quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Segue algumas dicas simples para diminuir seus riscos em compras online, ou no uso da internet.



Nunca anote senhas em emails ou locais que possam ser acessados via web
Utilize senhas com números, letras e caracteres especiais e jamais senhas com seu nome ou números referentes a sua data de nascimento.
Só faça compras através de sites seguros. A premissa básica é que cada compra só seja feita se durante a transação de seu cartão houver no site um certificado de segurança. Basta checar se há um cadeado no site.
Evite sites de compra sem procedência. Uma pesquisa no google antes de uma compra é sempre essencial.
Sabe aquele site de compra coletiva? Use senhas que não irão interferir em sua vida. Esses sites costumam ter sérias falhas de segurança.
Verifique a força de sua senha no How Secure is My Password. Esse site não captura sua senha, mas somente verifica através do padrão da senha se esta é segura. E mesmo que você seja um desconfiado de plantão, como você não precisa informar pra qual login ou serviço serve a senha não a problemas também. Para os mais experts, o site utiliza somente uma função js que não realiza submit dos dados. Logo, é bem seguro.
Nunca abra links oriundo de emails de origem duvidosa.
Emails de amigos seus contendo links para imagens podem ser vírus. Desconfie sempre. Uma maneira de detectar padrões suspeitos é colocando o mouse sobre o link e vendo na barra de status o caminho para o link.
Tenha sempre muito cuidado com anexos com as extensões: .bat, .bin, .exe. Tais extensões são tão perigosas que são bloqueadas pelo MSN.
Ignore emails de serviços de instituições financeiras ou públicas. Você SOMENTE vai receber emails assim se você cadastrar em um serviço que te envie. Emails como SERASA, BB, costumam conter vírus, tronjas para infectar sua máquina.
Utilize um bom anti-vírus. Há diversas opções free na web. AVG, Avira, Avast, Microsoft Security são algumas destas opções.
Modifique sua senha a cada 3 meses
Não utilize a mesma senha para todos serviços. Um exemplo comum é cadastrar uma senha naquele site de compra coletiva e utilizar a mesma para email, conta de banco e etc. Isso é uma falha grave de segurança.
Use um bom navegador. Um bom exemplo é o Google Chrome.
Tenha cuidado ao acessar aquela wifi do vizinho. Tem gente por aí criando ratoeiras para ladrões de wifi. Usando sniffers que capturam todos dados coletados a partir de um rede wifi. Ou seja, lá se vai sua senha e aquela sua conversa privativa.
Se utilizar um computador público apague os caches dos navegadores e se certifique que deslogou de todos os serviços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário