segunda-feira, 12 de agosto de 2013

( Noticias ) Secretaria de Educação de Ubatuba leva delegação à São José dos Campos

Secretaria de Educação de Ubatuba leva delegação à São José dos Campos

Nos últimos dias 2 e 3 de agosto, ocorreu a etapa intermunicipal da II CONAE – Conferência Nacional de Educação . A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Este encontro contou com a participação de 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em força tarefa para discutir suas propostas em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). O tema da Conferência foi “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.”

A delegação de Ubatuba impressionou com a sua significativa participação, organização e união. Das propostas levantadas durante a etapa municipal, mais de 75% foram aprovadas em plenária para seguirem rumo à etapa estadual que acontecerá dias 27, 28 e 29 de setembro em Serra Negra. A última fase será em Brasília em fevereiro de 2014 e Ubatuba vai estar presente.

As etapas da CONAE em Ubatuba se iniciaram em abril com as Conferências livres na Secretaria Municipal de Educação, e as equipes gestoras de todas as Escolas Municipais foram mobilizadas estendendo a Conferência para que os pais de alunos e seus professores  abrissem o diálogo para uma gestão mais participativa entre o poder público e a sociedade.

Essa organização de base foi o que qualificou o Município para a etapa intermunicipal. Em relação a primeira CONAE ocorrida em 2010, a participação aumentou em 800%. Ubatuba elegeu 8 delegados em todos os segmentos de representação, quando no ano de 2010 a cidade só elegeu 1 representante.

“Nosso objetivo é trabalhar a responsabilidade compartilhada do ensino entre o poder público e sociedade civil na elaboração de políticas públicas que busquem  uma sociedade mais igualitária e com maior justiça social.” Avaliou Marcelo Angelo, Secretário de Educação.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

( Noticias ) 40 Estudantes da Rede Municipal visitam o Interior do Estado

40 Estudantes da Rede Municipal visitam o Interior do Estado

O Programa Turismo do Saber comtemplou a viagem de 40 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, sendo 20 meninas e 20 meninos, com idade entre 9 e 11 anos, alunos das E.M. Prof. Virgínia Melle da Silva Lefréve, da Maranduba  e E.M. Sebastiana Luiza de Oliveira Prado do bairro Araribá. As crianças de Ubatuba foram recebidas na cidade de Pinhalzinho, interior de SP, distante cerca de 270 km de Ubatuba.

O Programa Turismo do Saber, da Secretaria Estadual de Turismo, une diversão, lazer, integração e conhecimento, por meio da descoberta de novas culturas. As viagens acontecem duas vezes por ano nos meses de julho e janeiro. As delegações ficam hospedadas em alojamentos preparados nas escolas e, durante esse período, conhecem pessoas e lugares completamente novos.

O secretário de Educação, Marcelo Angelo, cometou: “O programa Turismo do Saber representa uma iniciativa de grande valor para educação quando enriquece o repertório dos alunos por meio de viagens a outros municípios. Além de boas lembranças, esses alunos voltam com uma bagagem de vida que sem dúvida é revertida para o seu campo cognitivo. Sabemos o quanto um repertório cultural rico contribui para o bom desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.” Em janeiro nossa cidade recebe 40 crianças de uma cidade do interior do Estado.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba