sábado, 28 de abril de 2012

(Noticias) 28 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Parabéns pra você que aprecia nosso site e se interessa pelos assuntos, matérias e videos voltados a segurança e saude no trabalho, amanhã, dia 28/04 é um dia voltado exclusivamente para nós, profissionais que labutamos em manter os ambientes de trabalho, as atividades, as obras, as fabricas, etc. um lugar seguro e saudável para trabalhar, que profissão maravilhosa é essa, poder estar lutando para que as pessoas se mantenham vivas e saudáveis, venham, junte-se a nós, faça parte de nossa luta.

Estatísticas ACIDENTES DE TRABALHO PROVOCAM MAIS VÍTIMAS QUE OS CONFLITOS ARMADOS! Costuma afirmar-se que os acidentes de trabalho produzem mais vítimas que os conflitos armados em todo o planeta! É uma afirmação de impacto mas não deixa de ter fundamento, senão vejamos: 

Situação no Mundo 

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho em cada ano ocorrem em todo o mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças profissionais tendo custos económicos que ultrapassam os 4% do PIB mundial, para além do imenso sofrimento pessoal e familiar que está subjacente a esta realidade. O número de mortos ultrapassa os 2 milhões todos os anos. 

Situação na União Europeia 

Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho todos os anos morrem na UE mais de 140 mil pessoas devido a doenças profissionais e cerca de 9000 por acidentes de trabalho. Um terço destas 150 mil mortes pode ser atribuído a substâncias perigosas no local de trabalho e, em particular, ao amianto. Existem na EU 19 milhões de pequenas e médias empresas que empregam quase 75 milhões de pessoas. Estas empresas registam 82% das lesões relacionadas com o trabalho e 90% dos acidentes mortais. 

Situação em Portugal 

Em Portugal na década de noventa do passado século morriam todos os anos uma média de cerca de 300 trabalhadores por ano, para além de cerca de 300.000 acidentes de trabalho com alguma gravidade! Actualmente temos cerca de 250.000 acidentes por ano e, segundo números da ACT , ocorreram 115 acidentes mortais em 2009, sendo que 59 tiveram lugar no sector da construção. 

Em 2008 foram certificados 4.841 novos casos de doença profissional dos quais 4.410 se referem a trabalhadores do Regime Geral e 431 a trabalhadores do Regime da Administração Pública. As mulheres continuam a ser mais atingidas pela doença profissional com 2.569 casos enquanto que os homens registaram 1841. Em termos de manifestação clínica as doenças com maior incidência são as músculo - esqueléticas que no seu conjunto representam 66,32% (2925 doenças) seguidas dos casos de hipoacúsia (surdez) que representam 12,97% (572 Casos) do total. Número de mortes relacionadas com doença profissional: 132 

Fontes: OIT, Agência de Bilbao, ACT,GEP,CNPCRP


sexta-feira, 27 de abril de 2012

( Noticias ) TRABALHO.....27 D E ABRIL, DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


No dia 27 de abril, o mundo inteiro irá comemorar o Dia dos Empregados Domésticos. A data é dedicada a Santa Rita, a padroeira das domésticas. Filha de camponeses, Rita nasceu na Itália e exerceu a profissão de empregada doméstica por 48 anos, sendo sempre com muita dedicação e apreço. Em 1696 foi canonizada pela Igreja Católica e proclamada padroeira das empregadas domésticas pelo Papa Pio XII.
Neste ano, o mundo tem um bom motivo para comemorar a data, uma vez que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou, em junho do ano passado, durante a 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, uma Convenção que conferiu aos domésticos os mesmos direitos que usufruem os profissionais de outros segmentos. Já foram definidos, na OIT, os parâmetros para a segurança social e para a concessão de direitos trabalhistas básicos desses trabalhadores. Nada mais justo!

( Noticias ) ETEC de Ubatuba abre inscrições para cursos técnicos

A ETEC de Ubatuba – Centro Paula Souza vai abrir as inscrições para o vestibulinho para os seguintes cursos técnicos gratuitos: Nutrição e Dietética, Informática, Administração, Hospedagem e Transações Imobiliárias.

