade de avistar espécies como tartarugas, golfinhos, macacos e quatis.
Na segunda etapa do passeio, foi o momento de conhecer um pouco sobre a história da Ilha Anchieta, passeando pelas ruínas do presídio e da antiga Vila Militar. O passeio foi monitorado por representantes do grupo “Filhos da Ilha”, que são sobreviventes do massacre acontecido no local em 1952. Neste roteiro, os estudantes ficaram sabendo como era a vida dos presidiários e militares, bem como a vegetação e o ecossistema local.
O evento foi realizado de acordo com as regras de certificação ambiental propostas para o III Festival da Mata Atlântica, no sentido de minimizar o impacto ambiental das atividades. Para receber o selo da Green Company Dubai, é preciso observar aspectos como: redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, utilização de papéis reciclados ou certificados e de produtos de limpeza de baixo impacto ambiental, controle de emissão de poluentes, plantio de árvores referente às emissões e coleta seletiva, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário