sexta-feira, 9 de março de 2012

(Noticias) Secretário de Estado fala em Ubatuba sobre a nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e o chefe de gabinete, Délcio Sato, receberam nesta quinta-feira, 8, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, para o evento “Ubatuba no contexto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte”. O prefeito falou ao público sobre a conquista da RM: “estamos tendo a vantagem de discutir diretamente com a pessoa que o governador designou para a criação da tão sonhada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Agora vamos somar para que Ubatuba tenha um aproveitamento ainda melhor junto aos governos estadual e federal”.

O secretário explanou sobre o importante momento pelo qual passa a região. “Estamos na fase final de implantação da nova Região Metropolitana, que já nasce como uma das dez mais importantes do país, abrindo novas perspectivas de avanços junto aos municípios e aos setores produtivos. Esta nova realidade é um poderoso instrumento de planejamento, moderno, eficaz e que influenciará diretamente na vida das pessoas a curto, médio e longo prazo”, disse Edson Aparecido.

Para Edson Aparecido, com a criação da nova RM, a região terá a devida e necessária importância. “O Litoral Norte será o maior polo de desenvolvimento do Brasil com o advento do petróleo. O mundo está olhando para esta região e temos que fazer com que o desenvolvimento aconteça de maneira planejada”, alertou o secretário.

A reestruturação no sistema de saúde para atendimento às quatro cidades do Litoral Norte, a busca de uma solução moderna para a destinação dos resíduos sólidos e o turismo sustentável também foram abordados na palestra do secretário de Desenvolvimento Metropolitano.

O Fórum de Políticas Públicas e a nova RM

O chefe de gabinete, Délcio Sato, realizou uma apresentação sobre o I Fórum de Políticas Públicas, ocorrido em setembro do ano passado, considerado um marco na história de Ubatuba. Sato enfatizou a necessidade do estreitamento entre poder público e comunidade, foco principal do Fórum, que contou com a participação ativa da sociedade. “O Fórum mostrou o papel da comunidade na construção de uma cidade mais justa, na identificação de estratégias, projetos e estabelecimento de parcerias. E temos o Governo do Estado nos apoiando na busca de soluções”, disse o chefe de gabinete.

Alguns pontos levantados no Fórum já tiveram retorno, como é o caso dos cursos do Via Rápida Emprego, o envio de materiais didáticos para o EJA, projeto para melhorias nas estradas e acessos da região norte do município, entre outros. “Também já conseguimos melhorias para infraestrutura e segurança, como as iluminações da Praia Grande e da Avenida 9 de Julho. Temos a questão do aeroporto e do lixo, para as quais pedimos que o Estado olhe com maior atenção. A soma disso tudo é um futuro melhor para a nossa cidade”, completou Sato. “Vocês estão de parabéns pela construção do documento proveniente do Fórum de Políticas Públicas, que será muito importante para a construção da Agenda Metropolitana. Não é qualquer cidade que faz isso.

Assim como no Fórum, o espírito da RM é o trabalho conjunto”, disse Edson Aparecido. O diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, também participou do encontro e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba. “As conclusões tiradas do Fórum de Políticas Públicas resultou no primeiro documento oficial que temos para a Região Metropolitana. Estamos conhecendo a realidade de Ubatuba e vamos somar isso ao restante da nova RM. Além disso, o trabalho feito durante o Fórum com a divisão da cidade em distritos é o mesmo que vamos fazer no âmbito da Região Metropolitana”, anunciou Pedretti, que abordou ainda em sua palestra temas como uso do solo, habitação, saneamento, cultura, saúde e segurança.


(Noticias) Passeio ciclístico em homenagem às mulheres acontece neste domingo, 11, em Ubatuba


A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade, realiza neste domingo, 11, o "1º Pedala Ubatuba", em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A saída está prevista para as 9h, em frente ao Ginásio de Esportes “Tubão”.

Antes da saída os ciclistas receberão orientações de como utilizar corretamente as vias públicas, ciclovias e ciclofaixas, evitando eventuais acidentes. Ainda na concentração do passeio será montada a mini-cidade para as crianças e após o passeio haverá sorteio de brindes fornecidos pela Arcopprt, Pro Bike, Tachão de Ubatuba, Halalaô, Esquina das Modas, entre outros comerciantes. Haverá também o sorteio de uma bicicleta no valor de R$1.000,00, fornecida pela Mazza Bike Shop.

As inscrições antecipadas podem ser feitas na Secretaria de Esportes. Os 100 primeiros inscritos ganharão camiseta do evento. Com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e da Coordenadoria de Trânsito, o projeto visa a educação no trânsito com o uso de bicicletas. Maiores informações pelo telefone (12) 3833-3818. Também apóiam o evento Sabesp, Arena Gráfica Digital, Adriano Art e Rádio Costa Azul.

quinta-feira, 8 de março de 2012

( Noticias )Sarau literário na Fundart reuniu diversos estilos


Foi realizado no último sábado, 3, na Fundart, I Sarau Mix do grupo setorial de literatura, coordenado pela escritora Silmara Retti. O objetivo do evento foi apresentar de uma maneira alegre e descontraída, poesias de autores locais já conceituados como Lourdes Moreira, Fernanda Liberal, Tia Helô, Claudia Oliveira, Edgar Izarelli, Aline Rezende, Pedro Paulo, Idalina Graça e novos autores como Fernando Henrique, Lucas Ramos e Isabelle Furquim, interpretados pelo MC Ninho e amigos. Houve distribuição da cartilha Terras de Iperoig, de Claudia Oliveira, para as crianças e livros e cds para os demais, conforme interagiam com as apresentações.

Para inovar a noite cultural, o palestrante Christian de Moura falou em libras sobre preconceito e em seguida houve a apresentação da Cia Teatral e Circense Aries Marioto, que divertiu a platéia com um show de malabares, perna de pau, monociclo e a peça Chapeuzinho Vermelho.

Etiene Araújo, cantora gospel, emocionou a todos com músicas de autoria própria, tocadas no violão. E em um contraste de estilos aconteceu a apresentação do grupo de break Insanos, sendo acompanhado pelo grafiteiro Snoop, que prestigiou o evento.

Para finalizar, Silmara ministrou uma mini palestra sobre prevenção e solidariedade. “A mistura de estilos, unindo autores consagrados e novos autores, músicas gospel e rap, foi emocionante, pois cultura se faz assim e para alguns foi a primeira vez em um espaço onde puderam expressar suas emoções”, explicou Silmara. Gabriel Augusto, de 13 anos e líder da área infanto juvenil do projeto Blablablá Posithivo, reuniu-se com suas secretárias Paulinha, Jéssica, Mayara e ajudantes Millena e Ana, para organizarem uma exposição de desenho para o próximo sarau.O sarau Mix teve o apoio da Fundart e acontecerá no início de cada mês, sendo aberto a todos que queiram participar.

quarta-feira, 7 de março de 2012

(Noticias) Ubatuba participará de Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente na próxima semana


Sete delegados de Ubatuba, sendo dois adolescentes, participarão na próxima semana da 4ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Taubaté, que terá como tema "Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios". A Conferência visa debater a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que passou por consulta pública em 2011 e está em fase de finalização.

Ubatuba foi convidada a participar da organização do evento, sendo representada por Lúcia Helena Cosmo e Vilma Moreira Bispo, integrantes da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba). Ainda fizeram parte da comissão de organização da Conferência representantes das cidades de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Taubaté.

A 4ª Conferência Regional será realizada na próxima terça-feira, 13, no Sedes, a partir das 8h, e contará com a participação de 39 municípios. No mês de maio acontecerá a Conferência Estadual, em local a ser definido e em julho, Brasília sediará a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Eixos

Os eixos estratégicos a serem trabalhados na conferência são: Promoção dos Direitos de Crianças e de Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

(Noticias) Prefeitura de Ubatuba realiza evento sobre o contexto do município na Região Metropolitana


Com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, acontece nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h, o evento “Ubatuba no contexto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte”.

O evento, a ser realizado no auditório da Unitau, é aberto ao público e tem como destaque a palestra do secretário estadual Edson Aparecido, que falará sobre o papel dos municípios dentro deste novo formato criado pelo Governo do Estado, que é a RM Vale.

Além deste enfoque, o evento também tem como objetivo de dar continuidade ao processo iniciado com o Fórum de Políticas Públicas, realizado em setembro. Durante o evento desta semana, serão apresentados os resultados das propostas encaminhadas ao Governo do Estado.

De acordo com o chefe de gabinete, Délcio Sato, o mesmo modelo utilizado pela Prefeitura de Ubatuba para realizar o Fórum de Políticas Públicas, dividindo o município em cinco distritos, está sendo usado pelo Governo do Estado para organizar a nova RM, que também foi dividida em cinco sub-regiões.

“O nosso esforço em realizar os microfóruns em cada região de Ubatuba para ouvir diretamente da população quais são as principais necessidades e particularidades de cada bairro é também o modelo usado pelo Estado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Isso demonstra que estamos trabalhando com ferramentas extremamente atuais, sempre contando com a participação ativa da comunidade”, explicou Délcio Sato, que também realizará uma palestra durante o evento.
Outro destaque será a apresentação do diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, que também falará sobre a RM Vale.

Confira a programação e participe:

18h30 – Credenciamento

19h0 – Abertura

19h10 – I Fórum de Políticas Públicas – Um Marco na História Política de Ubatuba – Dr. Délcio Sato - Prefeitura de Ubatuba

19h30 – Um Novo Paradigma – Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – Sr. Luiz José Pedretti – Diretor Vice-Presidente da EMPLASA

20h – O Município no Contexto do Desenvolvimento Regional – Gerando Sinergia – Sr. Edson Aparecido – Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano

O auditório da Unitau – Campus Ubatuba fica na Rua Castro Alves, 392, no Itaguá.

terça-feira, 6 de março de 2012

(Noticias) Centro de Controle de Zoonoses atende nova denúncia de maus tratos contra animais


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ubatuba atendeu na última semana uma nova denúncia de maus tratos contra animais. Desta vez, a ação do CCZ, juntamente com a Polícia Militar e Ambiental, culminou na prisão em flagrante do denunciado.

Em um imóvel invadido no bairro Estufa II, um senhor mantinha uma filhote de cão presa e a maltratava e agredia, fato confirmado após exames que mostraram fratura e marcas de golpes de machadinha no animal. Vizinhos e comerciantes que presenciaram a cena ficaram revoltados com a situação e acionaram o CCZ e a polícia, que logo enviou uma viatura ao local. O agressor, que portava um facão e uma machadinha nas mãos, ainda resistiu à prisão, mas foi conduzido à delegacia. O animal, que se encontrava em estado de choque, foi levado pelo CCZ e está recebendo cuidado das veterinárias do CCZ.
A veterinária Cláudia Ferraz alerta a população que a prática de maus tratos contra animais é crime previsto em lei estadual e federal e que quando há suspeita deve-se acionar o CCZ e/ou a Polícia Militar, através do 190. “É muito importante o poder de polícia nestas situações. Quando uma pessoa realiza uma denúncia, ela está contribuindo para que possamos tentar salvar o animal e punir os responsáveis”, explica Cláudia.

Outra questão importante, segundo a veterinária, é o cuidado na hora de doar um animal. “Esta cadela estava castrada e tudo indica que ela foi adquirida em feira de adoção. Isso chama a atenção para o cuidado na hora de realizar a doação. Deve-se pedir informações sobre a pessoa que deseja levar o bichinho e saber se esta tem condições de proporcionar uma vida boa para o animal”, salientou Cláudia Ferraz, que agradeceu o apoio da Polícia Militar e Polícia Ambiental. Depois de recuperada, a cadela será encaminha para adoção. Quem estiver interessado, pode entrar em contato através do telefone 12-38326810.

(Noticias) Prefeito de Ubatuba entrega novos equipamentos em café da manhã com funcionários


Funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos participaram na manhã desta segunda-feira, 5, de um café da manhã com o prefeito Eduardo Cesar, o chefe de gabinete, Délcio Sato e o secretário de Obras, José Roberto Junior.

O objetivo foi realizar uma confraternização e entregar novos carrinhos para o uso dos funcionários que trabalham com limpeza pública e novos uniformes para os mecânicos da prefeitura. Foram entregues 18 carrinhos e 18 conjuntos de uniformes.

O prefeito falou aos funcionários sobre a importância de sempre trabalhar com prazer e dedicação: “estou hoje aqui também para agradecer o empenho de cada um de vocês. É trabalhando com prazer e com dedicação que um funcionário honra o salário que recebe e pode andar de cabeça erguida, sabendo que está fazendo o melhor por sua cidade”.

segunda-feira, 5 de março de 2012

(Noticias) Prefeito Eduardo Cesar discute com deputado estadual assuntos relacionados à segurança no Litoral Norte


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete na última sexta-feira, 2, o deputado estadual Major Olímpio Gomes. Com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, o prefeito discutiu com o deputado a destinação de recursos para melhorias nesta área.

Um dos principais assuntos abordados foi a questão dos guarda-vidas temporários e a necessidade de se estender a contratação dos mesmos para o período pós-temporada. “Tivemos a honra de receber o deputado do PDT com sua equipe para falarmos de assuntos relacionados à segurança não só em Ubatuba, mas em todo o Litoral Norte. Estamos tentando acertar uma parceria com o Estado para estender a contratação dos guarda-vidas temporários, uma necessidade que tem sido cada vez mais notada. Estamos também pleiteando mais estruturas, tentando aumentar ainda mais a segurança, beneficiando moradores e turistas.

Para uma cidade turística como a nossa, a segurança é fundamental e a parceria com o Estado é essencial para atingirmos nossos objetivos”, disse o prefeito, que agradeceu a boa vontade do deputado. Com relação aos guarda-vidas, disse o deputado: “a necessidade existe, pois continua tendo gente nas praias, mesmo depois da temporada”.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Délcio Sato, o administrador da Regional Norte, José Macário de Faria, o coordenador de Trânsito, Rubens Martins Franco Jr, o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim, o secretário de Fazenda, Aroldo da Costa Saraiva e o comandante do Salvamar de Ubatuba, Jurandyr Romano Neto.

(Noticias) NASF realizou diversos serviços de bem-estar em Ubatuba


A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Ubatuba realizou nos meses de janeiro e fevereiro vários serviços de bem-estar na Praça Alberto Santos, no bairro do Itaguá. As ações foram desenvolvidas pelos profissionais do grupo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O atendimento ao público foi bem diversificado, de turistas a moradores da cidade. O NASF dará continuidade ao tratamento nos postos de saúde dos bairros, mas para isso o paciente terá que passar por consulta médica.

Um dos participantes das ativiades, o professor de judô, Josino Francisco de Souza, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais.

Serviços oferecidos

Foram realizados serviços de reflexologia podal com o terapeuta corporal Agostinho Gomes Neto; osteopatia com o fisioterapeuta Carlos Eduardo Rebello Santos e orientação com a fisioterapeuta Tatiana Gomes de Castro Nunes; orientação física com os educadores físicos Cristiano Ely de Oliveira e Carla do Prado Elias; orientação nutricional com as nutricionistas Camila Camilo dos Santos, Luana Yuri Tozaki e Tatiana Freitas Barbosa; oficina de confecção de pipas com a terapeuta ocupacional Marilena Cristina Schauss. Ações integradas de combate a câncer, DST e dengue, com a psicóloga Rosana Onório C. de Oliveira e com o assistente social Marcelo dos Santos, além de orientações quanto aos programas do governo referentes à benefícios também fizeram parte das atividades.

Dia da Mulher

Em comemoração ao Dia da Mulher, o NASF programou atividades para os dias 8 e 9 de março. No dia 8, no Quiosque da Saúde, no Calçadão da Dona Maria Alves, haverá oficina de sucos (Suco da Memória, Suco Desintoxicante e Suco Calmante), corte de cabelo, drenagem facial, avaliação física e aferição de pressão. Os serviços serão realizados das 9 às 16h. Já no dia 9 as atividades ocorrerão no Quiosque da Praia da Maranduba, das 8 às 12h. A programação terá início às 8h30 com caminhada, seguida de avaliação física, oficina de corte de cabelo, drenagem facial, aferição de pressão e Osteopatia.

O NASF

O NASF é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os profissionais de saúde trabalham de forma conjunta com as Equipes de Saúde da Família. O trabalho é focado principalmente em apoiar os programas já existentes e a organização dos trabalhos em grupo como idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos, obesos, crianças, adolescentes, A equipe do Nasf de Ubatuba é dividida em duas regiões – Central e Sul, sendo composta pelos seguintes profissionais: Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico e Terapeuta.