sexta-feira, 25 de maio de 2012

( Noticias ) Prova Pedestre Soldado Paulino acontecerá no final deste mês em Ubatuba


A Polícia Militar do Estado de São Paulo 20º BPM/I, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizará no próximo dia 26 de maio a 15ª Prova Pedestre Soldado Paulino. É um evento esportivo inserido no calendário oficial do município em comemoração ao 23º aniversário da 3ª Cia. da Polícia Militar de Ubatuba-SP e também uma homenagem ao soldado aposentado Francisco Paulino da Silva Filho. A expectativa da organização do evento é que cerca de 300 corredores participem da competição.
Chip e inscrições
Este ano a prova sofreu modificações para melhor desempenho dos atletas. Na última semana estiveram reunidos no quartel da Policia Militar em Ubatuba, o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Fábio Medeiros, juntamente com sua equipe, o comandante da 3ª Cia PM de Ubatuba, Alexandre Guimarães e o Sargento Salgado, idealizador da Prova “General Salgado”, que acontece com grande repercussão na cidade de Taubaté.

Segundo o Sargento Salgado, a prova pedestre Soldado Paulino é uma prova já reconhecida em todo Vale do Paraíba, precisando somente de algumas melhorias para que possa contar com maior número de atletas participantes. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, este ano o apoio do Sargento será de grande relevância para a prova, uma vez que contará com uma nova estrutura, como por exemplo, portal de chegada e o principal que é o chip (aparelho que cronometra o tempo e a chegada de cada corredor). Outra novidade é que as inscrições estão sendo feitas através do site: www.minhasinscricoes.com.br , onde o corredor tem acesso à ficha de inscrição, regulamento, e outras informações da prova.

Parceiros

A Polícia Militar e a Secretaria de Esporte e Lazer agradecem a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram para que este evento seja realizado com sucesso. Em especial agradecem as empresas amigas do esporte: Anchieta Café, Minoro, Altrison, Sthill, Academia Esporte e Vida, Shopping Porto Itaguá, Rayton Tintas, Tim, Auto Posto Cunhambebe, Ousadia, Posto Ipiranga, Academia Outdoor Fitness, Banco do Brasil, Casa dos Pneus, Soma Lavanderia, Emagrecentro, Bradesco, Arcopper, Probike, Huka Bike, Aspem, Tachão de Ubatuba, Academia Winner, Djalma Auto Peças, Assai, Quiosque Cantão, Otto Motos, Tecix, Cimenthuba, Magazine Casa Fernandes, COOPMIL, Sabesp, Comtur, Coordenadoria de Trânsito, Secretarias de Saúde, Educação e Guarda Municipal.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

( Noticias ) 3º Festival da Mata Atlântica começa dia 25 de maio em Ubatuba


Considerado o maior evento em celebração à Mata Atlântica, terá início no próximo dia 25, com uma ampla programação até o dia 9 de junho, o 3º Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar. O evento acontece anualmente em Ubatuba, uma das últimas reservas de Mata Atlântica original do mundo.

O principal objetivo é sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente. O evento também acontece em comemoração a algumas datas especiais: o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

A realização do Festival da Mata Atlântica, que já virou parte do calendário oficial de eventos da cidade, conta com a participação de escolas, entidades ambientalistas, Parques Estaduais, Secretarias Municipais, entre outros parceiros, oferecendo uma ampla programação com cursos, palestras, caminhadas, oficinas, apresentações musicais, trilhas e muitas outras atrações. Constam na programação atividades que levam a um maior conhecimento sobre a conservação das nossas florestas, rios e mar, com o foco na aprendizagem de como conviver em harmonia com a natureza, preservando-a para o futuro. Tudo no sentido de dar a devida importância à proteção ambiental e promover a sustentabilidade e a qualidade de vida para a população de Ubatuba. Um dos destaques da programação será a palestra com o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, sobre código florestal, no dia 1 de junho.

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, considera este evento um dos mais importantes do ano: o Festival da Mata Atlântica é uma celebração à preservação ambiental e à sustentabilidade. Por sermos o município que mais preservou este bioma, criamos este evento para unir poder público, entidades ambientalistas, escolas e demais parceiros em torno de uma causa nobre, que é a atenção ao meio ambiente.

  Campeã em preservação

O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, coordenado e publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica/INPE em 2009, aponta o município de Ubatuba como campeão nacional na preservação desse bioma, com 85% da vegetação original preservada. No levantamento realizado pelo Instituto Florestal-SP, este percentual é de 89,9% liderando o ranking estadual de preservação da Mata Atlântica. Todos esses números revelam a riqueza deste bioma em Ubatuba e nos alertam para a nossa responsabilidade na sua conservação e preservação.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

  Confira a programação da primeira semana do 3º Festival da Mata Atlântica:

  25/05 (Sexta-feira):

Lançamento Oficial do III Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar e Abertura da Exposição Aves de Ubatuba

Instituições: Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Meio Ambiente

Local: Espaço Cultural Agricio Neri Barbosa

Público alvo: Público em geral

  Instituição: Cooperativa Educacional de Ubatuba

Atividade: Limpeza do Manguezal do rio da Lagoa

Local: Manguezal do Rio da Lagoa

Horário: 15h

Parceiros: Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta

Público Alvo: alunos da Cooeduba e moradores do entorno

  26/05 (Sábado):

  Show de Abertura do III Festival: Xangai

Apresentação do Grupo Concertada

Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar

Horário: 20h

Parceiros: Prefeitura Municipal e Projeto Tamar

Público Alvo: Público em geral

  Instituição: Projeto Tamar

Atividade: Lançamento com a presença do cartunista - Exposição de tirinhas A bicharada se esparrama do cartunista do Niquel Náusea Fernando Gonsales

Local: Espaço de Exposição do Projeto Tamar

Horário: 17h

Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

  Instituição: Projeto Tamar

Teatro de Fantoche FlorestAMar

Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar

Horário: 18h

Parceiros: Grupo Pro-Fauna

Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

  27/05 (Domingo) :

  Instituição: Projeto Tamar

Atividade: Oficina Pé de quê? Mata Atlântica

Local: Espaço Infantil do Projeto Tamar

Horário: 15 h

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e IPEMA

Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

  Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba

Atividade: Observação de Aves.

Local: Centro Cambucá

Horário: 8h

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Público Alvo: Público em geral acima de 8 anos.

  28/05 (Segunda-feira):

  Instituição: Secretaria Municipal de Educação

Atividade: Contação de Histórias com a Professora Mariza Taguada com temas relacionados à Mata Atlântica: O Tangará Dançador, O Desafabo do Bicho-Preguiça, O Causo do Curupira e A Lenda do Guapuruvu.

Local: EM Pres. Tancredo de Almeida Neves

Horário: das 13 às 17 h.

Parceiros: FUNDART

Público Alvo: Alunos da Unidade Escolar

  29/05 (Terça-feira):

  Instituições: Secretaria de Meio Ambiente do Estado-SP e Secretaria de Meio Ambiente Municipal de Ubatuba

Atividade: Oficina Regional – LN do Programa Município VerdeAzul

Local: Secretaria Municipal de Educação

Horário: 9h às 13h

Público Alvo: Representantes e interessados dos municípios do LN.

  Instituição: Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - IPEMA

Atividade: Plantio de sementes de palmeira Juçara no Parque

Local: Praia da Fazenda – Trilhada Rendeira (Centro de Visitantes)

Horário: 9h

Parceiros: Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Picinguaba e Fundação Florestal

Público Alvo: Público em geral

  Instituição: PESM- Núcleo Picinguaba

Atividade: Trilhando a Mata Atlântica. Dinâmica seqüencial com trilhas, gincanas e atividades lúdicas, (Palestra, trilha sensitiva, Trilha Rendeira com dinâmica e  Praia da Fazenda)

Local: Centro de Visitantes da Praia da Fazenda

Horário: das 9h às 15h

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação

Público Alvo: Alunos de Escolas Municipais.

  Instituição: Projeto Tamar

Atividade:Cine Club Especial: Caramuru – A invenção do Brasil

Local: Centro de Visitantes do Projeto Tamar

Horário: 20h

Parceiros: Celebreiros

Público Alvo: Público em geral. Visitante do Tamar. Moradores de Ubatuba cadastrados não pagam. Caso contrário, devem levar carteira de identidade, título de eleitor ou holerite de trabalho para efetuar o cadastro.

  Instituição: ASSU-Ubatuba

Atividade: Exibição do video-documentário A vida do nosso rio com debate

Local: EM Marina Salete - Pereque-açu

Horário: 18h

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação

Público Alvo: Público em geral, pais e responsáveis pelos alunos e corpo docente

  30/05 (Quarta-feira):

  Instituições: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba e ELEKTRO

Atividade: Curso sobre PODA adequada.

Local: EM Tancredo de Almeida Neves

Horário: das 8h às 12h

Público Alvo: Jardineiros, funcionários públicos, de empresas privadas e interessados que trabalhem na área. Agendamento/Informações: Necessário inscrição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (12) 38334541 ou e-mail smmaubatuba@gmail.com

  Instituições: Parque Estadual da Ilha Anchieta

Atividade: Caminhadas Ecológicas em Trilhas e Praias, com Interpretação Ambiental

Local: Ilha Anchieta

Horário: 8h às 16h

Parceiro: Secretaria Municipal de Educação

Público Alvo: alunos da EM Pref Silvino Teixeira Leite

  Instituição: Secretaria Municipal de Educação

Atividade: Contação de Histórias com a Professora Mariza Taguada com temas relacionados à Mata Atlântica: O Tangará Dançador, O Desafabo do Bicho-Preguiça, O Causo do Curupira e A Lenda do Guapuruvu.

Local: EM Gov. Mário Covas Jr

Horário: das 8 às 11 h.

Parceiros: FUNDART

Público Alvo: Alunos do ensino fundamental.

  Instituição: ASSU-Ubatuba

Atividade: Exibição e debate do vídeo-documentário A vida do nosso rio.

Local: EM Prof José Souza Simeão - Taquaral

Horário: 18:30h

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação

Público Alvo: público em geral, pais e responsáveis pelos alunos e corpo docente

  31/05 (Quinta-feira):

  Instituição: Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - IPEMA

Atividade: Plantio de sementes de palmeira Juçara no Parque

Local: Ilha Anchieta

Horário: 7h45min h saída do Pier da Ribeira e retorno às 16h

Parceiros: Parque Estadual da Ilha Anchieta e Fundação Florestal

Público Alvo: Público em geral

Agendamento/Informações: necessário agendamento tel: 012 3832-1397 com Natália

  Instituição: Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente

Atividade: Sustentabilidade nas Escolas Municipais de Ubatuba

Local: Secretaria Municipal de Educação

Horário: 14h

Público Alvo: Coordenadores das Escolas Municipais de Ubatuba

  01/06 (Sexta-feira):

  Instituições: Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba

Palestra: Mário Mantovani - SOS Mata Atlântica

Tema: Mata Atlântica e o código florestal

Local: Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar

Horário: 19h

Público Alvo: Público em geral

Informações: Aberta aos visitantes do Aquário de Ubatuba, gratuito sob agendamento.

  Instituição: Secretaria de Meio Ambiente Municipal de Ubatuba

Atividade: Trilha de Observação de Aves

Local: Parque dos Ministérios

Horário: das 15h às 17h

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação

Público Alvo: Alunos da EM Madre Glória

( Noticias ) Festival da Mata Atlântica de Ubatuba será o primeiro evento do Brasil a receber certificação ambiental pela Green Company Dubai


O 3º Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, que começa no próximo dia 25 de maio, será o primeiro evento do Brasil a receber o selo internacional de sustentabilidade ambiental oferecido pela renomada Green Company Dubai. Para receber este certificado, o gestor e curador ambiental do evento, Antonio Carlos Matarazzo explica que é necessário que sejam cumpridas diversas regras para minimizar o impacto ambiental das atividades. Entre estas regras estão a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, utilização de papéis reciclados ou certificados, uso de produtos de limpeza de baixo impacto ambiental, controle de emissão de poluentes, plantio de árvores referente ás emissões, coleta seletiva, entre outras.

“Estamos muito orgulhosos por recebermos este certificado, que prova nossa preocupação com a sustentabilidade. O Festival da Mata Atlântica é sem dúvidas um dos principais eventos do ano, que eleva o nome da nossa cidade e da preservação da nossa Mata Atlântica, unindo prefeitura, entidades ambientalistas e a rede de educação ao redor de uma causa tão nobre”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Seriedade do evento

A Green Company, empresa com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, é a responsável pela curadoria de grandes eventos neutralizados e sustentáveis a nível nacional e internacional, como a Virada Cultural, o SWU e Skol Sensations e também pela certificação de empresas como Unilever, Case e Microsoft.

De acordo com o gestor ambiental e curador, Antonio Carlos Matarazzo, o Festival da Mata Atlântica de Ubatuba vai receber a curadoria graciosamente pela seriedade do evento. “Estamos oferecendo esta curadoria e o certificado porque a Green Company acredita no evento, no desenvolvimento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na seriedade das pessoas envolvidas. O aquecimento global é uma questão moral e somente as mudanças de hábitos serão capazes de minimizar isso. Este evento amplia o conceito desta mudança de hábitos, envolvendo poder público e a população. Vamos trabalhar de forma muito responsável, pois acredito que assim estou dando minha contribuição ao planeta”, disse Matarazzo, que esteve na Prefeitura de Ubatuba na última quarta-feira, 16, em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil e representantes de entidades parceiras do Festival.

Outros certificados

Além do certificado de sustentabilidade ambiental, a Green Company vai conferir ao Festival da Mata Atlântica outros três certificados: o Mercury Free, Cadion Free e Oil Fat Free. O Mercury Free atesta que o evento vai realizar o devido descarte de lâmpadas; o Cadion Free significa que será feito o devido descarte de pilhas, baterias e resíduos eletrônicos e o Oil Fat Free é para o recolhimento de gorduras saturadas, abrindo para o público a doação de óleo de cozinha usado, que será reaproveitado corretamente.

Programação do Festival

Considerado o maior evento em celebração à Mata Atlântica o 3º Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar começa dia 25 e segue até o dia 9 de junho com ampla programação. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade, envolvendo-a na conscientização da importância do meio ambiente.

A realização do Festival da Mata Atlântica, que já virou parte do calendário oficial de eventos da cidade, conta com a participação de escolas, entidades ambientalistas, Parques Estaduais, Secretarias Municipais, entre outros parceiros, oferecendo uma ampla programação com cursos, palestras, caminhadas, oficinas, apresentações musicais, trilhas e muitas outras atrações. Confira a programação da primeira semana do Festival no site www.ubatuba.sp.gov.br.

( Noticias ) “Skate na Praça” reuniu pessoas de todas as idades no Itaguá


O evento “Skate na Praça”, realizado no último sábado, 19, na Praça Olavo Bilac, no Itaguá, foi um sucesso de público, reunindo pessoas das mais diversas idades para uma tarde de lazer, com esportes, música, cultura e cidadania.

Realizado pela Yesk8 Produções e AM Produções, com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Fundart, o evento teve como principal objetivo incentivar a união dos moradores do bairro, a cultura local, o cooperativismo e a prática de esportes, principalmente do skate. Exposições de carros antigos (Museu do Automóvel) e tendas culturais.

O evento contou com as seguintes apresentações: Cia de Teatro e Circo Aries Marioto, Escoteiros de Yperoig, Guarda Mirim de Ubatuba, oficina de Jiu Jitsu "Ratos de Tatâme", PKDV Le Parkour, grupo de break Insanos Crew, DJ White, grafite com Léo Reis, Slackline (Bola de Neve Church), automodelismo, fingerboards, Associação Long Teh, Banda Complexo B e pocket shows dos MCs de rap Tubaína, Dalsin e Distúrbio Verbal. Ainda houve prestações de serviços com o Banco do Povo, Projeto Blablablá Posthivo com orientações sobre AIDS e DSTs, NASF, Mata Sede da Sabesp, lan house itinerante da Spot Cyber Café, educação no trânsito com a cidade mirim, palestra sobre salvamento de crianças com Sidney Tavares, da Cruz Vermelha/Força Tarefa de Santos, entre outros.

Competição de skate

Durante a competição, que foi disputada pelas categorias Iniciante, Open e Feminino, participaram skatistas de Ubatuba, Caraguatatuba, Guaratinguetá e São Sebastião, dando seu melhor na modalidade “mata-mata”.

Na categoria Iniciante, destaque para os atletas locais, tendo como campeão Bruno, mais conhecido “Bochecha”. Na categoria Feminino, foi disputada uma “jam session”, na qual todas meninas fizeram uma apresentação de dez minutos, elegendo juntas as primeiras colocadas, tendo a atleta Jéssica faturado com larga vantagem.

Já na categoria mais esperada, a Open, skatistas de várias cidades e estilos realizaram confrontos de alto nível técnico, com destaque para o ubatubense Jeferson “Gambá”, que mesmo deixando escapar o título para Alan de Caraguá, foi o nome do dia. A organização do “Skate na Praça” agradece o apoio do prefeito Eduardo Cesar e de toda a equipe da Prefeitura de Ubatuba, além dos diversos comércios que colaboraram com mais este evento.

( Noticias ) Prefeito Eduardo Cesar entrega novo veículo para o Corpo de Bombeiros


O comandante da base dos Bombeiros em Ubatuba, sub-tenente Nestor Gama Pinto, esteve na prefeitura nesta quarta-feira, 23, para receber do prefeito as chaves de um novo veículo. Trata-se de uma Saveiro, que deverá ser utilizada tanto para funções administrativas como operacionais.

“É de grande valor para os bombeiros e com grande felicidade que recebemos este novo veículo, que vai ser multifuncional, servindo para transporte de pessoas e equipamentos, além de poder entrar onde viaturas grandes não chegam”, disse o comandante Gama.

O prefeito lembrou a grande conquista que foi a chegada do Corpo de Bombeiros a Ubatuba: “estamos sempre comemorando o fato de termos conseguido trazer uma base dos bombeiros para nossa cidade. Tenho orgulho de poder colaborar com uma equipe que dia a dia prova seu preparo, sua estrutura e competência. Os bombeiros são queridos em todo o mundo e em Ubatuba não é diferente”.

( Noticias ) CCZ de Ubatuba estende Campanha do Agasalho Animal 2012

O Centro de Controle de Zoonoses de Ubatuba continua com a Campanha do Agasalho Animal 2012 "Aqueça um amiguinho". De acordo com a veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, a arrecadação está abaixo do esperado, por isso a campanha deve se estender até o mês de julho. Apenas algumas toalhas, cobertores e roupinhas para cães de pequeno porte, além de papelão e jornais foram recebidos pelo CCZ. Mas a meta é conseguir pelo menos um cobertor e uma toalha para cada animal do canil. Quem quiser ajudar pode entregar as doações na Rua Alfredo de Araújo, 34, Centro, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones 3834-3200 ou 3832-6810.

( Noticias Ubatuba ) Fase de pavimentação é concluída na obra de reurbanização da Rua Félix Guisard, no Perequê-Açu


As obras de reurbanização da Rua Félix Guisard, principal via de acesso entre o centro da cidade e o bairro Perequê-Açú, já estão com a fase de pavimentação concluída. Também já foram realizados os serviços de drenagem subterrânea e construção das calçadas em paver. Na sexta-feira, 18, homens e máquinas concluíram a pavimentação desde a ponte que liga do Centro ao Perequê- Açú, até o trevo da Rua Padre Manoel da Nóbrega.

O funcionário público estadual Sérgio Paulo Amaral elogiou o serviço: “o prefeito e os trabalhadores que estão realizando o serviço estão de parabéns e o asfalto parece ser de boa qualidade”.

Pavimentações no bairro continuam

As ruas Pernambuco, Mahatma Gandhi e Pisuldisky estão recebendo guias e sarjetas e pavimentação em bloquete sextavado de concreto. Outras ruas do Perequê-Açu receberão em breve pavimento em asfalto: Av F, Rua Perequê-Mirim, Ruas Anchieta, Maranduba, Enseada, Praia Vermelha, Praia Grande, Praia do Itaguá, Praia do Tenório, Praia do Meio, Domingas Dias, Praia do Pulso, Av. Imaculada Conceição e Av. Belmont Butler.

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba realizará audiência pública na próxima semana

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria da Fazenda, convida toda a população a participar da audiência pública de prestação de contas, referente ao primeiro quadrimestre de 2012. A audiência será realizada no próximo dia 24, às 18h, no auditório da escola municipal Tancredo de Almeida Neves.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

( Noticias ) Balcão de Empregos de Ubatuba divulga vagas da semana


O Balcão de Empregos Municipal do Serviço Social de Ubatuba informa as vagas para esta semana. Os interessados em fazer o para primeiro cadastro no balcão de empregos devem comparecer ao local, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, portando os documentos: CPF, RG e Carteira de Trabalho. O endereço é Rua Paraná, 375 – Centro. Para mais informações, ligue: 3832-6038.

Vagas para Mulheres

2 vagas para vendedora – acima de 20 anos, com experiência de 2 anos em carteira e noções de computação.

1 vaga para técnica de manutenção – conhecimento em refrigeração/curso nr10.

1 vaga para empregada doméstica – com referências anteriores e disponibilidade de horário.

1 vaga para cozinheira – com experiência de 2 anos, referências anteriores e que more próximo a Região Sul.

1 vaga para vendedora – com experiência em vendas, disponibilidade horário.

2 vagas para recepcionista – com experiência e referências anteriores, acima de 25 anos.

5 vagas para operadora de telemarketing – com experiência em vendas.

1 vaga para governanta – experiência na função ou hospedagem.

Vagas para Homens

2 vagas para manutencionista – experiência em hidráulica, elétrica, pintura e habilitação categoria A/B.

1 vaga para instalador de vidros (temperado ou comum) – experiência na função.

1 vaga para técnico de manutenção – conhecimento em refrigeração/curso nr10.

5 vagas para operador de telemarketing – com experiência em vendas.

2 vagas para recepcionista – com experiências anteriores, disponibilidade em horário, e noções de computação.

1 vaga para marceneiro oficial – com carta de referência ou registro em carteira.

( Noticias ) Obra do Centro de Convenções serve de apoio para o 3º Pedala Ubatuba


Mais de 400 pessoas participaram na tarde do último sábado,19, do 3º Pedala Ubatuba, passeio ciclístico que vem sendo promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, para incentivar a prática de exercícios físicos, a sustentabiliade e a educação no trânsito. O trajeto desta última edição do Pedala Ubatuba saiu da Praça Olavo Bilac, no Itaguá e contou com uma parada de apoio na obra de construção do Centro de Convenções, onde os participantes puderam descansar e tomar água para retomar a pedalada.

“Fiquei surpresa ao ver o tamanho da obra e o estágio avançado em que se encontra. Sabia que estava sendo construído um Centro de Convenções, mas ainda não sabia direito onde era, gostei muito de ver de perto esta obra e ver que a cidade vai ganhar mais um espaço para a realização de eventos”, disse a enfermeira Delize Aparecida Ferreira Leal.

As centenas de pessoas pedalaram ainda pela ciclovia da Av. Nove de Julho, de onde seguiram até a Av. Iperoig, Rua Conceição e Av. Professor Thomas Galhardo, sempre circulando pelas faixas especialmente dedicadas aos ciclistas. Na volta para a Praça Olavo Bilac, tendo completado 8 km, os participantes do 3º Pedala Ubatuba ainda puderam participar do sorteio de uma bicicleta e das atividades do evento Skate na Praça, que animou o local com diversas atividades culturais, esportivas e musicais durante todo o dia.

O prefeito Eduardo Cesar, que realizou todo o percurso, acompanhado pela primeira-dama, Denise Cesar, afirmou ter sido gratificante: “a cada edição do Pedala temos visto uma adesão maior, o que demonstra que as pessoas estão sensibilizadas à causa. Além disso, trata-se de um agradável passeio, um encontro de famílias, muito saudável e prazeroso”.

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Ubatuba agradece os parceiros: Pro Bike, Arcopper, Sabesp, Arena Gráfica Digital, Mazza Bike Shop, Tachão de Ubatuba, Esquina das Modas e Rádio Costa Azul.

( Noticias ) Merendeiras de escolas de Ubatuba recebem curso de manipulação da polpa de juçara



A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a empresa Lavoro, responsável pela merenda nas escolas municipais, e o IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, realizou no dia 27 de abril o curso de capacitação culinária para inclusão do suco da juçara na merenda escolar.


O curso foi ministrado pelo técnico Leonardo Celano Toscano de Britto, responsável pelo Projeto Juçara em Ubatuba. Entre os vários aspectos abordados no curso, destacaram-se o processo de coleta dos frutos, a extração da polpa e o plantio e conservação das palmeiras.


“Culinária Juçareira”


A nutricionista da Prefeitura de Ubatuba, Fernanda Saporito Rivellino, explicou e a importância da inclusão da polpa de juçara no cardápio das escolas do município. Durante a realização do curso houve degustação do suco da juçara. Os participantes receberam um exemplar do livro “Culinária Juçareira”, que deverá auxiliar a implantação do projeto nas escolas. A implantação será promovida através da empresa Lavoro, em conjunto com a Secretaria de Educação, para avaliar o índice de aceitação entre os alunos.


Para George Friederich A. de Azevedo, diretor administrativo da empresa Lavoro, tratando-se de alimentação escolar, a busca pela melhoria da qualidade deve ser permanentemente almejada. “No caso específico do Programa Juçara, além da melhoria, se ressalta a possibilidade de geração de renda para as comunidades locais, o que torna esse trabalho ainda mais importante”.


O Projeto Juçara, sob a coordenação do IPEMA, em parceria com a Akarui, vem atuando em Ubatuba, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

( Noticias ) Prefeitura de Ubatuba ajuda comunidade a obter desembargo de marcenaria no Ubatumirim


Em reunião realizada entre membros da comunidade do Sertão do Ubatumirim, o gestor do Parque Estadual da Serra do mar – Núcleo Picinguaba, André Martius e secretários municipais, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assinou um ofício a ser encaminhado ao diretor executivo da Fundação Florestal, solicitando o empenho necessário para a continuidade das atividades de uma marcenaria comunitária, lacrada no ano passado pela Polícia Federal e ICM-Bio.

De acordo com o prefeito, este documento tem por objetivo ajudar a comunidade a conseguir o desembargo da marcenaria, que até ser lacrada, era uma das principais atividades dos moradores do local. “Quando unimos pessoas de bem com um único objetivo, sempre conseguimos avançar. Trata-se de uma comunidade tradicional que está ali há muitas gerações. São produtores rurais, que dependem dessas atividades para sobrevivência. Acredito que com bom senso estas pessoas poderiam ser tratadas de maneira diferenciada”, disse Eduardo Cesar.

O Sertão do Ubatumirim está localizado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar e do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por isso sofre uma série de restrições. Os moradores do bairro há anos querem chamar a atenção das autoridades para que sejam vistos de forma diferenciada por se tratarem de caiçaras tradicionais, que estão no local há décadas e que usam a terra para subsistência.

Procurando o melhor caminho

Há cerca de um ano, a comunidade do Sertão do Ubatumirim foi surpreendida por homens da Polícia Federal e do Instituto ICMBio, que lacraram a marcenaria do bairro por alegarem que a mesma não possui licença para funcionamento. Já a comunidade afirma que a marcenaria é para usufruto próprio.

O gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, André Martius, alega que a intenção é conciliar a preservação ambiental com a preservação das raízes das comunidades tradicionais. “Nossa luta é muito difícil, mas não é impossível, principalmente porque temos lideranças da comunidade comprometidas e lideranças políticas se mobilizando para encontrar a solução deste problema. Acredito que podemos conversar e achar o melhor caminho e para isso o apoio da prefeitura é extremamente importante. Estamos lidando com seres humanos, que têm uma história e que precisam ser vistos com carinho”, explicou André.

A agricultora Ana Rosa Silva afirmou que a marcenaria era um dos principais meios de sustento da comunidade: “está sendo difícil, pois vivemos da roça e da marcenaria, por isso viemos aqui pedir a ajuda do prefeito”.

Além do prefeito, estavam representando a prefeitura na reunião a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli e o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Roberto Junior.

( Noticias ) Projeto Blablablá Positivo atende em nova sede e oferece vários cursos

A nova sede do projeto Blablablá Posithivo, denominada Blablablá Social, está localizada agora num espaço amplo, harmonioso, de fácil acesso e vem ao encontro das necessidades sociais, oferecendo cursos diversos, palestras, oficinas, campanhas e ações culturais também para pessoas que vivem com HIV/Aids em Ubatuba.

Através da confecção de produtos artesanais como o próprio papel utilizado nos cursos, na área da estamparia é criado o Kit Amigo do Projeto, que ao adquirir uma camiseta temática ou uma ecobag feita de saco de cebola confeccionada pela artesã Elita, contribui para a manutenção dos cursos e a sustentabilidade do projeto.

O objetivo é cadastrar jovens de baixa renda familiar e proporcionar a eles o curso de estamparia, no qual serão remunerados e ainda participarão das atividades oferecidas pelo projeto.

O projeto Blablablá Posithivo, coordenado pela escritora Silmara Retti e desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, está crescendo cada vez mais e agora uniu forças junto ao projeto Fábrica de Futuro, coordenado por Juarez Martins, para trabalhar a inserção social através de geração de renda e mão de obra qualificada.

Trabalho voluntário

Com 10 professores e monitores cadastrados com turmas ainda em aberto, o projeto recebe a visita diária de pessoas interessadas no cadastro dos cursos e trabalho voluntário. Os cursos de capoeira, desenho e educação ambiental no bairro do Perequê-Açu continuam no Terminal Turístico e camping da Aspem, porém nessa fase de mudança e estruturação da nova sede, alguns cursos foram suspensos provisoriamente. Segundo a coordenadora Silmara Retti, a locação da sede do projeto é um desafio: “a sociedade precisa compartilhar este comprometimento, pois a geração de renda para essas famílias significa um horizonte de novas possibilidades”.

O Projeto Blablablá Social está localizado à Rua Liberdade, 882, Centro, esquina com a Rua Paraná e agrega valores e amplia possibilidades. Atualmente o maior desafio é a sua sustentabilidade, por isso conta com o apoio também de pessoas e empresas comprometidas com a inserção social. Sua visita poderá ser agendada pelo telefone 38323129 com Silmara ou a secretária Márcia Sanches.

Atividades recentes

A coordenadora do projeto Blablablá Posithivo, Silmara Retti, participou do Programa Ação Jovem, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, ministrando palestras para 153 adolescentes no início da semana, juntamente com as assistentes sociais Magali e Diana. O projeto estará presente no evento Skate na Praça, dia 19 de maio a partir das 9h, distribuindo material educativo referente à prevenção da Aids. Kaio Kaiten, do grupo de break Insanos Crew, criou os novos logotipos, inclusive da ecobag e João Pedro Rossi e Retti produziu o clip oficial do projeto com a participação de integrantes, familiares e parceiros.