As inscrições vão do dia 27 de abril até às 15h do dia 17 de maio, através do site www.vestibulinhoetec.com.br .

A extensão da ETEC Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin iniciou suas atividades em julho de 2010 e fica localizada na Avenida Castro Alves, 392, Itaguá, no prédio da Unitau. Mais informações pelos telefones (12) 3832-3442, a partir das 13h.

Arrecadação de alimentos

A campanha de solidariedade, realizada pela ETEC de Ubatuba durante a III Semana Técnica, no período de 9 a 13 de abril, arrecadou 250 kg de alimentos. Os alimentos foram doados para a casa de recuperação “Missão Jesus é Luz”, no bairro Monte Valério.

( Noticias ) Obra de reurbanização da Rua Félix Guisard, no Perequê-Açu, está em fase de conclusão

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve vistoriando as obras de reurbanização da Rua Félix Guisard, principal via de acesso entre o centro da cidade e o bairro Perequê-Açú. As obras estão em fase de conclusão, com a pavimentação da rua. Já foram realizados os serviços de drenagem subterrânea e construção das calçadas em paver.

Satisfação dos comerciantes

Durante a visita do prefeito às obras, comerciantes agradeceram pelas melhorias e muitos também ressaltaram a importância da colocação de uma lombada para reduzir a velocidade dos veículos.

Maria Aparecida de Queiroz, proprietária de uma tapeçaria na Rua Félix Guisard, elogiou o trabalho da prefeitura. “Acredito que o fato de estarem pavimentando nossa rua vá melhorar o bairro e trazer grande benefício para os comerciantes. Mas é importante que seja colocada uma lombada após a ponte, pois com o asfalto a tendência é que os veículos venham correndo”, disse Maria Aparecida, que também parabenizou a prefeitura pelas pavimentações de diversas ruas no Perequê-Açú: “para mim esta foi a melhor coisa que poderia acontecer”. A prefeitura já está estudando a melhor forma de implantar um sistema que garanta a redução de velocidade dos veículos no local.

Ruas pavimentadas

Muitas ruas do Perequê-Açu receberão em breve o tão aguardado pavimento. Entre as vias que receberão pavimentação em asfalto estão: Av F, Rua Perequê-Mirim, Rua Anchieta, Rua Maranduba, Rua Enseada, Rua Praia Vermelha, Rua Praia Grande, Rua Praia do Itaguá, Rua Praia do Tenório, Rua Praia do Meio, Rua Domingas Dias, Rua Praia do Pulso, Av. Imaculada Conceição e Av. Belmont Butler.

Já a Rua do Estádio, Rua Pernambuco, Rua Mahatma Gandhi e Rua Pisuldisky estão recebendo guias e sarjetas e pavimentação em bloquete sextavado de concreto.

( Noticias ) Ubatuba é finalista no Prêmio Mario Covas por inovação em gestão ambiental

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Meio Ambiente, é finalista na 8ª edição do Prêmio Mario Covas, categoria inovação em gestão ambiental. Ubatuba participa com o projeto “Reciclagem de Resíduo Oleoso”, uma parceria entre Prefeitura e a Ong SAPO UBA (Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba) para destinação adequada de resíduos oleosos do município. Essa categoria objetiva a promoção de práticas inovadoras em qualidade dos serviços públicos e bem-estar dos cidadãos paulistas.

Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação do município como finalista deste prêmio reflete a seriedade dos trabalhos já realizados e a importância desta parceria. “Só a indicação para o prêmio já é uma grande conquista!”

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, no dia 27 de abril haverá uma apresentação do projeto à banca examinadora às 10h, na sede da Fundação Prefeito Faria Lima, em São Paulo, junto com os outros finalistas . Ubatuba concorre com projetos das cidades de Santa Fé do Sul, Campinas, Mogi das Cruzes, Santos, Sertãozinho, Garça, Botucatu e Corumbataí.

O Prêmio

O Prêmio Mario Covas tem por objetivo promover práticas inovadoras que aprimorem a qualidade dos serviços públicos e elevem o bem-estar dos cidadãos paulistas. Realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Gestão Pública, o Prêmio Mario Covas, desde 2004, recebeu 1.168 trabalhos, dos quais 82 foram vencedores de diversos órgãos da administração pública estadual.

Na premiação, os vencedores recebem o troféu das mãos de autoridades na Sala São Paulo, a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina. A cerimônia do Prêmio Governador Mario Covas é o reconhecimento público da criatividade e do empenho daqueles aprimoram a qualidade dos serviços públicos e elevam o bem-estar dos cidadãos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

( Noticias ) Prefeito e presidente da Câmara discutem regularização de importante rua do Perequê-Mirim

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Romerson de Oliveira (Mico), foi recebido na última semana pelo prefeito Eduardo Cesar. Juntamente com o ex-presidente da Associação de Moradores do Perequê-Mirim, Marcelo “Menininho”, o vereador discutiu com o prefeito sobre a regularização da extensão da Rua Jacatirão I, no Perequê-Mirim.

De acordo com o presidente da Câmara, a regularização atenderia muitos moradores e possibilitaria a implantação de serviços públicos, como a extensão da rede de água e rede elétrica e melhorias na infraestrutura local. “Estamos contando com o apoio do prefeito Eduardo Cesar para levarmos mais esta importante conquista ao bairro”, disse Mico.

O ex-presidente da associação, que continua trabalhando pelo bairro, agradeceu a atenção do prefeito com o assunto: “quero agradecer o prefeito e o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim, pela atenção e pelo empenho em regularizar esta rua que é tão importante para o Perequê-Mirim”.

( Noticias ) Importantes obras acontecem em diversos bairros de Ubatuba

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, vem realizando uma série de obras pela cidade. Desde grandes construções, como é o caso do Centro de Convenções e do Teatro Municipal, até pavimentações, construções de guias e sarjetas, limpeza de valas e córregos, a prefeitura tem levado melhorias de norte a sul do município.

No Centro

Uma das principais obras em andamento é a reurbanização da Avenida Thomaz Galhardo, que está recebendo calçamento em paver em toda sua extensão. Ainda serão implantadas 52 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, 45 lixeiras de concreto, 80 postes coloniais de iluminação e 60 unidades de jardineiras para paisagismo.Dos 1.500 metros de extensão, já foram concluídos 850 metros da obra.

Outra grande obra na região central é a reurbanização da Avenida Rio Grande do Sul, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A Avenida Rio Grande do Sul será reurbanizada em toda sua extensão. Da ponte do Rio Tavares até a Avenida Thomaz Galhardo, a Avenida Rio Grande do Sul será recapeada em asfalto quente. No sentido Thomaz Galhardo, até Avenida Dona Maria Alves, o trecho será pavimentado em asfalto quente. Toda a extensão da Avenida Rio Grande do Sul terá ciclofaixa com sinalização de lombofaixas, lombadas, placas e tachões.

Ressaca, Ipiranguinha e Perequê-Açu

No bairro da Ressaca, a Secretaria de Obras, com o apoio da comunidade, realizou a colocação de guias e sarjetas, patrolamento e limpeza de valas e pavimentação. No loteamento Coqueirais, no Ipiranginha, foram realizados serviços de pavimentação na Rua Geribá e o trabalho vai se estender para as ruas Palmeiras, Palmito, Açaí e Indaiá, onde o serviço já está em andamento. As ruas próximas ao Estádio Municipal, no Perequê-Açu estão recebendo bloquetes, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores daquelas vias. Ainda no Perequê-Açu, a Secretaria de Obras concluiu a pavimentação em toda a extensão da Avenida Governador Abreu Sodré,

Jardim Carolina, Casanga e Perequê-Mirim

No bairro do Jardim Carolina, a Prefeitura de Ubatuba já terminou o serviço de patrolamento, limpeza e nivelamento das ruas do bairro. Na estrada principal da Casanga, a Secretaria de Obras fez o serviço de patrolamento num trecho daquela estrada vicinal, que foi acompanhado pelo líder comunitário Alberico.

No bairro do Perequê -Mirim, a Secretaria de Obras vem reurbanizando a Avenida Marginal, onde está concluindo as obras de construção de uma ponte. O prefeito Eduardo Cesar está acompanhando as obras de perto: “estamos frequentemente vistoriando as obras e acompanhando o andamento de todas elas. E o que temos visto é gratificante, pois em todos os bairros moradores vêm nos agradecer pela atenção e empenho da atual administração”.


terça-feira, 24 de abril de 2012

( Noticias ) Exposição “Ciccillo Matarazzo” segue até o dia 29 de abril no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa


Como parte da programação da “Semana Ciccillo Matarazzo”, que está sendo promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, segue até o dia 29 de abril a Exposição “Ciccillo Matarazzo”, no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa.

A exposição traz o acervo permanente do Memorial Ciccillo Matarazzo, com honrarias, condecorações e jornais da época, bem como parte do mobiliário original do gabinete do mais ilustre prefeito que Ubatuba já teve.

A Semana Ciccillo Matarazzo começou na última segunda-feira, 16, e tem como objetivo difundir a história e cultura de Ubatuba, homenageando, paralelamente a figura marcante de Ciccillo, que governou a cidade entre os anos de 1964 e 1969.
O Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa fica na Avenida Iperoig, no antigo prédio da Câmara Municipal e a exposição fica aberta ao público das 10h às 18h.

Confira a programação e participe:

19/04 – quinta-feira

19h30- Apresentação Musical Du Choro Batucada

Local: Projeto Tamar

20/04 – sexta-feira

14h- Oficina Gastronômica – Cozinha Campagna - Chef Fabio Chiappetta

Local: Laboratório A&B da UNITAU – Campus Ubatuba

21/04 - sábado

15h – Amistoso de Futebol

Local: Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo

22/04 - domingo

Das 10h às 13h – Exposição de Carros Antigos

Local: Avenida Iperoig, 214, em frente à Secretaria de Turismo e Cultura

( Noticias ) Exposição “Márcio Pannunzio – Xilografias de Topo” pode ser vista na Fundart até o final deste mês


Até o dia 29 de abril pode ser vista na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) a exposição “Márcio Pannunzio – Xilografias de Topo”. A mostra, que está no salão de Exposições do Sobradão do Porto, é composta por 30 gravuras e cinco desenhos. As gravuras são xilogravuras feitas a partir do entalhe de pequenos tacos de guatambu, depois entintados e impressos manualmente por decalque em um papel arroz japonês muito frágil. São imagens diminutas, porém carregadas de muita informação visual.

Na próxima quinta-feira, 26 de abril, das 14h às 17h, acontecerá o evento “encontro com o artista”, quando Márcio Pannunzio permanecerá à disposição do público para esclarecer suas dúvidas, falar sobre seu trabalho e fazer visitas monitoradas da exposição.

Um painel com fotografias documentando as diversas etapas de criação das gravuras, com um texto didático sobre a técnica empregada será mostrado para permitir aos visitantes uma melhor compreensão do processo de criação das obras.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2011, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

A técnica

Apesar de tão pequenas, exigiram para sua elaboração muita concentração, trabalho e tempo. Foram gravadas a buril, instrumento de corte empregado na joalheria usando a técnica da xilografia de topo: uma técnica de gravação pouco difundida e praticada no Brasil e que teve como seu expoente mais conhecido Lívio Abramo. Essa técnica, ao utilizar madeira de topo, aquela cortada em sentido perpendicular ao tronco da árvore, permite a criação de entalhes extremamente minuciosos e delicados; sua origem remonta ao século XIX, na Inglaterra.

Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura. Participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition ( Canadá ) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” ( Espanha ). No Brasil foi premiado em 37 ocasiões. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2002 e figurou entre os vencedores dos editais ProAc de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011.

( Noticias ) Prefeito de Ubatuba e secretário municipal agradecem empenho da Secretaria Estadual de Turismo


O prefeito Eduardo Cesar e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Maurício Petiz, estiveram em reunião com o secretário estadual de Turismo, Márcio França. O objetivo do encontro foi o agradecimento ao secretário de Estado pelo empenho na liberação dos recursos repassados pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para Ubatuba.

“Com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e os recursos advindos do DADE já realizamos grandes obras em nosso município. Por isso fomos pessoalmente agradecer o secretário Márcio França pelo empenho em oferecer para Ubatuba maiores possibilidades de desenvolvimento turístico”, disse o prefeito.

Além do agradecimento, foi discutida durante o encontro a realização da II Encenação da Paz de Iperoig, o primeiro Tratado de Paz das Américas. A primeira edição aconteceu em outubro de 2011 e já é conhecido como o maior espetáculo teatral de areia de praia do Litoral Norte de São Paulo. Na ocasião foram acertadas as datas para o evento deste ano e o apoio da Secretaria de Cultura de São Vicente na troca de experiências e empréstimo de figurinos, entre outros detalhes.

( Empregos ) Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Vagas para homens:

5 vagas para pedreiro – experiência em carteira de trabalho (Praia Grande)

6 vagas para servente de pedreiro - experiência em carteira de trabalho (Praia Grande)

2 vagas para encanador - experiência em carteira de trabalho (Praia Grande)

2 vagas para eletricista - experiência em carteira de trabalho (Praia Grande)

2 vagas para vendedor externo – ser comunicativo, com noções de venda (Centro)

2 vagas para balconista de frios – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

2 vagas para cozinheiro – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

1 vaga para copeiro – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

1 vaga para operador de caixa – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

1 vaga para motoboy para entregas de águas e gás – referências anteriores (Mato Dentro)

1 vaga para garçom – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

1 vaga para auxiliar de cozinha – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

1 vaga para cozinheiro – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

2 vagas para frentista – acima de 25 anos, com referências anteriores (Saco da Ribeira)

2 vagas para serviços gerais – pequenos reparos em manutenção (Perequê-Açu)

1 vaga para recepção – noções de computação, mais de 20 anos (Perequê-Açu)

1 vaga para empacotador – experiência (Estufa II)

1 vaga para balconista de frios – experiência (Estufa II)

1 vaga para recepcionista – com mais de 18 anos (Enseada)

1 vaga para serviços gerais – com mais de 18 anos (Enseada)


Vagas para mulheres:

2 vagas para vendedora externa - ser comunicativo, noções de venda (Centro)

2 vagas para balconista de frios – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

2 vagas para cozinheira – experiência nas função e referência anteriores (Itaguá)

1 vaga para copeira – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

1 vaga para operadora de caixa – experiência nas função e referências anteriores (Itaguá)

1 vaga para garçonete – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

1 vaga para auxiliar de cozinha – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

1 vaga para cozinheira – experiência no mínimo de 1 ano de registro de carteira (Centro)

3 vagas para empregada doméstica – mais de 20 anos, com referências anteriores – (Praia Grande e Estufa II)

2 vagas para atendente – disponibilidade de horário e experiência (Centro)

1 vaga para serviços gerais - disponibilidade de horário e experiência (Centro)

1 vaga para recepcionista – com mais de 18 anos (Enseada)

1 vaga para serviços gerais – com mais de 18 anos (Enseada)

2 vaga para vendedora – com xperiência, mais de 20 anos de idade e com disponibilidade de horário

3 vagas para costureira – com experiência na confecção de biquínis (Estufa II)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

( Noticias ) Prefeito de Ubatuba assina documento para desapropriação de imóvel que acomodará Unidades de Saúde no Perequê-Açu


O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado pelo secretário de Saúde, Clingel Frota, assinou na última quarta-feira, 18, o documento de desapropriação de um imóvel no bairro Perequê-Açu que vai passar a acomodar duas Unidades de Saúde. Além das Unidades de Saúde, o local passará a abrigar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma unidade odontológica com duas equipes de saúde bucal e um espaço para desenvolvimento de atividades para a melhor idade.

O projeto de lei do Executivo que versava a dotação orçamentária para aquisição do imóvel foi aprovado por sete dos dez vereadores da Câmara Municipal de Ubatuba. O vereador Claudinei Xavier, um dos que aprovaram o projeto, afirmou que o município ganha muito com estas unidades de saúde: “temos lutado há muito tempo para conseguirmos um local apropriado para abrigar as unidades de saúde no Perequê-Açu. Esta conquista é sem dúvida um ganho para a comunidade e para a saúde de Ubatuba”.

O prefeito também comemorou: “estamos conseguindo agora mais um grande avanço na prestação do serviço de saúde em nossa cidade”, disse Eduardo Cesar.

( Noticias ) Ubatuba realizou Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Foi realizada no último dia 14, em Ubatuba, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Um dos objetivos da Conferência foi discutir e elaborar propostas a nível municipal, regional e estadual em prol da elaboração de políticas públicas para as pessoas com deficiência e eleger os delegados que representarão o município nas etapas seguintes.
“Além disso, a conferência foi um momento para identificarmos avanços, desafios e metas que possibilitem a criação e implantação de um plano de políticas públicas municipais voltadas à atenção da pessoa com deficiência. Isto através de um fórum de discussões muito positivo, que resultou em várias propostas abordadas nos eixos temáticos nas áreas de saúde, educação, esportes, obras, entre outros”, explicou Benedito Vicente de A. Filho, coordenador da Unir (Unidade de Reabilitação de Ubatuba).

Sociedade civil e poder público

Houve também a interação entre representantes da sociedade civil e o poder público. “Quanto mais pessoas souberem sobre seus direitos e tendo suas necessidades encaminhadas ao poder público, mais ações poderemos realizar para tornarmos nosso município mais acessível às pessoas com deficiência, e que elas possam viver de forma digna, humana e com mais qualidade”, comentou Benedito Vicente. O relatório final com as propostas aprovadas será encaminhado aos poderes públicos, entidades e secretarias municipais.

A organização da Conferência agradece a todos os participantes, em especial as palestrantes Ivy Monteiro, Secretária Municipal dos Direitos das Pessoas Deficiente de Caraguatatuba, Maria Joana Monteclaro, Assistente Social e Janaína Alves, professora da rede municipal de ensino de Ubatuba, que expuseram suas experiências profissionais e pessoais auxiliando nas discussões dos eixos. “Incluir não é só adaptação física. Inclusão se faz através de debates, ações e participação, portanto demos o primeiro passo de cidadania em busca de melhores condições da qualidade de vida, com direito e respeito”, finalizou o coordenador da Unir.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de cidadania e Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

( Tecnologia ) Lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 chega às lojas nos EUA


Uma lâmpada que dura 20 anos e custa US$ 60 (cerca de R$ 110) começou a ser vendida nos Estados Unidos nesta semana.

O produto é fabricado pela multinacional Philips, que substituiu os tradicionais filamentos por diodos emissores de luz (LED, em inglês).

A tecnologia LED aumenta a vida útil das lâmpadas, mas também encarece a mercadoria. A Philips está oferecendo descontos a algumas lojas, para tentar popularizar o produto.

Com descontos, a lâmpada especial pode custar até US$ 20 (cerca de R$ 35). Os fabricantes argumentam que apesar do alto custo, a lâmpada pode trazer economias no longo prazo, já que consome menos energia elétrica para funcionar.

Eficiência energética

O produto venceu a competição Bright Tomorrow ("Amanhã brilhante", em português), promovida pelo ministério de Energia do governo americano, voltado para busca de alternativas mais eficientes à lâmpada comum, de 60 watts, com menor consumo de energia.

A Philips foi a única empresa que participou da competição. O seu produto passou por 18 meses de teste, até ser considerada vencedora.

Uma versão um pouco mais barata, porém menos eficiente, da lâmpada de LED da Philips já é vendida nos Estados Unidos e na Europa.

A principal concorrente das lâmpadas LED são as fluorescentes, que são quase tão eficientes, mas custam bem menos.

Governos de diversos países estão tentando incentivar a compra de lâmpadas eficientes, e acabar com a produção das incandescentes, com filamentos e alto consumo de energia.

As lâmpadas de 100 watts não são mais produzidas nos Estados Unidos e na Europa. As de 60 watts não são mais vendidas na Europa, e estão sendo abandonadas nos Estados Unidos. Até 2014, o governo americano pretende proibir a produção de lâmpadas de 40 watts.

NOTICIAS UOL