sábado, 14 de abril de 2012

( Noticias ) Encenação da Paixão de Cristo reuniu 35 mil pessoas em Ubatuba


A encenação da Paixão de Cristo, realizada na última sexta-feira, 6, em Ubatuba, foi considerada um grande sucesso. A apresentação passou por três locais: Praça de Eventos (Vida), Avenida Iperoig (Paixão) e morro da Prainha (Morte), somando um público estimado em 35 mil pessoas, considerando os três pontos citados.

O espetáculo, que completou 23 anos de realização, é um evento apresentado pela Prefeitura de Ubatuba e pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) que reuniu em torno de 200 pessoas, entre protagonistas, figurantes, músicos (Banda Lira Pe. Anchieta e Coro da Lira), direção artística (Heyttor Barsalini), produtores, equipe técnica de palco, som e luz, contra regras, sonoplastia e figurinistas.

A partir de 2009, a Fundart retomou o caráter comunitário de encenação, quando seus participantes fazem a doação de suas atuações para divulgar a mensagem de Cristo. Também a partir do mesmo ano, a trilha musical passou a ser feita ao vivo, pela Banda “Lira Pe. Anchieta” e o Coro da Lira, o que deu maior realce à montagem, enriquecendo o espetáculo.

A montagem de 2012

Em 2012 a encenação da Paixão de Cristo conquistou ainda mais qualidade com melhor tratamento do texto, aproximando-o mais nossa realidade local, com técnicas de distanciamento, com base em Bertold Brecht. Além disso, foi utilizado som digital e iluminação própria de teatro.

Na trilha musical, o repertório foi melhor cuidado, sob regência do Maestro Amarildo da Hora. A “Lira Pe. Anchieta” executou uma trilha presente no decorrer de todo o espetáculo, tornando-o ainda mais intenso e instigante. A participação do Coro da Lira, com o Maestro Valdeci dos Santos deu contornos significantes à música. O grupo formado pela Trupe Circense de Ubatuba, que representou o episódio da tentação do diabo, trouxe novidades importantes para a plasticidade do espetáculo.
Com quase duas horas de duração, a Paixão de Cristo 2012 emocionou a grande plateia presente que lotou os locais de sua representação, conquistando grande consagração, traduzida pelos aplausos do grande público. Uma vez mais, Cláudio Gulli representou Jesus Cristo.

( Noticias ) Parque Guarani terá lixeiras produzidas por moradores


Os moradores do Parque Guarani estão aprendendo a cuidar de seu próprio bairro, com a ajuda de educadores da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu-Ubatuba), que desenvolvem um projeto de sensibilização e gestão participativa no local. A Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (Assu) está realizando no bairro Parque Guarani, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, o “Projeto Guarani”, que tem como objetivo principal mobilizar os moradores do bairro para a limpeza do Rio Tavares e despertar a consciência organizativa por meio de ações de formação que darão suporte a gestão e gerenciamento dos resíduos.

Fabricando lixeiras

No dia 17 de março, onze moradores participaram de uma oficina de fabricação de lixeiras, que serão instaladas em suas residências, pela equipe do projeto e comunitários. O mutirão para a instalação das lixeiras ocorrerá neste sábado, 14, das 14h às 18h. A ideia das lixeiras surgiu durante visita da equipe ao bairro, onde o descarte de resíduos (lixo) nas ruas foi apontado por alguns moradores como um dos maiores problemas ambientais da região.

Esta já é a segunda ação da primeira etapa do projeto, cujo tema é “envolvimento”. Antes, alunos do ensino fundamental da escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, moradores do bairro, criaram a estampa da camiseta do projeto.
Ainda sem data definida, o encontro de encerramento desta etapa contará com oficina sobre deposição e classificação dos resíduos, seguida de um mutirão para limpeza das ruas e margens do rio Tavares.

Segunda fase

Na segunda fase, serão realizados outros encontros, com foco na reciclagem, no reaproveitamento e na redução dos resíduos. Haverá oficina de compostagem; formação de horta com cultivo de hortaliças medicinais e aromáticas; calhas para captação de água da chuva; fabricação de sabão a partir de óleo usado e melhorado com essência cultivadas; reutilização de materiais para a produção de brinquedos, bolsas e sacolas; e pintura das casas.

O projeto Guarani tem 12 meses de duração e é um plano piloto voltado para trinta famílias diretamente, e para todo o bairro, indiretamente. É financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e desenvolvido pela Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU-Ubatuba), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (palestra sobre horta suspensa e nutrição), Agenda 21 de Ubatuba (palestra sobre Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis e Redução das Desigualdades Sociais), Instituto da Árvore (doação de mudas) e CBH-LN (apoio técnico). Os bens utilizados para a execução do projeto serão doados, ao final, para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

( Noticias ) Membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba participam de curso de qualificação


Membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba participaram de um curso de qualificação organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Regional de Taubaté, realizado no último dia 4.

O Projeto "Defensoria Pública e o Conselho Tutelar: Unidos pela defesa das crianças e dos adolescentes" teve por objetivo trazer à reflexão o papel dos Conselhos Tutelares e de Direitos (CMDCA) na política de atendimento de defesa desses direitos e suas ações.

Além da presença dos membros da Defensoria Pública e de técnicos do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), o evento contou com a presença de um representante do Ministério Público e Conselheiros de Direitos da Região.
Ubatuba destacou-se por ser a maior delegação, com 13 participantes.

Temas abordados

Os módulos apresentados abordaram os temas: "O papel do Ministério Público e da Defensoria Pública: como acessar e formas de acompanhamento"; "Desvelando o Conselho Tutelar a partir de suas atribuições e competências"; "Papel dos Conselheiros nas Políticas Públicas e formas de Articulação da Rede: discussão de casos concretos" e "A Lei 12.010/09 e as implicações na gestão dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.”

O Defensor Público do Estado de São Paulo e Coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude, Diego Vale de Medeiros, destacou também os limites de atuação dos conselheiros e dos juízes e da necessidade de humanização da justiça através da mediação dos conflitos e da escuta, evitando a judicialização.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

( Noticias Uol ) Protótipos de lixeiras

Protótipos de lixeiras "hi tech" na Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Avenida Rebouças, zona sul de São Paulo. O projeto piloto é um teste para a viabilidade de um sistema mecanizado de coleta de lixo. Os dejetos domiciliares serão depositados em uma espécie de lixeira fechada de metal e cairão direto em contêineres enterrados sob as calçadas. A ideia é que os paulistanos troquem o uso de sacos plásticos pelas lixeiras Mauricio Camargo/Futura Press

( Novidades ) Nova trilha para observação de pássaros é inaugurada na Itamambuca, em Ubatuba


Uma nova trilha para observação de pássaros no bairro Itamambuca, em Ubatuba, foi inaugurada no último sábado, 7. A trilha conta com placas de identificação, quatro painéis com fotos e nomes das principais espécies da região, além de comedouros ao longo da Avenida Itamambuca.

Ubatuba já faz parte dos roteiros que os amantes da atividade elegeram. Em função da enorme diversidade de espécies que são encontradas no município, a proposta agora é oficializar os pontos de observação entre os roteiros oficiais que serão oferecidos durante a Copa do Mundo, em 2014.

Ubatuba faz parte de uma das regiões mais íntegras da Mata Atlântica, onde a floresta está mais próxima do mar. Essa configuração torna a região muito privilegiada para a atividade. Itamambuca faz parte desse cenário, concentrando mais de 220 espécies, das 565 que existem em Ubatuba, o que representa cerca de 5% das espécies de todo o mundo, que tem 9.700. No Brasil foram identificadas 1980, portanto esta região presenteia seus visitantes com quase 30% das espécies presentes em todo o país.

Importância de Ubatuba entre os roteiros de visitação

Ubatuba é hoje um dos municípios do Brasil que recebe mais visitantes com o intuito exclusivo de observar pássaros. Considerando que 90% de seu território está em área de Mata Atlântica, estima-se que abrigue 30% de todas as espécies de aves brasileiras e cerca de 5% de aves de todo o mundo. Desde 2004 o tangará foi eleito ave símbolo de Ubatuba.
O ornitólogo amador Carlos Rizzo falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, graças a diversas parcerias, e a importância da recuperação de áreas degradadas que estão sendo enriquecidas com diversas espécies de árvores frutíferas nativas, no loteamento Itamambuca, como uma ferramenta importante para o aumento do número de aves no bairro. “O objetivo maior desse trabalho é a valorização da beleza. Transformar caçadores em observadores é um dos resultados que já podem ser contabilizados”, comentou Carlos Rizzo.

Capacitação de jovens

O projeto prevê ainda a capacitação de jovens para trabalharem como guias nas trilhas de Ubatuba, sendo formados um ou dois para a trilha de Itamambuca. O roteiro inaugurado reúne os parceiros SAI (Associação Amigos de Itamambuca), SAMITA (Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca), Escola de Surf do Zecão, PGA – Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agência Ambiental e empresários locais. Faz parte do objetivo da educação ambiental junto às crianças da escola municipal Honor Figueira, envolvendo também proprietários, turistas e comunidade. Prevê ainda a capacitação de jovens da comunidade como guias locais.

Para mais informações ligue para a SAI: (12) 3845-3156. E para saber um pouco mais sobre as espécies de pássaros de Ubatuba, veja o Caderno 2, do Projeto EDUCOM, iniciativa da SAI com financiamento do FEHIDRO (Fundo estadual de Recursos Hídricos), em http://www.youblisher.com/p/229978-Caderno-Educom-2/ e http://www.ubatubabirds.com.br/ (Fonte: Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 9 de abril de 2012

( Noticias ) Encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira, 6, em Ubatuba


A Prefeitura de Ubatuba e a Fundart convidam toda a população e visitantes para acompanhar a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontecerá nesta sexta-feira, 6, a partir das 20h30. O espetáculo, que completa 23 anos, será apresentado inicialmente na Praça de Eventos (vida de Jesus Cristo); seguindo pela Avenida Iperoig (paixão) e finalizando no morro da Prainha (morte).

Com direção de Heyttor Barsalini, a montagem da peça reúne em torno de 200 pessoas, entre protagonistas, figurantes, direção, produção, figurinistas, equipe de produção e equipe técnica. A Banda “Lira Padre Anchieta” e Coro da Lira terão participação ao vivo, executando a trilha musical, com arranjos e regência do Maestro Amarildo da Hora, autor de algumas composições.
No papel de Jesus Cristo, mais uma vez a presença de Cláudio Gulli está assegurada. A Trupe Circense de Ubatuba (primeira da cidade) também tem participação no espetáculo. A encenação da Paixão de Cristo em nossa cidade é hoje referência no Litoral Norte e Vale do Paraíba, constando, inclusive, de indicação em pacotes, em nossa rede hoteleira, para os feriados da Semana Santa.

( Noticias ) Sobradão do Porto recebe exposição de produtos das comunidades quilombolas de Ubatuba


A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) e a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizam nos próximos dias 7 e 8 de abril uma exposição de artesanato e outros produtos das comunidades quilombolas de Ubatuba (Camburi, Sertão da Fazenda e Caçandoca).

A entrada é franca e os produtos serão comercializados durante a realização da Feira Paulista de Assentamento de Quilombos de Ubatuba, que está sendo organizada pelo ITESP – Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo.

( Noticias ) Ubatuba participa dos Jogos da Juventude


Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, disputa na próxima segunda-feira, 9, a fase sub-regional dos Jogos da Juventude Governo do Estado de São Paulo. Disputam esta fase os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Ubatuba participa nas modalidades de futebol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino e basquete masculino e feminino.

As disputas da fase regional acontecerão de 27 de abril a 1º de maio e Ubatuba também competirá nas modalidades de tênis de mesa masculino e natação masculino e feminino. A fase final dos Jogos das Juventude será realizada em junho, na cidade de Presidente Prudente e Ubatuba já tem confirmada para esta etapa a ginástica rítmica e artística.

Confira os jogos:

09/04 - Vôlei masculino

Ubatuba x Caraguá – 19h30 – Tubão

09/04 - Basquete masculino

Ubatuba x Caraguá – 19h30 – EM Marina Salete (Perequê-Açu)

09/04 - Futsal femino

Ubatuba x Caraguá – 19h30 – EM Nativa Fernandes (Sertão da Quina)

09/04 - Futsal masculino

Ubatuba x São Sebastião – 20h30 – EM Nativa Fernandes (Sertão da Quina)