sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

(Noticias) Saiba o que muda no Facebook após o acordo com o governo dos EUA


Rede social terá de passar por mudanças como precisar de autorização dos usuários para fazer alterações, e será submetida a auditorias.

Após o acordo anunciado anteontem, 29/11, pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA, é bom os usuários do Facebook se prepararem para as novas maneiras de operar do site. Mas calma: todas as mudanças são positivas.

Além das alterações, o Facebook ainda publicou um pedido de desculpas no blog oficial. “Sou o primeiro a admitir que cometemos vários erros”, afirmou o CEO e fundador da maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg, sobre as acusações de mau uso dos dados pessoais de seus mais de 800 milhões de usuários.

Confira abaixo o que vai mudar no Facebook após o acordo com a FTC:

1 – Usuários precisarão autorizar mudanças de exposição de seus dados
De acordo com a FTC, o Facebook “precisa obter o consentimento afirmativo expresso dos usuários antes de decretar mudanças que atravessem suas preferências de privacidade”.

Mais especificamente, isso quer dizer que qualquer informação que o Facebook queira tornar pública – após você tê-la configurado como privada ou apenas para amigos – precisará da sua aprovação e a rede não terá autorização para torná-la pública automaticamente.

No entanto, essa regra não será aplicada a novas configurações que o Facebook possa implementar; elas não precisarão desse tipo de autorização.

2- Se você apagar sua conta, suas informações serão deletadas em até 30 dias
Não é nenhum segredo que o Facebook é duro na queda quando você tenta apagar ou desativar sua conta.

Antes, o site alegava que se os usuários desativassem ou apagassem suas contas, suas fotos e vídeos ficariam inacessíveis. Na verdade, o Facebook permitia acesso ao conteúdo mesmo depois dos usuários terem apagado suas contas.

Pelos novos parâmetros definidos pela FTC, a rede agora precisa evitar que qualquer pessoa acesse o material de um usuário mais de 30 dias após a conta ter sido apagada.

3. Um novo programa de privacidade
No acordo, o Facebook concordou em “estabelecer e manter um programa de privacidade compreensivo feito para resolver riscos de privacidade associados com o desenvolvimento e gerenciamento de produtos e serviços novos e existentes, e para proteger a privacidade e confidencialidade da informação dos usuários”.

A empresa já tomou medidas para atender a esse requisito. Em um post recente, o site anunciou dois novos cargos internos: Chefe de Política de Privacidade (Chief Privacy Officer of Policy) e Chefe de Produtos de Privacidade (Chief Privacy Officer of Products).

4. Auditorias independentes por 20 anos
Apesar de isso não afetar diretamente os usuários do Facebook, vai ajudar a assegurar que o site seja responsável por suas ações e em cumprimento com a FTC pelas próximas décadas.

Se o violar o acordo, o Facebook pode estar sujeito a multas de 16 mil dólares – valor relativamente pequeno para uma empresa que possui um valor de mercado de 100 bilhões de dólares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário